< voltar
roteiros

O que fazer em Moscou: Roteiro de até 3 dias

Atualizado em:

Moscou, capital da Rússia, é uma cidade inesgotável. Palco de tantas guerras, cada cantinho tem uma marca e conta uma história.

Para ajudar a planejar sua viagem, fiz esse post com sugestões do que fazer em 1, 2 ou 3 dias em Moscou.

|Leia também: Roteiro de 3 dias em São Petersburgo|

O que fazer em Moscou: Roteiro de 1 dia

Para um dia na cidade, visite as atrações mais populares.

O que fazer em Moscou - Roteiro de 1 dia

Praça Vermelha

É um dos principais pontos turísticos de Moscou. A praça foi palco de muitas histórias da cidade, e aqui é que estão localizados o mausoléu de Lenin, a Catedral de São Basílio, o Kremlin o Museu Nacional e o famoso Shopping GUM. É interessante ver a praça em vários momentos do dia.

Roteiro de 3 dias em Moscou. Principais atrações de Moscou. Red Square em Moscou. Roteiro de 3 dias em Moscou. Principais atrações de Moscou. Red Square em Moscou.

Kremlin

É a sede do governo russo e a capital política do país. O Kremlin é uma fortaleza que guarda, dentro das suas muralhas praças, jardins, igrejas, palácios, armas, fortes, tesouros… Fora do Kremlin acontece a Troca da Guarda, todos os dias, de 8h às 20h, de hora em hora, em frente ao Monumento ao Soldado Desconhecido. Basta procurar uma chama acesa. Ela representa os milhões de soviéticos que morreram na Segunda Guerra Mundial, tanto militares quanto civis. 

Roteiro de 3 dias em Moscou. Principais atrações de Moscou. Kremlim em Moscou.

"Roteiro

Catedral de São Basílio

É o principal e mais lindo cartão postal do país. A Catedral tem uma arquitetura e beleza de cair o queixo, cheia de detalhes e cores. Reza a lenda que o kzar da época da construção da catedral mandou cegar o arquiteto responsável pela obra para que ele não fosse mais capaz de reproduzir tamanha beleza em nenhum outro lugar. Se é verdade eu não sei. O que sei é que muita gente considera essa a igreja mais bonita do mundo. Eu concordo que a igreja é realmente maravilhosa, mas achei a Savior on de Spilled Blood (Igreja do Salvador do Sangue Derramado), em São Petersburgo, tão linda quanto.

Roteiro de 3 dias em Moscou. Principais atrações de Moscou. Catedral de São Basílio em Moscou. Roteiro de 3 dias em Moscou. Principais atrações de Moscou. Catedral de São Basílio em Moscou.

Shopping GUM

Não tem como ir a praça vermelha e não notar o Shopping GUM. Ele é a maior construção da praça. Era um antigo mercado que foi transformado em shopping de luxo. Vale a visita de dia para conhecer por dentro, e a noite para ver a iluminação por fora! É lindo.

Roteiro de 3 dias em Moscou. Principais atrações de Moscou. Shopping Gum Moscou. Roteiro de 3 dias em Moscou. Principais atrações de Moscou. Shopping Gum Moscou.

Rua Arbat

É a rua mais antiga de Moscou, datada do século XV, com muitas fachadas originais de prédios do século XVIII, época em que a rua era considerada a mais cara da Rússia, e abrigava famílias ricas da região. Hoje é uma rua de pedestres cheia de bares, restaurantes e artistas de rua.

Se der tempo, interessar ou se tiver algum espetáculo acontecendo, conheça o Teatro Bolshoi.

Teatro Bolshoi

É a sede da companhia de dança mais tradicional do mundo. Toda bailarina sonha dançar no Bolshoi. É uma construção do século XVIII. Se você curte dança, vale a pena assistir um espetáculo no Bolshoi.

