Essa foi a minha segunda vez em Hvar. Da primeira vez fiquei apenas um dia e não dormi na ilha, pois estava no Sail Croatia. Dessa vez foi diferente. Dormimos 3 dias na ilha, fizemos um passeio de lancha em Hvar e nas ilhas próximas e conhecemos muitos restaurantes deliciosos.
No nosso primeiro dia decidimos começar com o que a ilha tem de melhor. Optamos por fazer o passeio de lancha que leva para as Blue e Green caves. Demos muita sorte. Nos dias que antecederam a nossa chegada o tempo estava horrível. Há 3 dias os passeios estavam sendo cancelados por causa do tempo (nesses casos, o passeio é reagendado ou o dinheiro é devolvido). Fui dormir apreensiva, com medo de não conseguir fazer o tour, mas a previsão era boa para o dia seguinte! E assim foi… o céu amanheceu azul e o sol brilhando!
Fizemos o nosso passeio com a Hvar Tours, uma agência super recomendada, com registro de turismo e loja em Hvar Town.
Passeio de lancha em Hvar
Como é o tour para Blue e Green Caves
Os barcos partem às 10h30 do porto, e eles também oferecem a opção do cliente pegar o barco no porto em frente ao Hotel Amfora. Como nosso hotel era bem próximo (ficamos em um hotel ótimo, da mesma rede do Amfora, chamado Pharos Hvar Hotel), preferimos pegar lá.
Do lado do píer tem uma pequena extensão de areia com água clarinha. Se chegar cedo ainda dá pra curtir um pouco essa praia.
Após sair do porto do Amfora, em 2 minutos chegamos no porto de Hvar Town para pegar os outros passageiros.

Porto de partida do passeio de lancha em Hvar, com a Hvar Tours.

Praia ao lado do píer de partida do passeio de lancha em Hvar.
A lancha do nosso passeio era muito boa! Já fiz muitos passeios em uns barcos mais antigos, de madeira, cheio de água dentro, que às vezes dá aquele nojinho, sabe? (Sou um pouco fresca #mejulguem). Me surpreendi com a limpeza da lancha da Hvar Tours. Tudo novinho, limpo, com almofadas novas nos assentos. Achei excelente.
No total éramos 17 passageiros + 2 tripulantes. Tinha gente dos lugares mais diferentes do mundo: Arábia Saudita, Tóquio, Califórnia, Kuwait, Inglaterra e Brasil!
Da primeira vez que estive em Hvar, em 2009, parecia que nunca tinham visto brasileiros por lá! Faziam a maior festa quando falava que era brasileira. Dessa vez, eu era só mais uma na multidão. O que mais vimos foi brasileiro. Andava pelas ruas em Hvar Town e ouvia português por todo canto. E no nosso barco não ia ser diferente. Tinham 3 brasileiras super legais! E quando brasileiro se junta o que acontece? Festa, claro! E o mais legal foi que os outros passageiros eram super animados e divertidos, então o nosso barco foi uma animação só, do início ao fim!
| Encontre seu hotel ou apto em Hvar |
Roteiro do passeio de lancha em Hvar para Blue e Green Caves
A primeira parada seria na Green Cave, mas como estava cheia, seguimos para Blue Cave e deixamos a Green Cave pro final.
Chegamos na ilha Biševo, que é apenas uma base próxima para comprar o ticket e ir para a Blue Cave. Fomos logo comprar o ticket da Blue Cave (ou Modra špilja em croata) por 50 kunas, e esperamos em torno de 30-40 minutos a nossa vez. Enquanto esperávamos, demos uma volta na ilha, fomos no banheiro e curtimos a vista.

Bisevo, ilha onde compramos o ticket e pegamos o barquinho para entrar na Blue Cave.

Vista de Bisevo.
Os tickets são numerados e tem um visor que fica mostrando as senhas para o próximo barco. Quando chegou a nossa vez, entramos em um barquinho pequeno e sem motor e fomos levados até a Blue Cave.
- Ticket para entrada na Blue Lagoon – Hvar
- Ticket para entrada na Blue Lagoon – Hvar

Esse era o barquinho que entramos na Blue Cave
O nosso skipper da lancha explicou que não é possível nadar la dentro pois são vários barcos entrando e saindo o tempo todo. É perigoso ter pessoas na água com tanto movimento de barco.
Para entrar na gruta, tem que abaixar no barco pois a entrada é bem pequena. Ao entrar, tem uma escuridão, e conforme o barco vai andando, vemos a água clareando e um azul que cega, de tão fluorescente! Eles chamam de silverblue por causa desse efeito flúor! É muito lindo!
- Olha essa cor!!!
- Silverblue <3
O barco deu uma volta la dentro, o barqueiro contou uma historinha do lugar e depois saiu da gruta e voltou para a ilha, onde pegamos novamente nossa super lancha pra continuar o passeio.

Saindo da Blue Cave! Olha nossa super lancha nos esperando!
A segunda parada foi na Stiniva Beach, na ilha de Vis, uma praia linda e pitoresca, escondida por falésias. Foi eleita em 2016 a número 1 da Europa pela organização European Best Destinations, o que revelou esse segredo para o mundo!

Falésias de Stiniva, e a faixa de areia ao fundo.
Como ela fica por trás das falésias, o acesso é feito de barco, mas até um certo ponto da praia, antes da falésia. Para chegar na areia, é preciso pular do barco e nadar até a praia. Nós separamos o que queríamos levar pra praia e colocamos dentro do cooler do barco, e o skipper levou em um bote até a areia. Quem não sabe nadar e quer ir pra areia, também dá pra ir nesse bote. Nós nos jogamos na água e nadamos até a beira, onde estendemos a canga nas pedrinhas (as praias da croácia não tem areia e sim pedrinhas) e ficamos curtindo um pouco esse lugar tão lindo por uns 40 minutos.
Saindo de lá, depois de mais 30 min navegando, chegamos na Green Cave. Essa é maior, então é possível entrar nadando. Compramos o ticket (50 kunas) dentro do barco mesmo. Fui de barquinho pra poder tirar fotos e o Vini foi nadando! La dentro é bem escuro, então as fotos não ficaram tão boas. 🙁 Apenas um feixe de luz entra por um buraco e ilumina uma parte da caverna, com a água de tom verde esmeralda! É lindo!
De lá, seguimos para as Ilhas Pakleni. A lancha atracou no porto da praia Vinogradisce, que fica na Ilha de Palmizana. É a parada mais longa do passeio, para almoço. Lá tem 3 opções de restaurantes. O da ponta direita é o Lagnani, que tem umas mesas quase na beira da água, o do meio é o Toto`s, que é mais informal, e o da ponta esquerda é o Zori, que é mais sofisticado. Almoçamos no Toto`s, que também tem uma vista linda e a comida estava ótima. Comi um polvo com fritas que estava delicioso! Vini comeu um peixe com salada e curtiu bastante também!
- Vinogradisce, em Palmizana, nas ilhas Pakleni.
- Chão de conchinas <3
- Restaurante TOTO`S
- Vista do Restaurante TOTO`S
Depois deitamos numa espreguiçadeira na beira da água e ficamos lá curtindo o visual. Deu até pra tirar uma soneca! Quando deu a nossa hora, fomos para o barco para voltar para Hvar! Na volta o sol já estava mais baixo, e seguimos nosso caminho com um visual lindo e com aquela tristezinha no coração por estar chegando ao fim. Mas ao mesmo tempo muito feliz por ter feito um passeio tão incrível e conhecido pessoas tão legais!

Voltando pra Hvar Town…
Obs: No site da Hvar Tours diz que tem uma parada em Komiza, um vilarejo bem bonitinho, com lojinhas e restaurantes. Nosso passeio não passou por lá, não sei bem o porquê. Talvez tenhamos ficado um tempo maior em algum outro lugar e não deu tempo de passar por lá. Mas tudo bem, tem problema não. Vou ter que fazer o sacrifício de voltar a Hvar pra conhecer Komiza e vários outros lugares lindos que tem por lá e não deu tempo de ver. 😛
Esse é o mapa dos lugares que o tour passa:
E lembra que eu disse que nosso barco era o mais animado? Adivinha onde a galera do barco combinou de ir direto do passeio? Curtir o sunset do Hula-Hula, claro!!!
Que dia! Foi um dos mais legais de toda a viagem e, sem dúvida, o dia mais legal da Croácia!
Informações Gerais – Tour Blue e Green Caves com Hvar Tours
Empresa: Hvar Tours
Preço: 66€ por pessoa
Duração: 6 a 8 horas
Embarcação: Speedboat com 6 a 20 pessoas
Endereço: Trg sv. Stjepana 7, Hvar (está marcado no mapa acima. Fica bem em baixo do relógio, na praça principal).
Contato para reservas: info@hvartours.com (fale com a Andrea que você viu o post no Despachadas)
Passeio que fizemos: Blue e Green Caves
Época: Os passeios de barco funcionam durante a temporada de clima agradável, como primavera, verão e outono. Esse ano, em outubro ainda estavam acontecendo os passeios. No inverno os passeios são suspensos.
Outros passeios oferecidos pela Hvar Tours: Speed Boat Tours. No site existem outros passeios temáticos, como tours gastronômicos, de bike, romântico, de aventura… mas confirme com eles antes pois não sei se todos acontecem sempre. O passeio para Brac eles não estão mais fazendo (nem eles nem nenhuma outra agência de Hvar Town). Fizemos por conta própria e depois conto em outro post como foi!
:: Fizemos esse passeio em parceria com a Hvar Tours. Qualquer opinião relatada aqui é pessoal e reflete a nossa real experiência.
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
O lugar já é maravilhoso, agora fazer esse passeio por lá é um privilégio! Adorei as fotos e as dicas! Quero muito fazer um dia!
Nossa viagem para Hvar foi maravilhosa também, esse lugar é lindo! Nós não fizemos o passeio para a Blue Cave, mas fomos para Bol… mais uma desculpa para voltar. Muito bom post, Marianne… 🙂
Também fui pra Bol! Amei! O passeio vale a pena também! Passa por muitos lugares incríveis!
Sou loooouca para conhecer a Croácia e amei as dicas. E essa gruta?? Demais! Já quero!
Linda demais, né?!
Estamos querendo ir para Croácia faz tempo… Não vai demorar muito. Já vou salvar seu post, pois com certeza vamos usar as dicas na viagem. Que demais essa Blue Cave! Que cor linda 🙂
É linda mesmo! O passeio é sensacional! Imperdível!
Croácia é aquele país que volta e meia pensamos em ir, mas algo sempre “dá ruim” no planejamento e deixamos para depois. Com certeza irei usar as dicas pq ainda não desisiti de visitar esse lugar.
Ah não deixa passar mais não. É um país maravilhoso! Já fui duas vezes e mal cheguei de lá e já quero voltar! hehe
socorro!!! Por que ainda não conheço esse lugar ? A gruta é linda demais, eu tenho muita vontade de conhecer a Croácia e esse post só alimentou isso!! sem julgamento, também sou fresquinha com essa água no barco. RS
Ah vai sim! Não tem como não amar! Esse passeio é imperdível! E nesse barco a limpeza era impecável! hehehe
Viajei com vocês por essas ilhas, mesmo sem fotos consegui imaginar essas grutas maravilhosas. Pena que o vai e vem de barcos não permita ficar por lá mais tempo mas, com certeza, foi uma experiência maravilhosa
Ai ai ai, Croácia tá no tOP da minha wish list!!! Que passeio delicioso. E imagino mesmo o tanto de brasileiro que deve ter por lá agora kkkk
Que maravilha, Mari !
Você descreve tudo com total clareza e dá mil dicas!
Amei!!!
Que post maravilhoso! Revivi cada segundo no nosso passeio de lancha em Hvar! Parabéns pelo belo trabalho Mari! Tenho certeza que será muito útil para quem pretende ir. Super recomendo esse passeio! Beijos
Eba! Que bom que gostou!!! Amei reviver esses momentos escrevendo o post! E vocês contribuíram para o passeio ser tão incrível! 🙂