< voltar
reviews

Ecoturismo no Rio de Janeiro

Tour Ecológico no Pão de Açúcar, um passeio para todas as idades

Atualizado em:
O Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, criou um novo passeio, chamado Tour Ecológico, que tem a intenção de apresentar para os visitantes o que o Rio de Janeiro tem de melhor: as belezas naturais, a fauna e a flora, a biodiversidade e a mata atlântica. Para quem está em busca de passeios de Ecoturismo no Rio de Janeiro, é uma ótima oportunidade na cidade!
 
Um grupo de blogs de viagens do RJ do qual faço parte foi convidado para fazer o passeio e a experiência foi incrível, por isso vou compartilhar aqui com vocês!
 
O Tour Ecológico é um passeio para quem quer ir além do programa turístico tradicional na cidade. Nesse passeio você vai andar de bondinho e vai conhecer o Pão de Açúcar, como manda o protocolo de qualquer turista no Rio de Janeiro, mas ele vai mais além.
 
Tivemos o acompanhamento do Thales, um guia experiente e super simpático, que foi nos contando várias histórias e detalhes muito legais.
 
O Tour Ecológico começa em uma sala, com uma breve apresentação do que vamos ver e o que vamos visitar. Cada participante recebe um squeeze e um crachá.
Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar
Brindes do Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar
 
 

Ecoturismo no Rio de Janeiro: Primeira parada do Tour Ecológico no Pão de Açúcar

 
A primeira parte do Tour Ecológico começa no bondinho. Saltamos no Morro da Urca, e nessa primeira parada pudemos ver o famoso pau-brasil, árvore típica da mata atlântica, de onde originou o nome do nosso país (sabia que o Brasil é a único país com nome de árvore?).
Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar
Pau Brasil – Tour Ecológico Bondinho Pão de Açúcar
Também tivemos contato com animais silvestres, como o Tié Sangue, um pássaro todo vermelho que deu o ar da graça logo no início do nosso passeio.
 
A parte que achei mais incrível nesse passeio foi o momento que o guia fala das abelhas e nos leva até as colmeias. O Thales nos explicou que as abelhas estão sendo reinseridas na mata do Morro da Urca para ajudar na polinização e multiplicação da flora nativa! Por isso é fácil ver colmeias de abelhas por lá. Mas não é preciso ter medo, pois essa espécie de abelha (abelhas Mandaçaia, Jataí, Uruçu Amarela, entre outras que tem lá) não tem ferrão! Esse grupo de colmeias de abelhas sem ferrão se chama Meliponário (diferente de apiário, que é o conjunto de colmeias de abelhas com ferrão).
Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar
Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar
Eu nunca tinha parado pra pensar sobre a importância das abelhas. Elas são os animais mais importantes da natureza.  Elas são o maior agente polinizador na natureza e sem elas não teríamos as plantas, os alimentos, as árvores,…. estaríamos (e estamos) ameaçados.  

Uma abelha sozinha pode polinizar em torno de 200 flores por dia. Imagina o que uma colmeia de Jataí, por exemplo, que chega a ter mais de 80 mil abelhas pode fazer pela natureza! Só que só em 2019, aproximadamente meio bilhão de abelhas morreram devido ao uso de agrotóxicos.
 
Você sabia que apenas um tipo de abelha (mamangaba) poliniza o maracujá? Isso quer dizer que se essa espécie acabar, simplesmente não teremos mais maracujá no mundo! Ficou mais claro agora a importância das abelhas?
 
Por isso existe até um incentivo para que pessoas criem abelhas. Na França isso até já virou tendência. Se elas não tem ferrão e são fundamentais para a preservação da nossa flora nativa, porque não?
Quem tiver interesse é só acessar o site da AME Rio e tirar todas as dúvidas!
Não é burocrático, não é caro, não dá trabalho e você ainda vai ajudar na manutenção da natureza.
 
Ainda no Morro da Urca entramos num caminho chamado Via Verde. Nesse momento é como se saíssemos da cidade e entrássemos na floresta. A temperatura chega a cair um pouco! É nesse caminho que nos deparamos com uma grande Carrapeta, uma árvore centenária, conhecida como a Árvore dos Desejos. Reza a lenda que basta encostar na árvore e fazer um pedido, atravessar o “portal”, que é o meio entre os dois troncos, e dar um abraço nela que o desejo se realizará! 
Mas que fique claro: são desejos que o dinheiro não pode comprar! 
Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar

É ali na Via Verde que está também a central de resíduos sólidos.
No início do tour, eu como frequentadora assídua de muitas festas no Morro da Urca questionei se esses eventos não tinham impacto negativo na vegetação da região. Sabemos o quanto de lixo uma festa é capaz de gerar. 
Nesse momento do tour ele retomou a minha pergunta e disse que com a compostagem que é feita nessa central de resíduos sólidos, todo o lixo ou é enviado para a reciclagem ou vira adubo.

Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar
Central de Resíduos Sólidos do Bondinho Pão de Açúcar
Anualmente são coletados 25 toneladas de resíduos não orgânicos que são levados para a reciclagem e 55 toneladas de resíduos orgânicos que viram adubo para ser usado na jardinagem do próprio bondinho. Todas as árvores, bromélias, toda vegetação de lá é fruto do que era lixo gerado no bondinho! Não é incrível?
 
Essas e outras práticas realizadas pelo Pão de Açúcar garantiram a eles o  Rótulo Ecológico da ABNT desde 2012, um selo de reconhecimento mundial.
 
Depois de conhecer várias vegetações, tipos de árvores e ouvir diversas histórias e curiosidades, embarcamos no segundo bondinho para o Pão de Açúcar (pra quem não sabe, o primeiro morro – o mais baixo –  é o Morro da Urca, e o segundo – o mais alto-, é o Pão de Açúcar).
Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar
 

Ecoturismo no Rio de Janeiro: Segunda parada do Tour Ecológico no Pão de Açúcar


Nessa segunda etapa do passeio pudemos escutar um pouco da história de vários lugares da cidade, tendo como pano de fundo aquela vista surreal de linda lá do alto do Pão de Açúcar.
 
Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar
Também passeamos pelo Bosque, que tem várias espécies de vegetação da Mata Atlântica. Lá conseguimos ter uma consciência maior do trabalho do manejo do bondinho com as espécies exóticas (que são as espécies que apresentam uma ameaça à biodiversidade, como o bambu).
 
No Bosque é possível ver áreas em recuperação ambiental, com gramínea e árvores surgindo espontaneamente, depois de um trabalho muito bem feito do bondinho.
Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar

Ainda andando pelo Bosque do Pão de Açúcar, chegamos até o berçário das mudinhas, uma grande estufa de vidro onde as mudinhas são plantadas naquele adubo que veio do lixo, que falei ali em cima, lembra? E depois inseridas nos jardins do Pão de Açúcar.


Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar

Aliás, nesse momento ganhamos de presente um saquinho desse adubo! E logo depois a revelação: nosso crachá, aquele que ganhamos lá no início do tour, é feito de papel semente. Ou seja, usando esse adubo que ganhamos e “plantando nosso crachá”, teremos um lindo pé de manjericão. tem lembrança mais linda pra ter de recordação? Eu cheguei em casa e já tratei de plantar meu crachá! 😂

Adubo originado do lixo gerado no bondinho
Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar
Crachá em papel semente
Meu pé de Manjericão <3
Começamos a fazer o caminho de volta para finalizar o Tour Ecológico. Passamos pela rampa jovem, uma rampa bem inclinada onde você pode subir segurando pelas cordas. Só um atalho divertido para dar mais emoção ao passeio. Não é obrigatório, você pode voltar pelo caminho original.
 
Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar

E por fim, chegamos no ponto com um visual incrível da cidade do Rio. Ali, o Thales contou mais algumas histórias da cidade, mostrou as diversas unidades de conservação do Rio, falou mais sobre o lindo trabalho de conservação feito pelo Bondinho, com o intuito de criar um modo de vida mais sustentável e melhora a relação com a natureza, e finalizou o passeio em meio aos nosso aplausos!

Ecoturismo no Rio de Janeiro Tour Ecológico no Bondinho Pão de Açúcar
Amei o tour, aprendi muitas coisas que jamais saberia se não tivesse feito o passeio. É uma opção para todas as idades e não apenas para turistas, mas também para moradores da cidade que desejam aprender mais sobre a história do RJ, sua biodiversidade e o que é feito hoje para a preservação do que temos de mais valioso: a Natureza!
 

Informações Gerais | Tour Ecológico no Pão de Açucar

Duração: aproximadamente 2 horas
Disponível em português e inglês.
Onde comprar ingresso: É possível comprar na bilheteria, mas pelo site tem desconto de 10%.
Quanto custa:Bondinho_Português

:: + 11 blogs de viagem participaram do Tour Ecológico. Confira os posts e a visão de cada blog sobre o passeio.


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.