Hvar é uma das ilhas mais frequentadas na Croácia. No verão é destino certo de quem quer curtir a noite. Mas nem só de festa vive a ilha de Hvar. Estive lá por duas vezes e vou compartilhar com vocês o que fazer em Hvar e o que essa ilha tem de melhor! Keep Calm and Enjoy Hvar! <3
Sobre Hvar
Hvar (pronuncia-se Rúar) é considerada a rainha das ilhas da Dalmácia. Sua fama vem desde a antiguidade, devido à sua importante posição estratégica e náutica, aos monumentos históricos, à natureza, à cultura, e a tantos outros motivos que a colocam no topo de destinos mais procurados na Croácia.
Graças ao seu clima ameno, Hvar recebe muitos visitantes que são atraídos pela natureza exuberante, pela história, arquitetura, culinária e, claro, sua intensa vida noturna.
Onde se hospedar em Hvar
Hvar Town é a melhor opção para se hospedar em Hvar. Além de ser perto do Porto, onde chegam e partem os ferries, é aqui que as coisas acontecem, onde tem lojinhas, restaurantes, passeios de barco, festas,…
Existem vários hotéis e apartamentos perto do porto. Só atente-se apenas para as ladeiras e escadas, pois o centrinho é cheio delas.
Embora o centrinho seja a melhor opção (região com uma sombra verde no mapa abaixo), alguns hotéis nos arredores (que não são exatamente no centrinho, mas são próximos o suficiente pra ir e voltar caminhando com tranquilidade), valem a pena pela estrutura que oferece.

Mapa Hvar Town
Ficamos em alguns hostels boutique em outras cidades da Croácia como Zadar e Zagreb, e nos presenteamos com um super hotel em Hvar, para curtir a piscina e um quarto bom e espaçoso, no final da viagem. Por isso escolhemos ficar no Pharos Hvar Hotel, da mesma rede do famoso Âmfora Hvar Grand Beach Resort, o maior e mais famoso o hotel de Hvar. Esses são exemplos que não estão localizados exatamente no centrinho, mas a uma curta distância (os dois hotéis estão circulados no mapa acima).

Fachada do Pharos Hotel

Piscina do Âmfora

Praia em frente ao Âmfora
O Pharos é um hotel mais novo e com uma decoração mais cool, no estilo Pop Art, com uma ótima piscina, café da manhã sensacional e mais próximo de Hvar Town. Já o Âmfora é mais luxuoso, no estilo resort, com um público mais velho e famílias (mas também tem pessoas mais jovens), e uma área de piscinas que deixa qualquer um com inveja e vontade de estar lá! Como a diferença de preço entre o Pharos e o Âmfora era grande, optamos pelo Pharos, que também é incrível e recomendo fortemente.

Vista do nosso quarto no Pharos Hotel
O que fazer em Hvar
A parte mais popular da ilha é Hvar Town. Embora a ilha tenha outras cidades como Jelsa, Stari Grad (onde também chegam ferries vindos de Split), entre outras, é em Hvar Town que a ilha ferve! Com poucos dias na ilha, concentre-se nessa região!
- Atenção: Ao comprar o ferry até Hvar, tenha atenção para escolher Hvar Town como porto de chegada. O Porto de Stari Grad é bem distante de Hvar Town. Quem vai pra Hvar de carro precisa pegar o ferry pra Stari Grad, que é possível entrar com carro. Se estiver sem carro, escolha o porto de Hvar Town!
>> Vai alugar carro na Croácia? Reserve aqui!
Hvar Town
O centrinho de Hvar é cheio de história. A ilha é uma jóia escondida pelo tempo. Dizem que nasceu de um conto de fadas por causa da arquitetura e natureza ao redor. Na chegada, pela janela do ferry, já é possível ver a Riva, uma faixa de passeio à beira-mar cercada por palmeiras e paredes de séculos passados, sobrepostas pelas fortalezas que protegem Hvar.

Vista do ferry na chegada a Hvar

Riva (calçadão) de Hvar
Caminhando pela Riva, você passará por agências de passeios, restaurantes, lojinhas, barcos que fazem passeios de um dia e trajetos mais curtos para algumas praias próximas. Na extremidade da Riva oposta ao Porto de chegada, está a Praça Principal (Trg svetog Stjepana). Na praça você irá encontrar a Catedral de São Estevão (Katedrala Sv. Stjepana), a Torre do Relógio, o Palácio Hektorovic, um edifício inacabado com uma impressionante fachada floral-gótica, e muitas lojinhas e restaurantes.

Praça Principal (Trg svetog Stjepana) de dia

Praça Principal (Trg svetog Stjepana) de noite
Ainda no centrinho você poderá visitar a Fortaleza Fortica (Spanjola) e o mosteiro franciscano além de se perder por muitas ruelas estreitas super charmosas.