comes e bebes

O melhor açaí do Rio de Janeiro

e outras iguarias do Pará

14 jan 2016
faixada tacacá do norte

Até pouco tempo atrás eu pedia um açaí com banana de qualquer lanchonete no RJ e achava a oitava maravilha do mundo. Isso antes de vivenciar a real experiência de um açaí do norte em um espaço simples, estilo boteco,  que você não dá a menor importância ao passar na frente dele. O Tacacá do Norte não tem mesas, apenas um balcão onde você faz os pedidos e come ali mesmo.

O que me chamou atenção foi que, embora tivesse cara de boteco, estava sempre lotado. Quando olhei a tabela de preços e vi que o açaí custava R$20 (600ml), fiquei com mais vontade ainda. Como pode um lugar vender açaí por R$20 reais e viver cheio? Deve ser o melhor açaí do mundo – pensei! Se é O melhor do mundo eu não sei, mas UM DOS melhores, tenho certeza!

O local não tem cardápio. Fica tudo exposto ali na parede pra você ir pedindo tudo que quiser experimentar!

Sentamos e pedimos um açaí com banana e fomos logo interrompidos pelo atendente dizendo que lá não tinha com banana. Apenas com açúcar ou guaraná. – Ok, guaraná! (com cara de vergonha)

No balcão na minha frente tinha uma estufa cheia de “coxinha”. Pedimos: “Me vê duas coxinhas, por favor!”. Interrompidos novamente: Isso é unha de carangueijo! Ok, duas por favor! (sem saber onde enfiar a cara)

A essa altura já não queríamos pedir mais nada com medo de cometer mais uma gafe. Mas depois que uma pessoa mais desavisada chegou, olhou pra unha e pediu um croquete, me senti bem melhor e mais encorajada a pedir outras coisas!

A consistência do açaí é perfeita, cremosa, uniforme, sem aqueles pedaços de gelo mal batido que vem quando você pede em lanchonetes. Pra quem gosta de açaí congelado talvez não curta muito o do Tacacá, mas sugiro experimentar. Embora não tenha pedaços de gelo, ele é fresco, geladinho, mas não congelante. O sabor é muito mais marcante feito dessa forma! Pra mim, o gelo tira o sabor da fruta, e no Tacacá do Norte fica super saboroso justamente por não ser aquela polpa congelada! Pra acompanhar você pode colocar granola ou flocos de tapioca, que dá um toque regional para finalizar.

A casquinha de siri  também é deliciosa e bem servida, dá tranquilamente pra dividir! Um outro prato que comi lá é o que dá o nome do lugar, o famoso Tacacá, uma iguaria da região amazônica brasileira, em particular do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Pará e Rondônia . É preparado com um caldo fino e bem temperado geralmente feito com sal, cebola, alho, coentro do norte, coentro e cebolinha e, principalmente, um caldo amarelado, chamado tucupi. Coloca-se esse caldo por cima da goma de tapioca, também servida com camarão seco e jambu. Serve-se muito quente, temperado com pimenta, em cuias. O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixado em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior. (Fonte: Wikipédia)

Bem, não é exatamente o que podemos chamar de maravilhoso. É exótico, estranho, mas eu até gosto de comidas assim. O tempero é bom, o camarão é bom, mas a goma de tapioca que fica no fundo é bem gosmenta. Enchi da farinha e comi feliz! Mas ainda prefiro ficar com o açaí e a unha mesmo!

Rua Barão do Flamengo, 35.   Largo do Machado
 Seg-Sáb | 08:30h às 23h e Dom | 09h às 19h.

travel photographer, fotografa de viagem no Rio de Janeiro

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram e no Pinterest
Assine o blog


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *