dicas despachadas

Como chegar em Punta del Este de carro

Atualizado em:

Punta del Este foi o lugar que escolhemos para passar o Reveillon de 2011. Decidimos com apenas 2 meses de antecedência, muito pouco tempo considerando que era  alta temporada, e as passagens de avião  já estavam esgotadas. Pensei em várias alternativas para concretizar essa viagem e resolvemos, então, fazer uma “loucura”.

Como chegar em Punta del Este de carro?

Te explico abaixo, mas atenção para os detalhes dos perrengues que passamos para que isso não se repita com você!


Trajeto 1: Rio de Janeiro – Porto Alegre de avião,
Trajeto 2: Porto Alegre – Punta del Este de carro alugado.

O que não sabíamos era que para atravessar a fronteira do Uruguai de carro precisaríamos de alguns documentos exigidos pela polícia federal de lá. Até aí tudo bem, já que teríamos tempo de correr atrás dos papéis. O problema foi que alguns dias depois de comprarmos as passagens  para PoA, fui informada pela locadora  que não era permitido atravessar a fronteira com o carro alugado no Brasil (exceto se alugássemos em Foz do Iguaçu). O desespero bateu e comecei a pesquisar na internet sobre esse trajeto e vi muitas informações, algumas dizendo que era impossível atravessar sem a documentação e outras dizendo que era bem tranquilo.
Então decidimos arriscar.
5 mulheres, em um carro alugado, fazendo uma viagem de 10 horas para tentar atravessar a fronteira e correndo o risco de estourar a champanhe no Chuí! Tínhamos apenas uma ideia na cabeça… Se tudo der errado teremos pelo menos história pra contar!
 
| Vai para Punta del Este? Não esqueça de fazer o

No Chu

Chegando no Chuí, fizemos a Carta verde, um dos documentos exigidos, para termos pelo menos algum papel pra mostrar, caso fosse pedido.
Paramos, descemos do carro, fomos até a imigração preencher os papéis, super simpáticas, sorrindo pra todo mundo, voltamos pro carro e UFA! Conseguimos…
Ao passar novamente pelo guardinha ele nos mandou parar e nossas perninhas tremeram mais do que vara verde! Ele pediu a carta verde e… SUERTE! Nós tínhamos acabado de fazer… Ele pediu o documento do carro e… Nós tínhamos, é claro! Ele pediu a autorização da locadora de carros e… Opa… Oi?? No compreendo!!! A Autorização da locadora… Ah siii.. Acá! Joguei o contrato da locadora na mão do cara. Tudo em português. Ele não deve ter entendido nada e falou: Buen viaje!!!
Definitivamente: Não existem fronteiras para nós!!!!

Requisitos para entrar de carro no Uruguai


  • Documentos: Identidade ou passaporte
  • Viagem de carro:  são necessários o documento do veículo, o RG do proprietário e do motorista. Se o documento do veículo está em nome de uma terceira pessoa terá que obter a permissão do proprietário, da mesma forma, se o proprietário for pessoa jurídica. Esse documento deve ser registrado e autenticado em cartório e, finalmente, ser legalizado no consulado Uruguaio mais próximo de sua residência. Os endereços desses escritórios podem ser encontrados na página www.emburuguai.org.br.
  • Carta Verde: Também será necessário obter um seguro chamado Carta Verde. Esse documento pode ser feito do Brasil, ou então próximo a fronteira, tem várias pessoas que fazem na hora. É só perguntar.

OBS 1: Não recomendamos a ninguém fazer essa loucura de tentar atravessar a fronteira sem a documentação. Foi um ato de desespero diante da possibilidade de passar o Réveillon aqui no RJ, sendo que já tínhamos comprado a passagem de ida e volta para PoA e também o convite para A festa de Réveillon, que tinha custado a bagatela de R$700. Achamos que diante de todos esses problemas, valia a pena arriscar. E só posso dizer que no final valeu a pena. Mas sobre Punta eu falo no próximo post.

OBS 2: É claro que mamãe só soube dessa aventura quando eu cheguei sã e salva em casa! 


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

12 Comentários

Rafael

Olá, obrigado pelas dicas. Estou indo de carro de Balneário Camboriú para Punta Del Este. É tranquilo este trajeto então? Já fiz a tal carta verde… só me surgiu uma dúvida… e obrigatório a tal Carteira Internacional de Habilitação?

responder
mariannerangel

Oi Rafael! É tranquilo sim, só tem que ter atenção na estrada pois as vezes surgem uns animais pequenos cruzando a estrada! Não precisa da carteira nacional de habilitação! Boa viagem e aproveite bastante! Punta é demais!! Bjs

responder
Talita

Olá! Infelizmente acabou de acontecer cmigo o mesmo. Liguei para a locadora, me informaram que era possível fazer a travessia de fronteiras, e agora descobri que não é possível!!! Estou com passagem comprada para Porto Alegre e não sei oq fazer! Estou desesperada! Gostaria de saber se após ou durante a viagem descobriram uma outra forma… Estou procurando desesperadamente na internet, mas não consigo ter nunhuma idéia. Se puder me ajudar agradeço muito mesmo!

responder
mariannerangel

Oi Talita,
Só pode atravessar a fronteira com carro alugado de Foz do Iguaçu. De qualquer outro lugar não é possível.
Conseguimos atravessar e depois correu tudo bem. Minhas amigas, que ficaram mais tempo, voltaram tranquilamente com o carro e devolvemos sem problemas. Mas já adianto que a viagem é tensa e existe sim o risco de não passar… Resolvemos arriscar pois nos dias que compramos a passagem não existia outra possibilidade, mas aconselho a ir de ônibus. Eu voltei de ônibus e achei muito bom! O ônibus é bem confortável, tem jantar, café da manhã, a cadeira reclina e você pode ir dormindo. Só não fomos também de ônibus pois na data e horário que eu precisava não tinha disponível. O site da empresa de ônibus é http://www.ttl.com.br/produtos-e-servicos/precos-horarios/

Espero que dê tudo certo!! Depois volte aqui para nos contar! 😉 Beijos

responder
Patricia

Estou exatamente com o mesmo problema. Vou com mais duas amigas pra porto alegre e lá reservamos um carro pra ir pra La Pedrera no Uruguai. Semana passada descobrimos que as locadoras não liberam….acho que vamos arriscar, já pagamos as passagens e o hostel.

O mais engraçado é que eu tinha falado pra gente fazer a mesma coisa que vocês fizeram, caso formos paradas “no entiendo o que hablas”.

Só uma dúvida, onde vocês tiraram a carta verde? Em algum posto? E eles não pediram a tal autorização do proprietário do carro?

responder
mariannerangel

Tiramos em uma lojinha que nos indicaram no Chui mesmo. Quando chegar lá é só perguntar onde pode fazer a carta verde! Tem vários lugares que fazem a carta, acho que até mesmo na fronteira, mas se já for com a carta é melhor, menos chance de ficarem te enchendo de perguntas. Mas é o que eu falei… Existe um risco. Nós passamos, mas poderíamos ter sido barradas. Eles pediram a autorização e eu me fiz de desentendida e entreguei o contrato da locadora. Como estava em português o guarda olhou, não entendeu nada e mandou a gente passar. =D

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.