roteiros

Bocas del Toro: O que fazer, onde ficar, quando ir

Guia completo sobre o melhor do Caribe do Panamá

Atualizado em:

Se me perguntarem qual o meu TOP 5 destinos preferidos no mundo, certamente Bocas del Toro, no Panamá, está entre eles. Muita gente não vai entender o porquê de eu colocar um lugar simples, rústico e não muito conhecido entre os meus preferidos, quando já estive em muitas das principais cidades do mundo. Mas são exatamente essas características, somadas à energia do lugar, que fizeram eu me apaixonar por esse conjunto de ilhas tão místicas do Caribe Panamenho.

É um destino pé na areia, roots, despretensioso, que você pode curtir sem correria, no melhor estilo paz e amor!

Bocas del Toro, Panamá

Sobre Bocas del Toro

Localizado na costa norte do Caribe do Panamá, fronteira com a Costa Rica, Bocas del Toro é considerado um dos principais destinos de viagem no país e conta com 9 ilhas principais, 52 cays e milhares de ilhotas. A cidade se localiza no Primeiro Parque Marinho Nacional do Panamá, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Conhecido como “Galápagos do Caribe”, Bocas del Toro é também um dos lugares com mais diversidade biológica do mundo e um dos destinos de turismo ecológico mais visitados do país.

A região tem uma beleza natural intocada, que engloba praias lindas com natureza exuberante. Você poderá explorar praias desertas, arrecifes de coral repletos de vida marinha, nadar com peixes-boi, ver estrelas do mar…

Bocas del Toro, Panamá

Como ir da Cidade do Panamá a Bocas del Toro

O aeroporto local tem vôos diários desde a Cidade do Panamá, partindo do Aeroporto Albrook (diferente do aeroporto por onde você chegará na Cidade do Panamá, que é o Internacional Tocumen), em um avião pequeno – Fokker 50 – da cia aérea Air Panamá.

Também é possível ir de carro ou ônibus até a cidade de Almirante e de lá pegar uma balsa tipo ferry que sai a cada meia hora. Esse trajeto por terra é bem longo (aproximadamente 600km), por isso nem considerei essa opção.

Nós optamos por ir de avião. Como o avião é pequeno, o limite de bagagem é limitado. Arrumamos uma mochila e deixamos nossa mala no hotel, na Cidade do Panamá, para onde iríamos voltar depois de Bocas del Toro e antes de voltar ao Brasil.

Teoricamente, na hora que compramos o vôo, escolhemos um vôo direto Cidade do PanamáBocas del Toro, sem escalas. Mas o avião fez uma parada em Changuinola, não sei o porquê. Na hora que parou, pegamos nossas coisas pra descer achando que tínhamos chegado em Bocas del Toro. Mas nos informaram que Bocas era a próxima parada. O avião decolou novamente e em 5 minutos aterrizou em Bocas del Toro. Não entendi nada, pois não tinha essa informação na nossa passagem, e não sei se isso acontece em todos vôos ou se foi atípico, mas fica o aviso.

Bocas del Toro, Panamá

Aeroporto de Bocas del Toro

Melhor época para visitar Bocas del Toro

O clima de Bocas del Toro é tropical úmido. Visitar Bocas del Toro é a certeza de chuva em pelo menos um dia, até mesmo nos meses mais secos. O período de chuvas vai de abril a agosto e de novembro a janeiro. Portanto, se puderem escolher o período para visitar Bocas, escolha fevereiro, março, setembro e outubro. Não é garantia que não vai chover, mas a probabilidade diminuiu bastante!

Uma dica que considero essencial para não se frustrar é: reserve uns dias extras para terem uma margem de segurança caso peguem dias de chuva. Sempre tem o que fazer por lá. E uns dias a mais em Bocas não será nada mal!

Como a região tem muita chuva, sempre confirme com as agências pela manhã, antes de sair para um passeio. Muitas vezes o passeio é adiado ou cancelado devido ao mau tempo.

Bocas del Toro e o Surf

Para quem vai a Bocas del Toro em busca de ondas, a alta temporada para o surf é de novembro a fevereiro. Mas para quem quer curtir uma praia mais calma, fazer mergulho e curtir passeios de barco, fuja desse período de mar agitado.

Como não podíamos escolher, tivemos que ir em julho, pois era o período das nossas férias. Pegamos dias de sol, embora bem tímido, e alguns dias de chuva. Só tínhamos 4 dias em Bocas de Toro e confesso que fiquei triste por não ter aproveitado esse paraíso com bastante sol. Choveu todos os dias à noite e durante 3 dias pegamos um sol fraco e chuva no último dia todo. Mas ainda assim Bocas del Toro conquistou um espaço no meu coração. Imagina se tivesse sol todos os dias? Seria o Top 1 com certeza!

Uma coisa é certa: com ou sem chuva, Bocas del Toro merece sua visita!

 

>> Não esqueça do Seguro Viagem obrigatório para viagens ao exterior

Onde ficar em Bocas del Toro

Há uma enorme variedade de hotéis em Bocas del Toro, desde os mais simples até alguns mais luxuosos, mas todos no estilo rústico de Bocas. A maioria dos hotéis de lá está localizada nas Isla Colón, Isla Carenero ou Isla Bastimentos.

Eu fiquei na Isla Colón, no Hotel Bocas Town, super bem localizado, de frente pro mar, com uma piscina de água salgada na frente. O aeroporto é tão pertinho, que pegamos as malas e fomos caminhando, em um trajeto que durou 6 minutos.

Bocas del Toro, Panamá

Hotel Bocas Town

As ilhas restantes também tem acomodações, mas são áreas mais remotas, com menos opções de restaurantes e atividades, principalmente a noite. São boas alternativas para quem prefere um lugar mais isolado e sem movimento.

Veja outras opções de hotéis em Bocas del Toro no nosso parceiro Booking.com.

Hotéis em Bocas Town | Hotéis em Isla Bastimentos | Hotéis em Isla Carenero

 

O que fazer em Bocas del Toro

As atividades principais em Bocas del Toro são os passeios para as ilhas e praias. Pela rua principal você encontrará agências vendendo vários tipos de passeios para conhecer os principais pontos de Bocas del Toro. Também é possível economizar negociando direto com as cooperativas de barqueiros. Todos os passeios podem ser negociados lá, quando chegar. Não tem necessidade de fazer reserva antecipada. Assim você olha as agências, conhece os barqueiros e fecha com a que mais gostar.

Isla Colón

Em Bocas Town, capital e principal cidade da Isla Colón, é onde você vai encontrar restaurantes, bares, hotéis e de onde saem os passeios para as outras ilhas de Bocas del Toro. O ambiente tropical da ilha convida a fazer passeios em bicicleta, apreciar as paisagens, praticar esportes aquáticos e nadar em suas águas cristalinas. As ruas de Bocas Town são numeradas e você ficará a maior parte do tempo pelas ruas 1, 2 e 3.

Bocas del Toro, Panamá

 

Bocas del Toro, Panamá

 

Muitos dos pontos de surf famosos localizados em torno da ilha estão a pouca distância de bicicleta. As praias da Isla Colón são selvagens e com água cristalina.

Essas são algumas praias da Isla Colón: Big Creek, Playa Paunch e Playa Buff (veja a localização no mapa ao final do post). É possível chegar até eles de bicicleta, taxi ou quadriciclo.Uma das atividades para se fazer a partir da Isla Colón é o passeio até Bocas del Drago e Playa Estrella. Lá, você poderá apreciar a vista e entrar numa água repleta de estrelas-do-mar. É muito lindo! O passeio costuma passar também pela Isla Pajaros.

 

>> Leia também: O que fazer em Bocas del Toro: Playa de Estrella>

 

Isla Carenero

A Ilha Carenero é a mais próxima das ilhas de Bocas. É aquela lha que vemos exatamente na frente de Bocas Town. A poucos minutos de barco, é fácil de chegar e também bem pequena. Você pode conhecer a ilha toda em aproximadamente 2 horas.

Para aqueles que curtem um estilo mas selvagem e primitivo, a Isla Carenero é uma ótima opção! Aqui também estão alguns dos melhores restaurantes de frutos do mar e um dos melhores pontos para surf de Bocas del Toro.

De Bocas Town saem barco-taxi que custa $1 e te deixa, em 5 minutos, na margem de Carenero. Sigam para a direita da ilha. Vocês passarão por umas casas simples até chegar na margem com alguns restaurantes, e ainda mais na frente, uma praia calma e cristalina. Para quem quer curtir boas ondas, melhor seguir para a outra margem da ilha, em Carenero Point Surf.

Uma forma legal de conhecer Isla Carenero é fazendo Standup Paddling. Alugue um SUP no restaurante Bibi’s na beira da praia e passeie em volta de Carenero vendo seus recifes coloridos cheios de animais marinhos.

Isla Bastimentos

É umas das maiores ilhas de Bocas del Toro. Pertence ao Parque Nacional Marinho Isla Bastimentos e é formada por mato tropical, manguezais, pântanos, arrecifes de coral e praias.

É aqui que está a cidade do Old Bank e a comunidade indígena de Salt Creek. Em Bastimentos é também onde está a famosa Red Frog Beach e algumas outras praias muito bonitas, que infelizmente não tive tempo de visitar.

Old Bank é uma pequena cidade com centenas de habitantes, muitas deles provenientes da força de trabalho das Antilhas originalmente trazidas para trabalhar nas plantações de banana. Você pode chegar em Old Bank em 10 minutos, através de táxi aquático que custa cerca de de US$ 5. Os locais falam um dialeto único crioulo chamado Guari-Guari, que se baseia principalmente em inglês com um forte sotaque de patois e uma mistura de dialetos indígenas espanhóis e locais (Ngöbe e Buglé). Como tem forte base no inglês, os locais costumam se esforçar para entender os estrangeiros que chegam por lá.

Salt Creek está um pouco mais distante e é mais difícil de chegar. Mas é possível ir até lá em um passeio de barco por uma floresta de manguezais estilo Indiana Jones. Um dos passeios de barco passa por lá pela água, para ver os bichos-preguiça nas árvores.

Bocas del Toro, Panamá

Isla Bastimentos tem algumas das mais deslumbrantes praias das ilhas, mas estão todas voltadas para o mar, o que as torna às vezes perigosas e inacessíveis em algumas épocas do ano, inclusive de barco.

A praia mais próxima de Old Bank e Bocas Town é Wizard Beach. É uma praia extensa, sem estrutura, a cerca de 45 minutos fora do Old Bank a pé. Polo Beach só é acessível por barco. Se você estiver em Bocas em um dia calmo, você pode fretar um barco para esta praia intocada atrás de um recife, que é um lugar espetacular para mergulhar. Long Beach é um importante berço ecológico para as tartarugas marrons em perigo de extinção que se reproduzem no período de fevereiro a agosto.

Red Frog Beach está situada no lado oriental de Isla Bastimentos e frente ao Mar Caribe e foi batizada com esse nome por causa das pequenas rãs vermelhas que habitam a praia. É fácil de chegar durante todo o ano. Basta pegar um barco em Bocas del Toro para o Red Frog Marina e atravessar a ilha até a praia por US$ 5 a US$7 por pessoa. A estrutura da Red Frog Beach oferece bungalôs, um albergue e restaurantes. Por ser uma reserva natural, é necessário pagar uma taxa de US$5 para ter acesso a uma pequena trilha até a praia.

>> Leia também: O que fazer em Bocas del Toro: Red Frog Beach

 

Ilha Bastimentos também é o lar de alguns eco-lodge lindos, escondidos na floresta tropical e entre os manguezais. Tem opções de alojamentos com tudo incluído, como o Los Secretos Resort, que oferece pizza a lenha, trilhas pela natureza, snorkeling e uma piscina com uma das melhores vistas de Bocas del Toro.

Cayo Zapatilla

Cayos Zapatillas são as ilhas que você provavelmente viu em sites e folhetos de divulgação de Bocas del Toro. Estas duas ilhas de manguezal, rodeadas por praias de areia dourada e recifes de coral caem dentro do Parque Marinho Nacional das Ilhas Bastimentos. Essas ilhas também são importantes locais ecológicos para as tartarugas marinhas de Hawksbill ameaçadas de extinção.

