< voltar
atrações

Praias em Cartagena: Islas del Rosário e Playa Blanca

Atualizado em:

Cartagena das Índias é uma cidade que encanta. A cidade amuralhada,  sua arquitetura colonial, construções históricas, cores, clima e povo atraem turistas do mundo todo. Além disso tudo, ela ainda faz parte do Caribe colombiano e, embora as praias continentais  sejam bem diferente do Caribe que conhecemos, existem passeios que te levam a várias praias em Cartagena bem próximas do centro para você aproveitar o típico Caribe, de areias brancas e águas cristalinas.

O Parque Nacional Ilhas do Rosário oferece algumas opções para os turistas, entre ilhas públicas e privadas. A Playa Blanca é uma praia pública e uma das mais bonitas. Por esses motivos é sempre cheia de turistas e ambulantes. Já o tour para as ilhas privadas oferecem um Day Use nos Resorts, onde é possível passar o dia aproveitando a tranquilidade do lugar e toda a estrutura. Além disso, é possível também andar de caiaque, stand up paddle, fazer snorkel ou mergulho. A empresa Juan Ballena, com quem fiz os passeios, trabalha com o Day Use do Resort Gente de Mar,  um dos melhores dentro da Isla Grande, com praias lindas, de águas mornas e cristalinas.

Praias em Cartagena: Islas del Rosário

Nosso primeiro dia de passeio foi para a Isla Grande. A van nos buscou no hotel às 8h30 e nos levou até a Muelle, um piér localizado perto da Torre del Reloj, de onde saem os barcos. Ao chegar na Muelle, tem que pagar o Imposto de embarque (COP$18.500), que não está incluído no valor do passeio. Após pagar o imposto, fomos direcionados a uma barraquinha do Resort Gente de Mar para colocar uma pulseira de identificação, e depois para o local de espera dos barcos. Assim que chamaram nosso nome entramos no barco e seguimos 45 min até a Isla Grande.

Esse momento de espera do embarque é um pouco confuso. Muita gente na Muelle e um pouco desorganizado. Mas vai dar certo! hehe

Chegando lá, funcionários do Resort nos receberam com um suco de abacaxi com hortelã, que estava uma delícia, e com uma toalha para cada pessoa. Explicaram sobre o funcionamento do lugar, sobre a sirene que toca nos horários definidos para a saída do barco para quem quer fazer snorkel e para o horário de almoço. Preferimos não fazer snorkel esse dia, já que iríamos para San Andrés e teríamos muitas oportunidades de fazer snorkel por lá.

Depois da explicação, seguimos para a praia particular do resort, escolhemos nossas espreguiçadeiras, pedimos nossa limonada de coco e ficamos curtindo o paraíso. Também andamos de caiaque, e quando a sirene tocou, fomos almoçar.

O almoço é um buffet que serve arroz de coco, um peixe frito inteiro e gigante, patacones (banana amassada e frita) e salada. Depois do almoço ainda deu tempo de curtir um pouco a praia e lá pras 15h o barco chegou para buscar os passageiros e levar de volta para a Muelle.

Adoramos esse passeio, principalmente pela exclusividade, pela praia mais vazia e por ter atividades extras a disposição.

Inclui:
  Transporte desde seu hotel até o porto, somente caso esteja hospedado no centro, Getsemani, Bocagrande ou Laguito
  Transporte de ida e volta em lancha rápida do porto de la bodeguita em Cartagena até Ilha Grande
  Coquetel de Boas-vindas (sem álcool)
  Almoço estilo buffet típico caribenho
 Uso das Instalações, quadra de vôlei, ping pong, bilhar
  Uso do Caiaque
  Toalhas.
  Chuveiros

Não Inclui:
  Transporte de regresso do porto até o seu hotel
  Imposto de embarque ( COP$18.500 )
  Outras bebidas e comidas não especificadas
  Snorkel, Stand Up Paddle, Mergulho, Aluguel de Bicicleta

Praias em Cartagena: Playa Blanca

O segundo dia de passeio foi para a Playa Blanca, na Isla Barú. Já tinha lido em vários blogs sobre a fama de lá, de ser muito lotada, com muitos ambulantes abordando o tempo todo, mas mesmo assim quisemos ir, afinal, não podíamos deixar de conhecer a praia mais bonita! Atrasaram um pouco para nos buscar no hotel, então nos colocaram em um taxi até a Muelle para não chegarmos atrasados para o embarque. Novamente, ao chegar na Muelle, pagamos o imposto de embarque (COP$18.500), nos deram o ticket do almoço e ficamos aguardando o nosso barco.

Nesse passeio é possível ir direto para Playa Blanca ou optar por fazer snorkel ou visitar o Oceanário antes de ir pra praia (os dois passeios são pagos à parte). Optamos por visitar o Oceanário. O barco nos deixou lá e marcou hora para nos buscar. Assistimos a alimentação  de tubarões, apresentação de golfinhos, várias espécies de peixes, tudo feito no habitat natural dos animais em grandes tanques formado pelas barreiras de corais. Mas ainda assim fiquei em dúvida se aquilo era bom pros animais,  pois mesmo sendo no mar  o espaço era delimitado.

O pessoal do Juan Ballena já tinha recomendado que o ideal era ficar curtindo a Playa Blanca, pois fazendo o tour panorâmico pelas Islas del Rosário ou  indo para o Oceanário, o tempo na praia seria reduzido. Mas quis ir mesmo assim, para conhecer e dar a minha opinião sobre o lugar. E, definitivamente, concordo com eles, curtam a praia, a não ser que você esteja com crianças, que vão se divertir bastante no Oceanário.

O barco nos buscou na hora marcada e seguimos para a Playa Blanca. Chegamos lá por volta de 12h30 e ficamos até as 15h aproveitando o mar. A praia é realmente linda, mas a quantidade de pessoas tira um pouco o status de paraíso, que a praia certamente mereceria se estivesse mais vazia. No local que os barcos param fica ainda mais lotado. Ao chegar lá, sigam para o lado direito de quem olha pro mar. Fica bem mais vazio e dá pra aproveitar muito mais. Em toda a extensão da praia tem barraquinhas vendendo alguma coisa, e algumas alugam cadeira e cabaninha pra proteger do sol. Negociamos uma cabaninha e 3 cadeiras por COP 12.000 (em 2016). Nesse passeio o almoço também estava incluído e era a refeição básica de lá: peixe, patacones e salada. Eu já não aguentava mais patacones, então acabei beliscando uns snacks e deixei pra almoçar na volta do passeio.

Inclui:
 Transporte marítimo ou por terra de Cartagena à Praia Blanca.
 Transportes hotéis (somente se você reserva a opção por terra)
 Almoço típico (peixe frito, arroz de coco, banana frita, salada e bebida)

Não Inclui:
 Outras comidas e bebidas não especificadas.
Imposto de embarque 18.500 COP (somente para saídas de barco).
 Cadeiras e guarda-sol na praia.
 Esportes aquáticos.