Era janeiro de 2014, e eu estava começando a planejar a tradicional Eurotrip do meio do ano. Depois de muitas passagens pela Europa, queria um roteiro diferente e foi aí que decidi incluir a Rússia nessa viagem. Depois de muito pensar na logística, escolhi São Petersburgo e Moscou, as mais tradicionais cidades russas.
Sobre São Petersburgo
São Petersburgo é a quarta maior cidade da Europa e a segunda maior cidade da Rússia, e está localizada ao longo do Rio Neva. Foi planejada e fundada em 1703 por Pedro, o Grande, que transformou São Peter, como é informalmente chamada, em uma grande capital do Império Russo, a capital dos Czares. Suas inspirações vem dos canais de Veneza e das construções de Paris, por isso é considerada a metrópole mais ocidentalizada da Rússia. No período soviético, em 1924, ela passou a se chamar Leningrado, em homenagem a Lenin, e deixou de ser a capital da Rússia, passando o título para Moscou.. Em 1991, após o colapso da União Soviética, ela voltou a ter o nome original. Hoje ostenta o título mais que merecido de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Clima em São Petersburgo
São Petersburgo é uma das cidades mais frias do mundo. Os verões são curtos, quentes e úmidos e invernos longos, frios e chuvosos.
Como se locomover em São Petersburgo
O metrô é o principal meio de transporte da cidade. É todo decorado com traços socialistas. Mais do que um meio de transporte, é também uma atração da cidade. É limpo e de fácil acesso por toda a cidade.
O que fazer em São Petersburgo em 3 dias
Dia 01 – Centro histórico
Tire um dia para visitar as atrações do centro histórico. Nessa região você consegue fazer tudo caminhando.
Museu Hermitage – Antiga residência dos Czares russos. Foi erguido por Catarina, e hoje é um dos mais antigos e maiores museus do mundo. O acervo é composto de obras da história russa e também de obras de artistas renascentistas como Leonardo da Vinci, e outros artistas mais recentes como Picasso e Cezanne. O museu é grandioso tanto por fora como por dentro. Passear pelo seu interior é uma viagem no tempo.
Dvortsovaya Naberezhnaya, 34 Admiralteyskaya
Ter,Qui,Sáb e Dom | 10:30h às 18h. Qua e Sex | 10:30 às 21h
600, 400 ou 300 RUB, dependendo da área visitada. Grátis para Estudantes. Toda 1a quinta-feira do mês a entrada é gratuita para todos os visitantes.
Catedral de São Isaac – A Catedral de São Isaac é a maior e mais suntuosa catedral ortodoxa de São Petersburgo. Sua cúpula de ouro, arquitetura e ornamentação das portas impressionam. Hoje a igreja também é um museu e você pode subir no alto da cúpula e ver a cidade de cima. Um detalhe que chama atenção são as marcas de bala nas paredes, resquícios da Segunda Guerra Mundial.
St Isaac’s Square, 4 Admiralteyskaya Igreja: 250 RUB Cúpula: 150 RUB
Seg-Ter e Qui-Dom | 10h30 às 18h. De 01 de maio a 30 de setembro é possível também visitar a igreja a noite: 18h às 22:30h
Catedral de Kazaan – Está localizada na principal avenida da cidade, a Nevsky Prospekt, por onde você irá passar várias vezes durante sua visita à São Petersburgo. É uma Catedral Ortodoxa Russa, réplica da Basílica de São Pedro, em Roma, e foi construída em 1811. Esse templo foi erguido para abrigar a imagem da Nossa Senhora de Kazan, ícone mais venerada da Rússia.
Kazan Square, 2 Nevsky Prospect
Seg-Dom | 08:30h às 20h Grátis
Savior on the Spilled Blood – Cartão-postal mais famoso de São Petersburgo e um dos locais mais visitados e fotografados. Em relação às outras igrejas, ela é mais recente, concluída em 1907. Fica de frente para o canal Griboedov, exatamente no local da tentativa de assassinato do Czar Alexandre II. Desse fato vem o nome da Igreja “sangue derramado”. Sua beleza é simplesmente hipnotizante e, na minha opinião, é tão bonita quanto a famosa Igreja de São Basílio, localizada em Moscou (ou mais, não sei, tô na dúvida haha).
Griboedov canal embankment, 2б Nevsky Prospect 250 RUB
Seg-Ter e Qui-Dom | 10:30h às 18h. De 01 de maio a 30 de setembro é possível também visitar a igreja a noite: 18h às 22:30h
| Roteiro: O que fazer em Moscou|
Fortaleza de Pedro e Paulo – Localizado do outro lado do Rio Neva, é uma fortaleza que foi construída para a guerra. Este lugar se tornou sagrado e é onde estão enterrados vários Czares, como o fundador da cidade, Pedro, o Grande.
Do metrô Gorkovskaya, cruze o Parque Alexandrivsky na direção da Ponte Trinity (Troitsky Bridge). De ônibus, é o número 46. Do metrô Sportivnaya, caminhe pela Dobrolyubova na direção da Kronverksky Prospekt. De Tram, são os números 6 ou 40.
Catedral: 350 RUB. As outras atrações da fortaleza são pagas à parte e variam entre 50 e 150 RUB.
Seg-Ter e Qui-Dom | 06:00h às 20h. Os museus e catedral ficam abertos de 11h às 18h.
Mesquita Sobornaya – Fica bem próxima à Fortaleza. Tem uma linda cúpula azul turquesa, possível de ser vista desde a ponte Trinity. Infelizmente quando estive lá ela estava em obras.
Kronverksky av. 7 Seg-Dom | 10h às 17h
Dia 02 – Peterhof Palace
Peterhof Palace – É um lugar de cair o queixo diante de sua enormidade e riqueza. Localizado a 30km de São Petersburgo, tem jardins lindos, com fontes, palácios, e muito dourado! Dava pra ver que Pedro, o Grande, tinha mania de grandeza e além disso também era muito brincalhão: criou algumas pegadinhas para seus visitantes. Uma delas é quando as águas das fontes jorram para todos os lados molhando quem está por perto. Não se zangue, vai curtir a beleza e tranquilidade do lugar.
O acesso é feito através de barcos que saem da frente do Hermitage. Compre o bilhete e aguarde a hora do seu barco sair. Os barcos de alta velocidade levam em torno de 35-40 min. Existe também a possibilidade de ir de ônibus, mas além de levar mais tempo não tem o charme do passeio de barco.
Palácio: Seg-Sex | 10:30h às 18h Jardim superior e parque: 09h às 19h
Palácio : 600 RUB. Existem outras entradas de museus e outras partes do palácio que você pode optar se quer entrar ou não. Custa 500 RUB cada.
Passeio de barco pelo Rio Neva – Em vários pontos do rio você encontra empresas fazendo o passeio. Pegue de preferência um barco aberto (se estiver no verã0), e vejam o lindo pôr do sol passeando de barco. Se possível, faça um passeio privado ou daqueles menores, com poucas pessoas.
Dia 03 – Catherine Palace
Catherine Palace – São mais de 1.400 hectares de lugares lindos, paisagens incríveis e obras de arte. Fica em Tsarskoye Selo, a 25km de São Petersburgo. O Palácio foi projetado para Caterine I e já foi a residência de verão dos czares russos.
Do Vitebsky Railway Terminal: Pegue o Suburban train para Tsarskoye Selo (pushkin) railway station. Ônibus: 371, 382 or minibus taxi (marshrutka) 371, 377, 382 para Catherine Palace and Park.
400 RUB
Palácio: Qua-Seg | 10h às 17h, de Out a Abr. Fecha às terças e última segunda-feira de cada mês. Parque: Seg-Dom | 07h às 21h, de Set a Abr. Para outras épocas acesse o site do local.
