Moscou, capital da Rússia, é uma cidade inesgotável. Palco de tantas guerras, cada cantinho tem uma marca e conta uma história.
Para ajudar a planejar sua viagem, fiz esse post com sugestões do que fazer em 1, 2 ou 3 dias em Moscou.
|Leia também: Roteiro de 3 dias em São Petersburgo|
O que fazer em Moscou: Roteiro de 1 dia
Para um dia na cidade, visite as atrações mais populares.
Praça Vermelha
É um dos principais pontos turísticos de Moscou. A praça foi palco de muitas histórias da cidade, e aqui é que estão localizados o mausoléu de Lenin, a Catedral de São Basílio, o Kremlin o Museu Nacional e o famoso Shopping GUM. É interessante ver a praça em vários momentos do dia.
Kremlin
É a sede do governo russo e a capital política do país. O Kremlin é uma fortaleza que guarda, dentro das suas muralhas praças, jardins, igrejas, palácios, armas, fortes, tesouros… Fora do Kremlin acontece a Troca da Guarda, todos os dias, de 8h às 20h, de hora em hora, em frente ao Monumento ao Soldado Desconhecido. Basta procurar uma chama acesa. Ela representa os milhões de soviéticos que morreram na Segunda Guerra Mundial, tanto militares quanto civis.
Catedral de São Basílio
É o principal e mais lindo cartão postal do país. A Catedral tem uma arquitetura e beleza de cair o queixo, cheia de detalhes e cores. Reza a lenda que o kzar da época da construção da catedral mandou cegar o arquiteto responsável pela obra para que ele não fosse mais capaz de reproduzir tamanha beleza em nenhum outro lugar. Se é verdade eu não sei. O que sei é que muita gente considera essa a igreja mais bonita do mundo. Eu concordo que a igreja é realmente maravilhosa, mas achei a Savior on de Spilled Blood (Igreja do Salvador do Sangue Derramado), em São Petersburgo, tão linda quanto.
Shopping GUM
Não tem como ir a praça vermelha e não notar o Shopping GUM. Ele é a maior construção da praça. Era um antigo mercado que foi transformado em shopping de luxo. Vale a visita de dia para conhecer por dentro, e a noite para ver a iluminação por fora! É lindo.
Rua Arbat
É a rua mais antiga de Moscou, datada do século XV, com muitas fachadas originais de prédios do século XVIII, época em que a rua era considerada a mais cara da Rússia, e abrigava famílias ricas da região. Hoje é uma rua de pedestres cheia de bares, restaurantes e artistas de rua.
Se der tempo, interessar ou se tiver algum espetáculo acontecendo, conheça o Teatro Bolshoi.
Teatro Bolshoi
É a sede da companhia de dança mais tradicional do mundo. Toda bailarina sonha dançar no Bolshoi. É uma construção do século XVIII. Se você curte dança, vale a pena assistir um espetáculo no Bolshoi.
O que fazer em Moscou: Roteiro de 2 dias
Em dois dias na cidade faça o roteiro acima (1 dia em Moscou) + as atrações abaixo:
Tour pelas estações de metrô de Moscou
As estações de metrô de Moscou fazem você se sentir dentro de luxuosos palácios lindos e dourados. O serviço é bem eficiente e, embora pareça difícil por causa do alfabeto cirílico, basta ter um mapa na mão e muita atenção aos nomes que dá tudo certo. Confesso que fui meio apreensiva, e durante a rota pra visitar as estações eu errei uma vez a direção. Mas logo corrigi e continuei meu trajeto certinho!
As estações que visitei foram: Mayakovskaya, Novoslobodskaya, Komsomolskaya, Prospekt Mira e a última eu não me lembro o nome. Acho que foi na hora que me perdi e aí na correria para voltar para a direção certa eu esqueci de anotar! Quem souber e puder me ajudar com o nome da estação, deixe um recadinho nos comentários! 🙂
Górky Park
Enorme parque com 120 hectares onde os moradores e turistas se entregam ao lazer e ao descanso. Às margens do Rio Moskva, é possível deitar nos seus gramados e relaxar vendo a paisagem. Um dos passeios de barco saem daqui. Portanto, antes ou depois do passeio, aproveitem para explorar esse espaço delicioso da cidade!
