roteiros

O que fazer em Itacaré?

Conheça todas as atrações desse paraíso baiano.

Atualizado em:

Quem já segue o Despachadas pelo instagram acompanhou a viagem maravilhosa que fiz pra Itacaré em Novembro de 2019. Quem ainda não segue, trata de seguir e colocar os stories, que está nos destaques, em dia 😛
Mas para ajudar ainda mais gente, escrevi essa matéria com dicas detalhadas sobre o que fazer em Itacaré, para espalhar esse pedaço de paraíso por aí. Afinal, um lugar tão incrível tem que ser conhecido e muito visitado!

Itacaré: o que fazer

Itacaré – Bahia

 

Fui no auge da crise do vazamento de óleo que atingiu as praias do nordeste. Mas consegui aproveitar muito, mesmo com essa situação. Apesar de algumas praias estarem com óleo, é possível curtir Itacaré de muitas outras formas, além do mar (também aproveitei dessa forma, mas fiz mais do que isso).

| Veja como chegar em Itacaré |

O que fazer em Itacaré

Existem muitas atividades para curtir Itacaré. Tem praia, rio, cachoeira, boa gastronomia, passeios culturais, passeios de aventura, sunsets incríveis, natureza, … é aquele destino que agrada todo mundo, não tem erro!

Como fazer os passeios?

Alguns passeios mais distantes vocês podem fazer por conta própria, no seu carro ou carro alugado, ou com alguma agência que oferece o passeio com os traslados inclusos. Já as trilhas, recomendo sempre fazer com agência ou algum guia, para não correrem riscos desnecessários. As trilhas são em mata fechada, então é importante estar com alguém que conheça o caminho.

| Quer alugar um carro em Itacaré? Faça a cotação aqui

Eu e minhas amigas estávamos sem carro e decidimos fazer os passeios com uma agência, por questão de segurança! Pesquisei bastante e optei pela Agência Bicho Preguiça, pelo atendimento, flexibilidade, preços e passeios exclusivos.
Negociei os valores e fechei o dia a dia de passeios tudo por whatsapp com a Carla, que é uma querida! Os guias foram excelentes e amamos todos os passeios que fizemos com eles. Achei ótima essa facilidade de resolver tudo pelo whatsapp, assim não precisamos perder tempo indo nas agências físicas pra ver os horários  e fechar as atividades.
Contato: whatsapp: +55  73 99804-2555 (Carla) | Instagram: @bichopreguicaitacare
Se fecharem com eles fale pra Carla que pegou a dica aqui no Despachadas! 🙂

Passeios e atividades em Itacaré

Barra Grande e Taipu de Fora

O passeio é longo. Primeiro um carro nos pegou no hotel e fomos até Camamu (45 minutos). Em Camamu pegamos uma lancha até Barra Grande (uns 30 min). Já em Barra Grande, pegamos uma jardineira até Taipu de fora (mais ou menos 8km de estrada de terra ruim, por isso demora mais tempo nesse trajeto, em torno de 30 minutos). O passeio segue direto para Taipu de fora para pegar o horário bom das piscinas naturais, que é na maré baixa. É um passeio que acontece na lua cheia e nova, quando as piscinas naturais estão no seu melhor momento.

Depois de algumas horas curtindo as piscinas naturais de Taipu de fora, voltamos de jardineira para Barra Grande para almoçar. E após o almoço pegamos novamente a lancha. Antes de voltar para Camamu passamos ainda na Ilha da Pedra Furada, mas não ficamos lá pois a maré já estava alta, e fizemos uma parada na Ilha do Goió (onde tem os balanços na água que a galera ama tirar fotos!).
Novamente na lancha, passamos na Ilha de Campinhos, depois Camamu para pegar o carro novamente e mais 45 minutos de carro até Itacaré.

É um passeio de dia inteiro, cansativo, mas que vale a pena.

Canoa pelo Rio de Contas + Cachoeira do Cleandro

O Rio de Contas é o maior rio do Brasil, que nasce na Chapada Diamantina e desagua na Praia da Concha. O passeio sai da Praia da Concha, passa pelo manguezal no Rio do Engenho, onde você poderá ver siri, aratu, guaiamum e ouvir muitas histórias contadas pelo canoeiro. Em uma parte do trajeto a canoa para e é preciso fazer uma leve caminhada até a cachoeira do Cleandro, que é muito linda e você pode acessar 3 níveis dela.

Na volta, nosso canoeiro Dhão ainda nos ensinou a pescar mariscos no Rio de Contas. Foi muito divertido!

