Como é a Trilha do Morro São José?
A Trilha do Morro São José é uma trilha diferente de todas as outras que você irá fazer em Noronha. Ela começa na ponta Air France, onde ocorre o encontro do mar de dentro com o mar de fora, perto do Porto e vai até o Morro São José, uma ilha secundária no arquipélago de Fernando de Noronha, e a única dessas ilhas com permissão para entrar pessoas.
A principal diferença dessa trilha pra todas as outras é que ela é praticamente toda feita a nado. São aproximadamente 20 minutos de travessia até o Morro São José.
Quando a maré está menor que 0.3 é possível fazer a travessia até o Morro São José pelas pedras. Mas pra mim o grande barato dessa trilha é fazer a nado.
Ao chegar no morro, é preciso ter bastante cuidado e calma para esperar a sequência de ondas diminuir para subir nas pedras. Antes é necessário tirar a nadadeira para facilitar a subida.
Já em cima do morro, tem uma caminhada de uns minutinhos pelas pedras, com algumas piscinas pequenas pelo caminho, até chegar numa maravilhosa piscina natural!
Como são apenas 16 pessoas agendadas por dia e cada grupo vai em um horário, você tem a piscina natural praticamente só pra você por aproximadamente 40 minutos, que é o tempo de permanência de cada grupo dentro da piscina.
Como as outras trilhas de Noronha (Trilha Atalaia Longa e Trilha dos Abreus), também é necessário agendamento prévio da trilha do Morro São José no ICMBio. Além disso, é uma trilha que necessita de guia para fazer a travessia. Não é permitido atravessar a nado esse trecho sozinho e sem agendamento. Se a travessia for feita pelas pedras, como expliquei acima (maré baixa menor que 0,3), o guia não é necessário, mas na minha opinião, neste caso a trilha perde um pouco o encanto, pois ver a vida marinha até chegar lá é uma experiência incrível!
Para conseguir agendar, vá para o ICMBio assim que chegar na ilha, ou então o mais cedo que conseguir no dia seguinte. Costuma ter fila e o agendamento abre para os 4 dias seguintes.
Dependendo da época do ano, a trilha pode ser cancelada por causa das condições do mar. Não tem como prever. Com a natureza não se brinca e temos que respeitar.
Agendem o passeio com um guia bem recomendado para terem certeza que estarão em segurança. Ouvi casos de guias que insistiram que dava pra atravessar, mesmo com onda batendo na pedra, e uma das turistas acabou se machucando. Busque recomendações de guias e confie na experiência deles. Se eles disserem que não dá pra ir, respeite. É pro seu bem. Nós precisamos remarcar a nossa trilha por sugestão da guia, por causa de um swell que entrou em Noronha no dia que chegamos. Jogamos a trilha um pouco mais pro fim da nossa estadia, pra dar tempo de o mar acalmar!
Nós fizemos com a Iza, a mesma guia que nos levou pra Trilha do Atalaia. Super recomendo! Ela é gente boa, divertida e atenciosa. Você podem entrar em contato com ela por whatsapp (+81 99532.1525) para deixar tudo combinado!
|Leia Também: Onde comer em Fernando de Noronha
No início eu estava apreensiva com esse trajeto feito a nado. Mas bastou uns minutinhos no mar pra eu me encantar! A travessia é surreal de linda. A vida marinha nesse trajeto é incrível. Vimos muitos peixes lindos, alguns super diferentes, como o Peixe Trombeta, e na volta nadamos com duas lindas tartarugas! Lindo demais!
Esse pequeno vídeo mostra um dos momentos mais incríveis da trilha
Já a piscina natural do Morro São José não tem vida marinha. É “apenas” uma piscina cristalina, maravilhosa e vazia! Lembra o buraco do Galego, na Praia do Cachorro, só que maior e infinitamente mais vazia! Quando chegamos lá não tinha ninguém! E ficamos sozinhos por uns 30 minutos até chegar um outro grupo. Depois dos 40 minutos relaxando na piscina, fizemos a trilha a nado de volta do ponto onde saímos.
O que levar para a Trilha do Morro São José?
Como a trilha é pelo mar, você não pode levar muita coisa. Deixamos a bolsa no buggy (em Noronha é bem tranquilo deixar as coisas no buggy, ninguém pega nada. Deixei minha bolsa, tênis, máscara de mergulho várias vezes).
- Máscara de mergulho e snorkel (obrigatório)
- Nadadeira (obrigatório)
- Colete (opcional mas recomendo levar porque cansa menos nadar de colete)
- sapatilha de mergulho/tênis/chinelo (a parte das pedras é bem quente e escorregadia)
- Câmera fotográfica à prova d`água
Se você não tiver material de mergulho, é possível alugar em vários pontos da ilha. Perto do Flamboyant tem uma loja de aluguel e na Floresta Nova Também tem uma mercearia que ao lado aluga. Nós levamos nossas máscaras, mas aluguei coletes e nadadeiras nessa mercearia. Custa em torno de R$10 por dia cada peça.
Para finalizar nossa experiência na Trilha do Morro São José, digo com toda certeza: se tiver que escolher apenas 1 trilha em Noronha, faça essa! Sem dúvida é uma experiência incrível e diferente, que você não fará em nenhum outro lugar!
| Veja todos os posts de Fernando de Noronha aqui
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
Meu deussss, estou indo para Noronha na próxima quinta e fiquei APAIXONADA por essa trilha!
Vou com a minha mãe e meu irmão… mas só estou imaginando essa parte de ir nadando hahahaha eu tenho um pouquinho de medo, mas acho que é possível controlá-lo, agora vamos ver se a mãe também consegue! Depois volto aqui pra contar!
Muito obrigada pelas dicas!
Oi Luiza! Essa trilha é incrível mesmo! A mais legal de Noronha, na minha opinião!
Não fica com medo não pq a parte a nado é bem tranquila!! A parte mais difícil é subir nas pedras mesmo! O resto é incrível! Convence a mammy e vai sem medo!!! Hehehe
Depois volte aqui pra me contar!!
Beijos
Beijos
Adorei seu post!
Vc tem o contato da sua guia?
Eu não entendi bem… Os guias são independentes do agendamento, ou quando fazemos o agendamento eles já disponibilizam o guia?
Se não , qual foi o valor?
Obrigada
Oi Érica!
Que bom que gostou do post! 🙂
Funciona assim:
Existem muitos guias cadastrados na ilha. Caso você tenha indicação de algum guia, você pode já entrar em contato com ele (ou ela) e avisar que vai estar la e quer fazer com ele. Cada guia tem um número de cadastro, então ele vai te passar o numero dele. Ao chegar no ICM Bio pra agendar vc vai falar que quer fazer o passeio X com o/a guia número y.
Caso você chegue lá pra agendar sem a recomendação de nenhum guia, eles vão te colocar com qualquer um, ou te mostrar uma lista com todos os guias e você escolhe na lista o que vc quer fazer.
Mas com recomendação é melhor né, assim você já vai sabendo o que esperar!
Na verdade eu fechei com a Guia Amanda, que é super recomendada – Whatsapp: (81) 9711-4832 – mas no dia dos meus passeios ela teve que cobrir um outro guia que se machucou e mandou a Iza no lugar dela pra nos guiar! E eu também adorei a Isa! As duas são ótimas. Segue tb o whatsapp da Iza: 81 99823.5764
Espero que curta muito! Na volta vem aqui contar como foi!! Bjs
Oi Mariana!! Help!! Agendei a trilha com um guia, mas só hoje descobri alguns detalhes, como nadar 20 minutos… ?
O meu grande medo é que estamos em família e com meu filho de 7 anos…. o que você acha da trilha com uma criança?? Estou achando nível Hard demais…
Oi Manuela!
A parte do nado é bem tranquila, de verdade! É uma delícia, porque nadamos no nosso ritmo, vendo a vida marinha. Eu também fiquei com receio dessa parte, mas por incrível que pareça, é a parte mais tranquila!
O que é mais difícil, na minha opinião é a parte das pedras, porque escorrega um pouco, mas também não é nada impossível!
Outra parte que é mais complicada é quando chega no Morro São José. Pois tem que esperar o mar parar de bater na pedra pra poder subir tranquilo. O guia vai ajudar nessa parte! Se o mar estiver batido, aí o passeio é cancelado, pois essa parte de subir na ilha São José fica complicada! Um bom guia vai saber se vale a pena ir ou não de acordo com as condições do mar. Se tiver o contato do seu guia, manda umamsg e pergunta o que ele acha da idade do seu filho. Eles tem experiência e leva grupos quase que diariamente pra lá, então ele vai poder te dizer melhor.
Outro ponto que pode ser decisivo pra vocês é o perfil do seu filho. Se ele tiver costume com atividades físicas, ele vai tirar de letra!
A Trilha Atalaia Longa eu achei pesada pra criança, mas a guia disse que tem criança que está acostumada a fazer trilhas que faz super bem! Então o perfil da criança também vai determinar se vale a pena ou não!
Espero ter ajudado!:)
Beijos
Que post lindo de morrer. Tenho loucura por conhecer Noronha. Obrigada pelo alerta de que tem que fazer o passeio com guia e recomendado. As vezes o barato sai caro, não é?
É lindo demais mesmo!
É verdade! Neste caso, é proibido fazer sem guia e sem agendamento. no momento do agendamento você já tem que dizer qual o seu guia. E no início da trilha tem um fiscal controlando a entrada!
Que ligar mais lindo! Gostei de ser um passeio feito apenas com 16 pessoas e que, assim, encontramos essa paraìso praticamente vazio!
Sim, todos os passeios com agendamento em Noronha são assim! Faz toda a diferença!
Que maravilha de paisagem, eu terei que me contentar com a trilha com pedra, pq não sei nadar, mas realmente é linda demais.
As outras trilhas, que não são pelo mar, também são lindas!
Que trilha mais incrível!! Esse negócio de fazer um trecho a nado é sensacional! Aff, fiquei aqui babando de vontade de ir para lá lendo seu artigo. Fora a delícia que é poder curtir essa piscina natural quase sozinha por 40 minutos… de outro mundo isso!
Noronha é lindo demais né? Adorei a dica da trilha! ^^
Sim! É indescritível!!:)
Uau! Que inusitado isso! Deve ter sido mesmo um passeio interessante, cercado de belezas! Adorei saber que ele existe e que é uma boa opção em Noronha. 🙂