Roteiro de 3 dias em Moscou. Principais atrações de Moscou. Teatro Bolshoi em Moscou.

|Onde se hospedar em Moscou?|

O que fazer em Moscou: Roteiro de 2 dias

Em dois dias na cidade faça o roteiro acima (1 dia em Moscou) + as atrações abaixo:

O que fazer em Moscou - Roteiro de 2 dias

Tour pelas estações de metrô de Moscou

As estações de metrô de Moscou fazem você se sentir dentro de luxuosos palácios lindos e dourados. O serviço é bem eficiente e, embora pareça difícil por causa do alfabeto cirílico, basta ter um mapa na mão e muita atenção aos nomes que dá tudo certo. Confesso que fui meio apreensiva, e durante a rota pra visitar as estações eu errei uma vez a direção. Mas logo corrigi e continuei meu trajeto certinho!

As estações que visitei foram: MayakovskayaNovoslobodskayaKomsomolskaya, Prospekt Mira e a última eu não me lembro o nome. Acho que foi na hora que me perdi e aí na correria para voltar para a direção certa eu esqueci de anotar! Quem souber e puder me ajudar com o nome da estação, deixe um recadinho nos comentários! 🙂

"Roteiro

"Roteiro

Roteiro de 3 dias em Moscou. Principais atrações de Moscou. Tour pelas estações de metrô de Moscou.

Górky Park

Enorme parque com 120 hectares onde os moradores e turistas se entregam ao lazer e ao descanso. Às margens do Rio Moskva,  é possível deitar nos seus gramados e relaxar vendo a paisagem. Um dos passeios de barco saem daqui. Portanto, antes ou depois do passeio, aproveitem para explorar esse espaço delicioso da cidade!

Passeio de barco pelo Rio Moskva

Andar de barco pelo rio Moskva é uma ótima possibilidade de ver a cidade de outro ângulo. Existem várias opções e passeios:

Esse passeio tem duas rotas: a rota 1 que sai do píer do hotel  Ukraina e a rota 2 que sai do  píer do  Park Górky. O passeio tem duração de 2h30 e custa 750 rub na Business Class, 1.000 rub na Royal Class e 1.600 rub na First Class. Tem saídas de Dom-Seg: 13h30, 15h, 17h, 19h, 19h30, 21h.  Existe também uma opção express, com 1h30 de duração, e custa 650 rub. Tem saídas de Dom-Seg: 13h30, 15h, 16h30, 18h30, 19h30, 21h. Lembrem-se que no verão os dias são muito longos. Se tiver a intenção de ver o pôr do sol, faça o passeio no último horário.

Rota 1: saída do Ukraina Hotel píer

Passeio de barco pelo Rio Moskva

Rota 2: saída do Gorky Park píer

Passeio de barco pelo Rio Moskva

|Como ir de São Petersburgo a Moscou de trem|

O que fazer em Moscou: Roteiro de 3 dias

Com mais um dia em na cidade, faça os dois roteiros sugeridos acima + as atrações abaixo:

O que fazer em Moscou - Roteiro de 1 dia

Bunker 42

O Bunker 42 foi o esconderijo de Stalin durante a Guerra Fria. Com mais de 60 metros de profundidade é capaz de proteger de ataques de bombas atômicas. É um passeio bem interessante e deve ser reservado com antecedência. Metrô: Taganscaya

Convento de Novodevichy

Um pouco mais afastado das outras principais atrações do centro, o convento da Nova Virgem é considerado um dos mais bem preservados de toda a Rússia. Também é conhecido como Mini Kremlin devido a sua muralha e várias igrejas, museus, cemitérios e outras construções que tem dentro da fortaleza. Ainda hoje é possível ver algumas freiras e noviças por lá. Metrô: Sportivnaya

Catedral Cristo Salvador

A Catedral original foi construída em 1812 em homenagem a derrota de Napoleão Bonaparte ao tentar invadir a Rússia. Mas depois da Revolução Russa e da morte de Lenin, a igreja foi demolida para construção de um monumento socialista no lugar. Porém, esse projeto não foi pra frente por causa da Segunda Guerra Mundial, pois em meio a guerra não havia dinheiro suficiente para erguer uma nova igreja, mas ela já tinha sido demolida. Só em 1990, após a queda da URSS, a igreja começou a ser reconstruída levando em consideração o modelo original. Apesar de não ser tão imponente quanto a Catedral de São Basílio, a Catedral Cristo Salvador é linda. Toda branca, com cúpulas douradas, localizada ao lado do Kremlin, na beira do Rio Moskva, ela pode ser vista de vários pontos da cidade.

