compras

Guia de compras no SAARA, Rio de Janeiro

31 out 2017

Pensa em uma coisa. Qualquer coisa. Pensou? No Saara tem!

Embora muita gente pense que a origem do nome Saara tem a ver com o calor infernal que faz por lá nos dias de sol, a verdade é que isso é apenas uma coincidência. O nome SAARA  é uma sigla que significa Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, e engloba essa região famosa por abrigar lojas especializadas em artigos populares.

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Rua Buenos Aires – Centro do Rio de Janeiro

Eu sempre amei o Saara. Todo mundo reclama do calor, da confusão, do barulho. Já eu adoro esse ar pitoresco. Parece que volto no tempo quando ando por lá e ouço ao fundo a Rádio Saara e seus anúncios engraçados. É uma atração à parte!

Muita gente tem preconceito com a região por considerar que lá só tem porcaria. E isso eu discordo. Tem que ter paciência e um pouquinho de planejamento para ir direto nas lojas que te interessam se não quiser perder tempo. Dessa forma, tenho certeza que você vai sair com ótimas comprinhas.

E vale lembrar que, embora as lojas da Uruguaiana sejam coladas no Saara, são coisas bem diferentes. A Uruguaiana é um camelódromo, onde você vai encontrar mais produtos falsificados. Já no Saara, são produtos com preços baixos,  feitos em série, com custo reduzido, muitos deles com qualidade baixa, é verdade, mas tem muitas lojas com opções bem legais e bom custo x benefício. Vários produtos são Made in China. E o que mais tem por lá é loja de chineses. Não é raro ir ao caixa pagar um produto e ouvir a pessoa que recebe o dinheiro (normalmente os donos) dizer tlinta reais. Muitos são chineses que vieram para o Brasil tentar a vida e trabalham importando produtos da China e vendendo em suas lojas.

Embora a maioria das lojas seja local,  algumas marcas grandes, com lojas pelo Brasil todo, estão buscando seu espaço no Saara e aproveitando o enorme fluxo de lá. Entre uma portinha e outra encontramos marcas como Lojas Americanas, Havaianas, Hering, Lupo, entre outras.

A rua que eu mais gosto é a Senhor dos Passos. Mas a  Rua da Alfândega e a Rua Buenos Aires também tem lojas com ótimos achados. E as transversais, Regente Feijó e Tomé de Souza, também merecem uma visita.

Esse post é para ajudar vocês a acharem o que precisam nesse mundo de possibilidades que é o Saara.

Guia de Compras no Saara

Onde encontrar Artigos de Festa e Fantasias no Saara

O que mais você vai encontrar por lá são lojas que vendem artigos de festas e fantasias. No geral, os produtos se repetem em quase todas elas. Mas algumas são maiores e oferecem um sortimento mais diversificado, e o preço não costuma variar muito de um lugar pro outro.

A minha preferida é a Aidan. Tem várias lojas pelo Saara e muitas opções de artigos de festas em diversos temas. Para balão de festas a B&B Balloon tem um sortimento enorme, com muitas cores e tamanhos.

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Para fantasias eu adorava a Maik Mikmas estive lá recentemente e duas lojas fecharam, restando apenas uma pequena na Senhor dos Passos, e com pouca opçã0. Espero que seja só uma fase. No Carnaval era a melhor opção para comprar fantasias. Não custa dar uma passada lá pra se certificar.

Pra fantasias e tecidos a loja Babado da Folia também é ótima. Tem uma boa variedade e várias lojas na região

Endereços:

Aidan: Rua da Alfândega, 207, 203. Rua Senhor dos Passos, 193. Também tem em Copacabana e na Tijuca.
Maik Mik: Rua Senhor dos Passos, 173
Babado da Folia: Rua Buenos Aires, 233 e 300.Rua da Alfândega, 365. Rua regente Feijó, 49 e 57

Onde encontrar Bijouterias e outros acessórios no Saara

A loja de acessórios que mais gosto é o Atelier Chilaze, que vende produtos exclusivos, de fabricação própria. Os cordões  são maravilhosos, coloridos, modernos e diferentes. Além disso, vende brincos, anéis, pulseiras, bolsas e clutches, tudo de bom gosto e com preços super em conta.

