Moscou, capital da Rússia, é uma cidade inesgotável. Palco de tantas guerras, cada cantinho tem uma marca e conta uma história.
Para ajudar a planejar sua viagem, fiz esse post com sugestões do que fazer em 1, 2 ou 3 dias em Moscou.
|Leia também: Roteiro de 3 dias em São Petersburgo|
O que fazer em Moscou: Roteiro de 1 dia
Para um dia na cidade, visite as atrações mais populares.
Praça Vermelha
É um dos principais pontos turísticos de Moscou. A praça foi palco de muitas histórias da cidade, e aqui é que estão localizados o mausoléu de Lenin, a Catedral de São Basílio, o Kremlin o Museu Nacional e o famoso Shopping GUM. É interessante ver a praça em vários momentos do dia.
Kremlin
É a sede do governo russo e a capital política do país. O Kremlin é uma fortaleza que guarda, dentro das suas muralhas praças, jardins, igrejas, palácios, armas, fortes, tesouros… Fora do Kremlin acontece a Troca da Guarda, todos os dias, de 8h às 20h, de hora em hora, em frente ao Monumento ao Soldado Desconhecido. Basta procurar uma chama acesa. Ela representa os milhões de soviéticos que morreram na Segunda Guerra Mundial, tanto militares quanto civis.
Catedral de São Basílio
É o principal e mais lindo cartão postal do país. A Catedral tem uma arquitetura e beleza de cair o queixo, cheia de detalhes e cores. Reza a lenda que o kzar da época da construção da catedral mandou cegar o arquiteto responsável pela obra para que ele não fosse mais capaz de reproduzir tamanha beleza em nenhum outro lugar. Se é verdade eu não sei. O que sei é que muita gente considera essa a igreja mais bonita do mundo. Eu concordo que a igreja é realmente maravilhosa, mas achei a Savior on de Spilled Blood (Igreja do Salvador do Sangue Derramado), em São Petersburgo, tão linda quanto.
Shopping GUM
Não tem como ir a praça vermelha e não notar o Shopping GUM. Ele é a maior construção da praça. Era um antigo mercado que foi transformado em shopping de luxo. Vale a visita de dia para conhecer por dentro, e a noite para ver a iluminação por fora! É lindo.
Rua Arbat
É a rua mais antiga de Moscou, datada do século XV, com muitas fachadas originais de prédios do século XVIII, época em que a rua era considerada a mais cara da Rússia, e abrigava famílias ricas da região. Hoje é uma rua de pedestres cheia de bares, restaurantes e artistas de rua.
Se der tempo, interessar ou se tiver algum espetáculo acontecendo, conheça o Teatro Bolshoi.
Teatro Bolshoi
É a sede da companhia de dança mais tradicional do mundo. Toda bailarina sonha dançar no Bolshoi. É uma construção do século XVIII. Se você curte dança, vale a pena assistir um espetáculo no Bolshoi.
O que fazer em Moscou: Roteiro de 2 dias
Em dois dias na cidade faça o roteiro acima (1 dia em Moscou) + as atrações abaixo:
Tour pelas estações de metrô de Moscou
As estações de metrô de Moscou fazem você se sentir dentro de luxuosos palácios lindos e dourados. O serviço é bem eficiente e, embora pareça difícil por causa do alfabeto cirílico, basta ter um mapa na mão e muita atenção aos nomes que dá tudo certo. Confesso que fui meio apreensiva, e durante a rota pra visitar as estações eu errei uma vez a direção. Mas logo corrigi e continuei meu trajeto certinho!
As estações que visitei foram: Mayakovskaya, Novoslobodskaya, Komsomolskaya, Prospekt Mira e a última eu não me lembro o nome. Acho que foi na hora que me perdi e aí na correria para voltar para a direção certa eu esqueci de anotar! Quem souber e puder me ajudar com o nome da estação, deixe um recadinho nos comentários! 🙂
Górky Park
Enorme parque com 120 hectares onde os moradores e turistas se entregam ao lazer e ao descanso. Às margens do Rio Moskva, é possível deitar nos seus gramados e relaxar vendo a paisagem. Um dos passeios de barco saem daqui. Portanto, antes ou depois do passeio, aproveitem para explorar esse espaço delicioso da cidade!
Passeio de barco pelo Rio Moskva
Andar de barco pelo rio Moskva é uma ótima possibilidade de ver a cidade de outro ângulo. Existem várias opções e passeios:
Esse passeio tem duas rotas: a rota 1 que sai do píer do hotel Ukraina e a rota 2 que sai do píer do Park Górky. O passeio tem duração de 2h30 e custa 750 rub na Business Class, 1.000 rub na Royal Class e 1.600 rub na First Class. Tem saídas de Dom-Seg: 13h30, 15h, 17h, 19h, 19h30, 21h. Existe também uma opção express, com 1h30 de duração, e custa 650 rub. Tem saídas de Dom-Seg: 13h30, 15h, 16h30, 18h30, 19h30, 21h. Lembrem-se que no verão os dias são muito longos. Se tiver a intenção de ver o pôr do sol, faça o passeio no último horário.
Rota 1: saída do Ukraina Hotel píer
Rota 2: saída do Gorky Park píer
|Como ir de São Petersburgo a Moscou de trem|
O que fazer em Moscou: Roteiro de 3 dias
Com mais um dia em na cidade, faça os dois roteiros sugeridos acima + as atrações abaixo:
Bunker 42
O Bunker 42 foi o esconderijo de Stalin durante a Guerra Fria. Com mais de 60 metros de profundidade é capaz de proteger de ataques de bombas atômicas. É um passeio bem interessante e deve ser reservado com antecedência. Metrô: Taganscaya
Convento de Novodevichy
Um pouco mais afastado das outras principais atrações do centro, o convento da Nova Virgem é considerado um dos mais bem preservados de toda a Rússia. Também é conhecido como Mini Kremlin devido a sua muralha e várias igrejas, museus, cemitérios e outras construções que tem dentro da fortaleza. Ainda hoje é possível ver algumas freiras e noviças por lá. Metrô: Sportivnaya
Catedral Cristo Salvador
A Catedral original foi construída em 1812 em homenagem a derrota de Napoleão Bonaparte ao tentar invadir a Rússia. Mas depois da Revolução Russa e da morte de Lenin, a igreja foi demolida para construção de um monumento socialista no lugar. Porém, esse projeto não foi pra frente por causa da Segunda Guerra Mundial, pois em meio a guerra não havia dinheiro suficiente para erguer uma nova igreja, mas ela já tinha sido demolida. Só em 1990, após a queda da URSS, a igreja começou a ser reconstruída levando em consideração o modelo original. Apesar de não ser tão imponente quanto a Catedral de São Basílio, a Catedral Cristo Salvador é linda. Toda branca, com cúpulas douradas, localizada ao lado do Kremlin, na beira do Rio Moskva, ela pode ser vista de vários pontos da cidade.