Eu adoro aquela sensação de que fiz um bom negócio e economizei dinheiro em alguma coisa, sem me sentir lesada ou sem receber menos qualidade. Vocês também são assim?
Quando se trata de economizar em viagens a sensação é ainda melhor! Depois de 10 anos planejando viagens e viajando bastante, eu fui acumulando experiências que eu procuro sempre fazer para economizar em alguma parte da viagem e poder investir mais em outra. E vou compartilhar algumas delas aqui com vocês!
Fazer alguns trajetos de trem noturno
Além de economizar tempo (já que você vai se deslocar em um momento que está dormindo), você também economiza uma diária de hotel.
Mas atenção! Isso deve ser feito com cautela, pois não adianta economizar dinheiro e ficar sem conforto e sem dormir. Pois assim o barato pode sair caro e você pode perder o dia seguinte por estar muito cansado. Pesquise bem os trens que fazem trajetos noturnos, que tenham cabines boas e confortáveis. Já fiz esse trajeto da Bratislava para Praga, e de São Petersburgo para Moscou, em um trem maneiríssimo, da época socialista, que contei nesse post.
Pedir o Menu do Dia em restaurantes
Muitos restaurantes oferecem o Menu do Dia no horário do almoço. Essa opção geralmente tem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, por um preço muito bom.
Comprar lanches em supermercados
Vários supermercados no mundo tem uma prateleira destinada aos produtos que estão prestes a vencer por preços muito baixos, os famosos Reduced! Se é para consumir na hora, porque não comprar, se ainda está na validade? Já comprei um pacote com 8 donuts deliciosos por 50 centavos de libra, no Tesco, em Londres! Não é maravilhoso? Deu fome, escolha um lanche dessa prateleira e seja feliz!
Comprar o City Pass das cidades
A maioria das cidades oferecem um City Pass que engloba alguns ou quase todas as atrações da cidade com um super desconto. Vale muito a pena se você pretende visitar muitas atrações. E além de economizar, esses passes costumam “furar-fila”em várias atrações, fazendo você economizar tempo também. Já usei City Pass em Paris, Roma, NY, Chicago e em várias outras cidades que visitei.
Comprar passes de transporte
Se você pretende usar muito o transporte público nas cidades vale a pena comprar os passes de transporte que variam de acordo com a cidade. Normalmente oferecem passes diários ou semanais para viagens ilimitadas, por valores bem menores do que se você comprasse os tickets individuais. Já comprei os passes de transporte em Paris, NY, Londres, Suíça e sempre valeu muito a pena e economizei um bom dinheiro.
Se hospedar em Hostels
Embora muitos brasileiros tenham preconceito com Hostels, saiba que a cultura dos albergues é muito difundida ao redor do mundo. É bem comum encontrar pessoas mais velhas, casais e famílias em hostels na Europa por exemplo. Já fiquei em um hostel em Zagreb, na Croácia, que tinha uma mãe com um filho de uns 7 anos no meu quarto. Já fiquei em um hostel em Londres que tinha uma família com dois filhos adolescentes. Já fiquei em um hostel em Budapeste que tinha uma senhora de uns 60 anos no meu quarto! Claro que existem vários tipos de hostels, e se você não curte agitação, basta escolher hostels mais calmos e familiares, que tenham quartos privados e banheiros dentro do quarto! Eu sou muito eclética em relação à hospedagem. Tento sempre mesclar hotéis bons, hotéis mais simples, pousadas, apartamentos, hostels e hostels boutique, hospedagens mais diferentes como uma casa-barco por exemplo, e já descobri muitas pérolas pelo mundo que não deixam nada a desejar em relação a hotéis, como o M.I.J.E em Paris e o Khronus, em Barcelona. Já fiquei em quarto compartilhado e em party hostel quando era mais nova. Hoje busco hostels com quartos privados e com clima mais tranquilo! Basta saber escolher e assim você vai ficar em um lugar legal e ainda economizar. Veja aqui várias opções de hotéis, hostels e pousadas onde já me hospedei.
Essas são as minhas dicas para economizar em uma viagem. E você, tem alguma dica que costuma usar pra economizar um dinheirinho durante a sua viagem?
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
Nós usamos muito a dica de comprar comida no mercado e comer no hotel.
Uma outra dica é lavar as roupas intimas no banheiro do hotel e economizar tanto no volume da mala quanto numa necessidade de lavanderia.
Ótimas dicas, nada melhor como economizar em viagem pra já pra guardar pra próxima não é mesmo? A dica do trem vale pra viagem de ônibus também se o trajeto for longo.
oi Marianne… boas dicas, sem dúvida! Algumas delas como menu do dia e comprar em mercados já implemento. Em Tokyo mesmo sempre ia no fim da tarde comprar ótimos sashimis que estavam por vencer então tinham ótimos descontos. bjus
Ótimas dicas!! Eu acrescentaria “comer longe dos pontos turísticos” pq costuma ser bem mais barato, rs. =)
É verdade!!! Fugir dos restaurantes em volta das atrações é uma ótica dica pra economizar… e muito!!! hehe
Marianne tu arrasou neste post. Tem coisa ali que nem sabia, como as promoções nos supermercados. Bem legal também é viajar de trem no horário noturno. Simplesmente amei. Obrigada.Bjos
Que bom que gostou, Alê! 🙂