Na volta passeie pelo centro, na região da Nevsky, rua mais famosa e movimentada da cidade. Curta suas lojas e restaurantes antes de voltar para o hotel.
Caso sobre tempo, visite também: Smolny Catedral, Yusupov Palace, The Russian Museum e Palácio Mariinsky.
- O que incluir no roteiro dependendo da época do ano:
No verão: Noites Brancas (junho) – O incrível fenômeno que não diferencia o dia da noite, tornando as noites claras. Tente andar pela madrugada nessa época para ver a sensação de estar uma rua vazia (já que as pessoas estão dormindo), como se fosse só pra você.
No Inverno: Pontes Abertas – Não perca o show de luzes das pontes da cidade, que se abrem para as grandes embarcações passarem. Todos os dias a rádio local avisa quais são as pontes que irão se abrir, e todos os turistas correm para ver esse lindo espetáculo de luzes. Peça a alguém do seu hotel para lhe informar sobre a ponte do dia.
(Sugeri no inverno pois em junho, no verão, devido as noites brancas o espetáculo de luzes não tem efeito. Porém em qualquer outro mês do verão, sem noites brancas, é possível presenciar a iluminação)
Onde ficar em São Petersburgo
A melhor localização em São Petersburgo é o centro histórico, pela região da Avenida Nevsky, onde você encontrará muitos bares e restaurantes. Do centro histórico é possível fazer praticamente todas as atrações a pé.
Eu fiquei no Mesto Hotel, um hotel pequeno, com poucos quartos (1 quarto, 1 estúdio e 1 apartamento), que tem nota 9 no booking.com (338 avaliações). Fiquei no apartamento e achei maravilhoso. O espaço é ótimo, tem uma sala, cozinha, banheiro e 1 quarto separado. O atendimento também é muito bom, e a Maria, responsável pelo local é muito solícita e ajuda em tudo que precisar. Ela me mostrou o outro quarto e o estúdio e todos são ótimas opções para passar seus dias na cidade. Ele fica localizado numa ótima região, em um prédio bem antigo, que pode causar uma má impressão ao chegar no endereço. Mas não julgue pela aparência, pois o apartamento é uma graça, todo novinho e muito bem conservado, deixando toda a impressão da faixada do prédio pra trás.
Existem muitas outras opções de hotéis ou apartamentos em São Petersburgo. Neste link você encontra opções para todos os bolsos.
Onde comer em São Petersburgo
São Petersburgo foi uma das cidades onde mais comi bem. Ótimos restaurantes e vários achados no meio do caminho.
Toda vez que você avistar uma placa escrito “Ресторан” saiba que você está perto de um restaurante.
Esse restaurante fica no alto de um prédio ao lado da Basílica de Kazan. A vista é linda e a comida muito boa. Serve muitos pratos da culinária local mas também da cozinha internacional. Fica cheio, portanto, se pretende ir na hora de pico, é bom reservar. Cheguei pra almoçar um pouco tarde, mas antes do horário da janta, por isso peguei o restaurante ainda vazio e consegui uma mesa em uma ótima localização, do lado de fora, de frente pra Basílica. Demos sorte, pois quando saímos de lá já estava bem cheio.
ul. Kazan, 3 Seg-Sex | a partir das 11h e Sáb-Dom | a partir de 12h
- Ribeye (ou Ribay, ou Ribai)
Fica no mesmo prédio do Terrassa, só que no primeiro andar. Tem uma decoração muito legal, cheio de vacas, garrafas e poltronas de couro, e de tempo em tempo começa a rolar uma performance dos garçons e garçonetes no meio do restaurante. A comida é muito boa, o carro chefe são os steaks e costelas, mas também tem sushis e outras opções
ul. Kazan, 3a Seg-Dom | a partir de 12h
- Eleven
Esse restaurante fica ao lado do hotel onde me hospedei. Fui por indicação da dona do hotel e foi uma ótima surpresa. Ambiente lindo e acolhedor, ótimo atendimento e excelente comida. É um restaurante frequentado por moradores locais.
