atrações

O que fazer em Noronha: Trilha do Atalaia Longa e Curta

Atualizado em:

Fernando de Noronha oferece vários tipos de atividades para vários perfis de visitantes. Além de praias lindas, vida marinha abundante, boas ondas e ótima gastronomia, Noronha também tem algumas trilhas para quem curte uma viagem mais aventureira. A Trilha do Atalaia é a mais famosa e concorrida da ilha.

Diariamente são agendados 6 grupos de 16 pessoas (total de 96 vagas por dia). mas esse número pode pode variar de acordo com a maré. No site do Parque Nacional de Noronha você encontra todas as informações sobre o agendamento.

Precisa de agendamento prévio no ICMBio, mas apenas para a longa é exigido um guia acompanhando. Nossa guia foi a Iza, que também nos acompanhou na Trilha do Morro São José.

No dia da trilha ela combinou  de encontrar em frente ao Mercado Poty na Vila do Trinta. Quem estiver de Buggy, e for fazer a Trilha Longa, é melhor estacionar o buggy no porto, pois a ela termina lá. Quem for fazer a Trilha Curta pode estacionar na Vila dos Trinta, pois o retorno é no mesmo lugar. Já se estiver de ônibus, basta saltar na Vila do Trinta. Tem um ponto exatamente em frente ao Mercado Poty.

Depois de comprar água no mercado, seguimos caminhando até o Portão do Atalaia, onde tem banheiro, vende água, comidinhas e onde assinamos a lista para entrar na trilha. Todas as pessoas, independente se farão a  trilha curta ou longa, devem passar no portão do Atalaia antes de iniciar a trilha.

Como é a Trilha do Atalaia?

A primeira parte da trilha, curta ou longa, leva no máximo 30 minutos até chegar na piscina natural. A trilha curta não precisa de guia e tem acesso apenas à 1a piscina natural. Quando chegar em uma bifurcação, todos devem seguir a trilha da direita até chegar  na piscina (veja no mapa abaixo).

Quem estiver fazendo a trilha curta, depois do snorkel vai voltar pelo mesmo caminho da ida. Já quem estiver na trilha longa faz o primeiro trajeto igual a curta, e na volta, em vez de voltar pelo mesmo caminho, quando chegar na bifurcação, segue pela esquerda.

A primeira piscina natural fica de frente para a pedra do frade, uma pedra que tem esse nome por sua forma se assemelhar a um frade sentado. Ao chegar na piscina, é necessário aguardar a vez para entrar. Existe um limite de pessoas a cada 30 minutos e um fiscal do ICMBio fica controlando a entrada e saída de cada grupo.

Trilha em Fernando de Noronha

 

Ali, além de muitos peixes lindos e diferentes, vimos também um polvo! Fiquei um tempo tentando encontrá-lo no lugar que o grupo que estava saindo disse que viu. É que ele fica camuflado no fundo do mar e eu não sabia disso. Mas ele se entregou quando um peixe passou do lado e ele não se conteve em tentar agarrar o peixe com um tentáculo. Veja se conseguem ver esse momento no vídeo abaixo!

 

Piscina Natural da Trilha do Atalaia Longa peixe trombeta

Peixe Trombeta <3

 

No caminho entre a primeira e a segunda piscina natural, existem alguns mirantes com vista sensacional para o mar de fora . É o momento de fazer muitas fotos lindas. Os guias já sabem os macetes e os melhores pontos de fotos e sempre estão a disposição para fotografar.

 

Trilha em Fernando de Noronha

 

Trilha em Fernando de Noronha

 

Trilha do Atalaia Longa em Fernando de Noronha

 

Mirante em Fernando de Noronha

Depois de mirantes e caminhadas, chegamos na piscina da Pontinha. No dia que eu fiz a trilha achei essa piscina sem tanta vida marinha em relação à primeira e à terceira. Das 3 foi a que teve menos vida marinha. Mas isso depende muito do dia e do momento que entrar na piscina. Logo que saímos, disseram que duas tartarugas entraram lá! 🙁 Mas ainda assim é linda! Não tem como uma piscina natural não ser, né?

Trilha em Fernando de Noronha

 

Trilha Longa em Fernando de Noronha

 

Depois da Piscina da Pontinha seguimos a trilha pelas pedras, até a ponta das Caieiras. Ali nas Caieiras mergulhamos na terceira piscina natural, antes de finalizar com mais uma caminhada nas pedras até o ponto final da trilha, atrás do posto de gasolina.

Piscina Natural da Trilha Longa

 

Piscina Natural da Trilha Longa

 

Trilha do Atalaia Fernando de Noronha

 

Foi nessa piscina que conseguimos finalizar a trilha vendo um pequeno tubarão. Embora seja um sentimento de medo misturado com ansiedade, ver um tubarão é como se fosse a cereja do bolo de qualquer mergulho em Noronha. Assim, encerramos a trilha com medo, mas feliz! <3

Piscina Natural da Trilha Noronha Tubarão

Trilha em Fernando de Noronha

Qual a duração da Trilha do Atalaia?

A trilha curta leva em torno de 30 minutos de ida + 30 minutos na piscina natural + 30 minutos de volta. Contando a espera para entrar na piscina e as paradas para fotos, em 2 horas é possível ir e voltar. É uma trilha tranquila de fazer inclusive com crianças.

A trilha longa  tem duração total de aproximadamente 4 horas e é uma trilha considerada difícil.

Perguntei para a Iza se crianças costumam fazer a longa e ela disse que o padrão é a partir de 10 anos, mas que se os pais disserem que a criança está acostumada e aguenta, eles liberam. Sinceramente, eu não levaria uma criança pra a trilha longa. Alias, pra longa nem pra Trilha dos Abreus e pra Trilha do Morro São José. A parte que tem que andar pelas pedras requer muito equilíbrio e atenção. Eu acho arriscado tanto para crianças quanto para pessoas idosas.

Trilha do Atalaia Longa ou Curta?

Depende!  Da sua disposição, do seu budget, da sua habilidade em trilhas, …

Fui decidida a fazer a curta e lá, na hora de agendar, mudei de idéia e reservamos pra longa.

A curta é gratuita, pois não é necessário ir com guia. Mas você só visita uma piscina natural. Já na longa como é necessário ir com guia, paga-se pelo trabalho dele. Em abril de 2018 paguei R$130 por pessoa. Em compensação, passamos por 3 piscinas naturais e paisagens maravilhosas!

Pra quem quiser fazer a trilha longa, recomendo a Iza (whatsapp: 81 99532.1525)

Eu não me arrependi! Fiquei cansada, achei a trilha difícil, especialmente na parte das pedras, mas é incrível! Eu recomendo!

Já fez a Trilha do Atalaia? A longa ou a curta? Conta aí nos comentários o que achou! 🙂

|  Veja todos os posts de Fernando de Noronha aqui


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

8 Comentários

Ivana Andrade

Fiz a trilha do São José e a trilha dos abreus com meus dois filhos (5 e 7 anos), foi super tranquilo, eles amaram.
Depende muito da família. Se é esportista, se faz academia, se tem uma vida ativa e se incentiva e tem paciência. São experiências únicas.
Amanhã, iremos para a trilha da Atalaia longa com eles.

Hoje, fizemos a cabim açu sem eles, pois foram 12km

responder
Marianne Rangel

Oi Ivana! Que legal! Obrigada por compartilhar sua experiência com seus filhos! Muita gente tem essa dúvida!
A experiência é inesquecível né?

Que bom que vocês curtiram! 🙂

Beijos

responder
Barbara Rocha

Bom dia, muito show o post. Vi que vc tava usando a máscara de snorkel que cobre o rosto todo. Estou pensando em comprá-la pra minha ida a Noronha. Vc achou que valeu a pena ou é muito trambolho para carregar? Obrigada!

responder
Marianne Rangel

Oi Bárbara! Quem bom que curtiu o post! 🙂
Então, é trambolho pra carregar, mas acho que vale a pena! hehehehe
Se você fosse levar uma máscara sria um pouco menos… E alugando lá, você vai usar uma máscara e snorkel que todo mundo usa, põe na boca… prefiro levar a minha!
Mas eu gosto dela porque posso respirar com o nariz e não fica embaçando toda hora. Quando uso a outra, preciso toda hora tirar a máscara para molhar e desembaçar.
Mas acho que varia pra cada pessoa. Meu namorado tb tem uma dessa que cobre o rosto todo, mas prefere a tradicional. Pra ele, a maior não encaixa direito e ele acha que entra água. Já pra mim, meu rosto fica seco, acho ótima, veda super bem.

responder
Lara

Boa noite!! Adorei a postagem!
Pelas fotos vi que vcs estavam com traje de “academia” (tênis e short), acharam o melhor traje para o passeio? Acha que dá pra ir com uma roupa mais fresca (chinelo, biquini)?

responder
Marianne Rangel

Oi Lara,
Que bom que gostou! 🙂
Eu estava de biquini por baixo, mas é melhor ir de short e uma blusa pra proteger do sol. Tênis é fundamental nessa trilha. Tem muitas pedras. Não aconselho ir de chinelo, não. É uma trilha mais pesada, acho que uma roupa confortável e tênis é a melhor opção! E em qualquer trilha, biquini/sunga por baixo, pois sempre tem a parte de mergulho!

responder
Joseli Araujo

olá, pretendo ir ano que vem, gostei muito de seus posts. Qual a câmera que você utilizou para tirar essas fotos embaixo dágua? É sua mesmo ou você alugou lá e se alugou quando foi? Obrigado pela ajuda!

responder
Marianne Rangel

Oi Joseli!
Que bom que gostou dos posts! 🙂
Usei uma GoPro 4. É minha mesmo, mas vi que em alguns lugares lá no porto eles alugam, só não sei o valor!

responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.