Roteiro de 3 dias em Moscou. Principais atrações de Moscou. Catedral Cristo Salvador em Moscou.

| Faça seu Seguro Viagem pelo blog e ganhe
5% de desconto com o cupom DESPACHADAS5|

Moscou tem muitas outras atrações para serem visitadas. Coloquei aqui apenas algumas principais, que você poderá adaptar de acordo com o seu gosto e interesse! Espero que ajude na sua viagem por esse lugar encantador!

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog

 


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

54 Comentários

Thais Carraca

Olá, Marianne
Estou preparando nosso roteiro para conhecer Moscou e St. Petersburgo, lógico que suas dicas estão sendo valiosas. Obrigada por compartilhar conosco. Um abraço.

responder
Tatiana

gostei as dicas, simples para compressão que facilita, Obrigada
Vou agora em Julho dia 15,e vou seguir seus conselhos, depois deixo um comentário, se correu bem. Cumprimentos Tatiana

responder
Marianne Rangel

Oi Tatiana! Que bom que te ajudou! A ideia é essa mesmo, simplificar para facilitar a viagem do leitor! 🙂
Volte sim, vou adorar saber!
Boa viagem e aproveite muito!!

Beijos

responder
Amanda

Boa tarde, tudo bem ?
Estarei indo para Moscou em julho e amei suas dicas. Gostaria de saber o que levar na mala durante este período, já que vou com minha filha de 8 anos! Obrigada

responder
Marianne Rangel

Oi Amanda!
Eu fui nesse período mesmo. Apesar de ser verão, pode fazer um friozinho alguns dias e à noite. Mas teve dias que usei short e camiseta. Sempre é bom levar uma calça e um casaquinho para esses dias mais frios. Sugiro que verifique a previsão do tempo quando tiver mais próximo da data da viagem, pois o tempo anda tão maluco, que é mais fácil acertar quando tiver perto da época! Beijos

responder
Lorena

Olá,
Poderia me ajudar?
Li no Booking, em uma reserva de Hotel em Moscou: “O registro para estrangeiros é fornecido por RUB 300. Já o suporte para obtenção de visto está disponível por RUB 600.”
Saberia me ajudar?

responder
Marianne Rangel

Oi Lorena,

Esse registro é referente a um documento exigido pelo governo Russo para estrangeiros onde fica registrado seu local de residência, o endereço e o período que ficará na cidade. Em relação à visto, Brasileiros não precisam de visto para entrar. Segue abaixo um texto que está no site do Itamaraty sobre o registro para que fique mais claro pra você. Obs: Muitos hotéis fornecem o registro gratuitamente. O hotel que eu fiquei não me cobrou, e também não me pediram para mostrar o registro na imigração.

“Registro Migratório

Qualquer estrangeiro deve realizar o Registro Migratório (também conhecido como Registro de Residência Temporária) junto às autoridades locais russas, dentro de até 7 dias úteis, para cada cidade por onde passar. Este registro deverá ser providenciado pelo anfitrião russo (hotel, pessoa física ou jurídica responsável pela estada do turista na Rússia). Se você estiver hospedado em hotel, albergue, pensão ou alojamento, o próprio estabelecimento é responsável pelo seu Registro Migratório. Se seu anfitrião for um amigo ou instituição russa, este deverá dirigir-se a um escritório regional do FMS com cópias do seu passaporte e do seu Cartão Migratório, a fim de proceder o Registro Migratório.

