roteiros

Roteiro pelo bairro de Laranjeiras – Rio de Janeiro

Atualizado em:

Este post faz parte de um projeto realizado por mim e duas amigas fotógrafas que consiste em desenhar e fotografar roteiros por diversos bairros do Rio de Janeiro. Este é o primeiro post do projeto e o roteiro é pelo bairro de Laranjeiras – Rio de Janeiro
As fotos que ilustram o post são das maravilhosas Lu Mattos e Natália Zula.

Sobre Laranjeiras – Rio de Janeiro

É um dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro, com origem no século XVII. Localizado na zona sul da cidade, bem perto de outros bairros famosos como Catete, Flamengo, Cosme Velho e Botafogo, tem uma atmosfera familiar e é super agradável para viver e para passear.

A Rua das Laranjeiras é a via principal que cruza todo o bairro. Começa no Largo do Machado e segue até a Rua Cosme Velho. No bairro também corre o Rio Carioca, que hoje é canalizado e passa por baixo do asfalto, mas já foi a principal fonte de abastecimento de água da cidade,  até a chegada da família real portuguesa.

Além da família real, Laranjeiras abrigou muitos outros ilustres moradores entre os séculos XIX e XX, como o engenheiro Pereira Passos, a Princesa Isabel, o poeta Olavo Bilac, Villa-Lobos, o banqueiro Eduardo Guinle, o compositor Vinicius de Moraes, os escritores Machado de Assis e Cecília Meirelles, entre outros… e mais recentemente a cantora Cássia Eller, que imortalizou o bairro de Laranjeiras em uma de suas músicas de sucesso.

Parques, lojas, restaurantes, padarias, praças, feiras locais, chorinho, ruas fotogênicas, isso é só um pouco do que  você vai encontrar pelo bairro de Laranjeiras.

Delimitação do bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro

O que fazer em Laranjeiras – Rio de Janeiro: Roteiro de 1 dia pelas ruas do bairro

O ponto de partida do nosso roteiro é no Largo do Machado.
Metrô: Largo do Machado 

Que tal começar com um café da manhã diferente em Laranjeiras?  Saia pela saída B do metrô, que fica no meio do Largo do Machado. Ao sair do metrô, olhe para a sua esquerda. Você verá uma galeria, a Galeria Condor. Entre na Galeria e siga até chegar na Rotisseria Sírio Libanês, pelo corredor da esquerda. 

Rotisseria Sírio Libaneza

A Rotisseria Sírio Libaneza é um restaurante tradicional no Largo do Machado. Serve comida árabe de excelente qualidade, e suas esfihas já foram eleitas pela Revista Comer e Beber Veja Rio o melhor salgado do Rio de Janeiro.
Pra começar o dia, nada melhor do que uma esfiha e um refresco de cajú, combinação perfeita para iniciar o Roteiro por Laranjeiras.

Galeria Condor – Largo do Machado, 29 – Lojas 16 a 19 / 32 e 33
Largo do Machado – Saída B
Seg-Sáb – 08h30 às 22h

Vila do Largo

Em meio a confusão do Largo do Machado, tem um oásis secreto, um refúgio com clima bucólico, que abriga um polo de economia colaborativa com galerias de arte, lojinhas, restaurante, co-working, entre outras coisas. A Vila do Largo é obra do arquiteto Carlos Rangel, 64 que, em 2002, arrematou uma vila totalmente destruída e, aos poucos, revitalizou o espaço lhe dando uma nova vida! Com a pandemia, infelizmente algumas lojas fecharam. Essa vila é repleta de plantas, é charmosa e fotogênica. Uma ótima opção para fugir da correria do dia a dia e dar um respiro. Estou na torcida para que abram muitas novidades por lá!

