roteiros

Roteiro pelo bairro de Laranjeiras – Rio de Janeiro

Atualizado em:

Este post faz parte de um projeto realizado por mim e duas amigas fotógrafas que consiste em desenhar e fotografar roteiros por diversos bairros do Rio de Janeiro. Este é o primeiro post do projeto e o roteiro é pelo bairro de Laranjeiras – Rio de Janeiro
As fotos que ilustram o post são das maravilhosas Lu Mattos e Natália Zula.

Sobre Laranjeiras – Rio de Janeiro

É um dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro, com origem no século XVII. Localizado na zona sul da cidade, bem perto de outros bairros famosos como Catete, Flamengo, Cosme Velho e Botafogo, tem uma atmosfera familiar e é super agradável para viver e para passear.

A Rua das Laranjeiras é a via principal que cruza todo o bairro. Começa no Largo do Machado e segue até a Rua Cosme Velho. No bairro também corre o Rio Carioca, que hoje é canalizado e passa por baixo do asfalto, mas já foi a principal fonte de abastecimento de água da cidade,  até a chegada da família real portuguesa.

Além da família real, Laranjeiras abrigou muitos outros ilustres moradores entre os séculos XIX e XX, como o engenheiro Pereira Passos, a Princesa Isabel, o poeta Olavo Bilac, Villa-Lobos, o banqueiro Eduardo Guinle, o compositor Vinicius de Moraes, os escritores Machado de Assis e Cecília Meirelles, entre outros… e mais recentemente a cantora Cássia Eller, que imortalizou o bairro de Laranjeiras em uma de suas músicas de sucesso.

Parques, lojas, restaurantes, padarias, praças, feiras locais, chorinho, ruas fotogênicas, isso é só um pouco do que  você vai encontrar pelo bairro de Laranjeiras.

Delimitação do bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro

O que fazer em Laranjeiras – Rio de Janeiro: Roteiro de 1 dia pelas ruas do bairro

O ponto de partida do nosso roteiro é no Largo do Machado.
Metrô: Largo do Machado 

Que tal começar com um café da manhã diferente em Laranjeiras?  Saia pela saída B do metrô, que fica no meio do Largo do Machado. Ao sair do metrô, olhe para a sua esquerda. Você verá uma galeria, a Galeria Condor. Entre na Galeria e siga até chegar na Rotisseria Sírio Libanês, pelo corredor da esquerda. 

Rotisseria Sírio Libaneza

A Rotisseria Sírio Libaneza é um restaurante tradicional no Largo do Machado. Serve comida árabe de excelente qualidade, e suas esfihas já foram eleitas pela Revista Comer e Beber Veja Rio o melhor salgado do Rio de Janeiro.
Pra começar o dia, nada melhor do que uma esfiha e um refresco de cajú, combinação perfeita para iniciar o Roteiro por Laranjeiras.

Galeria Condor – Largo do Machado, 29 – Lojas 16 a 19 / 32 e 33
Largo do Machado – Saída B
Seg-Sáb – 08h30 às 22h

Vila do Largo

Em meio a confusão do Largo do Machado, tem um oásis secreto, um refúgio com clima bucólico, que abriga um polo de economia colaborativa com galerias de arte, lojinhas, restaurante, co-working, entre outras coisas. A Vila do Largo é obra do arquiteto Carlos Rangel, 64 que, em 2002, arrematou uma vila totalmente destruída e, aos poucos, revitalizou o espaço lhe dando uma nova vida! Com a pandemia, infelizmente algumas lojas fecharam. Essa vila é repleta de plantas, é charmosa e fotogênica. Uma ótima opção para fugir da correria do dia a dia e dar um respiro. Estou na torcida para que abram muitas novidades por lá!

R. Gago Coutinho, 6
Largo do Machado – Saída B
Seg-Sáb – 09 às 18h

Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Vila do Largo
Foto: Lu Mattos

Parque Eduardo Guinle

Popularmente conhecido como Parque Guinle, essa área de 24.750 m2 era originalmente uma chácara comprada pelo Dr. Eduardo Guinle para construir sua residência. Hoje a mansão dos Guinle é conhecida como Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do RJ. A entrada do Parque está localizada no fim da Rua Gago Coutinho, através de um lindo e imponente portão de ferro fundido recém restaurado, que dá acesso a uma enorme área verde com lago, escadarias, alamedas, gramados, árvores, plantas e patinhos.

