Sobre o Azerbaijão
Viajar para o Azerbaijão nunca esteve nos meus planos. Na verdade, quando meu cunhado foi transferido para lá, pensei primeiro no Afeganistão, principalmente quando soube que é um país muçulmano. Nunca tinha ouvido falar de Baku, cidade que agora sedia eventos como a Fórmula 1.
Meu cunhado já tinha falado que a cidade era ótima. Fomos visitá-lo e eis que Baku foi uma ótima surpresa; cidade linda e segura.
Ficamos pela cidade por 10 dias, mas pra quem irá apenas fazer turismo, três dias está de bom tamanho.
Nos hospedamos na casa do meu cunhado, mas a melhor localização para hotel é perto da Old Town e do Boulevard.
O que fazer em Baku, no Azerbaijão
- Old Town, com suas construções medievais. Vale super a pena subir na Maiden Tower, que é uma torre medieval que apresenta uma linda vista da cidade. Custa 10 manat (moeda local que hoje vale uns 2 Reais), e ir ao Shirvanshah’s Palace (também 10 manat), um Palácio construído no século XV que atualmente é Patrimônio Mundial da Unesco. Se perca pelas ruelas da Old Town e almoce em um dos muitos restaurantes fofos de lá. A comida típica é muito gostosa, com destaque para o plov (melhor arroz da vida! Vem envolto em uma massa folhada e é misturado com castanhas, damasco e carne de cordeiro) e Pakhlava (um doce com nozes maravilhoso!).
- Caminhe pelo Boulevard e vá até a mini veneza, o museu do Tapete e o Shahidlar Monument (um monumento dedicado aos heróis nacionais, que fica na parte alta da cidade e também rende uma bela vista). O Boulevard é como uma grande praça, cheio de fontes e com lindos jardins. De lá é possível ver as Flame Towers, torres que apresentam projeções de LED à noite. Por isso, vale a pena caminhar no Boulevard à noite também. Sugiro ir no fim de tarde e parar em um dos muitos restaurantes que ficam por ali para tomar um típico chá Azeri, servido com vários acompanhamentos (frutas secas, nozes, avelã e doces típicos) e ficar até o anoitecer.
| Vai para o Azerbaijão? Não esqueça do Seguro obrigatório para viagens para o exterior |
- Pra quem gosta de compras, tem dois Shoppings próximos, um com lojas mais caras e outro com lojas mais normais, além da Nizami Street, por onde também é bem agradável passear e, além das lojas, há muitos restaurantes.
- Mercado de Baku: tem de tudo e parece o Saara, do Rio de Janeiro. Se tiver espaço na mala, é ótimo para comprar coisas pra casa, inclusive cristais, com um preço excelente! Além disso, tem todo o tipo de souvenir.
- Jantar na TV tower.
Locais pra conhecer nos arredores (sugiro alugar carro):
- Templo do Fogo (Atashgah Fire Temple), que foi construído entre os séculos XVII e XVII e também é patrimônio mundial da Unesco. Almoce por lá mesmo, porque o restaurante vale muito a pena: o melhor Plov!
- Yanar Dag, a montanha da chama eterna, local onde o gás natural mantém o fogo aceso ininterruptamente há mais de mil anos. Lá não tem muito o que fazer, só ver a chama mesmo e ir embora, mas como é próximo ao templo do fogo, acho que vale a visita depois de ir ao templo.
- Qobustan (Gobustan National Park) e Vulcão Mud, são relativamente próximos. O primeiro é um Parque onde se pode ver arte rupestre e tem um museu sobre o tema e o segundo são vulcões ativos, mas, em vez de lava tem-se lama borbulhante. Dica: leve água e comida. Não há restaurante no local.
- Complexo Arqueológico e Etnográfico de Qala: é muito legal e vale a pena a visita. Tem um castelo, com uma torre alta, um museu com exposições itinerantes (dessa vez era uma exposição de arte com materiais pouco usuais, como garrafas pet e fios de telefone, que formavam quadros e esculturas), e escavações arqueológicas e construções que demonstram como era a vida séculos atrás, como se fazia pão, cerâmica, como eram os cômodos das casas. Achei bem interessante.
Aqui no Despachadas temos parceria com a Get Your Guide, uma empresa que oferece tours e outras atividades como transfers, em várias cidades do mundo! E Baku é uma dessas cidades! Se tiver viagem marcada para Baku, dêem uma olhada no site da Get Your Guide e escolha os passeios que mais te interessarem! Nós ganhamos uma pequena comissão pela sua reserva, mas você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda o site a se manter sempre atualizado com boas dicas pra ajudar nas suas viagens! 🙂
O termo Bucket List vem da expressão to kick the bucket, que em português significa “bater as botas”, ou seja, morrer! Assim, Bucket list passou a ser uma referência à lista de coisas para fazer antes de morrer. Aqui no blog ele funciona como um lugar onde convidados, amigos, parceiros e leitores contam suas experiências de lugares que eu nunca fui, mas estão na minha Bucket List! Se quiser contar aqui suas aventuras por esse mundo afora, entre em contato 🙂
SOBRE A AUTORA
- Esse post foi escrito por Michelle Chermont, amiga e cliente Despachadas. Ela ama viajar e tem um passaporte recheado de carimbos. Ela escreveu o post sobre Lua de Mel da Polinésia Francesa aqui no Blog e sempre que puder ela estará por aqui compartilhando suas viagens incríveis com a gente!
[Quer receber mais dicas de viagem?]
Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
Ola,
Sou professora de historia e estou indo para Baku em final de março.
Busco um guia com bom conhecimento em historia, teria algum para me indicar/ Pode ser em ingles ou espanhol.
Alem disto queria saber se chegar em Baku sem transfer tem algum problema, como é a segurança por la. Vou viajar com minha irma.
Obrigada
Mylene Rizzo
Oi Mylene,
Desculpe a demora, mas só consegui um contato de guia agora. não sei se ainda será útil.
De qualquer forma, segue:
Guia Azad Khanalizad
+994 70 510 44 42