atrações

Trilha dos Abreus em Fernando de Noronha

Atualizado em:

A Trilha dos Abreus é uma das trilhas de Fernando de Noronha que termina em uma incrível piscina natural para fazer snorkel e flutuação. Para ter acesso a trilha é necessário fazer agendamento prévio na sede do ICMBio assim que chegar em Noronha.

Não é a trilha mais famosa de Noronha, como a Trilha do Atalaia, mas é uma boa opção pra quem não quer encarar as 4 horas da Atalaia Longa.

Por ter número limitado de visitantes por dia (24), as vagas esgotam rapidamente. Por isso o mais indicado é assim que chegar na ilha, ir direto ao Flamboyant pegar a carteirinha e depois seguir para o ICMBio para agendar todas as trilhas que quiser fazer.

Apesar de ter agendamento obrigatório, essa trilha é auto-guiada, ou seja, não é obrigatório ir com guia.

 

>>Leia também: Como organizar uma viagem para Fernando de Noronha

 

Como é a Trilha dos Abreus?

O início da trilha é a partir da Praia do Sueste. Quem for de ônibus, tem que descer no Sueste e pegar a estradinha de terra a esquerda até chegar na entrada da ilha.

Quem estiver de buggy consegue pegar essa estradinha de buggy mesmo e estacionar na frente da entrada da trilha. Tem placas indicando onde começa a trilha.

A trilha é bem tranquila, são 1.200 metros de caminhada leve com vistas incríveis. A dificuldade maior fica por conta da descida bem íngreme pela rocha e pelas pedras escorregadias para ter acesso à piscina natural. Em função desse difícil acesso, eu não recomendo essa trilha para crianças e pessoas idosas que não sejam acostumados com esse tipo de atividade.

Trilhas em Fernando de Noronha - trilha dos Abreus e sua piscina Natural

 

Trilhas em Fernando de Noronha - trilha dos Abreus e sua piscina Natural

 

Trilhas em Fernando de Noronha - trilha dos Abreus e sua piscina Natural

Essas são as cordas que usamos pra descer essa rocha até a piscina natural.

 

Trilhas em Fernando de Noronha - trilha dos Abreus e sua piscina Natural

Descida pela rocha e piscina natural lá em baixo.

 

Para entrar na piscina, é obrigatório o uso de colete para flutuar. O fundo é todo de corais e não pode de jeito nenhum encostar para não destruir os corais e desequilibrar aquele meio. O uso de máscara é fundamental para conseguir ver a vida marinha. É necessário levar os equipamentos, pois não tem posto de aluguel lá. No centro da ilha tem vários lugares que alugam.

Trilhas em Fernando de Noronha - trilha dos Abreus e sua piscina Natural

 

Para visitar a piscina é necessário seguir algumas regras para contribuir com a conservação do lugar e garantir menor impacto possível ao meio ambiente.

Não é permitido:

  • O uso de protetor solar, repelente e outros dermo-cosméticos;
  • Tocar o fundo das piscinas;
  • Perseguir, encurralar ou tocar os animais;
  • Interferir ou coletar materiais no ambiente natural;
  • Jogar lixo na trilha, praia ou piscina;
  • Usar nadadeiras, stick (haste de câmera) sapatilhas e luvas. Pode usar stick flutuador para a câmera, desde que não seja aqueles grandes.

Recomendações Importantes

  • Uso de calçados apropriados para trilhas, principalmente em dias chuvosos, pois fica cheio de poças e lama;
  • Os atrativos e atividades estão sujeitos a condições naturais, podendo ser fechados por motivos de segurança a qualquer momento.
  • Recomendado para pessoas mais aventureiras e que queiram contato com um local com menos intervenções.

Assim que descemos a rocha até chegar na piscina natural, deixamos nossas coisas nas pedras e aguardamos a nossa vez de entrar! Sempre tem uma pessoa responsável do ICMBio lá para dar as informações necessárias a controlar o acesso e o tempo na piscina natural. É para essa pessoa que precisamos mostrar o ticket de agendamento e a carteirinha, e também assinar a lista de presença.

 

Trilhas em Fernando de Noronha - trilha dos Abreus e sua piscina Natural

Danilo, fiscal do ICMbio passando as informações.

 

Trilhas em Fernando de Noronha - trilha dos Abreus e sua piscina Natural

 

No dia que estivemos lá todas as vagas estavam reservadas mas 6 pessoas não compareceram. É muita falta de noção se inscrever para uma atividade muito requisitada, com vaga super limitada e não comparecer. Não sejam essas pessoas! Agende as trilhas e compareçam. Não é justo tirar a vaga de alguém que queria ir. Caso não possam ir, vá ao ICMBio e avise do imprevisto, assim eles podem agendar outras pessoas.

Vale a pena fazer a trilha dos Abreus?

Com certeza! É uma trilha leve a moderada, com paisagens deslumbrantes e uma piscina natural cheia de peixes lindos como recompensa!

Trilhas em Fernando de Noronha - piscina Natural

 

Trilhas em Fernando de Noronha - trilha dos Abreus e sua piscina Natural

 

Trilhas em Fernando de Noronha - piscina Natural

 

Trilhas em Fernando de Noronha - piscina Natural


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

Onde dormir Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carro Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressos Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

Seguro viagem E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.