roteiros

Roteiro de 3 dias em São Petersburgo

Atualizado em:

Era janeiro de 2014, e eu estava começando a planejar a tradicional Eurotrip do meio do ano. Depois de muitas passagens pela Europa, queria um roteiro diferente e foi aí que decidi incluir a Rússia nessa viagem. Depois de muito pensar na logística, escolhi São Petersburgo e Moscou, as mais tradicionais cidades russas.

Sobre São Petersburgo

São Petersburgo é a quarta maior cidade da Europa e a segunda maior cidade da Rússia, e está localizada ao longo do Rio Neva. Foi planejada e fundada em 1703 por Pedro, o Grande, que transformou São Peter, como é informalmente chamada, em uma grande capital do Império Russo, a capital dos Czares. Suas inspirações vem dos canais de Veneza e das construções de Paris, por isso é considerada a metrópole mais ocidentalizada da Rússia. No período soviético, em 1924, ela passou a se chamar Leningrado, em homenagem a Lenin, e deixou de ser a capital da Rússia, passando o título para Moscou.. Em 1991, após o colapso da União Soviética, ela voltou a ter o nome original. Hoje ostenta o título mais que merecido de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Informações úteis Rússia São Petersburgo

 

Clima em São Petersburgo

São Petersburgo é uma das cidades mais frias do mundo. Os verões são curtos, quentes e úmidos e invernos longos, frios e chuvosos.

 

Como se locomover em São Petersburgo

O metrô é o principal meio de transporte da cidade. É todo decorado com traços socialistas. Mais do que um meio de transporte, é também uma atração da cidade. É limpo e de fácil acesso por toda a cidade.

O que fazer em São Petersburgo em 3 dias

Dia 01 – Centro histórico

Tire um dia para visitar as atrações do centro histórico. Nessa região você consegue fazer tudo caminhando.

Museu Hermitage – Antiga residência dos Czares russos. Foi erguido por Catarina, e hoje é um dos mais antigos e maiores museus do mundo. O acervo é composto de obras da história russa e também de obras de artistas renascentistas como Leonardo da Vinci, e outros artistas mais recentes  como Picasso e Cezanne. O museu é grandioso tanto por fora como por dentro. Passear pelo seu interior é uma viagem no tempo.

Dvortsovaya Naberezhnaya, 34        Admiralteyskaya

  Ter,Qui,Sáb e Dom | 10:30h às 18h. Qua e Sex | 10:30 às 21h

600, 400 ou 300 RUB, dependendo da área visitada. Grátis para Estudantes. Toda 1a quinta-feira do mês a entrada é gratuita para todos os visitantes.

Hermitage em São Petersburgo

 

 

Catedral de São Isaac – A Catedral de São Isaac é a maior e mais suntuosa catedral ortodoxa de São Petersburgo. Sua cúpula de ouro, arquitetura e ornamentação das portas impressionam. Hoje a igreja também é um museu e você pode subir no alto da cúpula e ver a cidade de cima.  Um detalhe que chama atenção são as marcas de bala nas paredes, resquícios da Segunda Guerra Mundial.

St Isaac’s Square, 4     Admiralteyskaya     Igreja: 250 RUB  Cúpula: 150 RUB

 Seg-Ter e Qui-Dom | 10h30 às 18h. De 01 de maio a 30 de setembro é possível também visitar a igreja a noite: 18h às 22:30h

Catedral de São Isaac em São Petersburgo

 

Catedral de Kazaan – Está localizada na principal avenida da cidade,  a Nevsky Prospekt, por onde você irá passar várias vezes durante sua visita à São Petersburgo. É uma Catedral Ortodoxa Russa,  réplica da Basílica de São Pedro, em Roma, e foi construída em 1811. Esse templo foi erguido para abrigar a imagem da Nossa Senhora de Kazan, ícone mais venerada da Rússia.

Kazan Square, 2      Nevsky Prospect

       Seg-Dom | 08:30h às 20h Grátis

Basilica de Kazan  em São Petersburgo Basilica de Kazan  em São Petersburgo

 

Savior on the Spilled Blood – Cartão-postal mais famoso de São Petersburgo e um dos locais mais visitados e fotografados. Em relação às outras igrejas, ela é mais recente, concluída em 1907. Fica de frente para o canal Griboedov, exatamente no local da tentativa de assassinato do Czar Alexandre II. Desse fato vem o nome da Igreja “sangue derramado”. Sua beleza é simplesmente hipnotizante e, na minha opinião, é tão bonita quanto a famosa Igreja de São Basílio, localizada em Moscou (ou mais, não sei, tô na dúvida haha).

Griboedov canal embankment, 2б         Nevsky Prospect    250 RUB

 Seg-Ter e Qui-Dom | 10:30h às 18h. De 01 de maio a 30 de setembro é possível também visitar a igreja a noite: 18h às 22:30h

Igreja do Sangue Derramado em São Petersburgo Igreja do Sangue Derramado em São Petersburgo

| Roteiro: O que fazer em Moscou|

Fortaleza de Pedro e Paulo  – Localizado do outro lado do Rio Neva, é uma fortaleza que foi construída para a guerra. Este lugar se tornou sagrado e é onde estão enterrados vários Czares, como o fundador da cidade, Pedro, o Grande.

Do metrô Gorkovskaya, cruze o Parque Alexandrivsky na direção da Ponte Trinity (Troitsky Bridge). De ônibus, é o número 46. Do metrô Sportivnaya, caminhe pela Dobrolyubova na direção da Kronverksky Prospekt. De Tram, são os números 6 ou 40.

Catedral: 350 RUB. As outras atrações da fortaleza são pagas à parte e variam entre 50 e 150 RUB.

 Seg-Ter e Qui-Dom | 06:00h às 20h. Os museus e catedral ficam abertos de 11h às 18h.

Fortaleza de Pedro e Paulo em São Petersburgo

Fortaleza de Pedro e Paulo em São Petersburgo

Mesquita Sobornaya – Fica bem próxima à Fortaleza. Tem uma linda cúpula azul turquesa, possível de ser vista desde a ponte Trinity. Infelizmente quando estive lá ela estava em obras.

Kronverksky av. 7  Seg-Dom | 10h às 17h

 

Dia 02 – Peterhof Palace

Peterhof Palace – É um lugar de cair o queixo diante de sua enormidade e riqueza. Localizado a 30km de São Petersburgo, tem jardins lindos, com fontes, palácios, e muito dourado! Dava pra ver que Pedro, o Grande, tinha mania de grandeza e além disso também era muito brincalhão: criou algumas pegadinhas para seus visitantes. Uma delas é quando as águas das fontes jorram para todos os lados molhando quem está por perto. Não se zangue, vai curtir a beleza e tranquilidade do lugar.

O acesso é feito através de barcos que saem da frente do Hermitage. Compre o bilhete e aguarde a hora do seu barco sair. Os barcos de alta velocidade levam em torno de 35-40 min. Existe também a possibilidade de ir de ônibus, mas além de levar mais tempo não tem o charme do passeio de barco.

 Palácio: Seg-Sex | 10:30h às 18h Jardim superior e parque: 09h às 19h

Palácio : 600 RUB. Existem outras entradas de museus e outras partes do palácio que você pode optar se quer entrar ou não. Custa 500 RUB cada.