O passeio sai às 09h a pé do hotel até a Praia da Concha e volta por volta de 15h. Você pode optar por comer durante o passeio em alguns dos restaurantes na beira do rio ou então deixar para almoçar quando voltar do passeio, que foi o que nós fizemos.

Canoagem Noturna

Esse é um passeio exclusivo da Bicho Preguiça, e foi o mais incrível de todos. É feito na Lua Cheia ou Lua Nova.
É  destinado a quem gosta de imersões contemplativas e silenciosas. Pegamos a canoa na praia das Conchas antes do pôr do sol. Nosso Canoeiro foi o Dhão, o mesmo do passeio de Canoa que fizemos mais cedo. Ele é ótimo, vai contando várias histórias, lendas,…Passamos pelo mangue  e chegamos no Rio de Contas com o sol caindo no rio. Era um visual que não dá nem pra descrever. Quando a gente achava que não podia ficar mais bonito, o sol se pôs, ficamos no breu total, até que de repente, surgiu uma lua cheia tão grande, mas tão grande, que parecia uma bola de fogo refletida no rio. Pena que a câmera do celular não captou o que a gente estava vendo. Só tendo essa experiência pra entender. Mas com as fotos e nos stories do @despachadas vocês podem sentir um pouquinho como foi incrível.
Fizemos esse passeio no mesmo dia do  passeio acima. Chegamos de um, almoçamos, descansamos um pouco na piscina do hotel e seguimos para a Canoagem noturna. Foi uma combinação perfeita!

4 Praias + Cachoeira do Tijuípe

Um dos passeios mais famosos de Itacaré. É uma trilha no meio da mata passando por praias paradisíacas: Engenhoca (parada de 1 hora na praia) , Havaizinho (+- 40 min na praia), Camboa (+- 40 min na praia) e Itacarezinho (+- 2h30 mi na praia). Depois das praias, seguimos para a Cachoeira do Tijuípe.
As caminhadas são leves, com uma média de 20 min entre as praias.
Tem opções de comida em Havaizinho, Itacarezinho (com consumação mínima) e na Cachoeira do Tijuípe.

O passeio sai às 09h do hotel e percorre uns 30 min de carro até a entrada da trilha. E retorna por volta de 16h30. Na volta ainda fizemos uma parada no Café com Cacau, um lugar que vende um famoso bolo de chocolate que é imperdível! Peça para seu guia fazer essa paradinha na volta pois vale a pena.

Nosso guia foi o Mikiba, super gente boa! E ainda ganhamos de brinde a companhia do mini Mikiba, o Henrique, filho do Mikiba e da Carla, que foi na trilha com a gente e nos contou várias histórias, seguindo os passos do pai! <3

Jeribucaçú + Cachoeira da Usina

Não fizemos esse passeio por falta de tempo, mas todo mundo que conhecemos lá disse que é muito legal e que vale a pena!
Essa trilha passa pela antiga Usina de Itacaré, onde tem uma cachoeira enorme, e segue pelo manguezal até a Praia de Jeribucaçú e suas vizinhas Arruda e Opava.

Sai às 09h da pousada e leva em torno de 20 min de carro até a entrada da trilha. A volta é aproximadamente 16h30. A praia tem barracas de açaí, acarajé, tapioca e peixe.
O trajeto é tranquilo, com caminhadas de 1h na ida e 30 min na volta, com subidas e descidas.

Trilha da Prainha

Esse foi o único passeio que não fizemos com a Bicho Preguiça, pois não íamos fazer esse dia. Fomos de bike até a Praia do Resende e lá decidimos fazer na hora e contratamos um guia credenciado que estava no local. Vi pessoas fazendo a trilha sozinhas, mas recomendo fazer com guia, pois a trilha tem muitas bifurcações que podem te levar para outros lugares.
É uma trilha de 40 minutos, que termina na Prainha, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. É realmente linda! Pena que estava bem nublado quando chegamos e começou a chover muito. Na volta parou de chover, mas tínhamos hora pra voltar para entregar as bikes.
Com agência o passeio sai às 09h a pé da pousada e retorna por volta das 15h. O nosso foi mais rápido, pois não tínhamos muito tempo disponível.
A praia conta com barracas que vendem frutas, queijo coalho e bebidas.
Alguns guias levam até a Praia São José, onde tem uma piscina natural linda.

