Nossa primeira opção para o segundo dia em Hvar era fazer um bate-volta na ilha Brač, pra conhecer a praia mais bonita da Croácia: Zlatni Rat.
Zlatni Rat, a praia mais bonita da croácia, fica em Bol, na ilha Brač
Brač é uma ilha na Croácia. É a maior ilha da Dalmácia e a terceira maior do mar adriático , com aproximadamente 396 km². A maior cidade de Brač é Supetar, mas é em Bol que está a praia mais bonita da Croácia, e por isso, é a cidade mais visitada.
Zlatni Rat é uma praia na cidade de Bol, que fica na Ilha de Brač. Provavelmente você já viu uma foto dela pela internet, pois ela é considerada a praia mais famosa da Croácia. Um fenômeno natural da região formou uma ponta de areia, que parece um chifre, cercado de um mar turquesa maravilhoso. Por conta desse visual, a praia ganhou esse nome: Zlatni Rat, que significa Chifre Dourado, na língua local.
Como chegar
Como a Hvar Tours, empresa com que fizemos nosso passeio pelas Blue e Green Caves, não fazia esse tour (nenhuma agência de Hvar Town tem feito atualmente), decidimos ir por conta própria, pela Jadrolinija, empresa de ferries e catamarãs que fazem diversos trajetos na região.
É possível também pegar o Ferry em Stari Grad, que tem uma grade de horários maior. Ou então, caso prefira ir em excursão, tem opção que sai de Jelse (30 km – 30 minutos dirigindo de Hvar). Em Jelse os tours partem 09h30 e retornam 16h30 e custa em torno de 100 kunas por pessoa.
Muita gente também faz esse passeio a partir de Split, que também oferece mais opções de horários de ferry, porém não para em Bol e sim em outro porto ao norte. Depois de chegar lá você ainda tem que pegar um ônibus ou carro até Bol.
A melhor opção, na minha opinião, é a que sai do porto onde você está hospedado e chega direto em Bol. Então pra mim, a melhor opção foi sair de Hvar Town, chegando direto em Bol.
| Vai pra Croácia? Não esqueça de fazer o
seguro obrigatório para viagens ao exterior |
Quanto custa?
Compramos o ticket do ferry uns 20 minutos antes na loja da Jadrolinija, no porto de Hvar Town. Custou 140 kunas ida e volta por pessoa.
O ruim de ir dessa forma é que só tem uma opção de horário de ida (10h45) e uma de volta (16h50). Se o ferry for pontual, você terá 5 horas para aproveitar a ilha, o que eu acho pouco, mas foi o que deu pra fazer. Nosso ferry atrasou uns 30 minutos, então tivemos ainda menos tempo.
O que fazer em Bol
Chegando no porto de Bol, caminhe pela riva (calçadão) à esquerda e logo verá uma loja de Informações turísticas. Pegue seu mapinha e continue no calçadão até chegar na Zlatni Rat. O trajeto leva em torno de 20 minutos, mas com algumas paradas em lojinhas e nos pontos para fotografar a linda paisagem do caminho, pode considerar uns 30 minutos de uma agradável caminhada, por um calçadão lindo e todo arborizado. Também tem m tremzinho que faz o trajeto e uns barcos que levam direto para a praia, mas preferimos ir andando até lá para tirar fotos.
Já no caminho você vai ver várias praias pequenas, com águas azuis cristalinas e espreguiçadeiras para alugar! Da vontade de parar em todas as praias e mergulhar. Mas seguimos caminho porque o foco era curtir a praia do Chifre Dourado e não tínhamos muito tempo.
No mapa que pegamos no Centro de Turismo mostra todos os pontos principais e alguns mirantes ao longo do trajeto que dá pra ver a praia de cima, mas ainda não é a vista bem do alto, que está em todos os materiais promocionais da ilha.
Ao chegar no ponto onde está a praia, tem uma rampa de acesso. Nós caminhamos um pouco pela areia e sentamos na beira do lado direito do chifre pra pegar sol. Mas ali não é o melhor lugar. Depois de insistir um pouco, resolvemos ir embora porque venta demais!!! Nem conseguimos entrar na água por causa do vento.
Por falar em areia, a praia não é bem de areia. É de pedrinhas, como em praticamente todas as praias da Croácia e Europa de maneira geral. Mas essas pedrinhas eram bem pequenas. Foi a praia que fui na Croácia que mais se aproxima da areia que estamos acostumados!
Já saindo da praia, vimos uma barraquinha de milho verde do lado esquerdo (de quem olha pro mar) e resolvi comprar um. E quando começamos a andar nessa parte da praia, que fica atrás das árvores, entendemos porque era a parte mais cheia: o vento não chega ali! E ai resolvemos estender nossa canga de novo e aproveitar mais um pouco esse paraíso. Para fugir dessa parte cheia em frente as barraquinhas, fomos até o final, depois do ponto do Aqua Taxi e dos pedalinhos. Ali fica bem mais vazio, água calminha, sem vento, sem confusão… o lugar ideal para curtir os últimos minutos que nos restavam por lá.
Na volta, descemos as escadas até uma das praias do caminho e comemos uma pizza em um quiosque de frente pro mar.
Durante o calçadão até a praia e na areia da praia, vimos várias placas oferecendo serviços e atividades. Desde lockers para guardar seus pertences e poder aproveitar a praia com mais segurança até passeios de parasailing, aluguel de barco, mergulho, water buggy, etc… Pra quem tem mais tempo na ilha, atividade é o que não falta!
Para ter a vista que encontramos nos materiais de divulgação da Ilha de Brač, é necessário subir até o Monte Vidova Gora, uma montanha situada a 778 m de altitude que fica a uns 30 km do porto. Como tínhamos apenas 5 horas para conhecer a ilha e a praia, não pudemos ir até lá e ver a vista mais famosa da ilha. Fiquei frustrada, mas aproveitar a praia já valeu muito a pena.
Para quem quiser ver a praia do alto, tem duas opções: vá direto para o Monte Vidova Gora (neste caso só vai dar tempo de ir até lá e voltar. Não será possível aproveitar a praia) ou então faça pernoite na ilha (se eu tivesse mais tempo na Croácia, teria feito essa opção).
| Reserve seu hotel em Bol e fique
perto da praia mais bonita da Croácia |
Para subir até o monte é possível ir a pé, se você for aventureiro, numa caminhada de 2 horas ida e 2 horas volta. Se escolher essa opção, melhor ir bem cedo pra poupar a cabeça do sol quente.
Também é possível ir de excursão ou de quadriciclo, mas a melhor opção é ir de carro, pois o caminho é íngreme e a potência do motor do quadriciclo não ajuda muito.
Valeu a pena fazer bate-volta de Hvar até Bol?
Acho que valeu, sim. Se eu tivesse apenas um dia inteiro em Hvar, eu não faria o bate-volta. Ia preferir ficar curtindo as praias de Hvar. Mas como fiquei 3 dias no total, achei que valeu a pena tirar um dia para ir até lá. Gostaria de ter ficado mais tempo, com certeza. Mas ainda assim acho que valeu a pena conhecer Bol e Zlatni Rat.
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
A Croacia é mesmo surpreendente. Conhecemos tão pouco mas tem lugares incriveis, e do alto é mais linda ainda
Você acredita que não fui conhecer? Na verdade a logística do meu roteiro ia ficar comprometida se fosse a Zlatni Rat, mas toda vez que vejo fotos lindas como essas suas, lembro que não posso deixar de conhecer ao voltar para a Croácia, que adorei.
Também não conheci da primeira vez que estive em Hvar! Dessa vez não pude deixar escapar a oportunidade! E valeu a pena! Não deixe de ir na próxima vez!
Adoro dicas de bate-volta interessantes e essa não é só isso: é a praia mais linda da Croácia!!! Que água maravilhosa!!! adorei a dica, beijos
É maravilhosa mesmo! um bate-volta que vale a pena! 🙂
Simplesmente ameeei esse seu post!! Quero ir pra Croácia ano que vem e to na fase de pesquisa. Ler esse texto caiu como uma luva! Hahaha… to cada dia mais apaixonada pela água dessas praias!
Esses nomes estranhos são muito bons, mas como vocês pronunciavam tudo isso? hahaha. Sou louca para conhecer a Croácia e ir para Hvar, mas agora acho que tenho outra praia para incluir (só nao sei pronunciar ainda,). Adorei o post.
hahahahah Jogo tudo no google translate, que dá a opção de ouvir a pronúncia! Mas as vezes fala errado, como Hvar (que se pronuncia Ruárrr e não Rvar como aparece no áudio)!
Mas a melhor forma de saber certinho é perguntar pra um local como se pronuncia! 🙂
obs: Zlatni Rat é assim mesmo como se lê, forçando bem o R de Rat. :p
Ola,
Que lugar lindo. Tenho muita vontade de conhecer.
Obrigada por compartilhar.
Abraços,
Thais