dicas despachadas

Swiss Travel Pass: Vale a pena?

Saiba tudo sobre o passe de transporte da Suíça

15 set 2017
Vale a pena usar o Swiss Travel Pass na Suiça
Foto: www.myswitzerland.com

Quem nos segue pelo Facebook e Instagram acompanhou a nossa viagem pela Suíça em agosto de 2017.

Durante o planejamento da viagem, pesquisei bastante qual seria a melhor forma de me locomover por lá e  cheguei a conclusão que deveria decidir entre fazer os trajetos de trem ou de carro alugado.

Já tinha ouvido falar que o sistema de transporte da Suíça é incrível! Funciona super bem, é muito pontual, confortável e liga o país inteiro! Então decidi fazer todos os trechos de trem. Deixei pra alugar carro em países onde não é possível contar com um sistema de transporte tão eficaz. É altamente recomendado viajar de trem pela Suíça, pois além da praticidade e eficiência da linha férrea de lá, você também verá alguns dos cenários mais lindos da sua vida! 

Decidida pelo trem, agora tinha outra decisão a tomar: comprar os tickets de trem individualmente ou usar o Swiss Travel Pass? Para tomar essa decisão não teve outro jeito, tive que fazer conta!

O que é o Swiss Travel Pass?

O Swiss Travel Pass é um passe que serve para 99% dos transportes da Suíça (trens e ônibus).  São 29 mil quilômetros que se ligam através do transporte público que funcionam como um relógio: em todas as rotas, os trens partem sempre no mesmo minuto, a cada hora e hora e meia. Além disso, ele dá direito a entrada em vários museus e descontos em teleféricos que sobem para algumas montanhas e lagos.

É um passe que pode ser utilizado de duas formas distintas e apenas por turistas que visitam o país:

  • Swiss Travel Pass: pode ser utilizado em dias corridos e tem a opção de 3, 4, 8 ou 15 dias.
  • Swiss Travel Pass Flex: pode ser utilizado na quantidade de dias que você escolher, mas durante um período de 30 dias.

 

| Confira opções de hospedagem na Suíça |

Como usar o Swiss Travel Pass?

Depois de escolher entre o Pass ou o Pass Flex, comprar e imprimir, usar é muito fácil! Basta estar com ele em mãos e entrar em qualquer transporte atendido pelo passe. Não precisa de nada mais. Sente onde quiser (sempre na classe do passe que você comprou) e espere um fiscal passar e escanear seu bilhete. Mais fácil e cômodo que isso impossível!

Trens Panorâmicos

Os trens panorâmicos fazem as rotas mais lindas do país, passando por cenários inacreditáveis, a bordo de trens com janelas enormes que possibilitam ter uma visão sensacional do caminho. As linhas que recomendam fazer  reserva de assentos são: GoldenPass Line, Glacier Express, Bernina Express e Gotthard Panorama Express, pois possuem maior demanda.

Embora a Interlaken Express (ou Golden Express) também tenha opção de fazer reserva, ela não é tão conhecida quanto as outras, portanto não é necessário efetuar a reserva. Eu fiz um trecho desse trem panorâmico sem reserva e foi super tranquilo!

trens panorâmicos na Suiça estão incluídos no Swiss Travel Pass trens panorâmicos na Suiça estão incluídos no Swiss Travel Pass

1a ou 2a classe: qual escolher?

Nossos passes eram para a 1a classe, mas pude experimentar as duas opções e são bem parecidas. A única diferença é a quantidade de pessoas. Na primeira classe era mais silencioso e muito menos gente. Já na segunda classe a demanda é maior e existem horários de pico. Quando você faz a busca no site www.sbb.ch, ele mostra se a procura é baixa, média ou alta em cada horário pesquisado. Veja a imagem abaixo. A coluna destacada mostra a lotação da 1a e 2a classe em torno de 18h.

Se você pretende pegar o trem em horário de pico e com malas, aconselho a 1a classe. Mas se seus horários forem flexíveis, a 2a classe atende super bem. Dificilmente fica lotado, e caso esteja lotado, basta uma estação para que apareça algum assento vago.

Trem 1a classe da Suiça Swiss Travel Pass Trem 1a classe da Suiça Swiss Travel Pass

O que está incluído?

  • Viagens gratuitas de trem, ônibus e barco.
  • Viagem gratuita em trens panorâmicos premium (pode ser necessário reserva de assento e/ ou cobrança de taxa, como expliquei acima).
  • Uso gratuito dos meios de transporte público em mais de 90 áreas urbanas.
  • Entrada gratuita em mais de 500 museus
  • Inclui entrada parao Monte Pilatus, Rigi e Schynige Platte.
  • Até 50% de desconto em diversas outras excursões de montanha que com certeza você vai visitar, pois várias montanhas e atrações famosas fazem parte do desconto do STP, como Monte Titlis e o Teleférico Cabrio por exemplo.
  • Crianças menores de 6 anos acompanhadas por um titular de bilhete  válido viajam gratuitamente.

Entre outros benefícios.

Cote aqui o seu Seguro Viagem e viaje tranquilo! |

Quanto custa o Swiss Travel Pass?

*valores de Setembro de 2017. Para ver os valores atualizados e comprar o Swiss Travel Pass acesse o site.

Os valores estão em Francos Suiços (CHF). Use o conversor na barra lateral para saber o valor na moeda que quiser.

Vale a pena usar o Swiss Travel Pass?

Muita gente pergunta se vale a pena usar o Swiss Travel Pass. E a resposta é: depende do seu tipo de viagem! Para a minha viagem valeu muito a pena! Sem dúvida foi a melhor opção (confira as fotos dos lugares que visitei no Instagram).

Se você pretende visitar uma ou duas cidades somente, talvez não valha a pena. Mas se sua intenção é conhecer mais cidades, fazer bate-volta para montanhas e lagos (o que eu recomendo MUITO), andar de barco, visitar museus, o Swiss Travel Pass é sim a melhor opção.

Basta fazer as contas. Defina as cidades, montanhas e lagos que vai visitar e no site www.sbb.ch, coloque o trajeto entre as cidades e passeios para ver o valor do trem. 

Além disso, defina os passeios de barco e visitas a museus do seu interesse, e considere também os valores dos teleférios dos lagos e montanhas para saber quanto gastaria sem o Swiss Travel Pass. Depois é só comparar com o valor do passe e ver se vale a pena pra você.

  • Uma dica: Se o valor de tudo que você pretende fazer for só um pouco menor do que o valor do pass, ainda assim vale a pena comprar o pass, pela comodidade de não ter que ficar toda hora entrando em fila pra comprar bilhetes de trem quando chegar na estação. Tendo o pass, basta ir direto para o trem, sem qualquer burocracia. É super prático.

Exemplo prático:

* Os valores dos trens são aproximados, pois variam conforme dia e horário.

Viagem de 4 dias na Suiça fazendo base em apenas um lugar (exemplo: Base em Lucerna)

Supondo que seu roteiro seja:

Dia 1: Chegada em Zurique. Ida para Lucerna de trem – 13 CHF + Passeio de Barco (all day)  no Lago Lucerna –72 CHF (2a classe)  (Free com STP)  

Dia 2: Mont Titlis + Trubsee – 92 CHF (50% com STP)  + Trem Lucerna-Engelberg – 25 CHF  (ida e volta)

Dia 3: Stansenhorn (teleférico conversivel) 74 CHF ( (50% com STP)  + Bannalpsee: 21 CHF + Trem Lucerna-Stans – 10 CHF (ida e volta) + Trem e Bus de Stans até Bannalpsee – 20 CHF (ida e volta)

Dia 4: Mont Rigi – 36 CHF (Free com STP)   + Mont Pilatus –  76 CHF (Free com STP)  + Trem Lucerna – Mont Pilatus – 25 CHF (ida e volta) + 25 CHF (ida e volta) 

TOTAL: 489 CHF para fazer esses passeios sem o Swiss Travel Pass

Swiss Trave Pass para 4 dias: 412 CHF (+ 50% do Titlis e 50% do Stansenhorn) = 495 CHF

Neste exemplo, sem o Swiss Travel Pass você vai economizar apenas 6 CHF. É muito pouco perto da comodidade que o Swiss Travel Pass te dá, de chegar na estação apenas 5 minutos antes do trem partir e entrar, sem precisar fazer nada mais. E ainda ter flexibilidade de usar os trens em qualquer horário, mudar de trajeto se tiver necessidade e incluir outras atividades incluídas no passe no seu dia.

Neste caso eu já aconselho o STP. Se ainda for fazer alguma Rota Panorâmica, vale ainda mais! Mesmo tendo que fazer a reserva do assento por fora.

Caso ainda queira visitar algum museu, a economia ainda será maior, pois os museus são gratuitos com o passe.

Ficamos 8 dias no país e fizemos base em Lucerna e Berna. Passamos por várias cidades, montanhas e lagos nesse período e usamos o Swiss Travel Pass de 8 dias! Valeu muito a pena! Na minha opinião, só não vale a pena ter o Swiss Travel Pass se você tiver pouco tempo no país e pretende fazer poucos passeios. Mas são tantos lugares incríveis, que eu duvido que você vai resistir aproveitar cada segundo nesse país tão surpreendente que é a Suiça!


:: Nesta viagem tivemos o apoio da  Switzerland Tourism, que nos forneceu 2 Swiss Travel Pass para testarmos no nosso roteiro. Qualquer opinião relatada aqui é pessoal e reflete a nossa real experiência.


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

21 Comments

Camila Lisbôa

Ah Mari, que dica mais espetacular! Adorei os cálculos no final… é ótimo pra gente ver e ter a ideia se vale pro nosso roteiro ou não!

Direto e simples… adorei o post! Tá preciso 🙂

responder
Gabriela Torrezani

Ah…bom saber sobre o passe. Esse ano a Suiça entrou na minha lista depois de ver um monte de post lindo sobre o país. Opasse parece muito vantajoso, principalmente pela comodidade. Amei as fotos!!!!

responder
Andrea

Essas dicas para economizar são sempre muito bem vindas….e quando o assunto é transporte, melhor ainda. Obrigada por compartilhar.

responder
Viajar pela história - Catarina Leonardo

Quando estive na Suiça não comprei este passe, para mim não compensava. Mas ainda pesquisei um pouco sobre ele, sem dúvida que pode valer bem a pena.
Adorei ver as suas fotos e recordar a Suiça!

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

Verdade, tem que saber antes o que pretende fazer e colocar na ponta do lápis pra ver se é vantajoso! E considerar também a comodidade do passe, que é uma mão na roda! Obrigada pela visita!

responder
Robba Caravieri

Super diconas! Parabéns pela materia, esta tudo muito claro, vou salvar aqui pra usar futuramente. As fotos estão otimas! Abraços pra vcs

responder
ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO

Super bom seu post! Muito útil para quem for visitar esse maravilhoso país.

responder
Amanda Saviano

Caramba, parece ser uma ótima pedida este pass, hein! Acho que teria me ajudado muito se soubesse dele quando visitei a Suiça e achei os preços todos absurdos! hahahaha

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

hahahaha A Suiça não é dos países mais baratos, mas certamente um dos mais lindos que já fui, por isso acho que compensa esse investimento a mais! hehehe

responder
Katarina Holanda

Nossa, que massa esse post! Não sabia do travel pass e adorei a ideia! Eu ainda não dirijo e sempre procuro opções que não sejam alugar carro, bom saber. 🙂

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

Pra quem não dirige é maravilhoso mesmo! E até pra quem dirige, porque vc não precisa ficar se preocupando com velocidade e placas de trânsito! pode ficar só babando nessas paisagens maravilhosas!! hehe

responder
Tina Wells

Super dica! Adoro andar de trem e acho muito mais cômodo ter um passe que te dê direito a usar todos os transportes públicos para não ter que ficar comprando toda hora.

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

Sim, a praticidade é ótima! Já ganha muitos pontos por isso! Tb amo andar de trem, e com as vistas que a Suíça proporciona, então.. é demais!

responder
cris

Gostei muito da sua análise em relação a usar ou não! indo fazer uma viagem longa, com certeza vou adquirir o pass! Beijos!

responder
Camilla de Souza

Boa noite

vou sair de Paris para chegar na Suiça e li que o swiss travel pass da desconto em trens saindo de outras cidades para chegar na suiça.. vc sabe se isto é verdade?
Você pode disponibilizar o seu roteiro de 8 dias? também irei ficar 8 dias na suiça.

obrigada

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

Oi Camilla!
Não sei dessa informação sobre desconto em trens saindo de outras cidades, fora da Suíça. Que eu saiba, com o STP você tem acesso ao transporte dentro da Suíça (e inclui alguns trens que chegam até a Itália, na Rota Panorâmica) mas fora do país eu não sei. Vou até pesquisar pra saber se procede essa informação e te aviso por aqui!
Quando é a sua viagem? Já estou preparando o Roteiro de 8 dias para publicar no blog! 🙂

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

Oi Camilla,

Entrei em contato com a Switzerland Tourism e eles confirmaram que não tem. Talvez seja um produto diferente, mas não é o Swiss Travel Pass.
veja a resposta deles abaixo:
“O Swiss Travel Pass só é válido em território suíço (e em Liechtenstein), não fornecendo nenhum outro desconto fora da Suíça.”

Beijos

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *