Termo de Isenção de Responsabilidade

Este site está protegido pela lei de Direitos Autorais número 9610/98. São proibidas reproduções integrais dos textos aqui divulgados. Caso queira indicar um texto do Despachadas, você pode fazê-lo através de links em seu próprio texto. A reprodução de fotos contidas nesse site sem autorização da autora também é proibida.

Caso tenha interesse em algum conteúdo/imagem deste site entre em contato pelo e-mail [email protected].


O Despachadas é um site pessoal, destinado à publicação de textos opinativos e pessoais, com a intenção de ajudar viajantes com dicas e sugestões que melhorem suas experiências de viagem. Nosso compromisso é com a verdade e apuração de todas as informações antes de divulgá-las.
Também respeitamos as diretrizes da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), das quais fazemos parte.

Tudo que é publicado no Despachadas reflete nossa visão, opinião e experiências vividas, por isso não podemos garantir que todos tenham as mesmas experiências e percepções.
Todos os serviços e informações divulgados no site podem sofrer alterações de horários, valores e funcionamento. Por isso, pedimos que todas as informações sejam checadas pelos próprios viajantes nos sites oficiais dos serviços/atrações. Caso alguma informação no blog esteja desatualizada fique a vontade para enviar no espaço de comentários informando para que possamos atualizar para os próximos leitores.

Transparência

Nos textos

Nossos textos contêm opiniões pessoais, com um grande nível de detalhamento para que o leitor tenha confiança para tomar decisões importantes relativas à sua viagem. A maior parte dos textos do Despachadas relatamos experiências pessoais de lugares por onde passamos. Em alguns casos falaremos sobre lugares que desejamos conhecer e, por isso, as fontes das informações serão outros sites e estes serão informados no texto. Para estes casos criamos a categoria “bucket list”, ou seja, lugares que desejamos conhecer antes de morrer.

Na monetização do site

O Despachadas é um meio de comunicação com foco em viagens. Para que continue atualizado e com novos posts e experiências, entendemos como natural termos uma política de monetização, já que o site é nosso trabalho e fonte de renda.
Existem várias formas de publicidade e nós temos o compromisso em informar ao leitor quando se tratar de uma.

Posts patrocinados ou publieditoriais

São textos feitos em parceria com alguma empresa, que paga um valor ao Despachadas para publicar no site. Só aprovamos posts patrocinados que consideramos relevante para os nossos leitores e de empresas na qual acreditamos. O Despachadas tem o compromisso de colocar um aviso no final no texto informando que se trata de um post patrocinado e isso é inegociável. Acreditamos que qualquer outra forma será antiética e vai contra o Código de Defesa do Consumidor.

Programas de afiliados

São parcerias que possibilitam um leitor comprar algum produto ou serviço diretamente por um link do blog. Na categoria “sua viagem”, informamos que os links ali expostos contêm nosso código de participação, o que pode gerar receita para o site de acordo com os programas de afiliados acordados antecipadamente com os referidos sites e serviços divulgados. No entanto, não se trata de um serviço de vendas ou de intermediação do Despachadas. Não somos uma agência de viagens/turismo e nem um site oficial de informações e vendas de serviços. As indicações são feitas com base em nossas experiências pessoais com as empresas prestadoras do serviço em questão. Os serviços deverão ser contratados diretamente pelos seus usuários e deve ficar claro que são fornecidos exclusivamente por terceiros e que não participamos desse processo. Assim sendo, não assumimos qualquer responsabilidade pelos serviços prestados pelas empresas indicadas.

Como funciona: Quando um leitor reserva um hotel por meio dos links ou boxes do parceiro divulgados no blog, ganhamos uma comissão da empresa parceira. É importante ressaltar que o leitor não paga nada a mais por reservar o hotel, alugar um carro, comprar ingressos ou comprar uma passagem a partir do Despachadas. Quem paga a comissão é o parceiro, não o viajante.

Publicidade tradicional

O Despachadas também utiliza formatos de publicidade tradicionais, como banners e outras peças publicitárias. Este é um modelo clássico de propaganda, já conhecido do leitor e facilmente identificado. Nos comprometemos a nunca maquiar uma publicidade com o intuito de confundir o nosso leitor.

Todas as formas de publicidade tornam viável a criação de mais conteúdo para o Despachadas, porém é feita com limites e nunca irá sobrepor o conteúdo, que é o que mais valorizamos no nosso trabalho.

Press Trips (Viagens patrocinada)

Nós consideramos que, dentro de um limite e ponderando algumas questões, são oportunidades para aumentar a oferta de conteúdo para os leitores.
As questões são: Uma viagem patrocinada não vai mudar a opinião que teremos sobre ela. Testaremos a experiência e informaremos aos nossos leitores exatamente o que achamos. No primeiro contato com o parceiro essa questão fica bem transparente. Os textos sempre serão escritos pelo Despachadas e não serão enviados previamente para aprovação dos patrocinadores. Todos os posts destinados às viagens patrocinadas serão devidamente identificados no texto.