atrações

Passeio de Bike no Rio de Janeiro

08 set 2016

Em 2014 eu fiz um passeio de bike em Paris que contei nesse post. Esses dias recebi um email da Fernanda Hinke, idealizadora do bike tour em Paris, informando que, junto com a Cris, criaram a Go Bike Rio, e agora também estava oferecendo passeio de bike no Rio de Janeiro. Adorei a ideia e entrei em contato com ela imediatamente: primeiro porque fiquei doida pra fazer o passeio e segundo que queria conseguir um descontinho para os clientes e leitores do blog, já que tenho muitos leitores que moram no Rio de Janeiro e outros que estão buscando dicas da cidade.

Então, nesse post eu vou contar um pouco sobre o tour de bike no Rio e no fim estarão as informações sobre como ganhar um desconto para fazer o passeio! \o/

Passeio de Bike no Rio de Janeiro

O passeio que fiz foi pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro. A cidade conta com aproximadamente 400km de ciclovias que vão desde as orlas das praias até as áreas urbanas da cidade, passando por diversos Patrimônios Culturais da Humanidade.

O ponto de encontro é em Copacabana, na Rua Francisco Otaviano, 20, na frente da loja Velô e-Bike Store. O metrô mais próximo é  a estação General Osório.

É na Velô que vocês pegarão a bike para fazer o passeio. Bicicletas testadas, seguimos para a orla de Copacabana e iniciamos o trajeto, que segue pela orla de Botafogo, Aterro do Flamengo até o MAM, fazendo algumas paradas para fotos e explicações sobre a história da cidade. A partir daí entramos no centro histórico do Rio.

Tour de Bicicleta pelo Rio de Janeiro

Aterro do Flamengo

Tour de Bicicleta pelo Rio de Janeiro

Orla de Botafogo

Tour de Bicicleta pelo Rio de Janeiro

Orla de Botafogo

A parada na Cinelândia é super importante para entender as transformações ocorridas no início do séc XX. Ali também podemos admirar o lindo prédio do Teatro Municipal e do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.

De lá passamos no Passeio Público, em seguida Escadaria Selarón e Arcos da Lapa, passeando pelas ruas repletas de prédios históricos, como a famosa Rua do Lavradio até a Praça Tiradentes. De lá, seguimos para a Praça Mauá. É aqui que vemos o contraste do Rio Antigo com o Rio Contemporâneo. Nessa região passaremos  pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã e pelo Boulevard Olímpico, onde estão diversos painéis de street art de artistas conhecidos. Para finalizar os pontos que destacam a história da cidade, passamos pela Praça XV, e então fizemos o trajeto de volta passando pelo Aterro, Orla de Botafogo e Orla de Copacabana.

Rua do Lavradio - Passeio de bicicleta no Rio de Janeiro

Rua do Lavradio – Centro do Rio de Janeiro

Praça Tiradentes - Passeio de bicicleta no Rio de Janeiro

Praça Tiradentes

Museu do Amanhã no Passeio de bicicleta no Rio de Janeiro

Museu do Amanhã – Praça Mauá

Street Art Boulevard Olímpico

Street Art no Boulevard Olímpico – Praça Mauá

Street Art Rio de Janeiro

Street Art no Boulevard Olímpico – Praça Mauá

Vendo os pontos que o tour passa, a maior parte é bem conhecido, principalmente dos moradores do Rio de Janeiro. Mas a sensação de passar por eles durante o tour é bem diferente. Normalmente vemos esses pontos apenas de passagem, durante o trajeto de ida e volta do trabalho ou durante um trajeto qualquer para outro lugar. Dessa forma não conseguimos prestar atenção na beleza e na história dos lugares, não paramos pra pensar no que aquilo significa na identidade da cidade. O tour faz com que vejamos de forma poética todos esses pontos que passamos quase todos os dias mas não temos tempo para apreciar de fato.

O passeio  acontece às 3as, 5as, sábados e domingos, às 9h. Tem duração de 4,5h, com muitas paradas, e custa R$150. Mas não pra você que é leitor do Despachadas. 🙂

  • Você pode fazer todos os passeios da Go Bike Rio com 10% de desconto. Basta acessar a área de Passeios do site Go Bike Rio, preencher os dados, e no campo “Obs” escrever DESPACHADAS.

Outros passeios de Bike pelo Rio de Janeiro

  • Passeio Carioca: passa pelas praias mais famosas da Cidade Maravilhosa, pela Lagoa Rodrigo de Freitas, pelo bairro de Botafogo até a Urca, no Pão de Açúcar – R$ 120 – inclui a bike e um delicioso Açaí | 4as  e 6as às 10h.
  • Passeio Floresta da Tijuca: passa pelo alto do Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo. Contemple vistas panorâmicas do Rio de Janeiro, respire ar puro cercado pela fauna e flora local, aprecie o Cristo Redentor em ângulos inusitados. O valor varia conforme o tamanho do grupo – inclui transporte de van, Piquenique com frutas tropicais e vinho branco | Esse passeio acontece sob demanda. Caso tenha interesse entre em contato pelo site da Go Bike Rio para ver as possibilidades.

 

Em breve novos passeios. Fiquem ligados que vou atualizar o post com as novas opções!

O desconto de 10% funciona da mesma forma para estes passeios. Basta seguir os passos acima.

Se fizerem algum passeio, voltem aqui para contar como foi! 😉

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

23 Comments

Taís

Que legal, Marianne.. ver esses lugares em um tour de bike deve dar uma sensação diferente, bike é um meio de transporte sensacional e usa-la para turistar é uma ideia muito boa.
E adorei também que seus leitores vão poder ter desconto. ♥
um beijo!

responder
Paula Brum

Dica excepcional, que testaremos na primeira oportunidade. Na última estada tivemos vontade de fazer um passeio nessa vibe, mas não havíamos planejado e acabamos abandonando a idéia. Agora, será incluído na próxima estada por aquelas terras.

responder
fran agnoletto

Adorei a dica de passeio.
Não sabia que havia passeios desse tipo no RIO.
Vou deixar a dica anotada para nossa próxima visita.

Beijos,
Fran @ViagensqueSonhamos

responder
Cristina e Renato

Que delícia de passeio! Uma vez fizemos um passeio nesse estilo em Vancouver e foi uma das melhores maneiras de conhecer a cidade. O seu post nos lembrou esse dia! Dica anotada para quando voltarmos ao RJ! Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada

responder
Carlos e Gleidys

Olha só que legal. Tem uns 9 anos eu abri um negócio para os filhos em Copacabana de nome Biketourrio. Operamos por uns 8 meses, com passeios guiados pela orla e lagoa. Como adolescentes são instáveis, não levaram adiante. Pena. Adorei seu post.

responder
Luciana de Campos Assis

Quero passear no Rio de Bike 🙂 Adorei seu roteiro!! Vou faze-lo um dia com certeza

responder
Alyssa

Que delíciaaaa de passeio! Quando vou ao Rio acabo sempre alugando as bikes do Itau e dando umas andadas por Copacabana, mas nem se compara a esse passeio, né? Ainda mais com toda a história que dá para aprender!

responder
Murilo Pagani

Que super dica!!!
Sempre que possível gosto de percorrer a cidade que estou conhecendo de bike!

Esse tour parece ser uma ótima maneira de conhecer um pouco melhor a Cidade Maravilhosa e de um jeito mega lega!

Certamente irei fazer quando voltar ao Rio!
Abraço

responder
Dayana

Muito bacana esse passeio!
Sempre que posso tô fazendo um tourzinho de bike aonde vou e a Cidade Maravilhosa tem cada cenário, né?
Adorei esse tour! Cobre pontos essenciais da cidade. Mas esse da Floresta da Tijuca… nossa, parece muito bacana também.
Beijo!

responder
Naiara Back

Adorei saber sobre esse passeio de bike no Rio. Amo andar e viajar de bike. Mas confesso que achei ele meio carinho ao comparar com o preço aqui de Portugal 😊

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

Também amo fazer passeios de bike!!! Uma cidade tão turística quanto o Rio acaba sendo mais caro mesmo, mas é a média dos passeios por aqui!

responder
Camila Lisbôa

Mari, que passeio lindo! Realmente, a gente pode passar mil vezes pelo mesmo lugar, mas quando vai com olhos de “turista” é outra coisa, né?

Ainda mais de bicicleta! Adoro 🙂

responder
Vaneza Narciso

Que ideia maravilhosa! Farei planos de realizar este passeio qd eu for ao Rio.

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *