roteiros

O que fazer em Bratislava

Conheça as principais atrações da cidade

Atualizado em:
Palácio Grassalkovich

Quando estava fechando o roteiro da viagem, defini que iria de Viena para Budapeste. Mas com uns diazinhos sobrando e uma cidadezinha fofa no meio do caminho, porquê não parar?

Após a queda do comunismo, em 1993, a antiga Tchecoeslováquia foi dividida em duas: República Tcheca (cuja capital é Praga) e Eslováquia (cuja capital é Bratislava).

Praga já é uma cidade popular na Europa, mas a sua “irmã” Bratislava ainda é pouco conhecida e visitada. Apesar dessa proximidade com Praga, a maneira mais fácil para se chegar na Bratislava é por Viena (são 62km de distância, apenas), e por isso decidi que faria um pit-stop lá.

A passagem pode ser comprada na hora e a viagem leva apenas 50 minutos.

  • Dica Despachadas: Vale mais a pena comprar o ticket ida e volta do que o one-way, mesmo que você não volte para Viena. O ticket custou 15 euros (Agosto/2013).

Muita gente faz um bate-volta a partir de Viena, mas nós resolvemos ficar 1 noite por lá pra conhecer a cidade com mais calma, e acho que valeu a pena. Não achei a Bratislava tão linda como Praga, mas ainda sim é uma cidade bonita e charmosa, que vale a pena conhecer, mesmo que por 1 dia, se você estiver em Viena.

O centro histórico da Bratislava é cheio de subidas e descidas, ruas de paralelepípedos, símbolos dourados cravados nas pedrinhas e uns trenzinhos vermelhos que dão um toque especial às ruas da cidade.

O quê fazer em Bratislava

No seu roteiro de 1 dia você pode visitar os pontos abaixo, ou dividí-los em 2 dias e fazer tudo com mais calma.

Praça Hlavné Námestie – É a praça principal. Quase todas as atrações principais giram ao redor dessa praça. Nessa região tem dezenas de ruazinhas estreitas para você se perder, comprar lembrancinhas, tomar um café ou almoçar um típico prato eslovaco por um preço bem em conta.

Nessa região você também encontra as famosas estátuas de metal espalhadas pela rua. Tem até fila pra foto!

Quando estive lá, consegui ver apenas 2 das estátuas. A do operário saindo do bueiro (Monumento a Plumber Cumil), que fica na esquina das ruas Panská e Rybarská Brána e a do Schöne Náci (um antigo morador da cidade, no séc. XX, que, dizem, sofria de doenças mentais e andava pela rua cumprimentando todos que passavam), que fica na rua Rybarská Brána, no mesmo quarteirão do operário.

As outras duas,  o soldado do exército de Napoleão, que fica debruçado no banco da praça Hlavné námestie e o Paparazi não estavam nos seus lugares. Não sei se foram retirados para manutenção e colocaram de volta depois,  mas não custa procurar quando estiverem por lá! Ficam todas por ali na mesma região. No mapa no fim do post mostra a localização exata das duas estátuas que encontrei.).

Catedral de São Martinho – É a catedral mais importante da cidade. De estilo Gótico, foi construída entre os séculos XIII e XVI.

localizaçãoRudnayovo námestie 1  horário de funcionamento Seg-Sáb | 09h às 18h e Dom |  13:30h às 16h

Palácio Primaciálny – De estilo Clássico, é a sede do prefeito da cidade. Tem uma sala de espelhos onde Napoleão assinou o tratado de Pressburg, que estabelecia a retirada de tropas do território austro-húngaro. Não visitei, mas ouvi dizer que era legal.

localizaçãoPrimaciálne námestie 1  horário de funcionamento Seg | 24h e Ter-Dom | 10h às 17h

Castelo de Bratislava – Fica em um dos pontos mais altos da cidade. Para chegar lá você pode ir seguindo as moedas douradas com desenho de coroa cravadas nos paralelepípedos. Dizem que ele existe desde 907, mas já sofreu diversas modificações e reconstruções em vários estilos: Gótico, Renascentista e Barroco. Desde a independência da Eslováquia uma construção no complexo do castelo é sede do parlamento.

  localizaçãoZámocká 2  horário de funcionamento Ter-Dom | 10h às 18h

Porta de Miguel – É uma torre que marca o ponto zero da cidade. Tem 51 metros de altura e no seu topo tem uma estátua do arcanjo Miguel matando um dragão.

 localizaçãoMichalská ulica 22 horário de funcionamento Seg-Dom | 24h por dia

Palácio Grassalkovich – Palácio de estilo Rococó onde atualmente mora o presidente da Eslováquia.

localizaçãoHodžovo námestie 1

Ponte Nova – Ponte que corta o Rio Danúbio, construída entre 1967 e 1972. No alto dela tem um restaurante em forma de disco voador.

Igreja Azul – O nome original é Igreja de Santa Isabel, mas por ser azul  é conhecida por Igreja Azul ou Blaue Kirche. Estilo Art Nouveau.

localizaçãoBezručova 2  horário de funcionamento Seg-Dom | 24h por dia

Ruas Ventúrska e Michalská – Ruas cheia de restaurantes legais.

Se sobrar um tempinho vá também ao Monumento Militar de Slavin, ao Museu da Cidade de Bratislava, ao shopping Eurovea, ao Teatro Nacional e a Igreja dos Capuchinhos.

Enfim, a Bratislava é uma cidade pequena, mas com uma enorme riqueza de lugares que valem a pena conhecer!


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.