roteiros

O que fazer em Baku, no Azerbaijão

Atualizado em:

Sobre o Azerbaijão

Viajar para o Azerbaijão nunca esteve nos meus planos. Na verdade, quando meu cunhado foi transferido para lá, pensei primeiro no Afeganistão, principalmente quando soube que é um país muçulmano. Nunca tinha ouvido falar de Baku, cidade que agora sedia eventos como a Fórmula 1.

Meu cunhado já tinha falado que a cidade era ótima. Fomos visitá-lo e eis que Baku foi uma ótima surpresa; cidade linda e segura.

Ficamos pela cidade por 10 dias, mas pra quem irá apenas fazer turismo, três dias está de bom tamanho.

Nos hospedamos na casa do meu cunhado, mas a melhor localização para hotel é perto da Old Town e do Boulevard.

 

O que fazer em Baku, no Azerbaijão

 

  • Old Town, com suas construções medievais. Vale super a pena subir na Maiden Tower, que é uma torre medieval que apresenta uma linda vista da cidade. Custa 10 manat (moeda local que hoje vale uns 2 Reais), e ir ao Shirvanshah’s Palace (também 10 manat), um Palácio construído no século XV que atualmente é Patrimônio Mundial da Unesco. Se perca pelas ruelas da Old Town e almoce em um dos muitos restaurantes fofos de lá. A comida típica é muito gostosa, com destaque para o plov (melhor arroz da vida! Vem envolto em uma massa folhada e é misturado com castanhas, damasco e carne de cordeiro) e Pakhlava (um doce com nozes maravilhoso!).

 

O que fazer em Baku, Azerbaijão: Maiden Tower

Maiden Tower

 

  • Caminhe pelo Boulevard e vá até a mini veneza, o museu do Tapete e o Shahidlar Monument (um monumento dedicado aos heróis nacionais, que fica na parte alta da cidade e também rende uma bela vista). O Boulevard é como uma grande praça, cheio de fontes e com lindos jardins. De lá é possível ver as Flame Towers, torres que apresentam projeções de LED à noite. Por isso, vale a pena caminhar no Boulevard à noite também. Sugiro ir no fim de tarde e parar em um dos muitos restaurantes que ficam por ali para tomar um típico chá Azeri, servido com vários acompanhamentos (frutas secas, nozes, avelã e doces típicos) e ficar até o anoitecer.
Boulevard com as Flame Towers ao fundo em Baku, Azerbaijão

Boulevard com as Flame Towers ao fundo

 

 

 

 | Vai para o Azerbaijão? Não esqueça do Seguro obrigatório para viagens para o exterior |

 

O que fazer em Baku, Azerbaijão: Flame Towers

Flame Towers

 

  • Pra quem gosta de compras, tem dois Shoppings próximos, um com lojas mais caras e outro com lojas mais normais, além da Nizami Street, por onde também é bem agradável passear e, além das lojas, há muitos restaurantes.

 

  • Mercado de Baku: tem de tudo e parece o Saara, do Rio de Janeiro. Se tiver espaço na mala, é ótimo para comprar coisas pra casa, inclusive cristais, com um preço excelente! Além disso, tem todo o tipo de souvenir.

 

 

  • Jantar na TV tower.

 

Locais pra conhecer nos arredores (sugiro alugar carro):

 

  • Templo do Fogo (Atashgah Fire Temple), que foi construído entre os séculos XVII e XVII e também é patrimônio mundial da Unesco. Almoce por lá mesmo, porque o restaurante vale muito a pena: o melhor Plov!

 

 

O que fazer em Baku, no Azerbaijão: Fire Temple

Fire Temple

 

  • Yanar Dag, a montanha da chama eterna, local onde o gás natural mantém o fogo aceso ininterruptamente há mais de mil anos. Lá não tem muito o que fazer, só ver a chama mesmo e ir embora, mas como é próximo ao templo do fogo, acho que vale a visita depois de ir ao templo.

 

O que fazer em Baku, Azerbaijão: Yanar Dag

Yanar Dag

 

  • Qobustan (Gobustan National Park) e Vulcão Mud, são relativamente próximos. O primeiro é um Parque onde se pode ver arte rupestre e tem um museu sobre o tema e o segundo são vulcões ativos, mas, em vez de lava tem-se lama borbulhante. Dica: leve água e comida. Não há restaurante no local.

 

  • Complexo Arqueológico e Etnográfico de Qala: é muito legal e vale a pena a visita. Tem um castelo, com uma torre alta, um museu com exposições itinerantes (dessa vez era uma exposição de arte com materiais pouco usuais, como garrafas pet e fios de telefone, que formavam quadros e esculturas), e escavações arqueológicas e construções que demonstram como era a vida séculos atrás, como se fazia pão, cerâmica, como eram os cômodos das casas. Achei bem interessante.

 

Complexo arqueológico de Qala, no Azerbaijão

Complexo Arqueológico de Qala

 

 

 

 

Aqui no Despachadas temos parceria com a Get Your Guide, uma empresa que oferece tours e outras atividades como transfers, em várias cidades do mundo! E Baku é uma dessas cidades! Se tiver viagem marcada para Baku, dêem uma olhada no site da Get Your Guide e escolha os passeios que mais te interessarem! Nós ganhamos uma pequena comissão pela sua reserva, mas você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda o site a se manter sempre atualizado com boas dicas pra ajudar nas suas viagens! 🙂

 

O termo Bucket List vem da expressão to kick the bucket, que em português significa “bater as botas”, ou seja, morrer! Assim, Bucket list passou a ser uma referência à lista de coisas para  fazer antes de morrer. Aqui no blog ele funciona como um lugar onde convidados, amigos, parceiros e leitores contam suas experiências de lugares que eu nunca fui, mas estão na minha Bucket List! Se quiser contar aqui suas aventuras por esse mundo afora, entre em contato 🙂

 

SOBRE A AUTORA 

  • Esse post foi escrito por Michelle Chermont, amiga e cliente Despachadas. Ela ama viajar e tem um passaporte recheado de carimbos. Ela escreveu o post sobre Lua de Mel da Polinésia Francesa aqui no Blog e sempre que puder ela estará por aqui compartilhando suas viagens incríveis com a gente!

 

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.