compras

Guia de compras no SAARA, Rio de Janeiro

Atualizado em:

Pensa em uma coisa. Qualquer coisa. Pensou? No Saara tem! Fazer compras no Saara pode ser mais divertido e produtivo do que você imagina.

Embora muita gente pense que a origem do nome Saara tem a ver com o calor infernal que faz por lá nos dias de sol, a verdade é que isso é apenas uma coincidência. O nome SAARA  é uma sigla que significa Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, e engloba essa região famosa por abrigar lojas especializadas em artigos populares.

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Rua Buenos Aires – Centro do Rio de Janeiro

Eu sempre amei o Saara. Todo mundo reclama do calor, da confusão, do barulho. Já eu adoro esse ar pitoresco. Parece que volto no tempo quando ando por lá e ouço ao fundo a Rádio Saara e seus anúncios engraçados. É uma atração à parte!

Muita gente tem preconceito com a região por considerar que lá só tem porcaria. E isso eu discordo. Tem que ter paciência e um pouquinho de planejamento para ir direto nas lojas que te interessam se não quiser perder tempo. Dessa forma, tenho certeza que você vai sair com ótimas comprinhas.

E vale lembrar que, embora as lojas da Uruguaiana sejam coladas no Saara, são coisas bem diferentes. A Uruguaiana é um camelódromo, onde você vai encontrar mais produtos falsificados. Já no Saara, são produtos com preços baixos,  feitos em série, com custo reduzido, muitos deles com qualidade baixa, é verdade, mas tem muitas lojas com opções bem legais e bom custo x benefício. Vários produtos são Made in China. E o que mais tem por lá é loja de chineses. Não é raro ir ao caixa pagar um produto e ouvir a pessoa que recebe o dinheiro (normalmente os donos) dizer tlinta reais. Muitos são chineses que vieram para o Brasil tentar a vida e trabalham importando produtos da China e vendendo em suas lojas.

Embora a maioria das lojas seja local,  algumas marcas grandes, com lojas pelo Brasil todo, estão buscando seu espaço no Saara e aproveitando o enorme fluxo de lá. Entre uma portinha e outra encontramos marcas como Lojas Americanas, Havaianas, Hering, Lupo, entre outras.

A rua que eu mais gosto é a Senhor dos Passos. Mas a  Rua da Alfândega e a Rua Buenos Aires também tem lojas com ótimos achados. E as transversais, Regente Feijó e Tomé de Souza, também merecem uma visita.

Esse post é para ajudar vocês a acharem o que precisam nesse mundo de possibilidades que é o Saara.

Guia de Compras no Saara

Onde encontrar Artigos de Festa e Fantasias no Saara

O que mais você vai encontrar por lá são lojas que vendem artigos de festas e fantasias. No geral, os produtos se repetem em quase todas elas. Mas algumas são maiores e oferecem um sortimento mais diversificado, e o preço não costuma variar muito de um lugar pro outro.

A minha preferida é a Aidan. Tem várias lojas pelo Saara e muitas opções de artigos de festas em diversos temas. Para balão de festas a B&B Balloon tem um sortimento enorme, com muitas cores e tamanhos.

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Para fantasias eu adorava a Maik Mikmas estive lá recentemente e duas lojas fecharam, restando apenas uma pequena na Senhor dos Passos, e com pouca opçã0. Espero que seja só uma fase. No Carnaval era a melhor opção para comprar fantasias. Não custa dar uma passada lá pra se certificar.

Pra fantasias e tecidos a loja Babado da Folia também é ótima. Tem uma boa variedade e várias lojas na região

Endereços:

Aidan: Rua da Alfândega, 207, 203. Rua Senhor dos Passos, 193. Também tem em Copacabana e na Tijuca.
Maik Mik: Rua Senhor dos Passos, 173
Babado da Folia: Rua Buenos Aires, 233 e 300.Rua da Alfândega, 365. Rua regente Feijó, 49 e 57

Onde encontrar Bijuterias e outros acessórios no Saara

A loja de acessórios que mais gosto é o Atelier Chilaze, que vende produtos exclusivos, de fabricação própria. Os cordões  são maravilhosos, coloridos, modernos e diferentes. Além disso, vende brincos, anéis, pulseiras, bolsas e clutches, tudo de bom gosto e com preços super em conta.

Rua Senhor dos Passos 197

A Maxibiju também é uma loja de acessórios, mas bem diferente da Atelier Chilaze. Essa loja é para aquela compra pra compor uma fantasia, para usar em uma festa que surgiu em cima da hora. É mais emergencial. Tem que garimpar. Na frente da loja fica um funcionário anunciando que o maior preço da loja é R$3. Tudo bem barato para aquele item de última hora.

 Rua Senhor dos Passos 151, 268 e Rua da Alfândega, 339

A Bijunior é pra galera que gosta de montar suas próprias bijoux, ou cria bijouterias pra vender. Tem uma infinidade de peças para montagem de brincos, cordões, pulseiras e outros acessórios.

 Rua Buenos Aires, 325

Onde encontrar Tecidos no Saara

Na Rua Buenos Aires tem uma sequência de lojas de tecido. Mas a Caçula é uma das melhores, com muitas opções de estampas. Lojas tradicionais como a Casa Pinto também é uma ótima opção para comprar tecidos, e  Fora da Buenos Aires tem a Tradicional Casa Turuna, que também vende fantasias sazonais, mas não acho muito barata.

Vale lembrar que a Caçula é enorme (ocupa 5 prédios da rua Buenos Aires), e a loja mais completa do Saara e, além dos tecidos, você vai encontrar por lá artigos de papelaria, informática, tecidos, casa e decoração, aviamentos, bijuteria, carnaval, festas, artesanato, ferragens, aazar, desenho e pintura, ballet e limpeza.

Endereços:

Caçula: Rua Buenos Aires, 261
Casa Turuna: Rua Senhor dos Passos, 122
Casa Pinto: R. Buenos Aires, 235/237

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Onde encontrar arranjos de flores, vasos e decoração no SAARA

A loja de flores que eu mais gosto é a Vista Verde. É uma loja enorme, que parece um bosque encantado! Tem muitos tipos de flores permanentes, arranjos, vasos, objetos de decoração, vidros coloridos, e presentes em geral.

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Vista Verde

Tem também a Encanto, que vende decoração com flores e artigos natalinos, a Marysol Flores e Raio de Sol, que são do mesmo grupo, e a Festamania presentes LTDA.  Mas especificamente falando de decoração, a Terra Nossa e a Balisun  são sensacionais. Vendem móveis e objetos de estilo mais rústico.

Endereços:

Vista Verde: Rua Buenos Aires, 290
Encanto: Rua Senhor dos Passos, 226
Marysol Flores: Rua Senhor dos Passos, 88
Raio de Sol: Senhor dos Passos, 166
Terra Nossa: Rua Senhor dos Passos, 79 e Rua Buenos Aires, 85.
Balisum: Rua Buenos Aires, 323
Festamania: Rua Gonçalves Lêdo, 90

Onde encontrar embalagens no SAARA

Quando comecei a oferecer o serviço de Roteiros Personalizados aqui no blog, a primeira coisa que fiz foi ir no Saara pra ver as opções de embalagens para eu entregar o roteiro. Encontrei duas lojas na Rua Buenos Aires que gostei muito: a Regalo e a R4. As duas tem várias opções de embalagens de todas as formas: caixas, plástico, tecido, papel, etc…

Endereços:

Regalo: Rua Buenos Aires, 314
R4: Rua Buenos Aires, 185, 302, 333 e Rua da Alfândega, 241

Onde encontrar presentes em geral no SAARA

Bazar Teng Fej tem várias luminárias divertidas e caixinhas organizadoras. (Rua Senhor dos Passos, 175 e 177).
Hão Qian Presentes também tem luminárias lindas, e outros objetos decorativos (Rua da Alfândega, 202).
C&C 8 Presentes EIREI (Rua da Alfândega, 193) e  Yes presentes (Rua Senhor dos Passos, 60) também tem peças de decoração e opções de presentes legais.
Armarinho Delmar (R. Sr. dos Passos, 279) é ótimo para comprar brinquedos. Tem muitas opções e ótimos preços.

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Onde encontrar Panelas no SAARA

A loja Panela e Cia tem muitas opções de panelas e utensílios para cozinha doméstica e industrial.

Av. Tomé de Souza, 124

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Onde encontrar produtos de palha e madeira no SAARA

A loja Mariazinha Palhas existe desde a década de 60. É especializada em artigos de palha como ratan, vime, bambu, cipó, taboa, imbuia, entre outros, além de produtos em MDF cru, usado para artesanato.

Rua Senhor dos Passos, 69 e 73

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Recentementemente conheci por acaso a Tily presentes e adorei os itens de palha e decoração que eles vendem. Aparentam ótima qualidade. Tem bolsas, cestos de decoração, cestos de utilidade, suplás, jogo americano, tudo de palha e bem bonito.

R. Sr. dos Passos, 168 

Onde encontrar coisas pra casa no Saara

O Bazar da Alfândega e o Bazar do Saara tem tudo o que você pode imaginar de utilidade doméstica! Fico doida vendo o instagram deles, porque dá vontade de comprar tudo, mesmo sem precisar de nada. Na época do Natal a loja fica cheia de itens de decoração natalina também.

Bazar da Alfândega: Rua da Alfândega, 278
Bazar do Saara: Rua Senhor dos Passos, 204

Onde encontrar roupas de frio no SAARA

Conheci recentemente a loja 91 Roupas da Frio e achei uma ótima opção para quem quer renovar os casacos pesados para viagens de frio e neve, e também comprar roupas segunda pele, meias e acessórios como gorros, luvas e cachecóis. Tem muita opção para todos os bolsos e gostos. Fala com a Simone que você viu a dica aqui no blog e ela irá te mostrar tudo de mais legal que ela tem, com toda atenção e cuidado de quem ama o que faz!

Edificio Isaura – R. Regente Feijó, 91 – sobreloja