atrações

Tour guiado em Veneza

Conheça Veneza com outros olhos

13 jan 2018

Veneza é a cidade dos sonhos de muita gente. Também era a minha. Por isso, quando bati o martelo que Veneza estaria no roteiro da minha próxima viagem, quis que esses dias por lá fossem perfeitos. Pesquisei muito sobre os detalhes da cidade, mas queria mais. Queria passar por vielas escondidas, conhecer histórias que não encontramos em qualquer lugar, queria aquela dica especial de um restaurante ou osteria que só quem vive por lá poderia dar. Por isso tudo eu decidi fazer o passeio guiado com a Isabela Discacciati, do blog Italia Per Amore.

A Isa é brasileira, de BH, e vive em Treviso, na região do Vêneto, bem pertinho de Veneza. Eu já acompanhava o Italia Per Amore, seguia no instagram e no snapchat e amava os videos que a Isa fazia de Veneza, quando tinha passeio guiado por lá! Entrei em contato com ela para contratar o passeio e no dia combinado, nos encontramos pela manhã para começar nossas andanças pela cidade.

Escolhi fazer o Passeio Veneza Essencial – São Marcos e Rialto, com duração de 3 horas. Foi um dia super agradável! A Isa é um amor, e conta as histórias da cidade de forma tão leve e ao mesmo tempo com tantos detalhes, que prendeu nossa atenção durante todo o tempo!

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Do alto da Ponte de Rialto

 

| Não esqueça do seguro obrigatório para viagens ao exterior.
Faça seu orçamento aqui e viaje tranquilo |

 

Trajeto do Tour Guiado em Veneza

Esses são os pontos que passamos durante o passeio: Praça São Marcos (descrição dos monumentos – parte externa): Basílica de São Marcos, Palazzo Ducale, Ponte dos Suspiros, Procuradorias Nova e Velha, Torre do Relógio. Escadaria Bovolo, o misterioso palácio com a escada em forma de caracol. Rialto, o secular coração comercial da cidade e seu mercado de frutas, verduras, legumes e peixe, Ponte de Rialto. Parada opcional em uma típica osteria para degustar um famoso cichetti (petisco) acompanhado de cálice de vinho.

Durante esse trajeto, passamos por vários outros pontos importantes da cidade, que marquei no mapa abaixo.

O que eu aprendi no Tour Guiado em Veneza

Sobre Veneza

Como todo mundo sabe, Veneza é uma cidade que foi construída em cima da água. Encontraram uma substância abaixo da água, parecida com uma argila, e começaram a fincar troncos de madeira, tijolos e pedra de istria, uma pedra porosa que vinha da Croácia. Essa estrutura que foi criada é tão forte, que até hoje mantém a cidade e todas as suas construções em pé.

Hoje, a cidade sofre com um fenômeno chamado maré alta, que acontece de outubro a abril, por causa do vento que sopra do mar Adriático e da maré astronômica. Esse fenômeno faz com que a praça São Marco fique alagada, pois é a parte mais baixa da cidade. Nós não tivemos o (des) prazer de ver esse fenômeno, pois estivemos lá em agosto.

Muita gente não sabe, mas os grandes navios de cruzeiro também são uma grande ameaça para a maré alta. Eles praticamente engolem a cidade, de tão grandes. E como estudamos na escola, dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, então, quando chega um navio enorme, a água tem que ir pra algum lugar para dar espaço ao navio. E adivinha pra onde a água vai? Pra cidade, claro.

Sobre a população de Veneza: Veneza possuiu hoje em torno de 54 mil habitantes. Nos anos 70 eram 174 mil. Existe uma estimativa que mostra que a população de Veneza diminuiu 2 mil habitantes a cada ano.

Nosso passeio começou na Ponte Rialto, pois estávamos hospedados em um apartamento ali pertinho, na Calle de la Donzella. A Isa foi nos contando várias histórias e curiosidades muito legais que não tinha lido em nenhum lugar! Do alto da Ponte Rialto, ela contou histórias sobre duas pontes importantes em Veneza.

Ponte Rialto

É uma das 4 pontes que liga as duas margens do Canal Grande. Era antigamente feita de uma fileira de barcos. Depois construíram uma ponte de madeira, que pegou fogo. O último acidente com a Ponte Rialto foi durante um cortejo de uma Marquesa. A Ponte ficou lotada para ver o cortejo e desabou! Depois disso, criaram um concurso para construir uma ponte definitiva. Nomes como Michelângelo apresentaram projetos da ponte, mas quem ganhou foi um funcionário do governo (Antônio da Ponte) que era arquiteto. A ponte definitiva foi inaugurada 1581 e em 2016 passou por um restauro.

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Ponte Rialto

Ponte della Costituzione (Ponte do Calatrava)

Uma das pontes mais famosas de Veneza é a ponte projetada por Calatrava, o famoso arquiteto que projetou, entre tantas obras, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. No tour nós não passamos por ela, mas por ser um ponto importante da cidade, ela foi lembrada e citada durante nossas andanças. Ela é famosa por ser uma ponte polêmica. Os venezianos não gostam dessa construção. É cheia de erros estruturais, tem degraus, não é acessível a cadeirantes e a pessoas com carrinhos de bebê. Os degraus são de vidro e quando chove fica muito lisa e escorregadia. Além disso tudo, foi uma construção superfaturada e envolvida em corrupção.

 

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

A polêmica ponte Ponte do Calatrava

 

Ainda na região de Rialto, passeamos pela área do Mercado Rialto e ouvimos histórias sobre esse comércio secular, e outras histórias muito interessante sobre o que acontecia nessa área da cidade há muitos anos.

Coluna do Comendador

Era uma coluna onde um representante do governo ficava em cima lendo as leis e resoluções da República, além de declarar os navios que partiam e chegavam.

Escultura do Corcunda de Rialto

Quando acusavam alguém de roubo, o ladrão era condenado na Praça São Marcos e chicoteado até Rialto, onde finalizava a penitência com um beijo na estátua do corcunda, que ganhou tanto beijo que desgastou. Com isso, os ladrões passaram a ter que beijar a cruz.

Mercado do Peixe

O mercado de peixe em Veneza era um comércio muito tradicional. A profissão de vendedor de peixes passava de pai pra filho. O que eu achei mais interessante, e que jamais saberia se não tivesse feito o passeio com a Isa, é que na parede tem um desenho mais fundo, no formato de peixe e ostra que serviam como medida. Aquele era o tamanho mínimo para os peixes poderem ser vendidos. Eu passaria por ali mil vezes sem notar esse pequeno detalhe super interessante desse período. No século XX o mercado de peixe foi reconstruído. pois o sal do mar corroeu a estrutura.
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Mercado de Peixes

 

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Reparem nos desenhos desta coluna em formato de peixe e ostra.

 

As laterais do mercado eram antiga hospedarias. Hoje são bares onde os venezianos e turistas aproveitam para tomar seu café da manhã acompanhando de um cálice de vinho ou spritz, claro!
 O mercado antigamente era altamente setorizado e por isso existe até hoje placas indicando o que era vendido naquela região do Mercado de Rialto.
Andamos por uns bequinhos de Rialto e nos deparamos com a linda vista do Cá Doro, na outra margem do canal.

Cá D`oro

É um palácio nobre, construído no século XV em estilo gótico veneziano e onde hoje funciona uma galeria de arte veneziana.

Fondaco dei Tedechi

Ali perto está a Fondaco dei Tedeschi,  um palácio onde ficavam os comerciantes que vinham do norte. Em 1797, quando Napoleão chegou em Veneza, o edifício foi desativado e virou sede dos correios. Hoje o prédio pertence a Benetton, que construiu um grande shopping de luxo. Eu já tinha lido algo sobre o shopping, mas como não tinha interesse em compras, muito menos de luxo, não pensei em incluir no roteiro. Mas a Isa nos deu uma dica ótima: é possível subir no terraço e ter uma vista 360º da cidade, de graça!  Deixamos pra subir lá após o nosso tour e adoramos a experiência. A entrada não é muito fácil de achar. Fica meio camuflada em um dos lados do prédio com um segurança da frente. Ficamos na dúvida se podíamos ou não entrar ali. Mas entramos e demos de cara com um lindo shopping! Pegamos o elevador até o último andar. Antes de ir pro terraço passamos por um grande salão com uma exposição. E as portas desse salão que dão no terraço. Vale a pena essa parada!
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Do alto da Fondaco d ei Tedeschi

Continuando nosso tour pela cidade, passamos no corredor que fica em baixo da Ponte Rialto, no lado de Rialto, onde tem a loja dos Gondoleiros, Emilio Ceccato. A Isa nos chamou atenção para os afrescos pintados no teto desse corredor e nos contou uma história interessante: antigamente Veneza sofria uma epidemia de Peste, então passavam cal em tudo para desinfetar. Esses afrescos estavam escondidos por baixo da cal e só foram encontrados recentemente, em 1996!
Passamos pelo Campo San Bartolomeo, a praça mais central de Veneza, e seguimos para a Scala Bovolo, um segredo escondido da cidade.
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Campo – Praça

Scala Contarini Bovolo

Esse prédio com uma escada em espiral é uma jóia arquitetônica de Veneza. Uma mulher chamada Caterina Morosini se casou com Zuane Contarinie, que era de uma família nobre da cidade.  Em 1400 mandaram construir a escada anexa ao prédio, para demostrar poder frente a outras famílias. A escada tem 26 metros no total, o que é considerado bem alto para os padrões de Veneza. Vale a pena pagar €7 para subir e ter a vista panorâmica dos telhadinhos da cidade e de construções importantes, como a cúpula da Basílica de São Marcos e campanário de várias igrejas.
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Do alto da Scala Bovolo

 

Gôndola de Veneza

A gôndola tem 11 metros de comprimento e é feita com vários tipos de madeira. O trabalho é bem detalhado e preciso, por isso, leva-se muito tempo para uma gôndola ficar pronta. Por esse motivo, as lojas de gôndola ganham mais para restaurar do que para fazer uma gôndola nova.
Embora seja uma “simples” gôndola, saiba que ela é cheia de significados. A parte de metal  na ponta traseira das gôndolas simboliza o chapéu do Dodge, o governador da república. O arco representa a ponte Rialto. As hastes representam os sestieres (bairros) e a haste que sobra pro lado representa Giudecca, um pequeno arquipélago ao sul do centro de Veneza.
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Simbologia das Gôndolas

 

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Veja o detalhe de metal na ponta da gôndola

 

A profissão de gondoleiro antigamente passava de pai pra filho. Mas hoje existe um concurso com prova de idioma e prática de remo para quem quer pilotar as gôndolas na cidade.
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Gôndolas e canais de Veneza

Campos

As praças de Veneza são chamadas de campos. Os campos era onde os moradores se encontravam. Em vários campos que passarem vocês verão um poço, de onde vinha a água,  pois não tinha água potável na cidade.
Hoje o sistema é de aqueduto e abastece a cidade toda. Os poços foram fechados mas foram mantidos nos campos.
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Campo em Veneza

 

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Poço de Veneza

Teatro de La Fenice

Passamos na frente do Teatro de La Fenice, um teatro que foi reformado por Napoleão. Em 1936 ele pegou fogo. Já em 1996, ele estava em reforma e pegou fogo novamente. Descobriram que o incêndio foi intencional. Os eletricistas estavam atrasados com a obra e iam pagar multa por conta do atraso, então forjaram o incêndio para que a obra atrasasse “sem ser culpa deles”. Porém o incêndio foi maior do que o previsto por eles e destruiu completamente o Teatro, que foi reinaugurado somente em 2003, depois de um grande trabalho de restauro.
Do Teatro de La Fenice seguimos pelas ruelas e saímos em um beco que dá para a ponta de La Dogana, no bairro Dorsoduro, do outro lado do Canal. É lá que está a Igreja Santa Maria della Salute

Igreja Santa Maria della Salute

Essa igreja barroca foi construída no século XVII. O Dodge prometeu construir uma igreja se a Peste fosse dizimada. Com o fim da Peste, construíram essa igreja em agradecimento à Madona, em um lugar estratégico e no formato octogonal, pois reza a lenda que o 8 representa o que vai da reza para o céu.
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Ca D`Oro

 

Seguimos o passeio até a praça San Marco e chegamos pela entrada que fica abaixo do Museu Correr. Segundo a Isa, é o lugar mais impactante para ver a praça San Marco pela primeira vez. E realmente desse ponto é possível ver a praça toda, com a catedral e o campanário na frente. É demais!
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Praça San Marco

Piazza San Marco

 São Marcos pregava em Veneza e uma das vezes que ele estava na cidade sonhou com um anjo, em forma de leão, que disse que ele iria encontrar o repouso eterno em Veneza. Quando ele foi pra Alexandria, foi morto pelos turcos, e em 828 o Dodge trouxe o corpo de São Marcos roubado de uma igreja que seria demolida para construção de uma mesquita.
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Símbolo de Veneza: leão em formato de anjo, com o qual São Marcos sonhou.

 

O corpo de São Marcos foi colocado em cima do carregamento de carne de porco que estava saindo da cidade. Eles sabiam que ninguém iria querer inspecionar esse carregamento, pois a carne de porco é uma carne impura para os muçulmanos.

Assim, ele foi enterrado na Basílica, que recebeu o nome de Basílica de São Marcos, assim como o bairro ganhou o nome San Marcos em homenagem a ele.

A planta da Igreja tem forma de cruz grega, com cantos iguais e 5 cúpulas Bizantinas. É completamente diferente de qualquer outra por causa da influência bizantina trazida de Constantinopla.

Tanto dentro quanto fora, a igreja é feita de mosaicos, e não de afrescos, como parece. O trabalho é tão detalhado e bem feito, que só olhando com muita atenção é possível enxergar. 

Os mosaicos de baixo contam a história do roubo do corpo. Os do meio, é o juízo final. O penúltimo à esquerda é o Dodge adorando o corpo de San Marco. O último mosaico é a procissão chegando na igreja por causa do corpo.

Esses mosaicos são do século XVII, XVIII e XIX. O único original é o da esquerda, do século XIII. Note que é o único  mosaico diferente dos outros.

O mosaico de cima são os momentos finais da vida de Jesus cristo. Os cavalos que estão no alto da igreja são réplicas que foram trazidas de Constantinopla e são do século IV antes de cristo. Os  originais estão dentro do museu.

 

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Detalhe dos mosaicos da Basílica de San Marco

 

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Basílica de San Marco

 

Lá em cima tem a imagem do leão em volta de anjos, que é o símbolo de Veneza. No livro aberto que tem junto ao leão está escrito: Paz a ti, Marcos, meu evangelista.

 A esquerda do leão está o anjo Gabriel e à direita está Nossa Senhora. Os anjos guerreiros também estão representados e foram trazidos do oriente.

Na praça San Marco à esquerda tem a antiga procuradoria, onde 9 procuradores trabalhavam e moravam. À direita tem a procuradoria nova.

Ao redor da praça tem diversos cafés históricos, como o Café Florian, o mais antigo deles, onde paramos para conhecer e tomar um capuccino. O  Quadri era onde pessoas famosas da época faziam a pausa para o café.

Os cafés da direita eram frequentados pelos Italianos, e os da esquerda, pelos austríacos.

 

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Praça San Marco

Torre do Relógio

Foi construída no sséculo XVI. Tem os signos, fases lunares e números romanos. O leão acima de Nossa Senhora representa a hierarquia da política acima da igreja.

Antigamente saía uma estátua de anjo tocando trombeta e 3 reis magos saudavam Nossa Senhora, mas hoje isso só acontece no dia 06 de janeiro.

 Hoje duas estátuas tocam o sino: o mais velho toca 2 minutos antes para mostrar o tempo que passou, e o mais novo toca 2 minutos depois para mostrar o tempo que vai vir.