Ao entrar no parque, olhando para a direita, é possível ver um conjunto de prédios projetados por Lúcio Costa, autor do projeto urbanístico de Brasília.

R. Gago Coutinho, 66 e Rua Paulo César de Andrade, 70 e 106
Largo do Machado – Saída B

Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Parque Guinle
Foto Lu Mattos

Mural All Star – Cássia Eller

Esse mural, localizado abaixo do Viaduto Engenheiro Noronha, esquina com a Rua Pinheiro Machado, homenageia a cantora Cássia Eller. O grafite é uma das ações do movimento “Laranjeiras Sorri”, idealizado com o objetivo de colorir e melhorar o aspecto dos principais pontos de assalto no bairro.

O desenho em homenagem a Cássia, que era ex-moradora do bairro, teve aprovação da família da cantora, e também de Nando Reis, autor da canção “All Star”, que teve a estrofe escrita no muro. O famoso All Star azul da música, o botão do elevador de número 12 e o rosto de Cássia Eller também estão estampados na pintura.

R. das Laranjeiras, esquina com Pinheiro Machado (abaixo do Viaduto Engenheiro Noronha).
Largo do Machado – Saída B

Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Muro All Star
Foto: Lu Mattos

Casas Casadas 

Essa construção histórica é chamada de Casas Casadas  por serem coladas umas às outras. Juntas, elas formam seis residências multifamiliares autônomas com arquitetura em estilo neoclássico, que foram construídas por etapas,  entre os anos de 1874 e1875 e posteriormente em 1885, sob responsabilidade do comerciante português Antonio Oliveira Leal.  Após a morte de Antônio, em 1888, as casas foram passadas pelas gerações da família Leal. 
O endereço é Rua das Laranjeiras, mas as entradas são pela Rua Leite Leal. Em 1970 cogitaram demolir as casas para explorar essa área, pois o bairro estava em expansão imobiliária. Mas a demolição não aconteceu graças aos moradores de Laranjeiras que criaram um movimento contra. Em 1979, a construção foi tombada pelo INEPAC. Em 1988, as Casas Casadas foram doadas para a Beneficência Portuguesa.
Em 1994, as residências foram atingidas por um incêndio e posteriormente o imóvel foi adquirido pela Prefeitura do Rio. Em 1997 começou a restauração das Casas, que hoje abriga a sede da RioFilme, braço municipal na distribuição de filmes na cidade.

R. das Laranjeiras, 307/Rua Leite Leal, nº 11
Largo do Machado – Saída B

Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Casas Casadas Rua Leite Leal
Foto: Lu Mattos

Rua Pires de Almeida

A Rua Pires de Almeida fica bem no limite de Laranjeiras com o Cosme Velho. Apesar de não ser muito conhecida pela população em geral, ela abriga um conjunto de edifícios art déco construído nos anos 20. A rua é formada por 23 edifícios coloridos que dão à rua um charme e um ar bucólico de interior. A cereja do bolo aparece quando você sobe até quase o final da rua. Ao virar para o lado oposto da pedra, você verá o Cristo, ladeado pelas casinhas coloridas. Vale a visita pela história e pela foto linda.
A Rua Pires de Almeida lembra um pouco a Rue Crémieux, em Paris, que já citei no post  sobre Lugares diferentes em Paris.

OBS: Lembre-se que é uma rua residencial. Não faça barulho e respeite a porta dos edifícios.

R. Pires de Almeida
Largo do Machado – Saída B

Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Rua Pires de Almeida
Foto: Natalia Zula
Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Rua Pires de Almeida
Foto: Lu Mattos

Chegamos no limite de Laranjeiras com Cosme Velho. Agora voltaremos pela Rua das Laranjeiras passando por outros pontos do bairro.

Rua General Glicério

No dia a dia é uma rua como outra qualquer, residencial e calma. No Sábado ela se transforma! A Rua General Glicério abriga uma famosa feira no bairro, que começa bem cedo e vende de tudo, peixe, flores, artesanato, drinks, comidinhas como pastel, tapioca e até ostras frescas para comer na hora. O ponto alto começa por volta de meio-dia quando músicos se juntam para tocar chorinho! É um momento delicioso e um programa perfeito para o sábado! Ali perto da praça está o Maya Café, um café bem charmosinho para aquela parada estratégica para um descanso e um café!

R. Pires de Almeida
Largo do Machado – Saída B

Praça da General Glicério

Palácio Guanabara

O Palácio Guanabara é hoje a sede oficial do governo do Rio de Janeiro, mas já foi a casa da Princesa Isabel, da família Guinle e de muitos presidentes da República. A história e suas curiosidades podem ser descobertas em visitas guiadas e gratuitas de aproximadamente 1 hora, aos sábados, que precisam ser agendadas previamente por e-mail (se informar antes para verificar se já retornaram com as visitas, que foram pausadas durante a pandemia do coronavírus).

R. Pinheiro Machado
Largo do Machado – Saída B
 visitaguiada@casacivil.rj.gov.br (com nome completo, RG e CPF e telefone para contato)

Rua Paissandu

A Rua Paissandu é uma das ruas mais lindas da cidade. Uma parte fica em Laranjeiras e outra parte no Flamengo. A partir do Palácio Guanabara, você pode ir seguindo pela rua e admirando as lindas palmeiras imperiais que acompanham a rua do início ao fim. Uma curiosidade sobre a Rua Paissandu é que as palmeiras imperiais existem graças à Princesa Isabel, que, no século XIX mandou plantar palmeiras ao longo de toda a Rua Paissandu para que ela pudesse ir a pé até a Praia do Flamengo pela sombra.

Restaurante Severyna

A nossa escolha para o almoço no Roteiro de Laranjeiras foi no restaurante Severyna, tradicional restaurante de culinária nordestina que existe há mais de 20 anos na Rua Ipiranga.
O Severyna fica em uma casa antiga de 2 andares, toda decorada com temas nordestinos e folclore da região. A comida nordestina do Severyna tem como pratos principais o Baião de Dois, a Carne de Sol com Queijo Coalho entre muitos outros. Um dos mais pedidos é o Atoladinho de carne seca com purê de macaxeira gratinado com queijo coalho, que foi o nosso pedido e nós amamos! Dá água na boca só de lembrar! É o prato que conhecemos como escondidinho de carne seca, e o do Severyna foi o melhor que já comi!. Simplesmente divino! Antes da pandemia, o restaurante oferecia shows de forró ao vivo e também tem um espaço no segundo piso que podia ser reservado para eventos particulares. Na torcida para  que consigam retornar as atividades normais em breve.

R. Ipiranga, 54
Largo do Machado – Saída B
https://www.severyna.com.br

Roteiro Laranjeiras Rio de Janeiro Restaurante Severyna
Foto Lu Mattos

Praça São Salvador

Se aos sábados o Chorinho é na general Glicério, aos domingos ele acontece na Praça São Salvador, às 11h. O grupo Arruma o Coreto foi criado em 2007, embala as tardes de domingo na praça, onde também rola uma feirinha de artesanato e comidinhas. É um lugar onde pessoas de todas as idades se reúnem para curtir o fim de semana.

R. Esteves Junior
Largo do Machado – Saída B

Praça São Salvador

Tacacá do Norte

Pra encerrar o nosso Roteiro por Laranjeiras, fomos no Tacacá do Norte, um restaurante/bar Paraense, com comidas típicas da região. Embora ele não esteja localizado exatamente em Laranjeiras e sim no Flamengo, ele está praticamente na divisa entre os dois bairros, e por isso acho que vale muito dar uma esticadinha até lá pra provar um açaí raiz da melhor qualidade! Em 2 minutos caminhando a partir do Largo do Machado você está no Tacacá! Já falei sobre ele no post O Melhor Açaí do Rio de Janeiro

Rua Barão do Flamengo, 35
Largo do Machado – Saída B

Tacacá do Norte

Aqui encerramos nosso Roteiro de 1 dia pelo bairro de Laranjeiras. Laranjeiras é um bairro cheio de história e cultura e não se esgota aqui. Existem muitos outros lugares que merecem ser visitados em Laranjeiras, mas que ficaram para um próximo post!

Abaixo, um mapa com todos os lugares por onde passamos, para te ajudar no trajeto! Se fizer o roteiro depois volta aqui pra me contar como foi! Vou adorar saber! 🙂

E se quiserem fotos lindas como essas do post, a Lu Mattos e a Natalia Zula tem pacotes de fotos pela cidade. Entrem em contato com elas pra fechar uma sessão de fotos por Laranjeiras!


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

Um Comentário

Vilma Higelin

ola! sou brasileira moro na Suiça estou indo ao Brasil vou ficar em laranjeiras, “”merci” pelas digas
Vilma

responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.