Endereço: Rua Senhor dos Passos 197

A Maxibiju também é uma loja de acessórios, mas bem diferente da Atelier Chilaze. Essa loja é para aquela compra pra compor uma fantasia, para usar em uma festa que surgiu em cima da hora. É mais emergencial. Tem que garimpar. Na frente da loja fica um funcionário anunciando que o maior preço da loja é R$3. Tudo bem barato para aquele item de última hora.

Endereço: Rua Senhor dos Passos 151, 268 e Rua da Alfândega, 339

A Bijunior é pra galera que gosta de montar suas próprias bijoux, ou cria bijouterias pra vender. Tem uma infinidade de peças para montagem de brincos, cordões, pulseiras e outros acessórios.

Endereço: Rua Buenos Aires, 325

Onde encontrar Tecidos no Saara

Na Rua Buenos Aires tem uma sequência de lojas de tecido. Mas a Caçula é uma das melhores, com muitas opções de estampas.  Fora da Buenos Aires tem a Tradicional Casa Turuna, que também vende fantasias sazonais, mas não acho muito barata.

Vale lembrar que a Caçula é enorme (ocupa 5 prédios da rua Buenos Aires), e a loja mais completa do Saara e, além dos tecidos, você vai encontrar por lá artigos de papelaria, informática, tecidos, casa e decoração, aviamentos, bijuteria, carnaval, festas, artesanato, ferragens, aazar, desenho e pintura, ballet e limpeza.

Endereços:

Caçula: Rua Buenos Aires, 261
Casa Turuna: Rua Senhor dos Passos, 122

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Onde encontrar arranjos de flores, vasos e decoração no Saara

A loja de flores que eu mais gosto é a Vista Verde. É uma loja enorme, que parece um bosque encantado! Tem muitos tipos de flores permanentes, arranjos, vasos, objetos de decoração, vidros coloridos, e presentes em geral.

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Vista Verde

Tem também a Encanto, que vende decoração com flores e artigos natalinos, a Marysol Flores e Raio de Sol, que são do mesmo grupo, e a Festamania presentes LTDA.  Mas especificamente falando de decoração, a Terra Nossa e a Balisun  são sensacionais. Vendem móveis e objetos de estilo mais rústico.

Endereços:

Vista Verde: Rua Buenos Aires, 290
Encanto: Rua Senhor dos Passos, 226
Marysol Flores: Rua Senhor dos Passos, 88
Raio de Sol: Senhor dos Passos, 166
Terra Nossa: Rua Senhor dos Passos, 79 e Rua Buenos Aires, 85.
Balisum: Rua Buenos Aires, 323
Festamania: Rua Gonçalves Lêdo, 90

Onde encontrar embalagens no Saara

Quando comecei a oferecer o serviço de Roteiros Personalizados aqui no blog, a primeira coisa que fiz foi ir no Saara pra ver as opções de embalagens para eu entregar o roteiro. Encontrei duas lojas na Rua Buenos Aires que gostei muito: a Regalo e a R4. As duas tem várias opções de embalagens de todas as formas: caixas, plástico, tecido, papel, etc…

Endereços:

Regalo: Rua Buenos Aires, 314
R4: Rua Buenos Aires, 185, 302, 333 e Rua da Alfândega, 241

Onde encontrar presentes em geral no Saara

Bazar Teng Fej tem várias luminárias divertidas e caixinhas organizadoras. (Rua Senhor dos Passos, 175 e 177).
Hão Qian Presentes também tem luminárias lindas, e outros objetos decorativos (Rua da Alfândega, 202).
C&C 8 Presentes EIREI (Rua da Alfândega, 193) e  Yes presentes (Rua Senhor dos Passos, 60) também tem peças de decoração e opções de presentes legais.