Passeio de barco pelo Rio Moskva
Andar de barco pelo rio Moskva é uma ótima possibilidade de ver a cidade de outro ângulo. Existem várias opções e passeios:
Esse passeio tem duas rotas: a rota 1 que sai do píer do hotel Ukraina e a rota 2 que sai do píer do Park Górky. O passeio tem duração de 2h30 e custa 750 rub na Business Class, 1.000 rub na Royal Class e 1.600 rub na First Class. Tem saídas de Dom-Seg: 13h30, 15h, 17h, 19h, 19h30, 21h. Existe também uma opção express, com 1h30 de duração, e custa 650 rub. Tem saídas de Dom-Seg: 13h30, 15h, 16h30, 18h30, 19h30, 21h. Lembrem-se que no verão os dias são muito longos. Se tiver a intenção de ver o pôr do sol, faça o passeio no último horário.
Rota 1: saída do Ukraina Hotel píer
Rota 2: saída do Gorky Park píer
|Como ir de São Petersburgo a Moscou de trem|
O que fazer em Moscou: Roteiro de 3 dias
Com mais um dia em na cidade, faça os dois roteiros sugeridos acima + as atrações abaixo:
Bunker 42
O Bunker 42 foi o esconderijo de Stalin durante a Guerra Fria. Com mais de 60 metros de profundidade é capaz de proteger de ataques de bombas atômicas. É um passeio bem interessante e deve ser reservado com antecedência. Metrô: Taganscaya
Convento de Novodevichy
Um pouco mais afastado das outras principais atrações do centro, o convento da Nova Virgem é considerado um dos mais bem preservados de toda a Rússia. Também é conhecido como Mini Kremlin devido a sua muralha e várias igrejas, museus, cemitérios e outras construções que tem dentro da fortaleza. Ainda hoje é possível ver algumas freiras e noviças por lá. Metrô: Sportivnaya
Catedral Cristo Salvador
A Catedral original foi construída em 1812 em homenagem a derrota de Napoleão Bonaparte ao tentar invadir a Rússia. Mas depois da Revolução Russa e da morte de Lenin, a igreja foi demolida para construção de um monumento socialista no lugar. Porém, esse projeto não foi pra frente por causa da Segunda Guerra Mundial, pois em meio a guerra não havia dinheiro suficiente para erguer uma nova igreja, mas ela já tinha sido demolida. Só em 1990, após a queda da URSS, a igreja começou a ser reconstruída levando em consideração o modelo original. Apesar de não ser tão imponente quanto a Catedral de São Basílio, a Catedral Cristo Salvador é linda. Toda branca, com cúpulas douradas, localizada ao lado do Kremlin, na beira do Rio Moskva, ela pode ser vista de vários pontos da cidade.
| Faça seu Seguro Viagem pelo blog e ganhe
5% de desconto com o cupom DESPACHADAS5|
Moscou tem muitas outras atrações para serem visitadas. Coloquei aqui apenas algumas principais, que você poderá adaptar de acordo com o seu gosto e interesse! Espero que ajude na sua viagem por esse lugar encantador!
[Quer receber mais dicas de viagem?]
Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
Gostei muito das informações no seu blog. Nós estaremos indo para lá em agosto de 2018, e, com certeza iremos aproveitar suas dicas, que são de grande valia.
Oi George,
Fico feliz que tenha gostado e espero que te ajude muito na sua viagem!
Depois volte aqui pra contar como foi 🙂
Boa Viagem!
Parabéns pelo blog !! adorei. Pretendo ir para Moscou em setembro/18. Nessa época já esta muito frio. Agradeço retorno.
Oi Lea!
Que bom que gostou!
Setembro é o fim do Verão. Já começa a esfriar, sim. Mas o tempo é imprevisível! Então é sempre bom ter um casaco mais pesado e uma roupa mais leve caso seja necessário! Mas em geral fica em torno de 12-17 graus.
Tô aqui em Moscou curtindo suas dicas! Amanhã vou ver as estações de metrô que foram citadas no Blog. Hoje fui dar uma checada na Praça Vermelha e redondezas mas choveu dia todo, dai vou ter que voltar por lá!
Que legal Neide! Moscou é incrível! Espero que goste tanto quanto eu gostei! 🙂
beijos
Olá, ainda não conhecia seu blog.
Vou para Moscou agora em Junho e fiquei apaixonado pelas suas dicas e mais ansioso para a viagem.
Tenho certeza de que será muito util!
Oi Ricardo! Que bom que gostou! Moscou é incrível, tenho certeza que vai adorar a viagem! Depois volte aqui pra dizer o que achou! 🙂
Seja sempre bem vindo!
Olá!
Estou indo amanhã para Moscou… tem alguns sites que falam em “Moscow Pass”. Você comprou algum? Será que vale a pena, ou é melhor pagar os ingressos dos locais na hora?
Farei os percursos que você indicou aqui.
Obrigada!
Oi Keiti,
Eu não comprei o Moscow Pass, porque pra mim não valia tanto a pena devido a quantidade de lugares que eu visitei por dentro. O ideal é você definir todos os lugares que vai entrar, ver se todos esses lugares estão inclusos no Pass e fazer as contas pra ver se vale a pena ou não.
Beijos e boa viagem!
Será que tem algum guia brasileiro? Se tiver contato me manda.
Vou ver pra você se consigo recomendação de algum! Quando é a sua viagem?
Marianne, Estou indo a Sao Peterburgo de excursão e pretendo passar um dia em Moscou, mas queria saber se essa estação de trem onde vc foi p Moscow no red Arroww é a mesma do trem bala? Pq tenho que voltar p São Petersburgo p encontra a excursã. E quando você chegou como foi o transporte para a Praça Vermelha? Qual a melhor forma de chegar lá?
Oi Paula, eu cheguei pela estação Okatyabrskaya (Komsomolskaya railway station). Eu fui de metrô para o hotel, que não era na praça vermelha, mas é bem tranquilo chegar lá com o mapa do metrô. Antes você precisa confirmar se o Red Arrow ainda chega nessa estação que eu cheguei! Se sim, você deve pegar o mapa do metrô pra ver a linha que chega na estação mais próxima da praça vermelha (Teatralnaya). Outras tb ficam próximas e dá pra ir andando: Biblioteka Imeni Lenina, Borovitskaya,…
O ideal seria simular a compra das duas passagens para ver as estações e a partir disso traçar os caminhos. Sugiro que leve o nome das estações anotadas em russo, pois caso queira alguma informação, basta mostrar o nome da estação em russo. Em inglês é mais difícil entenderem.
Beijos
Oi Marianne! Adorei suas dicas. Estou planejando ir a Rússia e queria fazer algumas perguntas, se você não se importar. Você acha perigoso para mulher, viajando sozinha? Eu consigo comprar a passagem de trem diurna (Moscou/San Petersburgo) na estação, na hora? Você reparou se o hotel vendia excursões à cidades próximas? Obrigada e sucesso com seu blog!!
Oi Claudia!
Que bom que gostou! 🙂
Fique a vontade para fazer as perguntas que quiser!
Não acho perigoso mulher viajar sozinha. Os cuidados que você deve ter viajando sozinha são os mesmos cuidados que você tem andando sozinha na sua cidade! E durante a viagem, um pouco mais de atenção com os seus pertences, já que será turista, carregando dinheiro e coisas de valor.
Eu acho mais garantido você comprar pelo menos no dia anterior. Com certeza vende na hora, mas você fica sujeita à lotação e o preço pode ser mais alto.
Não reparei se o hotel vendia esses passeios. Entrei no site agora pra confirmar e não vi nada que falasse sobre isso. Talvez seja melhor entrar em contato com o seu hotel e perguntar se fazem, ou pedir indicação de agências locais que fazem esses tours.
Se tiver mais alguma dúvida é só falar!
Beijos
Obrigada pela resposta rápida! Fiquei apaixonada por essas duas cidades lindas. Quando voltar vou te mandar uma foto. Beijos!
Eba! Manda sim! Se usar redes sociais, use a hashtag #despachadas que eu consigo acompanhar a viagem por lá tb! 🙂
Boa Viagem e curta bastante!
oi Marianne
Estou indo pra Moscou e st peterbusgo agora em julho de 2017. estou um pouco apreensiva por causa da lingua e alfabeto. mas já contratei um guia local. você foi em que mês? como era o clima? a noite muda?
Oi Valeria,
Fui no início de Agosto. O verão lá costuma ser ameno. Normalmente é quente durante o dia e a noite esfria. Alguns dias usei short e camiseta. Outros calça e e camiseta, mas sempre com um casaquinho na bolsa pra qualquer mudança e para a noite!
Não fique apreensiva, não! Realmente poucas pessoas lá falam inglês, mas dá pra se virar mesmo assim com uma boa mímica ou apontando o mapa! 😛
Com um guia local, então, será moleza! Sem perrengues!
Aproveite bastante essa cidade linda e depois volte aqui pra dizer o que achou! 😉
Beijos
Olá Valéria, eu vou em junho de 2017. Esse guia é em portuguel ? Valor ? Me passaria o contato ? Obrigado.
Oi Patrícia,
Que bom que as dicas fora úteis!
Moscou e São Peter são incríveis, tenho certeza que irão amar! 🙂
bjs