R. Gago Coutinho, 6
Largo do Machado – Saída B
Seg-Sáb – 09 às 18h

Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Vila do Largo
Foto: Lu Mattos

Parque Eduardo Guinle

Popularmente conhecido como Parque Guinle, essa área de 24.750 m2 era originalmente uma chácara comprada pelo Dr. Eduardo Guinle para construir sua residência. Hoje a mansão dos Guinle é conhecida como Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do RJ. A entrada do Parque está localizada no fim da Rua Gago Coutinho, através de um lindo e imponente portão de ferro fundido recém restaurado, que dá acesso a uma enorme área verde com lago, escadarias, alamedas, gramados, árvores, plantas e patinhos.

Ao entrar no parque, olhando para a direita, é possível ver um conjunto de prédios projetados por Lúcio Costa, autor do projeto urbanístico de Brasília.

R. Gago Coutinho, 66 e Rua Paulo César de Andrade, 70 e 106
Largo do Machado – Saída B

Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Parque Guinle
Foto Lu Mattos

Mural All Star – Cássia Eller

Esse mural, localizado abaixo do Viaduto Engenheiro Noronha, esquina com a Rua Pinheiro Machado, homenageia a cantora Cássia Eller. O grafite é uma das ações do movimento “Laranjeiras Sorri”, idealizado com o objetivo de colorir e melhorar o aspecto dos principais pontos de assalto no bairro.

O desenho em homenagem a Cássia, que era ex-moradora do bairro, teve aprovação da família da cantora, e também de Nando Reis, autor da canção “All Star”, que teve a estrofe escrita no muro. O famoso All Star azul da música, o botão do elevador de número 12 e o rosto de Cássia Eller também estão estampados na pintura.

R. das Laranjeiras, esquina com Pinheiro Machado (abaixo do Viaduto Engenheiro Noronha).
Largo do Machado – Saída B

Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Muro All Star
Foto: Lu Mattos

Casas Casadas 

Essa construção histórica é chamada de Casas Casadas  por serem coladas umas às outras. Juntas, elas formam seis residências multifamiliares autônomas com arquitetura em estilo neoclássico, que foram construídas por etapas,  entre os anos de 1874 e1875 e posteriormente em 1885, sob responsabilidade do comerciante português Antonio Oliveira Leal.  Após a morte de Antônio, em 1888, as casas foram passadas pelas gerações da família Leal. 
O endereço é Rua das Laranjeiras, mas as entradas são pela Rua Leite Leal. Em 1970 cogitaram demolir as casas para explorar essa área, pois o bairro estava em expansão imobiliária. Mas a demolição não aconteceu graças aos moradores de Laranjeiras que criaram um movimento contra. Em 1979, a construção foi tombada pelo INEPAC. Em 1988, as Casas Casadas foram doadas para a Beneficência Portuguesa.
Em 1994, as residências foram atingidas por um incêndio e posteriormente o imóvel foi adquirido pela Prefeitura do Rio. Em 1997 começou a restauração das Casas, que hoje abriga a sede da RioFilme, braço municipal na distribuição de filmes na cidade.

R. das Laranjeiras, 307/Rua Leite Leal, nº 11
Largo do Machado – Saída B

Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Casas Casadas Rua Leite Leal
Foto: Lu Mattos

Rua Pires de Almeida

A Rua Pires de Almeida fica bem no limite de Laranjeiras com o Cosme Velho. Apesar de não ser muito conhecida pela população em geral, ela abriga um conjunto de edifícios art déco construído nos anos 20. A rua é formada por 23 edifícios coloridos que dão à rua um charme e um ar bucólico de interior. A cereja do bolo aparece quando você sobe até quase o final da rua. Ao virar para o lado oposto da pedra, você verá o Cristo, ladeado pelas casinhas coloridas. Vale a visita pela história e pela foto linda.
A Rua Pires de Almeida lembra um pouco a Rue Crémieux, em Paris, que já citei no post  sobre Lugares diferentes em Paris.

OBS: Lembre-se que é uma rua residencial. Não faça barulho e respeite a porta dos edifícios.

R. Pires de Almeida
Largo do Machado – Saída B

Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Rua Pires de Almeida
Foto: Natalia Zula