roteiros

Roteiro de 3 dias em São Petersburgo

20 jan 2016

Era janeiro de 2014, e eu estava começando a planejar a tradicional Eurotrip do meio do ano. Depois de muitas passagens pela Europa, queria um roteiro diferente e foi aí que decidi incluir a Rússia nessa viagem. Depois de muito pensar na logística, escolhi São Petersburgo e Moscou, as mais tradicionais cidades russas.

Sobre São Petersburgo

São Petersburgo é a quarta maior cidade da Europa e a segunda maior cidade da Rússia, e está localizada ao longo do Rio Neva. Foi planejada e fundada em 1703 por Pedro, o Grande, que transformou São Peter, como é informalmente chamada, em uma grande capital do Império Russo, a capital dos Czares. Suas inspirações vem dos canais de Veneza e das construções de Paris, por isso é considerada a metrópole mais ocidentalizada da Rússia. No período soviético, em 1924, ela passou a se chamar Leningrado, em homenagem a Lenin, e deixou de ser a capital da Rússia, passando o título para Moscou.. Em 1991, após o colapso da União Soviética, ela voltou a ter o nome original. Hoje ostenta o título mais que merecido de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Informações úteis Rússia São Petersburgo

 

Clima em São Petersburgo

São Petersburgo é uma das cidades mais frias do mundo. Os verões são curtos, quentes e úmidos e invernos longos, frios e chuvosos.

 

Como se locomover em São Petersburgo

O metrô é o principal meio de transporte da cidade. É todo decorado com traços socialistas. Mais do que um meio de transporte, é também uma atração da cidade. É limpo e de fácil acesso por toda a cidade.

O que fazer em São Petersburgo em 3 dias

Dia 01 – Centro histórico

Tire um dia para visitar as atrações do centro histórico. Nessa região você consegue fazer tudo caminhando.

Museu Hermitage – Antiga residência dos Czares russos. Foi erguido por Catarina, e hoje é um dos mais antigos e maiores museus do mundo. O acervo é composto de obras da história russa e também de obras de artistas renascentistas como Leonardo da Vinci, e outros artistas mais recentes  como Picasso e Cezanne. O museu é grandioso tanto por fora como por dentro. Passear pelo seu interior é uma viagem no tempo.

Dvortsovaya Naberezhnaya, 34        Admiralteyskaya

  Ter,Qui,Sáb e Dom | 10:30h às 18h. Qua e Sex | 10:30 às 21h

600, 400 ou 300 RUB, dependendo da área visitada. Grátis para Estudantes. Toda 1a quinta-feira do mês a entrada é gratuita para todos os visitantes.

Hermitage em São Petersburgo

 

 

Catedral de São Isaac – A Catedral de São Isaac é a maior e mais suntuosa catedral ortodoxa de São Petersburgo. Sua cúpula de ouro, arquitetura e ornamentação das portas impressionam. Hoje a igreja também é um museu e você pode subir no alto da cúpula e ver a cidade de cima.  Um detalhe que chama atenção são as marcas de bala nas paredes, resquícios da Segunda Guerra Mundial.

St Isaac’s Square, 4     Admiralteyskaya     Igreja: 250 RUB  Cúpula: 150 RUB

 Seg-Ter e Qui-Dom | 10h30 às 18h. De 01 de maio a 30 de setembro é possível também visitar a igreja a noite: 18h às 22:30h

Catedral de São Isaac em São Petersburgo

 

Catedral de Kazaan – Está localizada na principal avenida da cidade,  a Nevsky Prospekt, por onde você irá passar várias vezes durante sua visita à São Petersburgo. É uma Catedral Ortodoxa Russa,  réplica da Basílica de São Pedro, em Roma, e foi construída em 1811. Esse templo foi erguido para abrigar a imagem da Nossa Senhora de Kazan, ícone mais venerada da Rússia.

Kazan Square, 2      Nevsky Prospect

       Seg-Dom | 08:30h às 20h Grátis

Basilica de Kazan  em São Petersburgo Basilica de Kazan  em São Petersburgo

 

Savior on the Spilled Blood – Cartão-postal mais famoso de São Petersburgo e um dos locais mais visitados e fotografados. Em relação às outras igrejas, ela é mais recente, concluída em 1907. Fica de frente para o canal Griboedov, exatamente no local da tentativa de assassinato do Czar Alexandre II. Desse fato vem o nome da Igreja “sangue derramado”. Sua beleza é simplesmente hipnotizante e, na minha opinião, é tão bonita quanto a famosa Igreja de São Basílio, localizada em Moscou (ou mais, não sei, tô na dúvida haha).

Griboedov canal embankment, 2б         Nevsky Prospect    250 RUB

 Seg-Ter e Qui-Dom | 10:30h às 18h. De 01 de maio a 30 de setembro é possível também visitar a igreja a noite: 18h às 22:30h

Igreja do Sangue Derramado em São Petersburgo Igreja do Sangue Derramado em São Petersburgo

| Roteiro: O que fazer em Moscou|

Fortaleza de Pedro e Paulo  – Localizado do outro lado do Rio Neva, é uma fortaleza que foi construída para a guerra. Este lugar se tornou sagrado e é onde estão enterrados vários Czares, como o fundador da cidade, Pedro, o Grande.

Do metrô Gorkovskaya, cruze o Parque Alexandrivsky na direção da Ponte Trinity (Troitsky Bridge). De ônibus, é o número 46. Do metrô Sportivnaya, caminhe pela Dobrolyubova na direção da Kronverksky Prospekt. De Tram, são os números 6 ou 40.

Catedral: 350 RUB. As outras atrações da fortaleza são pagas à parte e variam entre 50 e 150 RUB.

 Seg-Ter e Qui-Dom | 06:00h às 20h. Os museus e catedral ficam abertos de 11h às 18h.

Fortaleza de Pedro e Paulo em São Petersburgo Fortaleza de Pedro e Paulo em São Petersburgo

Mesquita Sobornaya – Fica bem próxima à Fortaleza. Tem uma linda cúpula azul turquesa, possível de ser vista desde a ponte Trinity. Infelizmente quando estive lá ela estava em obras.

Kronverksky av. 7  Seg-Dom | 10h às 17h

 

Dia 02 – Peterhof Palace

Peterhof Palace – É um lugar de cair o queixo diante de sua enormidade e riqueza. Localizado a 30km de São Petersburgo, tem jardins lindos, com fontes, palácios, e muito dourado! Dava pra ver que Pedro, o Grande, tinha mania de grandeza e além disso também era muito brincalhão: criou algumas pegadinhas para seus visitantes. Uma delas é quando as águas das fontes jorram para todos os lados molhando quem está por perto. Não se zangue, vai curtir a beleza e tranquilidade do lugar.

O acesso é feito através de barcos que saem da frente do Hermitage. Compre o bilhete e aguarde a hora do seu barco sair. Os barcos de alta velocidade levam em torno de 35-40 min. Existe também a possibilidade de ir de ônibus, mas além de levar mais tempo não tem o charme do passeio de barco.

 Palácio: Seg-Sex | 10:30h às 18h Jardim superior e parque: 09h às 19h

Palácio : 600 RUB. Existem outras entradas de museus e outras partes do palácio que você pode optar se quer entrar ou não. Custa 500 RUB cada.

 

Passeio de barco pelo Rio Neva – Em vários pontos do rio você encontra empresas fazendo o passeio. Pegue de preferência um barco aberto (se estiver no verã0), e vejam o lindo pôr do sol passeando de barco. Se possível, faça um passeio privado ou daqueles menores, com poucas pessoas.

São Petersburgo
Sao Petersburgo

Dia 03 – Catherine Palace

Catherine Palace – São mais de 1.400 hectares de lugares lindos, paisagens incríveis e obras de arte. Fica em Tsarskoye Selo, a 25km de São Petersburgo. O Palácio foi projetado para Caterine I e já foi a residência de verão dos czares russos.

Do Vitebsky Railway Terminal: Pegue o  Suburban train  para Tsarskoye Selo (pushkin) railway station. Ônibus:  371, 382 or minibus taxi (marshrutka) 371, 377, 382 para Catherine Palace and Park.
400 RUB

 Palácio: Qua-Seg | 10h às 17h, de Out a Abr. Fecha às terças e última segunda-feira de cada mês. Parque: Seg-Dom | 07h às 21h, de Set a Abr. Para outras épocas acesse o site  do  local.

Na volta passeie pelo centro, na região da Nevsky, rua mais famosa e movimentada da cidade. Curta suas lojas e restaurantes antes de voltar para o hotel.

Caso sobre tempo, visite também: Smolny Catedral, Yusupov Palace, The Russian Museum e Palácio Mariinsky.

 

  • O que incluir no roteiro dependendo da época do ano:

 

No verão: Noites Brancas (junho) – O incrível fenômeno que não diferencia o dia da noite, tornando as noites claras. Tente andar pela madrugada nessa época para ver a sensação de estar uma rua vazia (já que as pessoas estão dormindo), como se fosse só pra você.

No Inverno: Pontes Abertas – Não perca o show de luzes das pontes da cidade, que se abrem para as grandes embarcações passarem. Todos os dias a rádio local avisa quais são as pontes que irão se abrir, e todos os turistas correm para ver esse lindo espetáculo de luzes. Peça a alguém do seu hotel para lhe informar sobre a ponte do dia.

(Sugeri no inverno pois em junho, no verão, devido as noites brancas o espetáculo de luzes não tem efeito. Porém em qualquer outro mês do verão, sem noites brancas, é possível presenciar a iluminação)

 

Onde ficar em São Petersburgo

A melhor localização em São Petersburgo é o centro histórico, pela região da Avenida Nevsky, onde você encontrará muitos bares e restaurantes. Do centro histórico é possível fazer praticamente todas as atrações a pé.

Eu fiquei no Mesto Hotel, um hotel pequeno, com poucos quartos (1 quarto, 1 estúdio e 1 apartamento), que tem nota 9 no booking.com (338 avaliações). Fiquei no apartamento e achei maravilhoso. O espaço é ótimo, tem uma sala, cozinha, banheiro e 1 quarto separado. O atendimento também é muito bom, e a Maria, responsável pelo local é muito solícita e ajuda em tudo que precisar. Ela me mostrou o outro quarto e o estúdio e todos são ótimas opções para passar seus dias na cidade. Ele fica localizado numa ótima região, em um prédio bem antigo, que pode causar uma má impressão ao chegar no endereço. Mas não julgue pela aparência, pois o apartamento é uma graça, todo novinho e muito bem conservado, deixando toda a impressão da faixada do prédio pra trás.

Existem muitas outras opções de hotéis ou apartamentos em São Petersburgo. Neste link você encontra opções para todos os bolsos.

 

Onde comer em São Petersburgo

São Petersburgo foi uma das cidades onde mais comi bem. Ótimos restaurantes e vários achados no meio do caminho.

Toda vez que você avistar uma placa escrito “Ресторан” saiba que você está perto de um restaurante.

 

Esse restaurante fica no alto de um prédio ao lado da Basílica de Kazan. A vista é linda e a comida muito boa. Serve muitos pratos da culinária local mas também da cozinha internacional. Fica cheio, portanto, se pretende ir na hora de pico, é bom reservar. Cheguei pra almoçar um pouco tarde, mas antes do horário da janta, por isso peguei o restaurante ainda vazio e consegui uma mesa em uma ótima localização, do lado de fora, de frente pra Basílica. Demos sorte, pois quando saímos de lá já estava bem cheio.

ul. Kazan, 3      Seg-Sex | a partir das 11h e Sáb-Dom | a partir de 12hRestaurante Terrasa em São petersburgo Terrassa
  • Ribeye (ou Ribay, ou Ribai)

Fica no mesmo prédio do Terrassa, só que no primeiro andar. Tem uma decoração muito legal, cheio de vacas, garrafas e poltronas de couro, e de tempo em tempo começa a rolar uma performance dos garçons e garçonetes no meio do restaurante. A comida é muito boa, o carro chefe são os steaks e costelas, mas também tem sushis e outras opções

ul. Kazan, 3a     Seg-Dom | a partir de 12h

Ribay São Petersburgo Ribay São Petersburgo

 

  • Eleven

Esse restaurante fica ao lado do hotel onde me hospedei. Fui por indicação da dona do hotel e foi uma ótima surpresa. Ambiente lindo e acolhedor, ótimo atendimento e excelente comida. É um restaurante frequentado por moradores locais.

Naberezhnaya Reki Fontanki 11      Seg-Dom | a partir de 11h

Nas pesquisas para colocar o endereço aqui, não encontrei o site. Apenas um site local diz que o restaurante está fechado. Não consegui confirmar em outro lugar. Pena se tiver realmente fechado, pois é (ou era) muito bom.

 

Esse achamos por acaso, andando pela rua. Já é conhecido por causa do Jamie, mas não imaginei que tivesse um na Rússia. Quando dei de cara com ele fiquei tão feliz que entrei na hora pra almoçar! E voltei no dia seguinte! 🙂 Pedimos um pastelzinho de entrada delicioso e eu comi uma massa com molho de trufa que estava sensacional.

Konyushennaya square      Seg-Sex | 09:30h às 00h e Sáb-Dom | 12h à 01h

Outros restaurantes que anotei durante as pesquisas foram esses abaixo, porém não experimentei. Então seguem apenas como sugestão, sem me comprometer! hehehe

Se experimentarem voltem aqui pra contar como foi a experiência, combinado?

Belletage – Restaurante francês considerado um ds melhores de St. Peter.

Matrosskaya Tishina – Restaurante de frutos do mar.

Old Custom House – Cozinha européia de chef francês premiado. Tem música ao vivo e é lindo por dentro.

Saint Petersburg Restaurante – Localizado perto da Our Saviour on the spilled Blood. Seu estilo é tradicional russo.

Crocodile – Restaurante que faz você se sentir de volta aos tempos da antiga União Soviética.

22 13 Favorite Place – Restaurante kitch, ambiente diferente e animado.

Veja no mapa todos os locais citados no post

Amei a cidade e tudo que conheci por lá. Nosso próximo destino foi Moscou e pegamos um trem (o famoso Red Arrow) até lá.


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!


[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog

 


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

19 Comments

Renata Sucena - Viagem em Detalhes

Demais!! Adorei o post. Não conheço ainda Sao Petersburgo, vou deixar as dicas anotadas. Adoro o layout do seu blog.
Abraços, Renata

responder
angela sant anna

gentedoceo que guia super completo! adorei!!!!!! Rússia é um pais muito louco né, fiquei abismada com as construções e arquitetura, muitos detalhes e super colorido!
ahh tem umas fotos de ladinho, deve ter dado um bug ai!

responder
Gisele Prosdocimi

Que lugar sensacional, adorei tudo, quero muito conhecer e tirar fotos tão lindas quanto as suas. Parabéns!

responder
Cristina e Renato

Olá, Marianne! Roteiro super completo o seu! Ficamos alguns dias na cidade e é até difícil escolher a melhor atração, né? Tudo tão grandioso! Abraços.

responder
Taís

Nâo vejo a hora de um dia ir conhecer a Russia, que país incrível. Muito legal seu guia, fiquei aqui mais na vontade ainda. Essa arquitetura russa é algo fascinante, não é? São Petersburgo com certeza não vai ficar de fora do meu roteiro <3

responder
Daniela Xavier

Simplesmente encantada com esse lugar… demais seu post, seus relatos. Queria estar lá para presenciar as tais noites brancas… já pensou? altas fotos pelas ruas, sem ter platéia!kkkkk demais!!!!

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

É mesmo! deve ser demais! Quando fui estava escurecendo beeem tarde tipo 23h, mas não peguei a noite branca! Deve ser bem estranho andar pela rua de madrugada com a luz do dia hehe

responder
Dayana

Tá aí, querendo dar um tempinho em São Petersburgo, só vir aqui dar uma olhada nesse post. 🙂

Teeeenso o detalhe das balas na Catedral de São Isaac, hein?

responder
Guaciara

Adorei seu post, muito completo e bem explicado, gostoso de ler! Deu até uma vontade de ir para a Rússia, país que nunca tive muito interesse em conhecer (exceto pela viagem de trem!). Bjs!

responder
Antonio

Estou em S. Petersburgo hoje. Achei seu roteiro bom…mas simplesmente não dá pra fazer tudo isso em 3 dias não, hein… o roteiro seu do primeiro dia, é coisa pra fazer em dois ou mais dias. Senão fica corrido demais…

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

Oi Antonio! O roteiro é uma sugestão, mas cada viajante deve adaptar de acordo com seu ritmo de viagem. Eu fiz tudo em um dia, mas isso varia de acordo com a época do ano também. Fui em julho, quando os dias escurecem lá pras 23h e a maioria das atrações fecha depois das 20h, algumas fecham 22h. Possível é, porque eu fiz, mas cada viajante tem um perfil, que deve ser sempre levado em consideração na hora de decidir o que e como fazer! 🙂 Obrigada por deixar sua opinião! É sempre bom ter outras visões, pois ajuda outros viajantes!

responder
marilia pereira

Gostei! Muito interessante!
Otimas dicas e relato organizado!
Parabéns!!!

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *