Sobre Nova Orleans
Nova Orleans está localizada no sudeste do estado da Luisiana, nos Estados Unidos, próxima ao Golfo do México e do Rio Mississipi. Por esse motivo, é um polo de conexão para importação e exportação para a América Latina. Seu porto é o mais movimentado dos Estados Unidos e o 4o mais movimentado do mundo! Foi fundada por exploradores franceses e, posteriormente, colonizados por espanhóis. É uma cidade conhecida por sua cultura e sua música. Dá vontade de sair dançando cada vez que cruzamos com os músicos de rua. Além da música, eventos importantes fazem a cidade ser ainda mais conhecida: o Mardi Gras (o famoso carnaval de Nova Orleans), Jazz Fest, Southern Decadence e o Sugar Bowl, evento de futebol americano. A pluralidade cultural da cidade se deve às culturas Cajun e Creóle. A primeira, com origem nos franceses, brancos e católicos que migraram para Luisiana e se estabeleceram em New Orleans a partir de 1755, por causa das perseguições religiosas e políticas causadas pela guerra entre França e Inglaterra. Já a cultura Creóle vem dos imigrantes brancos e negros das colônias francesas das Antilhas, Haiti e Martinica, e dos índios e brancos nativos que sofreram influência. A junção dessas duas culturas resultou numa cidade miscigenada e multirracial, com uma culinária marcante, com temperos fortes, frutos do mar, além do presunto, incorporado pelos colonizadores espanhóis e franceses.
Por que escolhi ir para Nova Orleans
Pra ser sincera, foi porque achei uma passagem barata de Fort Lauderdale, onde estava hospedada, pra lá! hehehe Mas além disso, eu queria ir para um lugar onde não respirasse tanto o consumismo como na maioria das cidades americanas. Queria me sentir na Europa dentro dos Estados Unidos. Quem acompanha o blog sabe que Europa é sempre minha primeira opção. Mas uma vez nos Estados Unidos, por que não procurar um cantinho onde me sentisse na Europa? Eu já tinha visitado Nova Orleans na minha viagem de 15 anos (preferi ganhar uma viagem do que uma festa), mas a única coisa que eu lembrava de lá era da Rua Bourbon. Então, com uma passagem barata na mão, fui lá relembrar a cidade e conhecer outros lugares por onde não tinha passado. (No final, a passagem barata acabou saindo cara. Meu voo de volta foi cancelado, perdi meu vôo pro Brasil, mas isso é papo pra outro post. Qualquer dia eu conto o drama da volta dessa viagem).
O que fazer em Nova Orleans
Em dois dias na cidade consegui fazer bastante coisa. Até mais do que eu tinha programado. Vou compartilhar com vocês a minha sugestão do que fazer em 2 dias em Nova Orleans. No final do post vocês poderão ver um mapinha com os lugares marcados, para facilitar a localização na cidade.
Dia 01 – French Quarter e Passeio de Barco
French Quarter – É o centro histórico e coração de Nova Orleans. Cheio de ruelas, sacadas, lojinhas fofas e bistrôs, aqui você se sente em Paris. Andar pela rua já é uma atração. É o melhor lugar para se hospedar, mas o mais caro também.
Aqui você encontra muitas opções de hotéis no French Quarter.
St. Louis Cathedral – É a mais antiga igreja católica em funcionamento nos Estados Unidos. Fica de frente para a Jackson Square.
615 Pere Antoine Alley Seg-Dom | 08h às 16h – Missa: Seg-Dom | 12:05h
Jackson Square – De um lado a Catedral de São Luis, do outro o Rio Mississipi, a Jackson Square é um dos marcos históricos mais famosos de Nova Orleans. Também conhecida como a Place d’Armes, a praça recebe mais de 2 milhões de turistas e moradores por ano. É um espaço arborizado, muito popular para casamento, sessão de fotos e apresentações de músicos de rua.
Seg-Dom |08h às 18h no inverno e de 08h às 19h no verão.
Passeio Histórico de Barco pelo Rio Mississipi – Esse é um passeio bem turístico e interessante para conhecer a história da Guerra de Nova Orleans. O barco é o Creóle Queen, bem típico com aquele redemoinho vermelho. O passeio é longo, 2 horas e 3o min de duração, com uma parada de 1 hora no Jean Lafitte National Historical Park e no Chalmette Battlefielde, com um guia narrando toda a batalha. Lá dentro tem um bar onde você pode almoçar no buffet por U$14, ou escolher um prato individual a la carte. As opções do buffet são Caesar Salad, Cajun Seafood Pasta, Red Beans e arroz, Creole Chicken & Andouille Sausage Gumbo, Louisiana Creole Jambalaya, vegetais, Corn Bread e Paddlewheeler com Chocolate Bread Pudding.
Seg-Dom | 10h à 12:30h ou 14h às 16:30h
Adulto: U$28 |Crianças (6-12 anos) U$13
River Walking New Orleans Outlet – Bem na frente de onde sai o Creóle Queen fica esse shopping. Na saída do barco, vale a pena dar uma voltinha. Tem loja da Lindt, Gap, Forever 21, Guess, Fossil, Steve Madden, lojas de brinquedos, Haagen Dazs, uma loja que quem ama pipoca vai se esbaldar: a Popcorn Bistrô, com pipoca de todos os sabores possíveis, entre outras opções de lojas bem legais.
500 Port of New Orleans P Seg-Sáb | 10h às 21h e Dom | 10h às 19h
Bourbon Street – É a rua mais conhecida de New Orleans. Repleta de bares e clubs de Striptease, de dia parece uma rua como outra qualquer, com lojas e restaurantes, mas de noite todos os bares abrem, ela se ilumina e começa a fervilhar de música e pessoas querendo pegar os cordões coloridos que são jogados das sacadas dos prédios.
| Procurando hospedagem em Nova Orleans: Veja aqui várias opções! |
Dia 02 – New Orleans City Park
No segundo dia eu tinha somente a manhã e uma parte da tarde para passear pela cidade, já que tinha que ir pro aeroporto no final da tarde. Então decidi entrar num bonde, sem rumo, e ver onde ele ia dar. E foi assim que tivemos a surpresa de conhecer, sem querer e por sorte, o City Park de New Orleans e ainda melhor, o parque das esculturas.
New Orleans City Park – Um espaço aberto com 5.300km2 de área verde, lagos e carvalhos com aproximadamente 800 anos de existência. É um dos parques mais antigos dos Estados Unidos e com dimensão 50% maior do que o Central Park de NY.
New Orleans Sculpture Garden – Esse parque (o nome completo é The Sydney and Walda Besthoff Sculpture Garden at the New Orleans Museum of Art) conta com mais de 60 esculturas avaliadas em torno de U$25 milhões. As obras ficam espalhadas pelo jardim e lagos, transformando num dos parques mais interessantes da cidade. O parque faz parte do NOMA (New Orleans Museu of Art) e está localizado exatamente em frente ao museu.
Museu das Esculturas: Seg-Sex | 10h às 18h. Sáb-Dom | 10h às 17h. Free
Noma: Ter-Qui | 10h às 18h. Sex | 1-h às 21h. Sáb | 10h às 17h. Dom | 11h às 17h. U$10
Para chegar lá pegue o bonde da linha verde City Park/Museum (número 32) na Canal Street e vá até o ponto final, em frente ao City Park. Uma passagem custa U$1,25 e o passe de 1 dia custa U$3. Se for pegar o bonde várias vezes no dia vale a pena pagar pelo passe de um dia.
Depois dos parques voltei para o French Quarter para almoçar e conhecer as famosas Beignet (uma massinha frita coberta de açúcar) do Cafe Du Monde, para depois ir para o aeroporto pegar meu voo de volta pra Fort Lauderdale.
Deixei de conhecer muitas coisas, mas fui nas principais e que eu mais queria. Para 1,5 ou 2 dias de viagem esse roteiro está de bom tamanho! Caso fique mais de 2 dias, considere visitar outras regiões fora do French Quarter, como o Central Business District (Bonde da linha St. Charles), onde ficam os hotéis de rede, o Warehouse District, onde tem a maior concentração de museus na cidade, e o Garden District, para admirar as lindas casas e mansões seculares, no estilo colonial vitoriano. E ainda no French Quarter, conheça a Congo Square, o único lugar onde os negros se reuniam livremente para tocar músicas e viver a sua cultura. Foi desses encontros que surgiram o blues e Jazz.
É possível fazer as principais atrações da cidade a pé e de bonde (street car)
No mapa abaixo estão marcados os pontos citados nesse roteiro.
Tem alguma dúvida sobre Nova Orleans? Deixe sua mensagem nos comentário!
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado especialmente pra você!
[Quer receber mais dicas de viagem?]
Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no Instagram e no Pinterest
Assine o blog
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
Marianne, li há um tempo atrás uma saga de 4 volumes da escritora Anne Rice, “A Hora das Bruxas 1, 2 e 3 e Taltos”, e ela descreve New Orleans de uma forma que até o cheiro desse lugar eu senti. Foi incrível ver suas fotos e ver alguns detalhes ” se materializarem” na tela do meu computador! Fantástico! Parabéns pelo post e blog. Bjo
Que legal! Vou procurar esses livros pra ler e matar um pouco a saudade de lá! Obrigada pela visita! Bjs
Nova Orleans é uma das cidades que mais tenho vontade de conhecer nos Estados Unidos. As pessoas que conheço e que já visitaram sempre falam muito bem de lá.
Lendo seu post só fico com mais vontade ainda! Hehehe
Ótimas dicas!
Abraço
Eu to nessa onda também de fugir dos grandes centros americanos… E essa sua escolha me inspirou bastante, logo que, sou vizinha dos USA e fica bem mais fácil explorar tudo por lá…. Super anotadas suas dicas, quem sabe pra um futuro bem próximo. Saludos!
Obrigada pela visita! Quando tiver oportunidade vá sim! É uma graça de cidade!
Qual o Seu proximo destino ? Onde houver uma promocao.
Eu gosto de ir aos EUA e desejo conhecer algumas cidades Tais como Chicago,Boston, New Orleans. Adorei saber que a cidade oferece muitas opcoes interessantes.
Tem muita coisa legal para fazer por lá e tem um clima diferente de outras cidades dos EUA! Quando tiver oportunidade de ir aos USA, não deixe de incluir New Orleans! Bjs
Quanta coisa legal em Nova Orleans 🙂 Bacana saber que é possível encontrar um pouquinho da Europa nos Estados Unidos. Como você disse, bom para largar os ares de consumismo das outras cidades.
Muita coisa legal mesmo! Só fiquei 2 dias, mas ainda tem muita coisa pra descobrir por lá!
Também sou dessas que, quando vejo uma passagem barata, vou! rs E nessas horas a gente acaba descobrindo um monte de lugares bem legais! Nova Orleans é um destino que nunca tinha pensado, mas gostei muito das dicas… Quem sabe qdo tiver uma promoção! hehehe
heheheheh Tem coisa melhor que promoção de passagem aérea??
Menina, estava ontem mesmo pensando em um roteiro menos tradicional pelos EUA e New Orleans estava na lista. Que coincidência encontrar esse seu post hoje! Amei!!!
Que bom! Inclua New Orleans no seu roteiro e não vai se arrepender!
Marianne, curto muito esses posts com roteirinho encaixados, especialmente quando são para um ou dois dias. Quando temos pouco tempo num destino o ideal é fazermos o que tem de mais legal, sem que se torne uma maratona. Curti muito suas dicas e está favoritado para um roteiro americano futuro. Obrigada. BjO!
Obrigada pela visita, Paula! Que bom que gostou! Também adoro esses roteiros certeiros!:) Seja bem vinda e volte sempre! Beijos
Nada melhor que pegar um bonde qualquer e achar coisas lindas enquanto está viajando! Essa espontaniedade nas viagens sempre tende a render boas descbertas 🙂 adorei o post!
Não é uma delícia? Essas são as melhores descobertas!
Beijos
Quando penso em Nova Orleans lembro dos artistas de rua, como Grandpa Eliot, que ganhou popularidade no projeto Play for Change. Acredito que a cultura negra deve ser bem forte também por lá e seria muito bacana ver uma apresentação ao ar livre destes artistas. Obrigada por nos apresentar esta cidade!
É ber forte mesmo, Vaneza! New orleans é a capital mundial do Jazz e do blues lançando nomes importantes na cultura negra como Louis Armstrong! A cidade se orgulha muito das suas tradições culturais!