Itacaré: trilha da Prainha

Prainha

Rafting

Não fizemos esse passeio, pois estávamos em busca de atividades mais relaxantes, mas um casal que fez um dos passeios com a gente fez o rafting e adorou.
O Rafting é feito em Taboquinhas, antiga sede do Município de Itacaré nos tempos áureos do cacau. Antes do Rafting é feito um treinamento fora d`àgua para pegar as corredeiras nível 2 a 3. Também inclui tirolesa.
O passeio sai às 10h da pousada, e vai de carro por 1 hora até Taboquinhas. O retorno é por volta de 16h.
No retorno tem uma parada para almoço.

Ilhas de Camamu

Esse passeio vai até as ilhas de Camamu, perto de Barra Grande. As mesmas que visitamos no passeio até Taipu de Fora. Mas esse é exclusivo para visita das ilhas: Pedra Furada, Barra Grande, Campinhos e Goió. Como eu tinha estado em Barra Grande no ano passado, e  já tínhamos passado por essas ilhas no primeiro passeio, não fizemos esse passeio dessa vez. Mas é uma ótima opção pra quem estiver por lá fora da Lua Cheia (já que Taipu de Fora não fica tão bom pra visitar) e quiser conhecer as ilhas nos arredores de Barra Grande.

Fazenda Vila Rosa

Pra quem está em busca de um passeio mais cultural, essa é uma opção bem legal. O passeio visita uma fazenda original da época do cacau, onde é possível ver um casarão das época restaurado, além do processamento do cacau, desde a plantação até a secagem. É um passeio de imersão na cultura e na história do cacau na Bahia.
Sai por volta das 10h e volta por voltas das 15h30. Tem uma caminhada leve de aproximadamente 30 min. É possível almoçar ou lanchar na fazenda.

Arvorismo

Na Praia da Ribeira tem um percurso de arvorismo que passa pela copa das árvores e por cima da praia. O percurso conta com 17 atividades como pontes, escadas, falsa baiana e cinco tirolesas, sendo a última delas a maior de todas, que termina na praia. É considerado uma atividade de grau médio. Nós não fizemos esse passeio, mas vi o circuito da Praia da Ribeira quando estivemos lá.

Também tem outros passeios que, se você tiver mais tempo, pode ser legal fazer: Foz do Rio Tijuípe e Caiaque Taboquinhas – Itacaré. 

 

O que dá pra fazer por conta própria sem precisar de carro:

Praias Urbanas

Nós ficamos hospedadas no Ecoporan, bem no centrinho, e fizemos o trajeto pelas praias urbanas caminhando. É super tranquilo.

  • Praia do Resende – do centrinho até a praia do Resende dá em torno de 10 minutos caminhando. É uma praia pequena e bem bonita, com coqueiros em volta. Foi lá que achamos a água de coco mais barata: R$3
  • Praia da Tiririca – da Praia do Resende pra Praia da Tiririca são 5 minutos caminhando pela estrada por fora.
  • Praia do Costa – da Praia da Tiririca até a Praia do Costa são mais 5 minutos caminhando.
  • Praia da Ribeira – da Praia do Costa até a Praia da Ribeira são x minutos caminhando. É da praia da Ribeira que começa a Trilha para a Prainha.

Mapa do trajeto a pé:

| Veja aqui opções de pousadas em Itacaré |

 

Praia do Costa em Itacaré

Praia do Costa

 

Rua da Pituba

Principal rua de Itacaré, onde você vai encontrar restaurantes, lojinhas, agências, mercado, sorveterias, etc…

Rua da Pituba, Itacaré - Bahia

Passarela da Vila

Depois da Rua da Pituba, a segunda rua principal é a Passarela da Vila. É super charmosa, exclusiva para pedestres, cheia de bares e restaurantes. Caminhando pela Pituba, ela fica no final à esquerda, antes de chegar na Praia da Coroa.

Mirante do Xaréu

Conhecido por ser o pôr do sol mais famoso de Itacaré, o Mirante do Xaréu fica numa ponta que divide a Praia da Concha da Praia da Coroa. Tem um visual bem legal no fim de tarde. Lá você também encontra uma barraquinha de caipirinha para acompanhar o sunset.

Itacaré o que fazer

 

Iemanjá Beach Club

Embora o Mirante do Xaréu seja o sunset mais famoso, recentemente foi inaugurado um lugar para ver o pôr do sol que é ainda mais  bonito do que a Ponta do Xaréu. É o Iemanjá Beach Club, que fica na praia do Pontal, em frente a praia da Coroa. Pra chegar lá é necessário pegar uma canoa que parte da Praia da Coroa, na altura da Pizzaria Orla 55 (maravilhosa, por sinal!). Custa R$5 cada trecho da travessia. Você combina uma hora para o canoeiro buscar. O sunset de lá é imperdível, sem contar a vibe maravilhosa, a opção de drinks e comidinhas e o atendimento excelente.

O local estava abandonado e foi revitalizado para dar lugar a esse Beach Bar lindo, super bem decorado e com um visual sensacional.
Eles funcionam na alta temporada, mais ou menos de Outubro a Abril ou Setembro a Maio. No resto do ano eles fecham. Talvez abram para os feriados, mas é melhor confirmar  antes de ir.

Praia da Concha e Praia da Coroa

São praias localizadas no centrinho, mas do lado oposto aos outras praias do centro (Resende, Tiririca, etc). Elas ficam uma ao lado da outra, separadas apenas pela Ponta do Xaréu. Na Praia da Concha tem bares na areia para curtir um dia de sol. A Praia da Coroa tem uma orla cheia de ótimos restaurantes como o Barracuda, o Jiló (melhor restaurante da cidade), Orla 55 (pizzaria maravilhosa, melhor sobremesa que comemos lá), Marley`s, entre outros. É de onde parte a canoa até o Iemenjá Beach Club.

Esses são os passeios e atividades para fazer em Itacaré. Escolha as opções que mais interessar e organize de acordo com os dias que tiverem  por lá!

Veja o mapa com todos os pontos do roteiro acima marcados. Para abrir o mapa em tamanho maior, clique no quadradinho superior à direita.


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

10 Comentários

Danielle

Oi, Marianne, tudo bem? Para as trilhas precisa ir de tênis? Como a trilha sai na praia, temos que levar chinelos também, né? O que vc indica? Bjo.

responder
Marianne Rangel

Oi Danielle, td bem e você?
EU levei uma sapatilha de borracha que sempre levo para trilhas mas minhas amigas fizerem de chinelo mesmo. Dá pra fazer tranquilo, mas como tem algumas partes de pedras, é sempre mais seguro com uma sola mais firme. Beijos

responder
Natalia

Amei as dicas! Vou agora em março/2021 para Itacaré, estou muito ansiosa. Vou com meu filho de 2 anos, tem dicas para curtir com criança?

responder
Marianne Rangel

Oi Natalia! Que bom que curtiu as dicas! Vcs vão amar Itacaré! É uma delícia!
Tem muitas praias legais para cur†ir com crianças. Se vocês forem aventureiros, rola até fazer as trilhas. Mas se não tiverem acostumados, Talvez seja melhor priorizar as praias sem trilhas, pois pode ser cansativo se tiver que levá-lo no colo. Mas tem cachoeiras, praias calmas, passeio de canoa, que vocês podem curtir!
Boa viagem! 🙂

responder
ROSILENE SILVA

Olá, Marianne. Tudo bem ? Queria conhecer Ilhéus e Itacaré, porém , na época programada, estarei com 23 semanas de gestação. Vc acha que essas trilhas eu conseguirei fazer? Faço caminhadas e musculação de forma leve.

responder
Marianne Rangel

Oi Rosilene, Tudo bem?

Eu acho que consegue sim. As caminhadas são leves e talvez você tenha dificuldade apenas na chegada da praia de Itacarezinho que tem uma descida que é mais íngrime e precisa segurar numa corda. Mas se alguém te ajudar a descer, acho que não terá problema. É só andar devagar, com cuidado para não tropeçar, principalmente nas pedras. Tem uma trilha que vai pra cachoeira que é mais pesada. Essa é não recomendaria. Mas acho importante você falar com a agência que contratar pois eles poderão te orientar melhor como está a situação das trilhas no período que estiver por la.

responder
Marcia Balassiano

Ola, somos um casal entre 50 e 60 anos, gostamos muito de caminhar, de sol e praia. Temos um condiciobamento fisico normal para nossa idade. Acha que conseguimos fazer estes passeios com agência ? Será que as trilhas não são muito puxadas ?

responder
Marianne Rangel

Oi Marcia!
Conseguem fazer sim. A maioria das trilhas são bem tranquilas. Cruzamos com muitas pessoas nessa faixa etária durante as caminhadas. Não fiz a de Jeribucaçu, mas dizem que é mais pesada, mas ainda assim conheci pessoas nessa idade que fizeram e curtiram. Tenho certeza que irão aproveitar bastante, mesmo que optem por não fazer as trilhas, pois as praias e os passeios de canoa tb valem muito a pena!

responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.