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Onde encontrar Panelas no Saara

A loja Panela e Cia tem muitas opções de panelas e utensílios para cozinha doméstica e industrial.

Endereço: Av. Tomé de Souza, 124

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Onde encontrar produtos de palha e madeira no Saara

A loja Mariazinha Palhas existe desde a década de 60. É especializada em artigos de palha como ratan, vime, bambu, cipó, taboa, imbuia, entre outros, além de produtos em MDF cru, usado para artesanato.

Endereço: Rua Senhor dos Passos, 69 e 73

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Depois de percorrer todas essas lojas, bateu aquela fome? Você pode comer um salgado em uma das várias Casas Pedro que tem por lá, ou então na Padaria Bassil.  Com azulejos preto e branco, que dá um charme no ambiente pequeno e acolhedor, essa panificadora tradicional produz pães árabes e esfirras artesanais, com atendimento de balcão.

Manual de compras do Saara, Rio de Janeiro

Essas são as minhas lojas preferidas no Saara. Imprima essa lista quando for pra lá, para direcionar suas compras em vez de perder tempo procurando loja a loja o que quer comprar. No mapa abaixo marquei um endereço de cada uma das lojas que citei no texto. Enjoy e Boas Compras! 🙂

Você também curte o Saara? Deixe aqui sua dica de lojas para os outros leitores. 😉

travel photographer, fotografa de viagem no Rio de Janeiro

Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

11 Comments

Lilian Azevedo

Excelente post ! Há muitos anos eu frequento essa área e como vc disse garimpando é possível encontrar coisas bem legais. Tem tb a Casa Azevedo e a Kacy, uma quase em frente a outra, onde se encontra peças para fazer bijouterias. Vou imprimir esse post ! beijocas

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

É difícil sair de lá sem pelo menos uma comprinha, né? Ótima lembrança! A Casa Azevedo e a Kacy são ótimas! Obrigada por contribuir! 🙂

responder
Fabiana Moulin

Adorei Mari! Não é todo mundo que tem mapeado as lojas do coração no Saara. Arrasou nas infos! Super útil!

beeeeijo

responder
Luciane

Nanne, simplesmente amei esse post. Eu adoro a Saara. E tenho um convite pra você: voltar lá pra irmos em alguns outros lugares que gosto – onde comprar aquele cheirinho da sua loja favorita e onde comer o melhor quibe recheado!
Bora?

responder
Gabi Torrezani

Que demais! Eu juro que mesmo ja tendo ido algumas vezes pro Rio nunca tinha ouvido falar do Saara… santa ignorancia a minha! Na proxima vez, eu irei. Pelo seu relato e fotos parece um pouco a 25 de Marco de Sao Paulo, ne? Eu adoro, sempre procurando bem da pra achar muita coisa legal e baratinha nesses lugares.

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

É isso mesmo, Gabi! É a 25 de março aqui do Rio! Acredita que eu nunca fui na 25 de março? Mas tenho certeza que vou amar, pois amo o Saara!

responder
Gisele Prosdocimi

Conheci o Saara, pena que fiquei pouco tempo, mas gostei demais do comércio da região. Como você mesma disse, é preciso garimpar para achar coisas bem legais e com ótimos preços. Adorei o post, uma super dica de comprinhas no Rio de Janeiro. Beijos

responder
Marcia Picorallo

Aqui em SP temos a 25 de março e, como você disse, muita gente acha que só tem porcaria, mas garimpando encontramos coisas bem legais. Muito bom o post para quem vai encarar as compras, principalmente neste final de ano.

responder
angela sant anna

vou te contar nunca tinha ouvido falar nessa região! minha mae gosta muito de lugares assim, mas n posso ir ocm ela pois passa o dia inteiro, entra em todas as loja e sai com sacoooolas haueahe

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *