roteiros

O que fazer em Itacaré?

Conheça todas as atrações desse paraíso baiano.

Atualizado em:

Quem já segue o Despachadas pelo instagram acompanhou a viagem maravilhosa que fiz pra Itacaré em Novembro de 2019. Quem ainda não segue, trata de seguir e colocar os stories, que está nos destaques, em dia 😛
Mas para ajudar ainda mais gente, escrevi essa matéria com dicas detalhadas sobre o que fazer em Itacaré, para espalhar esse pedaço de paraíso por aí. Afinal, um lugar tão incrível tem que ser conhecido e muito visitado!

Itacaré: o que fazer

Itacaré – Bahia

 

Fui no auge da crise do vazamento de óleo que atingiu as praias do nordeste. Mas consegui aproveitar muito, mesmo com essa situação. Apesar de algumas praias estarem com óleo, é possível curtir Itacaré de muitas outras formas, além do mar (também aproveitei dessa forma, mas fiz mais do que isso).

| Veja como chegar em Itacaré |

O que fazer em Itacaré

Existem muitas atividades para curtir Itacaré. Tem praia, rio, cachoeira, boa gastronomia, passeios culturais, passeios de aventura, sunsets incríveis, natureza, … é aquele destino que agrada todo mundo, não tem erro!

Como fazer os passeios?

Alguns passeios mais distantes vocês podem fazer por conta própria, no seu carro ou carro alugado, ou com alguma agência que oferece o passeio com os traslados inclusos. Já as trilhas, recomendo sempre fazer com agência ou algum guia, para não correrem riscos desnecessários. As trilhas são em mata fechada, então é importante estar com alguém que conheça o caminho.

| Quer alugar um carro em Itacaré? Faça a cotação aqui

Eu e minhas amigas estávamos sem carro e decidimos fazer os passeios com uma agência, por questão de segurança! Pesquisei bastante e optei pela Agência Bicho Preguiça, pelo atendimento, flexibilidade, preços e passeios exclusivos.
Negociei os valores e fechei o dia a dia de passeios tudo por whatsapp com a Carla, que é uma querida! Os guias foram excelentes e amamos todos os passeios que fizemos com eles. Achei ótima essa facilidade de resolver tudo pelo whatsapp, assim não precisamos perder tempo indo nas agências físicas pra ver os horários  e fechar as atividades.
Contato: whatsapp: +55  73 99804-2555 (Carla) | Instagram: @bichopreguicaitacare
Se fecharem com eles fale pra Carla que pegou a dica aqui no Despachadas! 🙂

Passeios e atividades em Itacaré

Barra Grande e Taipu de Fora

O passeio é longo. Primeiro um carro nos pegou no hotel e fomos até Camamu (45 minutos). Em Camamu pegamos uma lancha até Barra Grande (uns 30 min). Já em Barra Grande, pegamos uma jardineira até Taipu de fora (mais ou menos 8km de estrada de terra ruim, por isso demora mais tempo nesse trajeto, em torno de 30 minutos). O passeio segue direto para Taipu de fora para pegar o horário bom das piscinas naturais, que é na maré baixa. É um passeio que acontece na lua cheia e nova, quando as piscinas naturais estão no seu melhor momento.

Depois de algumas horas curtindo as piscinas naturais de Taipu de fora, voltamos de jardineira para Barra Grande para almoçar. E após o almoço pegamos novamente a lancha. Antes de voltar para Camamu passamos ainda na Ilha da Pedra Furada, mas não ficamos lá pois a maré já estava alta, e fizemos uma parada na Ilha do Goió (onde tem os balanços na água que a galera ama tirar fotos!).
Novamente na lancha, passamos na Ilha de Campinhos, depois Camamu para pegar o carro novamente e mais 45 minutos de carro até Itacaré.

É um passeio de dia inteiro, cansativo, mas que vale a pena.

Canoa pelo Rio de Contas + Cachoeira do Cleandro

O Rio de Contas é o maior rio do Brasil, que nasce na Chapada Diamantina e desagua na Praia da Concha. O passeio sai da Praia da Concha, passa pelo manguezal no Rio do Engenho, onde você poderá ver siri, aratu, guaiamum e ouvir muitas histórias contadas pelo canoeiro. Em uma parte do trajeto a canoa para e é preciso fazer uma leve caminhada até a cachoeira do Cleandro, que é muito linda e você pode acessar 3 níveis dela.

Na volta, nosso canoeiro Dhão ainda nos ensinou a pescar mariscos no Rio de Contas. Foi muito divertido!

O passeio sai às 09h a pé do hotel até a Praia da Concha e volta por volta de 15h. Você pode optar por comer durante o passeio em alguns dos restaurantes na beira do rio ou então deixar para almoçar quando voltar do passeio, que foi o que nós fizemos.

Canoagem Noturna

Esse é um passeio exclusivo da Bicho Preguiça, e foi o mais incrível de todos. É feito na Lua Cheia ou Lua Nova.
É  destinado a quem gosta de imersões contemplativas e silenciosas. Pegamos a canoa na praia das Conchas antes do pôr do sol. Nosso Canoeiro foi o Dhão, o mesmo do passeio de Canoa que fizemos mais cedo. Ele é ótimo, vai contando várias histórias, lendas,…Passamos pelo mangue  e chegamos no Rio de Contas com o sol caindo no rio. Era um visual que não dá nem pra descrever. Quando a gente achava que não podia ficar mais bonito, o sol se pôs, ficamos no breu total, até que de repente, surgiu uma lua cheia tão grande, mas tão grande, que parecia uma bola de fogo refletida no rio. Pena que a câmera do celular não captou o que a gente estava vendo. Só tendo essa experiência pra entender. Mas com as fotos e nos stories do @despachadas vocês podem sentir um pouquinho como foi incrível.
Fizemos esse passeio no mesmo dia do  passeio acima. Chegamos de um, almoçamos, descansamos um pouco na piscina do hotel e seguimos para a Canoagem noturna. Foi uma combinação perfeita!

4 Praias + Cachoeira do Tijuípe

Um dos passeios mais famosos de Itacaré. É uma trilha no meio da mata passando por praias paradisíacas: Engenhoca (parada de 1 hora na praia) , Havaizinho (+- 40 min na praia), Camboa (+- 40 min na praia) e Itacarezinho (+- 2h30 mi na praia). Depois das praias, seguimos para a Cachoeira do Tijuípe.
As caminhadas são leves, com uma média de 20 min entre as praias.
Tem opções de comida em Havaizinho, Itacarezinho (com consumação mínima) e na Cachoeira do Tijuípe.

O passeio sai às 09h do hotel e percorre uns 30 min de carro até a entrada da trilha. E retorna por volta de 16h30. Na volta ainda fizemos uma parada no Café com Cacau, um lugar que vende um famoso bolo de chocolate que é imperdível! Peça para seu guia fazer essa paradinha na volta pois vale a pena.

Nosso guia foi o Mikiba, super gente boa! E ainda ganhamos de brinde a companhia do mini Mikiba, o Henrique, filho do Mikiba e da Carla, que foi na trilha com a gente e nos contou várias histórias, seguindo os passos do pai! <3

Jeribucaçú + Cachoeira da Usina

Não fizemos esse passeio por falta de tempo, mas todo mundo que conhecemos lá disse que é muito legal e que vale a pena!
Essa trilha passa pela antiga Usina de Itacaré, onde tem uma cachoeira enorme, e segue pelo manguezal até a Praia de Jeribucaçú e suas vizinhas Arruda e Opava.

Sai às 09h da pousada e leva em torno de 20 min de carro até a entrada da trilha. A volta é aproximadamente 16h30. A praia tem barracas de açaí, acarajé, tapioca e peixe.
O trajeto é tranquilo, com caminhadas de 1h na ida e 30 min na volta, com subidas e descidas.

Trilha da Prainha

Esse foi o único passeio que não fizemos com a Bicho Preguiça, pois não íamos fazer esse dia. Fomos de bike até a Praia do Resende e lá decidimos fazer na hora e contratamos um guia credenciado que estava no local. Vi pessoas fazendo a trilha sozinhas, mas recomendo fazer com guia, pois a trilha tem muitas bifurcações que podem te levar para outros lugares.
É uma trilha de 40 minutos, que termina na Prainha, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. É realmente linda! Pena que estava bem nublado quando chegamos e começou a chover muito. Na volta parou de chover, mas tínhamos hora pra voltar para entregar as bikes.
Com agência o passeio sai às 09h a pé da pousada e retorna por volta das 15h. O nosso foi mais rápido, pois não tínhamos muito tempo disponível.
A praia conta com barracas que vendem frutas, queijo coalho e bebidas.
Alguns guias levam até a Praia São José, onde tem uma piscina natural linda.

Itacaré: trilha da Prainha

Prainha

Rafting

Não fizemos esse passeio, pois estávamos em busca de atividades mais relaxantes, mas um casal que fez um dos passeios com a gente fez o rafting e adorou.
O Rafting é feito em Taboquinhas, antiga sede do Município de Itacaré nos tempos áureos do cacau. Antes do Rafting é feito um treinamento fora d`àgua para pegar as corredeiras nível 2 a 3. Também inclui tirolesa.
O passeio sai às 10h da pousada, e vai de carro por 1 hora até Taboquinhas. O retorno é por volta de 16h.
No retorno tem uma parada para almoço.

Ilhas de Camamu

Esse passeio vai até as ilhas de Camamu, perto de Barra Grande. As mesmas que visitamos no passeio até Taipu de Fora. Mas esse é exclusivo para visita das ilhas: Pedra Furada, Barra Grande, Campinhos e Goió. Como eu tinha estado em Barra Grande no ano passado, e  já tínhamos passado por essas ilhas no primeiro passeio, não fizemos esse passeio dessa vez. Mas é uma ótima opção pra quem estiver por lá fora da Lua Cheia (já que Taipu de Fora não fica tão bom pra visitar) e quiser conhecer as ilhas nos arredores de Barra Grande.