atrações

O que fazer em Noronha: Trilha do Morro São José

Atualizado em:

Como é a Trilha do Morro São José?

A Trilha do Morro São José é uma trilha diferente de todas as outras que você irá fazer em Noronha. Ela começa na ponta Air France, onde ocorre o encontro do mar de dentro com o mar de fora, perto do Porto e vai até o Morro São José, uma ilha secundária no arquipélago de Fernando de Noronha, e a única dessas ilhas com permissão para entrar pessoas.

A principal diferença dessa trilha pra todas as outras é que ela é praticamente toda feita a nado. São aproximadamente 20 minutos de travessia  até o Morro São José.

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

 

Quando a maré está menor que 0.3 é possível fazer a travessia até o Morro São José  pelas pedras.  Mas pra mim o grande barato dessa trilha é fazer a nado.

Ao chegar no morro, é preciso ter bastante cuidado e calma para esperar a sequência de ondas diminuir para subir nas pedras. Antes  é necessário tirar a nadadeira para facilitar a subida.

Já em cima do morro,  tem uma caminhada de uns minutinhos pelas pedras, com algumas piscinas pequenas pelo caminho, até chegar numa maravilhosa piscina natural!

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

 

Como são apenas 16 pessoas agendadas por dia e cada grupo vai em um horário, você tem a piscina natural praticamente só pra você por aproximadamente 40 minutos, que é o tempo de permanência de cada grupo dentro da piscina.

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

 

Como as outras trilhas de Noronha (Trilha Atalaia Longa e Trilha dos Abreus), também é necessário agendamento prévio da trilha do Morro São José no ICMBio. Além disso, é uma trilha que necessita de guia para fazer a travessia. Não é permitido atravessar a nado esse trecho sozinho e sem agendamento. Se a travessia for feita pelas pedras, como expliquei acima (maré baixa menor que 0,3), o guia não é necessário, mas na minha opinião, neste caso a trilha perde um pouco o encanto, pois ver a vida marinha até chegar lá é uma experiência incrível!

Para conseguir agendar, vá para o ICMBio assim que chegar na ilha, ou então o mais cedo que conseguir no dia seguinte. Costuma ter fila e o agendamento abre para os 4 dias seguintes.

Dependendo da época do ano, a trilha pode ser cancelada por causa das condições do mar. Não tem como prever. Com a natureza não se brinca e temos que respeitar.

Agendem o passeio com um guia bem recomendado para terem certeza que estarão em segurança. Ouvi casos de guias que insistiram que dava pra atravessar, mesmo com onda batendo na pedra, e uma das turistas acabou se machucando. Busque recomendações de guias e confie na experiência deles. Se eles disserem que não dá pra ir, respeite. É pro seu bem. Nós precisamos remarcar a nossa trilha por sugestão da guia, por causa de um swell que entrou em Noronha no dia que chegamos. Jogamos a trilha um pouco mais pro fim da nossa estadia, pra dar tempo de o mar acalmar!

Nós fizemos com a Iza, a mesma guia que nos levou pra Trilha do Atalaia. Super recomendo! Ela é gente boa, divertida e atenciosa. Você podem entrar em contato com ela por whatsapp (+81 99532.1525) para deixar tudo combinado!

 

|Leia Também: Onde comer em Fernando de Noronha

 

No início eu estava apreensiva com esse trajeto feito a nado. Mas bastou uns minutinhos no mar pra eu me encantar! A travessia é surreal de linda. A vida marinha nesse trajeto é incrível. Vimos muitos peixes lindos, alguns super diferentes, como o Peixe Trombeta, e na volta nadamos com duas lindas tartarugas! Lindo demais!

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

 

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

Peixe Trombeta

 

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

 

Esse pequeno vídeo mostra um dos momentos mais incríveis da trilha

Já a piscina natural do Morro São José não tem vida marinha. É “apenas” uma piscina cristalina, maravilhosa e vazia! Lembra o buraco do Galego, na Praia do Cachorro, só que maior e infinitamente mais vazia! Quando chegamos lá não tinha ninguém! E ficamos sozinhos por uns 30 minutos até chegar um outro grupo. Depois dos 40 minutos relaxando na piscina, fizemos a trilha a nado de volta do ponto onde saímos.

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

 

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

 

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

O que levar para a Trilha do Morro São José?

Como a trilha é pelo mar, você não pode levar muita coisa. Deixamos a bolsa no buggy (em Noronha é bem tranquilo deixar as coisas no buggy, ninguém pega nada. Deixei minha bolsa, tênis, máscara de mergulho várias vezes).

  • Máscara de mergulho e snorkel (obrigatório)
  • Nadadeira (obrigatório)
  • Colete (opcional mas recomendo levar porque cansa menos nadar de colete)
  • sapatilha de mergulho/tênis/chinelo (a parte das pedras é bem quente e escorregadia)
  • Câmera fotográfica à prova d`água

 

Se você não tiver material de mergulho, é possível alugar em vários pontos da ilha. Perto do Flamboyant tem uma loja de aluguel e na Floresta Nova Também tem uma mercearia que ao lado aluga. Nós levamos nossas máscaras, mas aluguei coletes e nadadeiras nessa mercearia. Custa em torno de R$10 por dia cada peça.

Para finalizar nossa experiência na Trilha do Morro São José, digo com toda certeza: se tiver que escolher apenas 1 trilha em Noronha, faça essa! Sem dúvida é uma experiência incrível e diferente, que você não fará em nenhum outro lugar!

|  Veja todos os posts de Fernando de Noronha aqui

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

 

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

 

Trilha do Morro São José, a melhor trilha de Fernando de Noronha, feita a nado

Iza, nossa guia do cabelo azul!


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

15 Comentários

Luiza

Meu deussss, estou indo para Noronha na próxima quinta e fiquei APAIXONADA por essa trilha!
Vou com a minha mãe e meu irmão… mas só estou imaginando essa parte de ir nadando hahahaha eu tenho um pouquinho de medo, mas acho que é possível controlá-lo, agora vamos ver se a mãe também consegue! Depois volto aqui pra contar!
Muito obrigada pelas dicas!

responder
Marianne Rangel

Oi Luiza! Essa trilha é incrível mesmo! A mais legal de Noronha, na minha opinião!
Não fica com medo não pq a parte a nado é bem tranquila!! A parte mais difícil é subir nas pedras mesmo! O resto é incrível! Convence a mammy e vai sem medo!!! Hehehe
Depois volte aqui pra me contar!!
Beijos

Beijos

responder
Érica

Adorei seu post!
Vc tem o contato da sua guia?
Eu não entendi bem… Os guias são independentes do agendamento, ou quando fazemos o agendamento eles já disponibilizam o guia?
Se não , qual foi o valor?
Obrigada

responder
Marianne Rangel

Oi Érica!
Que bom que gostou do post! 🙂

Funciona assim:
Existem muitos guias cadastrados na ilha. Caso você tenha indicação de algum guia, você pode já entrar em contato com ele (ou ela) e avisar que vai estar la e quer fazer com ele. Cada guia tem um número de cadastro, então ele vai te passar o numero dele. Ao chegar no ICM Bio pra agendar vc vai falar que quer fazer o passeio X com o/a guia número y.
Caso você chegue lá pra agendar sem a recomendação de nenhum guia, eles vão te colocar com qualquer um, ou te mostrar uma lista com todos os guias e você escolhe na lista o que vc quer fazer.
Mas com recomendação é melhor né, assim você já vai sabendo o que esperar!
Na verdade eu fechei com a Guia Amanda, que é super recomendada – Whatsapp: (81) 9711-4832 – mas no dia dos meus passeios ela teve que cobrir um outro guia que se machucou e mandou a Iza no lugar dela pra nos guiar! E eu também adorei a Isa! As duas são ótimas. Segue tb o whatsapp da Iza: 81 99823.5764

Espero que curta muito! Na volta vem aqui contar como foi!! Bjs

responder
Manuela Oliveira

Oi Mariana!! Help!! Agendei a trilha com um guia, mas só hoje descobri alguns detalhes, como nadar 20 minutos… ?
O meu grande medo é que estamos em família e com meu filho de 7 anos…. o que você acha da trilha com uma criança?? Estou achando nível Hard demais…

responder
Marianne Rangel

Oi Manuela!
A parte do nado é bem tranquila, de verdade! É uma delícia, porque nadamos no nosso ritmo, vendo a vida marinha. Eu também fiquei com receio dessa parte, mas por incrível que pareça, é a parte mais tranquila!
O que é mais difícil, na minha opinião é a parte das pedras, porque escorrega um pouco, mas também não é nada impossível!
Outra parte que é mais complicada é quando chega no Morro São José. Pois tem que esperar o mar parar de bater na pedra pra poder subir tranquilo. O guia vai ajudar nessa parte! Se o mar estiver batido, aí o passeio é cancelado, pois essa parte de subir na ilha São José fica complicada! Um bom guia vai saber se vale a pena ir ou não de acordo com as condições do mar. Se tiver o contato do seu guia, manda umamsg e pergunta o que ele acha da idade do seu filho. Eles tem experiência e leva grupos quase que diariamente pra lá, então ele vai poder te dizer melhor.
Outro ponto que pode ser decisivo pra vocês é o perfil do seu filho. Se ele tiver costume com atividades físicas, ele vai tirar de letra!
A Trilha Atalaia Longa eu achei pesada pra criança, mas a guia disse que tem criança que está acostumada a fazer trilhas que faz super bem! Então o perfil da criança também vai determinar se vale a pena ou não!
Espero ter ajudado!:)

Beijos

responder
Lulu Freitas

Que post lindo de morrer. Tenho loucura por conhecer Noronha. Obrigada pelo alerta de que tem que fazer o passeio com guia e recomendado. As vezes o barato sai caro, não é?

responder
Marianne Rangel

É lindo demais mesmo!
É verdade! Neste caso, é proibido fazer sem guia e sem agendamento. no momento do agendamento você já tem que dizer qual o seu guia. E no início da trilha tem um fiscal controlando a entrada!

responder
Juliana Moreti

Que ligar mais lindo! Gostei de ser um passeio feito apenas com 16 pessoas e que, assim, encontramos essa paraìso praticamente vazio!

responder
Deisy Rodrigues

Que maravilha de paisagem, eu terei que me contentar com a trilha com pedra, pq não sei nadar, mas realmente é linda demais.

responder
Luiza Cardoso

Que trilha mais incrível!! Esse negócio de fazer um trecho a nado é sensacional! Aff, fiquei aqui babando de vontade de ir para lá lendo seu artigo. Fora a delícia que é poder curtir essa piscina natural quase sozinha por 40 minutos… de outro mundo isso!
Noronha é lindo demais né? Adorei a dica da trilha! ^^

responder
Analuiza

Uau! Que inusitado isso! Deve ter sido mesmo um passeio interessante, cercado de belezas! Adorei saber que ele existe e que é uma boa opção em Noronha. 🙂

responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.