A maneira mais econômica e popular de alcançar esta pequena parte do paraíso é contratar um barco de passeio em grupo em uma das cooperativas de barcos e escritórios turísticos da cidade. Você também pode fretar o transporte privado por um preço maior se quiser ter mais liberdade e ficar mais tempo curtindo o lugar.

Cayo Zapatilla foi um dos lugares que mais gostei de Bocas del Toro. É um passeio imperdível.

 

Cayo Coral

Localizado perto da Isla Bastimentos, Cayo Coral é um destino tropical onde se chega através de uma viagem de vinte minutos em lancha partindo de Bocas Town. Este lugar paradisíaco tem uns arrecifes de coral incríveis, os mais lindos que já vi na vida, com cores difíceis de explicar. As fotos não conseguem transmitir exatamente o que vi debaixo da água.

Bocas del Toro, Panamá

 

Bocas del Toro, Panamá

 

Existem outras ilhas como Isla Cristóbal, Isla Solarte e Isla Popa, que não tive a oportunidade de conhecer devido ao pouco tempo que fiquei por lá. Mas as ilhas relatadas acima são as principais de Bocas del Toro e conhecendo essas praias e fazendo esses passeios vocês já terão visto as principais belezas de lá.

Um dia ainda quero voltar e ficar uns 10 dias, pra rever o que conheci e aproveitar tudo que não consegui conhecer… quem sabe um dia.

Algumas praias podem ser conhecidas no mesmo passeio ou separadas, depende de onde você contratar o passeio e se será em grupo ou privado. A oferta é bem grande pelas ruas de Bocas Town.

Atividades alternativas em Bocas del Toro

Onde comer em Bocas del Toro

A Isla Colón tem muitas opções de restaurantes, de todos os tipos e preços. Como fiquei hospedada em Bocas Town, conheci mais os restaurantes dessa ilha, e um restaurante da Carenero, que adorei!

No mapa abaixo marquei alguns restaurantes que experimentei ou que tive referências boas.

Indi Restaurante
É o restaurante mais bonito de Bocas del Toro. A decoração é incrível e te faz querer entrar na hora. A comida também é muito boa. É possível sentar nos decks sobre o mar ou na parte de dentro, que dá na rua.
Onde fica: Calle 2a, Isla Colon, Panamá

  • El Pirata
    Boa opção para provar comida típica em um ambiente animado e co bom atendimento.
    Onde fica: Calle 3a, Isla Colon, Panamá
  • El Ultimo Refugio
    Considerado um dos melhores restaurantes de Bocas del Toro. Tem pratos mais sofisticados em um ambiente simples e rústico.
    Onde fica: Avenida Sur, Isla Colon, Panamá

Bocas del Toro, Panamá

 

  • Guari Guari
    É o restaurante mais requintado de Bocas del Toro. Serve menu degustação com atendimento feito pelo próprio dono. Precisa de reserva.
    Onde fica: La Cabana Beach, Isla Colon, Panamá – Perto do único posto de gasolina que tem na Isla Colón
  • Restaurante Barracuda
    Restaurante italiano, rústico de frente pro mar. Servem massas e pizzas saborosas.
    Onde fica: Calle 6a, Isla Colon, Panamá
  • Om Café & Bar
    Restaurante de cozinha indiana e internacional, com deck sobre o mar. A comida é super saborosa e bem temperada. Se não gosta de pimenta, é bom avisar antes. Não é tão barato mas vale a pena.
    Onde fica: Calle 2a, Isla Colon, Panamá

Bocas del Toro, Panamá

  • Bibi`s on the Beach
    Restaurante ótimo para comer frutos do mar. Excelente atendimento, ambiente delicioso. Sente nos decks do lado de fora e tenha a natureza como pano de fundo para o seu almoço. O suco de melão é maravilhoso!
    Onde fica: Isla Carenero, Panamá

Bocas del Toro, Panamá

Veja o mapa com todos os pontos do post marcados:


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

Onde dormir Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carro Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressos Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

Seguro viagem E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.