
Quem nos segue pelo Facebook e Instagram acompanhou a nossa viagem pela Suíça em agosto de 2017.
Durante o planejamento da viagem, pesquisei bastante qual seria a melhor forma de me locomover por lá e cheguei a conclusão que deveria decidir entre fazer os trajetos de trem ou de carro alugado.
Já tinha ouvido falar que o sistema de transporte da Suíça é incrível! Funciona super bem, é muito pontual, confortável e liga o país inteiro! Então decidi fazer todos os trechos de trem. Deixei pra alugar carro em países onde não é possível contar com um sistema de transporte tão eficaz. É altamente recomendado viajar de trem pela Suíça, pois além da praticidade e eficiência da linha férrea de lá, você também verá alguns dos cenários mais lindos da sua vida!
Decidida pelo trem, agora tinha outra decisão a tomar: comprar os tickets de trem individualmente ou usar o Swiss Travel Pass? Para tomar essa decisão não teve outro jeito, tive que fazer conta!

O que é o Swiss Travel Pass?
O Swiss Travel Pass é um passe que serve para 99% dos transportes da Suíça (trens e ônibus). São 29 mil quilômetros que se ligam através do transporte público que funcionam como um relógio: em todas as rotas, os trens partem sempre no mesmo minuto, a cada hora e hora e meia. Além disso, ele dá direito a entrada em vários museus e descontos em teleféricos que sobem para algumas montanhas e lagos.
É um passe que pode ser utilizado de duas formas distintas e apenas por turistas que visitam o país:
- Swiss Travel Pass: pode ser utilizado em dias corridos e tem a opção de 3, 4, 8 ou 15 dias.
- Swiss Travel Pass Flex: pode ser utilizado na quantidade de dias que você escolher, mas durante um período de 30 dias.
| Confira opções de hospedagem na Suíça |
Como usar o Swiss Travel Pass?
Depois de escolher entre o Pass ou o Pass Flex, comprar e imprimir, usar é muito fácil! Basta estar com ele em mãos e entrar em qualquer transporte atendido pelo passe. Não precisa de nada mais. Sente onde quiser (sempre na classe do passe que você comprou) e espere um fiscal passar e escanear seu bilhete. Mais fácil e cômodo que isso impossível!
Trens Panorâmicos
Os trens panorâmicos fazem as rotas mais lindas do país, passando por cenários inacreditáveis, a bordo de trens com janelas enormes que possibilitam ter uma visão sensacional do caminho. As linhas que recomendam fazer reserva de assentos são: GoldenPass Line, Glacier Express, Bernina Express e Gotthard Panorama Express, pois possuem maior demanda.
Embora a Interlaken Express (ou Golden Express) também tenha opção de fazer reserva, ela não é tão conhecida quanto as outras, portanto não é necessário efetuar a reserva. Eu fiz um trecho desse trem panorâmico sem reserva e foi super tranquilo!


1a ou 2a classe: qual escolher?
Nossos passes eram para a 1a classe, mas pude experimentar as duas opções e são bem parecidas. A única diferença é a quantidade de pessoas. Na primeira classe era mais silencioso e muito menos gente. Já na segunda classe a demanda é maior e existem horários de pico. Quando você faz a busca no site www.sbb.ch, ele mostra se a procura é baixa, média ou alta em cada horário pesquisado. Veja a imagem abaixo. A coluna destacada mostra a lotação da 1a e 2a classe em torno de 18h.

Se você pretende pegar o trem em horário de pico e com malas, aconselho a 1a classe. Mas se seus horários forem flexíveis, a 2a classe atende super bem. Dificilmente fica lotado, e caso esteja lotado, basta uma estação para que apareça algum assento vago.


O que está incluído?
- Viagens gratuitas de trem, ônibus e barco.
- Viagem gratuita em trens panorâmicos premium (pode ser necessário reserva de assento e/ ou cobrança de taxa, como expliquei acima).
- Uso gratuito dos meios de transporte público em mais de 90 áreas urbanas.
- Entrada gratuita em mais de 500 museus
- Inclui entrada parao Monte Pilatus, Rigi e Schynige Platte.
- Até 50% de desconto em diversas outras excursões de montanha que com certeza você vai visitar, pois várias montanhas e atrações famosas fazem parte do desconto do STP, como Monte Titlis e o Teleférico Cabrio por exemplo.
- Crianças menores de 6 anos acompanhadas por um titular de bilhete válido viajam gratuitamente.
Entre outros benefícios.
| Cote aqui o seu Seguro Viagem e viaje tranquilo! |
Quanto custa o Swiss Travel Pass?
*valores de Setembro de 2021.Os valores estão em Francos Suiços (CHF).

Você pode comprar o Swiss Travel Pass em reais em até 3 X sem juros através de uma operadora parceira do Despachadas, que agora também tem uma área de agência de viagens! Eles são os vendedores oficiais de STP no Brasil e oferecem uma série de benefícios para a compra do Swiss Travel Pass:
– Consideram o câmbio do dia para a conversão e você paga já sabendo quanto vai gastar, sem ter surpresas caso o euro aumente.
– É uma ótima opção pra diluir o custo da viagem e comprar em segurança, em português, em real e parcelado no cartão.
– Você não paga IOF na compra do STP, pois pagará em Reais.
– Pode parcelar em até 3 X sem juros.
– A operadora dá suporte para os trajetos de trens na Suíça pois trabalham com especialistas.
– Oferecem dicas de passeios e roteiros de trem pela Suíça
Para comprar o seu Swiss Travel Pass, é só entrar em contato via whatsapp através desse link que eu te ajudo a escolher a melhor opção pra você e a fazer a ponte para a compra do seu STP.
Vale a pena usar o Swiss Travel Pass?
Muita gente pergunta se vale a pena usar o Swiss Travel Pass. E a resposta é: depende do seu tipo de viagem! Para a minha viagem valeu muito a pena! Sem dúvida foi a melhor opção (confira as fotos dos lugares que visitei no Instagram).
Se você pretende visitar uma ou duas cidades somente, talvez não valha a pena. Mas se sua intenção é conhecer mais cidades, fazer bate-volta para montanhas e lagos (o que eu recomendo MUITO), andar de barco, visitar museus, o Swiss Travel Pass é sim a melhor opção.
Basta fazer as contas. Defina as cidades, montanhas e lagos que vai visitar e no site www.sbb.ch, coloque o trajeto entre as cidades e passeios para ver o valor do trem.
Além disso, defina os passeios de barco e visitas a museus do seu interesse, e considere também os valores dos teleféricos dos lagos e montanhas para saber quanto gastaria sem o Swiss Travel Pass. Depois é só comparar com o valor do passe e ver se vale a pena pra você.
- Uma dica: Se o valor de tudo que você pretende fazer for só um pouco menor do que o valor do Swiss Trave; Pass, ainda assim vale a pena comprar pela comodidade de não ter que ficar toda hora entrando em fila pra comprar bilhetes de trem quando chegar na estação. Tendo o STP, basta ir direto para o trem, sem qualquer burocracia. É super prático.
Exemplo prático:
* Os valores dos trens são aproximados, pois variam conforme dia e horário.
Viagem de 4 dias na Suiça fazendo base em apenas um lugar (exemplo: Base em Lucerna)
Supondo que seu roteiro seja:
Dia 1: Chegada em Zurique. Ida para Lucerna de trem – 13 CHF + Passeio de Barco (all day) no Lago Lucerna –72 CHF (2a classe) (Free com STP)
Dia 2: Mont Titlis + Trubsee – 92 CHF (50% com STP) + Trem Lucerna-Engelberg – 25 CHF (ida e volta)
Dia 3: Stansenhorn (teleférico conversivel) 74 CHF ( (50% com STP) + Bannalpsee: 21 CHF + Trem Lucerna-Stans – 10 CHF (ida e volta) + Trem e Bus de Stans até Bannalpsee – 20 CHF (ida e volta)
Dia 4: Mont Rigi – 36 CHF (Free com STP) + Mont Pilatus – 76 CHF (Free com STP) + Trem Lucerna – Mont Pilatus – 25 CHF (ida e volta) + 25 CHF (ida e volta)
TOTAL: 489 CHF para fazer esses passeios sem o Swiss Travel Pass
Swiss Trave Pass para 4 dias: 412 CHF (+ 50% do Titlis e 50% do Stansenhorn) = 495 CHF
Neste exemplo, sem o Swiss Travel Pass você vai economizar apenas 6 CHF. É muito pouco perto da comodidade que o Swiss Travel Pass te dá, de chegar na estação apenas 5 minutos antes do trem partir e entrar, sem precisar fazer nada mais. E ainda ter flexibilidade de usar os trens em qualquer horário, mudar de trajeto se tiver necessidade e incluir outras atividades incluídas no passe no seu dia.
Neste caso eu já aconselho o STP. Se ainda for fazer alguma Rota Panorâmica, vale ainda mais! Mesmo tendo que fazer a reserva do assento por fora.
Caso ainda queira visitar algum museu, a economia ainda será maior, pois os museus são gratuitos com o passe.
Ficamos 8 dias no país e fizemos base em Lucerna e Berna. Passamos por várias cidades, montanhas e lagos nesse período e usamos o Swiss Travel Pass de 8 dias! Valeu muito a pena! Na minha opinião, só não vale a pena ter o Swiss Travel Pass se você tiver pouco tempo no país e pretende fazer poucos passeios. Mas são tantos lugares incríveis, que eu duvido que você vai resistir aproveitar cada segundo nesse país tão surpreendente que é a Suiça!
:: Nesta viagem tivemos o apoio da Switzerland Tourism, que nos forneceu 2 Swiss Travel Pass para testarmos no nosso roteiro. Qualquer opinião relatada aqui é pessoal e reflete a nossa real experiência.
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
Deixe um comentário