 

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Praça San Marco: Campanário à esquerda, e ao fundo a Torre do Relógio

Palácio Ducale

Construção feita de ístria e mármore de Verona. Esse mármore rosado e poroso que vemos em toda faixada no prédio do Palácio. Na frente do Palácio tem a estátua da Justiça acima de Nossa Senhora.
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Palácio Ducale

 

Ponte de Palha e Ponte dos Suspiros

É da Ponte de Palha que temos a vista para a Ponte dos Suspiros, aquela ponte fechada que liga um prédio do palácio ao outro. Era por esse lugar que os prisioneiros passavam quando recebiam sua sentença final, e segundo dizem, onde eles olhavam pela última vez a cidade e davam o último suspiro, daí o nome.
tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Ponte della Paglia (Ponte de Palha)

 

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Ponte dos Suspiros

Campanário

O anjo do topo do campanário é feito de ouro e gira conforme o vento.
Em 1902 o campanário sucumbiu. Por sorte não tinha ninguém passando na hora. É considerado o dono da cidade e foi reconstruído e inaugurado 10 anos depois. A vista lá de cima é linda, principalmente no fim de tarde!

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Vista do alto do Campanário da Praça San Marco

Outras Curiosidades

– Quando Napoleão chegou em Veneza, fechou várias igrejas e roubou obras de arte para levar para França. Ele roubou Veneza e depois entregou a cidade de volta para os austríacos, em troca da Lombardia.

– Napoleão também levou os cavalos que ficam na Basílica de San Marco para colocar no arco da frente do Louvre, mas depois trouxeram de volta para Veneza e hoje está na Basílica de San Marco.

 

Fazer o Tour Guiado com a Isa me possibilitou conhecer Veneza com uma riqueza de detalhes que eu jamais saberia se não tivesse feito o passeio. Claro que aqui eu contei só algumas das histórias interessantes que ouvi nesse dia, sobre alguns lugares por onde passamos. E obviamente não tenho o talento de uma guia especializada para contar de forma tão envolvente. Mas tentei aqui compartilhar com vocês um pouco das histórias que achei mais legais sobre Veneza. Sugiro que você faça esse passeio, ouça essas e muitas outras histórias, e se encante ainda mais com essa cidade mágica que é Veneza.

tour passeio guiado em Veneza por Rialto e San Marco com Isabella Discacciati, blog Italia Per Amore

Isa, do Blog Itália per Amore, nossa super guia em Veneza


Passeios Guiados em Veneza
Quem faz: Isabela Discacciati 
Contato: italiaperamore@gmail.com


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

6 Comments

Suzy Freitas

Apaixonante esse post! Dica preciosa de guia brasileira em Veneza e ainda tantos detalhes dessa cidade que eu sonho conhecer. Já vou copiar o link para quando for organizar minha viagem

responder
rozembergue

Uma ótima dica esse tour guiado e ainda mais com guia brasileira. Nossa, eu me perdi várias vezes por aquelas ruelas de Veneza e tenho certeza que vários pontos interessantes passaram batido. Realmente vale a pena uma visita guiada.

responder
Analuiza

Veneza me surpreendeu fortemente. O seu traçado incomum me deixou estupefata. As histórias de Veneza, de seus prédios e lugares, ruas e povos que por ali passaram são mesmo a cereja do bolo desta cidade que tanto me impressionou!

Eu não tinha expectativa nenhuma sobre Veneza e ela nunca foi meu sonho, mas logo que vi o Gran Canale me apaixonei. Foram 4 dias esplêndidos que passei nesta cidade incrível! 🙂

Pelo visto seus dias na cidade também foram maravilhosos, cheios de voltinhas pelo passado! 🙂 bj

responder
Amilton Fortes

Que bacana, adorei as informações e suas dicas! Confesso que não gostei muito de Veneza quando estive por lá e talvez a experiência de estar com alguém que conhece do destino pode ser muito útil, não é mesmo? Abs

responder
Amilton Fortes

Muito legal suas dicas! Fazer o tour com uma pessoa que entende do destino faz toda a diferença né? Obrigado por compartilhar. Abs

responder
Anna Luiza Santiago

Ai, sou louca para conhecer Veneza. Fiquei com mais vontade. Gosto muito de passeios assim porque os guias realmente contam histórias únicas e passam ótimas informações.

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *