Hvar é uma das ilhas mais frequentadas na Croácia. No verão é destino certo de quem quer curtir a noite. Mas nem só de festa vive a ilha de Hvar. Estive lá por duas vezes e vou compartilhar com vocês o que fazer em Hvar e o que essa ilha tem de melhor! Keep Calm and Enjoy Hvar! <3
Sobre Hvar
Hvar (pronuncia-se Rúar) é considerada a rainha das ilhas da Dalmácia. Sua fama vem desde a antiguidade, devido à sua importante posição estratégica e náutica, aos monumentos históricos, à natureza, à cultura, e a tantos outros motivos que a colocam no topo de destinos mais procurados na Croácia.
Graças ao seu clima ameno, Hvar recebe muitos visitantes que são atraídos pela natureza exuberante, pela história, arquitetura, culinária e, claro, sua intensa vida noturna.
Onde se hospedar em Hvar
Hvar Town é a melhor opção para se hospedar em Hvar. Além de ser perto do Porto, onde chegam e partem os ferries, é aqui que as coisas acontecem, onde tem lojinhas, restaurantes, passeios de barco, festas,…
Existem vários hotéis e apartamentos perto do porto. Só atente-se apenas para as ladeiras e escadas, pois o centrinho é cheio delas.
Embora o centrinho seja a melhor opção (região com uma sombra verde no mapa abaixo), alguns hotéis nos arredores (que não são exatamente no centrinho, mas são próximos o suficiente pra ir e voltar caminhando com tranquilidade), valem a pena pela estrutura que oferece.
Ficamos em alguns hostels boutique em outras cidades da Croácia como Zadar e Zagreb, e nos presenteamos com um super hotel em Hvar, para curtir a piscina e um quarto bom e espaçoso, no final da viagem. Por isso escolhemos ficar no Pharos Hvar Hotel, da mesma rede do famoso Âmfora Hvar Grand Beach Resort, o maior e mais famoso o hotel de Hvar. Esses são exemplos que não estão localizados exatamente no centrinho, mas a uma curta distância (os dois hotéis estão circulados no mapa acima).
O Pharos é um hotel mais novo e com uma decoração mais cool, no estilo Pop Art, com uma ótima piscina, café da manhã sensacional e mais próximo de Hvar Town. Já o Âmfora é mais luxuoso, no estilo resort, com um público mais velho e famílias (mas também tem pessoas mais jovens), e uma área de piscinas que deixa qualquer um com inveja e vontade de estar lá! Como a diferença de preço entre o Pharos e o Âmfora era grande, optamos pelo Pharos, que também é incrível e recomendo fortemente.
O que fazer em Hvar
A parte mais popular da ilha é Hvar Town. Embora a ilha tenha outras cidades como Jelsa, Stari Grad (onde também chegam ferries vindos de Split), entre outras, é em Hvar Town que a ilha ferve! Com poucos dias na ilha, concentre-se nessa região!
- Atenção: Ao comprar o ferry até Hvar, tenha atenção para escolher Hvar Town como porto de chegada. O Porto de Stari Grad é bem distante de Hvar Town. Quem vai pra Hvar de carro precisa pegar o ferry pra Stari Grad, que é possível entrar com carro. Se estiver sem carro, escolha o porto de Hvar Town!
>> Vai alugar carro na Croácia? Reserve aqui!
Hvar Town
O centrinho de Hvar é cheio de história. A ilha é uma jóia escondida pelo tempo. Dizem que nasceu de um conto de fadas por causa da arquitetura e natureza ao redor. Na chegada, pela janela do ferry, já é possível ver a Riva, uma faixa de passeio à beira-mar cercada por palmeiras e paredes de séculos passados, sobrepostas pelas fortalezas que protegem Hvar.
Caminhando pela Riva, você passará por agências de passeios, restaurantes, lojinhas, barcos que fazem passeios de um dia e trajetos mais curtos para algumas praias próximas. Na extremidade da Riva oposta ao Porto de chegada, está a Praça Principal (Trg svetog Stjepana). Na praça você irá encontrar a Catedral de São Estevão (Katedrala Sv. Stjepana), a Torre do Relógio, o Palácio Hektorovic, um edifício inacabado com uma impressionante fachada floral-gótica, e muitas lojinhas e restaurantes.
Ainda no centrinho você poderá visitar a Fortaleza Fortica (Spanjola) e o mosteiro franciscano além de se perder por muitas ruelas estreitas super charmosas.
Tenho que confessar que embora já tenha ido 2 vezes pra Hvar, vi esses lugares somente por fora. Meu foco eram as praias e passeios de barco. Mas quem quiser se aprofundar na história e tiver um tempinho a mais na ilha, pode conhecer esses lugares com mais calma. A Fortaleza inclusive, rende fotos lindas, com uma vista incrível do alto de Hvar!
>> Não esqueça do seguro viagem obrigatório para viagens ao exterior
Cote o seu aqui e ganhe 5% de desconto
Passeio de lancha para as Blue e Green Caves
É um passeio que deve ser priorizado em Hvar. Dura praticamente o dia todo e você vai conhecer grutas com águas azuis e verdes, além de lindas praias! Já contei todos os detalhes sobre o passeio de Lancha em Hvar aqui no blog. Foi um dos melhores passeios de barco que já fiz em toda a minha vida de viajante! Desde a estrutura da lancha até as pessoas do grupo, foram responsáveis por um dia super divertido e especial! Não deixe de ler e de fazer esse passeio incrível!
Bate-volta para Bol, na Ilha Brac
Já que estamos em Hvar, porque não conhecer a praia Bol, na Ilha de Brac, onde está a Zlatni Rat, a praia mais bonita da Croácia?
Eu não tinha como sair de Hvar mais uma vez sem conhecer esse lugar tão lindo! Se tiver um dia a mais na ilha, reservem para conhecer Bol (e se tiverem mais dias, sugiro inclusive passar uma noite lá).
Já contei aqui no blog todos os detalhes sobre Zlatni Rat e como você faz pra chegar em Bol!
Praias em Hvar
Além do passeio de barco e o bate-volta até Bol, você pode pegar barcos na Riva de Hvar Town direto para alguma praia da ilha ou próxima, como Palmizana, Jerolin, Stipanska, Vlaka etc. Só conheci Palmizana, durante o passeio para as Caves, mas ficaria um dia a mais só pra conhecer essas outras ilhas e outras praias de Hvar.
Mekićevica: está localizada perto da cidade de Hvar, a 2,5 km a leste. São 2 praias de seixos e costa de pedra branca, ideal para quem quer torrar no sol de Hvar. Há um restaurante no local. É possível chegar lá de carro/andando ou de barco.
Milna: a pequena aldeia e praia Milna fica a 4 km a leste de Hvar Town. Existem 2 praias de seixos e pinhais pitorescos com águias e vinhas. Ao longo da praia existem duas praias também com florestas de pinheiros. Milna é uma das rotas de excursão mais antigas da cidade de Hvar, estabelecida desde o início do turismo na ilha. Existem vários restaurantes em Milna. Há transfers de barcos do porto de Hvar, mas também é possível chegar de carro ou a pé.
Zaraće: sob a antiga aldeia abandonada de Zarace, localizada no topo da rocha de pedra, há uma baía profunda com grande praia pedrinhas. Para os amantes da vida marinha, existem áreas muito interessantes nesta parte de Hvar para sem exploradas. Também tem vários restaurantes nessa região. Você pode chegar de carro ou barco.
Dubovica: uma grande praia de cascalho e maravilhosas áreas subaquáticas. Há um restaurante por lá, e é possível chegar de carro ou de barco.
Sveta Nedjelja: fica a 12 km de Hvar Town, por isso a melhor opção para conhecer essa praia é de carro.
Jagodna (Bojanića Bad): área um pouco mais isolada (13 km de Hvar a leste). Existem vários restaurantes e pensões. É possível chegar aqui de carro.
Vida Noturna em Hvar
A vida noturna em Hvar é o que atrai os inúmeros jovens de todo o mundo. No verão as festas acontecem praticamente o dia todo. Durante o dia basta pegar um barco para uma das baías da Ilha Pakleni que você vai se deparar com uma galera bonita e animada.
Antes do pôr do sol, o destino mais certo é o famoso Bar Hula Hula, um bar rústico, de madeira, na beira da praia, com ótima música, onde você vai ver os melhores sunsets de Hvar. Já de noite, as pessoas já começam a encher os bares de Old Town para um esquenta, ou pré-night. Bares como o Carpe Diem ou Kiva, um bar de rock, ficam cheios de jovens se preparando para terminar a night em alguma boate, como a Veneranda, um bar situado dentro das muralhas do antigo mosteiro, com piscina e pista de dança, onde toca música eletrônica. Do terraço, uma incrível vista para o nascer do sol. Além do Bar Carpe Diem, na Riva de Hvar Town, eles também oferecem uma opção bem legal entre julho e agosto: uma festa na baía de Stipanska, acessível de barcos-taxi que partem do porto de Hvar.
Hvar é uma ilha mágica e animada! Visitar Hvar no verão, e sentir a vibração e energia dessa ilha, é a certeza de querer voltar muitas outras vezes. É aquele lugar que tá sempre na lista de lugares pra voltar o quanto antes!
Veja no mapa abaixo todos os pontos citados nesse post.
Espero que tenham gostado da minha visão de Hvar! E se tiverem dicas de lá que não esteja aqui, deixem nos comentários! 🙂
Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.
Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)
E mais bonito que Grecia e suas ilhas?
Oi Ana Paula! Não tem como comparar as duas pois são estilos diferentes, mas tanto as ilhas gregas como Hvar sao lindos!
Boa noite!
Estou planejando ir Croácia em julho/2020
Vc acha que é necessário alugar carro em hvar ou somente alugar boat é suficiente?
Oi Suely,
Não acho necessário Carro em Hvar. Não sei quantos dias pretende ficar, mas se quiser curtir o centrinho e praias e ilhas nos arredores, dá pra fazer tudo de barco. Já se quiser explorar toda a ilha de Hvar, aí o carro será necessário. As duas vezes que fui não aluguei carro.
Boa noite,
Também eu ando com imensa vontade de visitar no ano de 2020. Mas me diga, em termos de segurança, como è?
Obrigado
Oi Lucio!
Dou a maior força ara você visitar Hvar! É incrível!
Não existe nenhum problema de segurança. A ilha é bem tranquila e segura!
Croácia em alta pelo futebol, mas no turismo já faz tempo tem se destacado. Espero conhecer um dia! Tentei salvar uma foto no Pinterest, mas acho que o blog não tem este recurso, tem?
Agora já tem! hehehe
Instalei depois que vi sua msg! Achei que já tivesse! hehe
Eu descobri as belezas da Croácia esse ano e me apaixonei! Infelizmente só fiquei no norte e não tive tempo de explorar mais cidades…quero voltar!
É demais né! Já fui 2 vezes mas tinha ficado mais pro Sul na primeira vez. Dessa vez fiz os dois! Não cansa de surpreender!
Esse post caiu como uma luva pra mim agora, estamos planejando conhecer a Croácia próximo ano e estou anotando dicas para definir com meu marido nosso roteiro. Adorei saber sobre essa ilha, pelo jeito vamos ter que passar mais tempo do que pensávamos no país.
Croácia merece 1 mês inteiro! Muito lugar lindo, dá dor no coração ter que cortar algum lugar! hehe
Sou louca pra conhecer a Croácia e seu post me deixou ainda com mais água na boca. Que lugar fantástico
É lindo demais mesmo! Já fui duas vezes e já quero mais!
Que maravilha de post!
Tenho paquerado demais a Croàcia! Tenho visto tantos lugares lindos que eu jà a coloquei em minha rota!
Parabéns!
Vale muito a pena! Um país incrível! Sem dúvida vou voltar outras vezes!