Alternativamente, o Registro poderá ser processado pelo correio russo. O custo do serviço postal é, atualmente, de 180 rublos (valor em 2015). Para maiores informações, acesse a página do Serviço Federal de Imigração Russo (em russo – clique aqui).

A estadia em cidades russas por período inferior a 7 dias não exigem Registro Migratório. Contudo, recomenda-se portar sempre consigo, além do passaporte e do Cartão de Migração, comprovantes de passagem (cartão de embarque, bilhete ferroviário, etc.) que confirme que sua chegada àquela localidade se deu há menos de 7 dias úteis.

Mantenha sempre consigo seu Registro Migratório durante todo o período de permanência em território russo, para uma eventual requisição de apresentação pela polícia local. Se possível, faça uma fotocópia deste documento, a fim de facilitar a substituição de um ou outro documento, em caso de perda do original.” Texto completo aqui!

Espero ter ajudado! 🙂

responder
Teresa Cristina

Oi Marianne… parabéns pelo seu blog: completo, objetivo, esclarecedor…
Estou indo agora em agosto e estou em dúvida sobre o câmbio: existem casas na cidade para trocar o dinheiro?? Afinal a conversáo nunca é favoràvel no aeroporto, né?

responder
Marianne Rangel

Oi Teresa!, Muito obrigada pelas palavras! Fico muito feliz que o post tenha te ajudado! 🙂
Quanto ao câmbio,existem sim casas de câmbio para trocar dinheiro. Próximo à Praça Vermelha tem algumas! Você também pode liberar a função débito no exterior no seu banco e sacar em caixa automático direto em moeda local. Alguns bancos também fazem troca de moeda. No Aeroporto troque somente o necessário para chegar ao hotel, pois a cotação é sempre muito ruim!

Curta bastante Moscou!

Beijos

responder
Gabriela Wanderley

Oi Marianne!
Estarei indo pra Moscou e Stº Petersburgo, em junho, antes da copa. Estamos em dúvida de qual moeda levar!! Estou gostando das suas dicas!!

responder
Marianne Rangel

Oi Gabriela, que bom que está gostando! 🙂

Como eu viajei para outros lugares da Europa na mesma viagem, eu levei Euro e troquei por Rublos quando cheguei na Rússia. Se você vai só pra Rússia, pode levar Dólar ou Euro.

responder
Francine Moraes

Adorei seu roteiro!!! Estou planejando uma viagem para o dia 16/07 no estilo mochilão, suas dicas de passeio ajudaram muito, bem detalhado. A minha esperança é que com a copa eles melhorem um pouco o inglês.

responder
Marianne Rangel

Oi Francine,

Que bom que gostou! Espero que te ajude bastante na viagem!
Eu acho que estará mais preparado para turistas sim, mas dá pra se virar mesmo se não tiver! Nada que uma mímica e um pouquinho de paciência não resolva! hehehe

responder
RICARDO LUIZ SODRÉ ROCHA

Oi Marianne Rangel,

Eu e mais cinco amigos (Faixa de 50 anos) de Niterói/RJ estamos programando para irmos a Copa do Mundo, em junho 2018. Iremos nos concentrar em São Petersburgo e Moscou. Você irá programar outros roteiros para estas cidades, ou serão os mesmos já apresentados no seu Blog??
Tem churrascarias nestas cidades citadas???

responder
Marianne Rangel

Oi Ricardo,
Esse que postei no blog são roteiros gerais, com o básico para se fazer nas duas cidades! Tem alguns grupos me procurando para fazer o Roteiro Personalizado também. Da uma olhada no menu Roteiros Personalizados pra saber como funciona!
Quanto as churrascarias, tem steak houses. Não são no mesmo estilo de churrascaria rodízio que temos aqui no Brasil. Mas tem bons restaurantes de carne nas duas cidades.
Qualquer dúvida é só falar!

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.