dicas despachadas

Retomada do turismo no Rio de Janeiro: Selo Turismo Responsável

pós COVID-19

Atualizado em:

A Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro criou o selo  “TURISMO CONSCIENTE RJ”,  com objetivo de orientar empresas e auxiliar os turistas para a retomada da atividade – quando autorizada pelas autoridades sanitárias – para que a volta dos deslocamentos das pessoas seja feita de forma ordenada e protegida.

Todas as informações podem ser acessadas através do site oficial e de uma cartilha com 10 mandamentos do Turismo Consciente na cidade do Rio, para instruir os turistas em relação aos cuidados que devem ter pós pandemia.

Retomada do Turismo no Rio de Janeiro

Importante 

A certificação segue as seguintes premissas: Todos os protocolos de procedimentos e datas de flexibilização das áreas turísticas, respeitarão as orientações da Secretaria de Estado de Saúde; O manual foi desenvolvido em parceria com a iniciativa privada , instituições e entidades de vários segmentos do setor e com posterior chancela das autoridades de saúde; O selo segue exemplos pelo mundo de utilização do princípio da autodeclaração, onde a iniciativa privada se responsabiliza pela adoção das medidas que resultará na boa imagem da cadeia produtiva do turismo local e consequentemente, do destino. Oferecendo credibilidade ao consumidor.

>> Leia também: Onde ver o pôr do sol no Rio de Janeiro

Como funciona

O site oferece duas áreas: empresas e turistas

Empresas

Nessa área, as empresas poderão cadastrar o seu negócio para obter o certificado “TURISMO CONSCIENTE RJ”.
Os responsáveis por hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos turísticos, agências de viagem, transportes turísticos, organizadores de eventos,  espaços para eventos e guias de turismo deverão se cadastrar no site, onde terão acesso ao manual de protocolos que deverão ser seguidos.

Além das obrigatoriedades comuns a qualquer estabelecimento, como uso de máscaras pelos funcionários, disponibilização de álcool gel 70%, aumento na frequência de higienização, entre outras, os estabelecimentos  deverão se comprometer com outras ações de acordo com o ramo de atuação, por exemplo: hotéis deverão alterar a forma de check in, agências deverão trabalhar apenas com estabelecimentos com o selo de garantia, organizadores de eventos deverão disponibilizar assentos com, pelo menos, 1,5 metro de distância entre si, etc…

São medidas importantes que deverão ser seguidas para garantir segurança tanto para os funcionários quanto para os visitantes. Por isso, os estabelecimentos só terão direito ao selo se seguirem o protocolo completo.

Retomada do turismo no Rio de Janeiro pós COVID-19

 

>> Leia também: O que fazer na Ilha de Paquetá. Bate-volta a partir do RJ.

Turistas

Os turistas poderão buscar os estabelecimentos com o selo “TURISMO CONSCIENTE RJ”, pesquisando pelo nome, pela cidade ou pela área de atuação.

É uma forma de os turistas identificarem os locais que estão comprometidos com as medidas de saúde e segurança de clientes e funcionários.

 

Retomada do turismo no Rio de Janeiro pós COVID-19

 

O turismo é muito importante para a economia do Estado do Rio e também é responsável pela renda e empregos de milhares de pessoas. Por isso, a implementação dessa medida e seguimento desse protocolo é fundamental para o sucesso do selo, que vai ajudar a direcionar o novo turismo no Estado.

Ter o selo significa que o estabelecimento ou profissional é confiável?

Quando entrei no site, a primeira coisa que procurei foi como esse selo seria ofertado. Me fiz vários questionamentos:

  • Vai existir alguma avaliação presencial?
  • Vai ter fiscalização após o selo?
  • Com base em que os estabelecimentos irão receber autorização para uso do selo como um certificado de cumprimento das regras? 

 

Pelo que eu entendi, cada estabelecimento ou profissional de turismo que se habilita para receber o selo está automaticamente concordando em seguir os protocolos determinados pelo Ministério do Turismo. Outra informação que consta no site é que não terá fiscalização. A responsabilidade é jogada para os turistas que podem denunciar ou sinalizar empresas e profissionais que não estão cumprindo os protocolos.

Sabemos que muitos profissionais estão preocupados de fato com a segurança dos turistas e irão seguir os protocolos, mas sem fiscalização, empresas e profissionais que não se adequarem ao protocolo também vão se beneficiar com um selo de garantia que pode não ser tão garantido assim.

E ai? Como iremos confiar buscando apenas pelo site oficial se determinado lugar/profissional está realmente cumprindo as regras?

O turismo foi um dos segmentos mais prejudicados com a pandemia e de fato precisa de muito apoio e de iniciativas que contribuam para essa retomada. Mas por ser um assunto tão sério e delicado, na minha opinião precisa de iniciativas mais criteriosas e que de fato protejam os turistas.

No caso do selo, os turistas terão que acreditar e depois se certificar se realmente estão de acordo ou não. Ainda não será possível ir a um determinado lugar tendo certeza que encontraremos um local seguro.

Bom, uma coisa é certa: com o COVID-19, a forma de fazer turismo e turistar mudou para sempre! Por isso, empresas e turistas precisam estar alinhados para transformar a mentalidade construída ao longo dos anos! Temos que ser resilientes e colocar em prática nossa capacidade de adaptação, de se reinventar e de transformar o limão em limonada! E vamos conseguir, eu acredito nisso!

 


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.