comes e bebes

Dicas de Restaurantes em Fernando de Noronha

Atualizado em:
Restaurante Mergulhão Fernando de Noronha
Foto: www.mergulhaonoronha.com.br

Atualizado em 10/04/18

Apesar de ser uma ilha pequena, existem muitas opções de restaurantes em Fernando de Noronha, para todos os gostos e bolsos. Na minha primeira passagem por lá, fui a muitos lugares que são referência de boa gastronomia na ilha e compartilhei minha experiência aqui no blog.

quase 3 anos depois, voltei a Noronha e pude conhecer novos restaurantes e voltar aos que eu já tinha ido em 2015, por isso estou atualizando este post com novas observações, experiências e sugestões!

 

Restaurantes em Fernando de Noronha

Xica da Siva

Restaurante lindo, bem decorado e com uma comida excepcional. Todos os pratos pedidos foram aprovados com louvor. Eu pedi uma massa com camarões que estava divina, mas o camarão empanado com coco foi o preferido (roubei uns camarõezinhos do prato do namorado 😛 )

Essa primeira opinião foi de 2015. Em Abril de 2018 fomos novamente no Xica da Silva e não tive a mesma experiência da primeira vez. A comida continua boa, mas notei que os preços aumentaram (o que é normal considerando o tempo que estive lá) mas  a quantidade diminuiu. Além disso, os drinks demoraram muito pra chegar. Ficamos uns 25-30 minutos na fila de espera e pedimos drinks quando colocamos o nome na lista. O drink só chegou quando já estávamos sentados na mesa. A parte de dentro do restaurante é super aconchegante, mas no meio do jantar chegou uma mesa de 15 pessoas e eles arrumaram a mesa do nosso lado, passando as cadeiras do lado de fora  por cima da nossa cabeça, em uma área que não comporta mesas desse tipo. Parecia um boteco e não o restaurante que fomos da primeira vez.

Ainda sim acho que vale a visita, pois essas experiências podem ter acontecido em um dia pontual. Eu daria mais uma chance ao Xica da Silva! 🙂

Avenida Al Das Acacias, 11 – Floresta Nova (81) 3619-0437

Cacimba Bistrô

2015: Aqui tem o melhor pastel de siri da ilha! Massa crocante, sequinha, diferente de todos os pastéis que já comi na vida. Comandado pelo chef Auricélio Romão, o ambiente é descontraído e charmoso e a comida é impecável. O suco de frutas vermelhas é divino! Comi uma massa de frutos do mar maravilhosa, mas o carro chefe da casa é o gratinado  (eu não como porque é com arroz), que o restante da mesa pediu  e aprovou, tanto que voltamos outro dia para comer lá de novo. É possível sentar na varanda ou, para um clima mais romântico, o ambiente interno é bem acolhedor!

2018: Fui em busca do maravilhoso pastel de siri e do suco de frutas vermelhas que estava sonhando desde que comprei a passagem pra Noronha. O pastel continua ótimo, mas o suco não tinha mais. Disseram que as frutas vermelhas eram só pra fazer drinks, e mesmo a garçonete tendo pedido pra abrir uma exceção, não quiseram fazer.  Mas tudo bem, pedi um suco de laranja! Dessa vez não comemos prato principal porque só queria o pastel mesmo, mas acabei pedindo o churros de sobremesa e estava sensacional! O sorvete de avelã que veio junto estava maravilhoso!

Vila dos Remédios      (81) 3619 1200

Restaurantes em Noronha: onde comer na ilha

Restaurantes em Noronha: onde comer na ilha

Varanda

2015: Do mesmo chef do Cacimba, o Varanda é um restaurante maior e mais casual, com comida igualmente deliciosa. Pedimos um bobó de lagosta que vem com uma farofa de pão velho maravilhosa!

2018: Outro sonho que não saía da minha memória era o bobó de Lagosta! Cheguei lá seca por ele e já fui logo procurando, mas não achei no cardápio. Então pedi pro garçom, que disse que realmente saiu do cardápio! Quase morri! Como tiram do cardápio o prato mais maravilhoso do restaurante, posso saber???

Na falta do Bobó de Lagosta, pedimos o Bobó de Camarão que estava divino! Se é assim, tá perdoado!
Mas segundo o garçom que nos atendeu, é possível que o de lagosta volte em breve para o cardápio! Oremos!

Ah! não posso me esquecer da sugestão de sobremesa do garçom que nos atendeu: 3 brigadeiros! Sensacional! É um pastel recheado de brigadeiro, com calda de brigadeiro, e mais um brigadeiro em cima! Me afoguei no brigadeiro e ainda queria mais!!! Peçam! É bom demais! Ótima sugestão!

Vila do Trinta     (81) 3619 1546

Mergulhão

2015: Restaurante com uma das vistas mais bonitas de Noronha, super requisitado para assistir o pôr do sol. Fomos na hora do almoço e estava mais vazio. Para o fim de tarde convém reservar. Tem umas mesas baixinhas com almofadas no chão, uma delícia para terminar o dia.

2018: Apesar de ter gostado do Mergulhão quando fui a primeira vez, não tinha achado sensacional. Pois voltei. No pôr do sol. Nas mesinhas baixinhas, pra sentar nas almofadas. E foi sensacional!

O Ceviche Marinado no maracujá foi o melhor que comi na ilha. Pedimos o Peixe com Castanhas e Gratinado de Camarão de pratos principais e de sobremesa pedimos tipo um sorvete de doce de leite  com uma farofa crocante por cima, que era bom demais.

Porto Santo Antônio  (81) 3619 0215

Zé Maria

Não conseguimos reservar para o festival. Na verdade até conseguimos, mas como ficamos na fila de espera, só tinha lugar na área externa, então preferimos não ir, pois ventava muito nessa parte. Jantamos lá fora do festival e a comida estava super saborosa. Mas gostamos mais dos outros restaurantes que fomos.

Floresta Velha      (81) 3619 1258

 

Mesa da Ana

Mais que um restaurante, uma experiência gastronômica imperdível. Comandado pela chef Ana Jabur, o jantar é servido na sua casa e o entretenimento fica por conta do Roque, marido da Ana, e uma figura conhecida e única de Noronha.  É o restaurante do momento. O menu é surpresa, preparado com o que tem de mais fresco no dia, seguindo as restrições alimentares dos clientes.  É fundamental reservar com antecedência pois são apenas 8 lugares por dia!

Na segunda vez que estivemos em Noronha acabamos não indo lá, mas continua como  a opção gastronômica número 1 da ilha, então acho que vale a pena tentar uma reserva!

Estr. do Ataláia, 230 – Vila do Trinta     81 3619 0178

Mesa da Ana Fernando de Noronha

 

Bar do Cachorro

Pedimos apenas petiscos que estavam bem gostosos, mas também servem pratos como bobó de camarão e o tubalhau, tradicional bolinho de tubarão. Uma ótima opção para almoçar depois de passar o dia na Praia do Cachorro. Fica cheio a noite, quando acontece o famoso Forró do Cachorro!

Vila dos Remédios      (81) 3619 0165

Bar do Cachorro Fernando de Noronha

Açaí Raízes

2015: Para quem curte um açaí e uma tapioca como eu, é obrigatório uma passada no Açaí Raízes, que fica no Mundo Verde. Você pode escolher se quer o açaí puro ou com metade de mousse de cupuaçu ou metade de sorvete de tapioca! Eu pedia um, meu namorado o outro e eu comia os dois! 🙂 Simplesmente maravilhoso! Em 7 dias passei lá 3 vezes pra comer o açaí! A tapioca também é deliciosa!

2018: Claro que voltei lá várias vezes durante a viagem. Comi açaí com creme de cupuaçu,  com sorvete de tapioca (o melhor que já comi na vida), e dessa vez me arrisque no açaí com creme de bacurí! Todos delícia!

 

Floresta Nova      (81) 3619 0058

| Procurando hospedagem em Fernando de Noronha: Veja aqui várias opções! |

Peixada do Solón

Só conheci essa peixada na segunda vez que estive em Noronha. É um evento relativamente recente na ilha e que fiz questão de participar quando vi a proposta. Um tradicional jantar que acontece na Pousada do Vale todas as quintas-feiras, cujo o nome homenageia o fundador da pousada, e oferece um festival de peixes frescos assados na brasa na folha bananeira, como manda a tradição de praia dos nativos da ilha.

Chegamos lá e tinha uma mesa com nosso nome escrito num quadrinho de giz, super fofo! Já me apaixonei. O jantar funciona no esquema buffet. Às 20h30 os aperitivos são colocados na mesa para serem servidos. É tanta coisa deliciosa que eu sugiro que você se controle, ou não sobrará espaço pra sobremesa. Dadinhos de tapioca, caldo de peixe, iscas de peixe, salada, fritas, carpáccio de pepino, entre outras coisas. Depois tiram os aperitivos e colocam os pratos principais na mesa. O prato principal é o peixe na brasa, e na mesa tem vários outros complementos de dar água na boca. Já terminei essa etapa super satisfeita, mas eu não sou mulher de recusar sobremesa! Encarei o bolo de sorvete com muito gosto! Um jantar inesquecível, que me fez  acordar querendo outro!

Acha que só a comida é maravilhosa? Não! O atendimento é impecável! A Cinthia, que foi responsável por atender a nossa mesa, é uma querida, e a todo momento outros funcionários da pousada vinham nos perguntar se estava tudo bem, se a gente precisava de alguma coisa!

A Peixada é oferecida para todos os hóspedes da pousada, já inclusa na diária, mas também é aberta ao público mediante reserva antecipada por telefone  (81) 3619-1293 ou email: [email protected]. Outros restaurantes.

Restaurantes em Noronha: onde comer na ilha

O Pico

Mais um restaurante que não fui em 2015 por falta de tempo, mas entrou na minha lista dessa segunda vez. Simplesmente amei! Tem um estilo praiano, super cool, que eu adoro! Chegamos lá de tarde para almoçar e nos deparamos com uma lojinha super linda, com várias marcas cariocas (e a minha cara, como Farm, Atelier Pepita, etc…) e uma Catarinense super querida que trabalha lá! Me encantei com o espaço e com o atendimento de todos. Decidimos não almoçar e voltar a noite pra jantar e curtir o showzinho ao vivo que tem lá e os drinks super elaborados.

Adoramos tudo: o ambiente, a música, a comida, os drinks, o atendimento,  a lojinha com várias coisas lindas, de roupas da Farm a produtos artesanais incríveis. Não deixe de ir lá quando estiver em Noronha!

Hoje (abril de 2018) eles estão localizados em frente ao Açai Raízes (Mundo Verde), mas em Junho estarão funcionando na Vila dos Remédios, perto do Bar do Cachorro, na casa onde funciona hoje a Atlantis Dive, que está de mudança para uma outra casa próxima dali.

Restaurantes em Noronha: onde comer na ilha

Restaurantes em Noronha: onde comer na ilha

Restaurantes em Noronha: onde comer na ilha

Restaurantes em Noronha: onde comer na ilha

Burgueria Gourmet

Praqueles dias que você tá cansado de comer frutos do mar e quer comer um sandubão caprichado! Fica na Vila dos Remédios e servem várias opções de hambúrguer gourmet deliciosos!

Eu comi o Hambúrguer Zé Maria e gostei muito, Caprichado no bacon! Não curti muito o pão! Achei um pouco pesado. Comi só a parte de baixo do pão e deixei a de cima que era muito grande, nem consegui morder o sanduíche! hehe Mas estava super saboroso! Curti!

Empório São Miguel

Esse restaurante fica na Vila dos Remédios e funciona como self-service no almoço e à la carte no jantar. Fomos nas duas opções.  É uma boa opção para quem quer almoçar com custo mais baixo do que os demais restaurantes de Noronha, que tem preços bem elevados. A comida do almoço é simples mas atende bem e custa R$84,90 o kilo. Eu acho caro considerando os restaurantes a kilo bons aqui do RJ, mas levando em consideração o valor dos pratos em Noronha, ele não é tão caro assim. Já no jantar, achei o preço equivalente a outros, talvez um pouquinho mais barato. Não curti muito o ceviche de lá, mas as outras coisas que pedimos estavam boas. O suco custa R$16, caríssimo, e igual aos outros restaurantes de Noronha.

Restaurantes em Noronha: onde comer na ilha

Museu do Tubarão

O restaurante do Museu do Tubarão foi uma boa surpresa. Fomos até lá pra ver  o mirante do Buraco da Raquel. AI estávamos ali do lado e decidimos beliscar uma coisinha no restaurante só pra forrar a barriga. Ai pedimos um caldinho de polvo e camarão. Estava maravilhoso! Então decidimos pedir um bolinho de peixe e amamos! Aí resolvemos pedir um Fish & chips e no final já estávamos almoçados! hehehe Tudo que pedimos estava delicioso!

Triboju

O restaurante da pousada Triboju é incrível. Atendimento impecável e comida sensacional! Sem contar o ambiente que é lindo demais! Já tinha estado lá no casamento da minha amiga, mas não tivemos oportunidade de jantar lá! E dessa vez não deixei passar! E foi tudo perfeito! Recomendo!

Não tive a oportunidade de ir nesses, mas são restaurantes muito recomendados também.

Cheiro Verde
Du Mar
Pousada Maravilha
Teju Açu
Na Moita

Em Noronha os endereços são meio complicados de achar pelo nome. Existe uma rodovia principal e a maioria se concentra por ali ou em alguma rua de terra que sai dessa rodovia. É difícil encontrar algum lugar pelo endereço, normalmente é por ponto de referência. Por isso achei melhor mostrar no mapa para facilitar a localização.

Se estiverem planejando uma viagem para Noronha, não deixem incluir alguns desses restaurantes no roteiro! Quase todos são caros, mas vale a pena experimentar alguns, pois a comida é de ótima qualidade!

Aproveite e leia Como organizar uma viagem para Fernando de Noronha e Onde se hospedar em Fernando de Noronha!

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

4 Comments

Avatar Isabella

Marianne! Qual restaurante com clima legal que vc recomenda para aniversário de namoro? Quero algo legal, mas com bom custo benefício. Consigo trabalhar com um limite de R$ 350 pra essa noite? Hehehehe

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

Oi Isabella,
Noronha tem muitos restaurantes bons para comemoração! Vou dar a minha opinião dos que acho que tem mais esse clima de comemoração:

O restaurante da Pousada Triboju – É super lindo e tem um clima mais romântico e reservado.

Mergulhão: Sugiro agendar para o pôr do sol e ficar até a noite. Tem um clima delicioso. Reserve uma mesa na grama, debaixo da tenda. Vocês ficam sentados nas almofadas no chão e tem uma vista linda pra praia do porto e pico.

Peixada Solón: Se for numa quinta-feira, a peixada é uma opção legal, embora seja um buffet, tem clima super romântico, a luz de velas.

Mesa da Ana: É um dos melhores (se não o melhor) da ilha. Tem uma proposta incrível, a comida é sensacional, mas se vocês querem algo mais íntimo, escolha um dos outros sugeridos. É até um jantar íntimo, pois é feito para no máximo 10 pessoas. Mas vocês dividem a grande mesa com outras pessoas. É uma experiência diferente e maravilhosa.

Dizem que os restaurantes da Pousada Maravilha e Teju Açu são muito bons. Eu não conheci em nenhuma das vezes que estive em Noronha, mas todo mundo recomenda.

Os outros citados no post são igualmente bons, mas tem um clima mais descontraído, mais casual.

Quanto aos valores, dá pra gastar R$350 o casal, mas vai depender se vocês vão beber vinho ou drinks, o que acaba encarecendo muito o jantar.
Depois me conte qual vc escolheu! Espero que curta! Noronha é demais! 🙂

responder
Avatar James

Oi Marianne, como ficou riscado não entendi se vc recomenda ou nao o restaurante da Pousada Maravilha…. Ah, a proposta da Mesa da Ana é boa mesmo? Os jantares, em geral, são em horários mais cedo ou normais como em qualquer cidade?
Estou organizando minha ida em setembro e sua página foi um grande achado. Salvando todas as dicas. Obrigado

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

Oi James!
O que está riscado provavelmente é um erro do site. Quando o site fica fora do ar ou muda, aparece riscado pra mostrar que está com problema. Vou verificar o que houve e corrigir.
Eu nao conheci o restaurante da Pousada Maravilha, mas incluí no post pois é muito bem avaliado e recomendado.
A mesa da Ana é incrível! Uma experiência única e totalmente diferente de qualquer outro lugar de Noronha. O jantar é em horário normal.
Que bom que gostou das dicas! Tenho certeza que irá se apaixonar por Noronha! 🙂

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.