Naberezhnaya Reki Fontanki 11 Seg-Dom | a partir de 11h
Nas pesquisas para colocar o endereço aqui, não encontrei o site. Apenas um site local diz que o restaurante está fechado. Não consegui confirmar em outro lugar. Pena se tiver realmente fechado, pois é (ou era) muito bom.
Esse achamos por acaso, andando pela rua. Já é conhecido por causa do Jamie, mas não imaginei que tivesse um na Rússia. Quando dei de cara com ele fiquei tão feliz que entrei na hora pra almoçar! E voltei no dia seguinte! 🙂 Pedimos um pastelzinho de entrada delicioso e eu comi uma massa com molho de trufa que estava sensacional.
Konyushennaya square Seg-Sex | 09:30h às 00h e Sáb-Dom | 12h à 01h
Outros restaurantes que anotei durante as pesquisas foram esses abaixo, porém não experimentei. Então seguem apenas como sugestão, sem me comprometer! hehehe
Se experimentarem voltem aqui pra contar como foi a experiência, combinado?
Belletage – Restaurante francês considerado um ds melhores de St. Peter.
Matrosskaya Tishina – Restaurante de frutos do mar.
Old Custom House – Cozinha européia de chef francês premiado. Tem música ao vivo e é lindo por dentro.
Saint Petersburg Restaurante – Localizado perto da Our Saviour on the spilled Blood. Seu estilo é tradicional russo.
Crocodile – Restaurante que faz você se sentir de volta aos tempos da antiga União Soviética.
22 13 Favorite Place – Restaurante kitch, ambiente diferente e animado.
Veja no mapa todos os locais citados no post
Amei a cidade e tudo que conheci por lá. Nosso próximo destino foi Moscou e pegamos um trem (o famoso Red Arrow) até lá.
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!
[Quer receber mais dicas de viagem?]
Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
Oi Marianne, adorei seu post.
A minha duvida é em relação ao tempo, vou agora em junho para a copa do mundo.
Roteiro será Moscou, st. Petersburgo, helsinki, tallinn, estocolmo, moscou novamente e Azerbaijão.
Vi que vc estava de shorts e regata, mas me falaram tenho q levar roupa de frio….
Me ajude!!!
Oi Ana! Que bom que gostou!
Essa época do ano é o período mais quente da Rússia,mas o quente deles é bem diferente do nosso! O inverno
é tão rigoroso, que o verão é considerado quente pra eles. Pra gente é fresquinho. Durante o dia pode fazer calor, mas de noite é friozinho! No post de Moscou você vai ver que em alguns dias eu estou de calça e casaco! Como eu fui pra outros lugares quentes na mesma viagem da Rússia, eu tinha todo tipo de roupa, então foi tranquilo fazer a mala. Mas roupa de frio extremo não precisa pra essa época do ano! Um casaquinho u no máximo uma jaqueta jeans ou de couro resolve! Espero ter ajudado! 🙂 Boa viagem!!
Me ajudou bastante! Muito obrigadaa!!!
Oi Marianne,
Chegando a viagem para a Russia, frio na barriga, kkkkk
Vou chegar no aeroporto Pulkovo, como vc fez pra ir do aeroporto ao Hotel, vou ficar no Mesto.
Como foi a comunicação com as pessoas em geral? Falo ingles e frances. Como vou sozinha to meio pirada com medo, kkkkk.
Bjus Valew
Oi Nathalie,
Que delícia! Não ffica com medo não que vai dar tudo certo! hehe
Nos comunicamos em inglês de maneira geral, e quando isso não era possível, íamos de mímica mesmo!
Assim que fiz a reserva do Mesto no Booking, recebi um e-mail da Olga, que gerencia os quartos, me dando referências de localização e também ofereceu pra agendar um taxi com desconto. Pesquisei os valores de taxi e o transfer que ela ofereceu valia mais a pena. Lembro que era algum parente dela, e nos deixou bem em frente a entrada. Andamos até o final, onde tem uma porta que é a entrada para os quartos, depois de subir umas escadas. Embora a entrada assuste um pouco, o local é reformado por dentro, super lindo e bem cuidado. Na época foi um excelente custo benefício! Não sei como está agora! Mande um e-mail pra lá e pergunte se tem algum transfer pra indicar. E sempre ande com o nome do hotel escrito em cirílico na carteira, para mostrar para um taxista, caso seja necessário! 🙂
Olá.. adorei o site, estou montando minha viagem por aqui! estaremos em s.p no dia 10 de março..eu minha irma e mae. estou vendo para reservar o hotel Mesto que vcs indicaram, mas li em muitos sites q a entrada é dificil achar. vcs tiveram dificuldade em localizar a entrada do hotel.. pode me dar alguma dica.. ficaremos 3 noites, sera q consigo fazer peterhof e catherina palace no mesmo dia> aguardo resposta. muito obrigada
Oi Ana Paula!
Não tivemos dificuldade não. Assim que fiz a reserva no Booking recebi um e-mail da Olga, que gerencia os quartos, me dando referências de localização e também ofereceu pra agendar um taxi com desconto. Pesquisei os valores de taxi e o transfer que ela ofereceu valia mais a pena. Lembro que era algum parente dela, e nos deixou bem em frente a entrada. Andamos até o final, onde tem uma porta que é a entrada para os quartos, depois de subir umas escadas. Embora a entrada assuste um pouco, o local é reformado por dentro, super lindo e bem cuidado. Na época foi um excelente custo benefício! Não sei como está agora!
Em relação ao Peterhof e Catherina`s Palace, até da pra fazer no mesmo dia mas vai ser bem corrido. Pelo que vi no site, no inverno o Catherina abre de 10h às 1645h, e o Peterhof de 09h às 19h (Os jardins e Parque). O Palácio não abre no inverno. Organize o dia de acordo com o horário de cada um pra conseguir ver or dois. Acho que talvez seja melhor ir no Catherina, que fecha mais cedo, e depois ir ao Peterhof.
Espero ter ajudado!
Beijos e Boa Viagem!
Legal! Só corrigindo que a Rússia não fica na Europa. Fica na Ásia.
Oi Valeria,
A Rússia é o maior país em extensão territorial do mundo.Por isso, suas dimensões ficam no leste europeu (a maior parte) e ao norte da Ásia. É muito comum ouvir que a Rússia faz parte da Eurásia, já que está dividida entre os dois continentes.
Porém a cidade do post em questão (São Petersburgo) é considerado Europa. 🙂
Os preços lá são caros ou baratos?
Depende… Tem opção de hotéis e restaurantes pra todos os bolsos.
Em relação às entradas das atrações, são preços médios de atrações na Europa.
Gostei! Muito interessante!
Otimas dicas e relato organizado!
Parabéns!!!
Obrigada, Marília!
Estou em S. Petersburgo hoje. Achei seu roteiro bom…mas simplesmente não dá pra fazer tudo isso em 3 dias não, hein… o roteiro seu do primeiro dia, é coisa pra fazer em dois ou mais dias. Senão fica corrido demais…
Oi Antonio! O roteiro é uma sugestão, mas cada viajante deve adaptar de acordo com seu ritmo de viagem. Eu fiz tudo em um dia, mas isso varia de acordo com a época do ano também. Fui em julho, quando os dias escurecem lá pras 23h e a maioria das atrações fecha depois das 20h, algumas fecham 22h. Possível é, porque eu fiz, mas cada viajante tem um perfil, que deve ser sempre levado em consideração na hora de decidir o que e como fazer! 🙂 Obrigada por deixar sua opinião! É sempre bom ter outras visões, pois ajuda outros viajantes!