Confesso que tenho um gosto alimentar um pouco estranho: não como coisas básicas como arroz, legumes e verduras, e amo comidas que muita gente não pode nem ver, como língua, rabada, bife de fígado, frutos do mar…
Quando o assunto é experimentar coisas novas e exóticas, desde que não tenha nenhumas das comidas que eu não gosto, eu topo na hora!
Em Marrakech foi assim. Fiz questão de experimentar a culinária local e me arriscar nas barraquinhas da Praça Jemaa El Fna.
O QUE COMER EM MARRAKECH
Normalmente as refeições marroquinas começam com uma sopa e uma cestinha de pães. A mais famosa é a harira, de carne, lentilhas e grão-de-bico. É a sopa usada para romper o jejum do Ramadã. Tem também a sopa bisara, feita com favas, alho, azeite e especiarias.
O prato mais famoso é o cuscuz. Feito à base de sêmola, ele pode ser servido com carne de galinha, de vaca, de carneiro, peixe ou legumes e tâmaras e outras frutas secas.
Outro prato bem famoso são as tajines, refogado feito em terrinas de barro. As mais comuns são as de carneiro e galinha, com azeitonas ou ameixas pretas e amêndoas.
Em cada barraquinha da Praça Jemaa El Fna você encontra méchoui, espetinho de carneiro temperado com pimenta-do-reino e cominho e sardinhas grelhadas recheadas de chermoula, uma mistura de azeite, limão, alho, coentro, cominho e pimenta. Uma delícia!
Em cada canto da praça vemos barraquinhas de suco de laranja. Dá um certo medo beber pois não sabemos a procedência da água, mas estava tão quente que me arrisquei e bebi várias vezes ao dia. E ainda estou viva! 🙂
O chá de menta também é bem popular, e em muitos lugares – lojas, hotéis, etc…- te recebem com um copinho.
As sobremesas marroquinas mais conhecidas são: o beghrir, espécie de panqueca com mel, super macia; os chebakyas, espirais de massa frita com mel e gergelim ou canela e açafrão; a torta de sêmola com amêndoas; os pastéis com recheios de amêndoas, chamados briouats e os cornes de gazelle, meia lua feita com uma massa à base de amêndoas e açúcar. Em cada esquina tem uma lojinha ou barraquinha com esses doces deliciosos.
ONDE COMER EM MARRAKECH
- Café Glacier: O melhor lugar para observar o espetáculo da Jemaa El Fna do terraço. Chegue antes de escurecer para ver do alto os encantadores de serpentes, a montagem das barraquinhas de comida e a multidão chegando. De uma hora pra outra a praça fica lotada, as luzes se acendem e a fumaça das comidas se espalham pela região. Os espetinhos até são gostosos mas o que vale a pena mesmo é a vista para a praça no pôr do sol!
Onde fica: Praça Jemaa El Fna
- Argana: Restaurante com comida típica. Recomendo o Tajine de lá.
Onde fica: Praça Jemaa El Fna
Para comer barato e se sentir no Marrocos, difícil encontrar algo mais típico do que as barracas de comida da Jemaa El Fna.
- Barraca da Aicha – Barraca número 1. Uma das mais famosas da Praça. A Aicha (dona da barraquinha) é muito simpática!
Onde fica: Praça Jemaa El Fna
- Il Mare: Esse restaurante não é em Marrakech, mas em em Essaouira, cidade da costa Marroquina, perto de Marrakech. O restaurante tem um terraço com vista pro mar. As sopas e peixe frito são deliciosos.
Onde fica: 43, rue scala, Essaouira.
Para quem não curte muito essas comidas temperadas, tem a boa e velha pizza:
- Pizzeria Venezia – É só atravessar a rua da Koutoubia, tem um terraço com vista pra mesquita e minarete.
Onde fica: 279 ave Mohammed. Aberta diariamente das 6 as 11pm.
| Vai para o Marrakech? Veja aqui opções de hospedagens |
Comida aqui é um assunto polêmico. Digo isso pois é necessário certos cuidados com a alimentação, sob pena de passar o dia ou o resto da viagem na privada.
Em todo caso, sempre é bom lembrar que é imprescindível ter um Seguro Viagem durante uma viagem internacional. Se tratando de lugares com esse histórico de infecção alimentar, a recomendação é dobrada! Por isso, não deixem de fazer um Seguro Viagem para ter um suporte caso alguma coisa aconteça! Mas Insha’Allah, nada vai acontecer! hehe
Aqui no blog sempre orçamos e compramos o seguro com a Seguros Promo, que compara diversas empresas de seguro para você escolher a que melhor te atende! Como sempre tive boas experiências, firmamos parceria com eles. Fazendo seu Seguro Viagem aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! E ainda ajuda o blog e se manter e continuar dando dicas de vários destinos pelo mundo! 🙂
[Quer receber mais dicas de viagem?]
Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no Instagram e no Pinterest
Assine o blog
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
Oi Mari!
Voce acredita que tambem nao como arroz desde pequena. Nao sei nem o sabor! Todo mundo q eu conheco acha isso muito bizarro rsrsr.
Eu tenho mt vontade de ir para esses cantos exoticos do mundo. Acho que agora estou finalmente preparada para o diferente.
Bjsss
Jura Ana??
Todo mundo acha estranho eu não comer arroz! Eu acho tão normal! haha
Eu amo esses lugares diferentes! Gosto mais dos que os mais comuns! E lé nem tenho medo de me arriscar com essas comidas! Vai sim que vc vai gostar!
Bjs