comes e bebes

Dicas de Restaurantes em Fernando de Noronha

Atualizado em:
Restaurante Mergulhão Fernando de Noronha
Foto: www.mergulhaonoronha.com.br

Atualizado em 10/04/18

Apesar de ser uma ilha pequena, existem muitas opções de restaurantes em Fernando de Noronha, para todos os gostos e bolsos. Na minha primeira passagem por lá, fui a muitos lugares que são referência de boa gastronomia na ilha e compartilhei minha experiência aqui no blog.

quase 3 anos depois, voltei a Noronha e pude conhecer novos restaurantes e voltar aos que eu já tinha ido em 2015, por isso estou atualizando este post com novas observações, experiências e sugestões!

 

Restaurantes em Fernando de Noronha

Xica da Siva

Restaurante lindo, bem decorado e com uma comida excepcional. Todos os pratos pedidos foram aprovados com louvor. Eu pedi uma massa com camarões que estava divina, mas o camarão empanado com coco foi o preferido (roubei uns camarõezinhos do prato do namorado 😛 )

Essa primeira opinião foi de 2015. Em Abril de 2018 fomos novamente no Xica da Silva e não tive a mesma experiência da primeira vez. A comida continua boa, mas notei que os preços aumentaram (o que é normal considerando o tempo que estive lá) mas  a quantidade diminuiu. Além disso, os drinks demoraram muito pra chegar. Ficamos uns 25-30 minutos na fila de espera e pedimos drinks quando colocamos o nome na lista. O drink só chegou quando já estávamos sentados na mesa. A parte de dentro do restaurante é super aconchegante, mas no meio do jantar chegou uma mesa de 15 pessoas e eles arrumaram a mesa do nosso lado, passando as cadeiras do lado de fora  por cima da nossa cabeça, em uma área que não comporta mesas desse tipo. Parecia um boteco e não o restaurante que fomos da primeira vez.

Ainda sim acho que vale a visita, pois essas experiências podem ter acontecido em um dia pontual. Eu daria mais uma chance ao Xica da Silva! 🙂

Avenida Al Das Acacias, 11 – Floresta Nova (81) 3619-0437

Cacimba Bistrô

2015: Aqui tem o melhor pastel de siri da ilha! Massa crocante, sequinha, diferente de todos os pastéis que já comi na vida. Comandado pelo chef Auricélio Romão, o ambiente é descontraído e charmoso e a comida é impecável. O suco de frutas vermelhas é divino! Comi uma massa de frutos do mar maravilhosa, mas o carro chefe da casa é o gratinado  (eu não como porque é com arroz), que o restante da mesa pediu  e aprovou, tanto que voltamos outro dia para comer lá de novo. É possível sentar na varanda ou, para um clima mais romântico, o ambiente interno é bem acolhedor!

2018: Fui em busca do maravilhoso pastel de siri e do suco de frutas vermelhas que estava sonhando desde que comprei a passagem pra Noronha. O pastel continua ótimo, mas o suco não tinha mais. Disseram que as frutas vermelhas eram só pra fazer drinks, e mesmo a garçonete tendo pedido pra abrir uma exceção, não quiseram fazer.  Mas tudo bem, pedi um suco de laranja! Dessa vez não comemos prato principal porque só queria o pastel mesmo, mas acabei pedindo o churros de sobremesa e estava sensacional! O sorvete de avelã que veio junto estava maravilhoso!

Vila dos Remédios      (81) 3619 1200

Restaurantes em Noronha: onde comer na ilha

Restaurantes em Noronha: onde comer na ilha

Varanda

2015: Do mesmo chef do Cacimba, o Varanda é um restaurante maior e mais casual, com comida igualmente deliciosa. Pedimos um bobó de lagosta que vem com uma farofa de pão velho maravilhosa!

2018: Outro sonho que não saía da minha memória era o bobó de Lagosta! Cheguei lá seca por ele e já fui logo procurando, mas não achei no cardápio. Então pedi pro garçom, que disse que realmente saiu do cardápio! Quase morri! Como tiram do cardápio o prato mais maravilhoso do restaurante, posso saber???

Na falta do Bobó de Lagosta, pedimos o Bobó de Camarão que estava divino! Se é assim, tá perdoado!
Mas segundo o garçom que nos atendeu, é possível que o de lagosta volte em breve para o cardápio! Oremos!

Ah! não posso me esquecer da sugestão de sobremesa do garçom que nos atendeu: 3 brigadeiros! Sensacional! É um pastel recheado de brigadeiro, com calda de brigadeiro, e mais um brigadeiro em cima! Me afoguei no brigadeiro e ainda queria mais!!! Peçam! É bom demais! Ótima sugestão!

Vila do Trinta     (81) 3619 1546

Mergulhão

2015: Restaurante com uma das vistas mais bonitas de Noronha, super requisitado para assistir o pôr do sol. Fomos na hora do almoço e estava mais vazio. Para o fim de tarde convém reservar. Tem umas mesas baixinhas com almofadas no chão, uma delícia para terminar o dia.

2018: Apesar de ter gostado do Mergulhão quando fui a primeira vez, não tinha achado sensacional. Pois voltei. No pôr do sol. Nas mesinhas baixinhas, pra sentar nas almofadas. E foi sensacional!

O Ceviche Marinado no maracujá foi o melhor que comi na ilha. Pedimos o Peixe com Castanhas e Gratinado de Camarão de pratos principais e de sobremesa pedimos tipo um sorvete de doce de leite  com uma farofa crocante por cima, que era bom demais.

Porto Santo Antônio  (81) 3619 0215

Zé Maria

Não conseguimos reservar para o festival. Na verdade até conseguimos, mas como ficamos na fila de espera, só tinha lugar na área externa, então preferimos não ir, pois ventava muito nessa parte. Jantamos lá fora do festival e a comida estava super saborosa. Mas gostamos mais dos outros restaurantes que fomos.

Floresta Velha      (81) 3619 1258

 

Mesa da Ana

Mais que um restaurante, uma experiência gastronômica imperdível. Comandado pela chef Ana Jabur, o jantar é servido na sua casa e o entretenimento fica por conta do Roque, marido da Ana, e uma figura conhecida e única de Noronha.  É o restaurante do momento. O menu é surpresa, preparado com o que tem de mais fresco no dia, seguindo as restrições alimentares dos clientes.  É fundamental reservar com antecedência pois são apenas 8 lugares por dia!

Na segunda vez que estivemos em Noronha acabamos não indo lá, mas continua como  a opção gastronômica número 1 da ilha, então acho que vale a pena tentar uma reserva!

Estr. do Ataláia, 230 – Vila do Trinta     81 3619 0178

Mesa da Ana Fernando de Noronha

 

Bar do Cachorro

Pedimos apenas petiscos que estavam bem gostosos, mas também servem pratos como bobó de camarão e o tubalhau, tradicional bolinho de tubarão. Uma ótima opção para almoçar depois de passar o dia na Praia do Cachorro. Fica cheio a noite, quando acontece o famoso Forró do Cachorro!

Vila dos Remédios      (81) 3619 0165

Bar do Cachorro Fernando de Noronha

Açaí Raízes

2015: Para quem curte um açaí e uma tapioca como eu, é obrigatório uma passada no Açaí Raízes, que fica no Mundo Verde. Você pode escolher se quer o açaí puro ou com metade de mousse de cupuaçu ou metade de sorvete de tapioca! Eu pedia um, meu namorado o outro e eu comia os dois! 🙂 Simplesmente maravilhoso! Em 7 dias passei lá 3 vezes pra comer o açaí! A tapioca também é deliciosa!

2018: Claro que voltei lá várias vezes durante a viagem. Comi açaí com creme de cupuaçu,  com sorvete de tapioca (o melhor que já comi na vida), e dessa vez me arrisque no açaí com creme de bacurí! Todos delícia!

 

Floresta Nova      (81) 3619 0058

| Procurando hospedagem em Fernando de Noronha: Veja aqui várias opções! |

Peixada do Solón

Só conheci essa peixada na segunda vez que estive em Noronha. É um evento relativamente recente na ilha e que fiz questão de participar quando vi a proposta. Um tradicional jantar que acontece na Pousada do Vale todas as quintas-feiras, cujo o nome homenageia o fundador da pousada, e oferece um festival de peixes frescos assados na brasa na folha bananeira, como manda a tradição de praia dos nativos da ilha.

Chegamos lá e tinha uma mesa com nosso nome escrito num quadrinho de giz, super fofo! Já me apaixonei. O jantar funciona no esquema buffet. Às 20h30 os aperitivos são colocados na mesa para serem servidos. É tanta coisa deliciosa que eu sugiro que você se controle, ou não sobrará espaço pra sobremesa. Dadinhos de tapioca, caldo de peixe, iscas de peixe, salada, fritas, carpáccio de pepino, entre outras coisas. Depois tiram os aperitivos e colocam os pratos principais na mesa. O prato principal é o peixe na brasa, e na mesa tem vários outros complementos de dar água na boca. Já terminei essa etapa super satisfeita, mas eu não sou mulher de recusar sobremesa! Encarei o bolo de sorvete com muito gosto! Um jantar inesquecível, que me fez  acordar querendo outro!

Acha que só a comida é maravilhosa? Não! O atendimento é impecável! A Cinthia, que foi responsável por atender a nossa mesa, é uma querida, e a todo momento outros funcionários da pousada vinham nos perguntar se estava tudo bem, se a gente precisava de alguma coisa!

A Peixada é oferecida para todos os hóspedes da pousada, já inclusa na diária, mas também é aberta ao público mediante reserva antecipada por telefone  (81) 3619-1293 ou email: recepcao@pousadadovale.com. Outros restaurantes.

Restaurantes em Noronha: onde comer na ilha