roteiros

Roteiro pelas incríveis estações de metrô de Estocolmo

23 dez 2016

Quando decidi ir para Estocolmo, um dos fatores que mais me empolgou foi o metrô. Durante as minhas pesquisas pré-viagem, me encantei com o que conseguiram criar nas estações de metrô de Estocolmo, fazendo com que uma “simples” estação de metrô se transformasse em nada mais, nada menos do que a maior galeria de arte do mundo!

Pensa bem: um metrô que percorre aproximadamente 110km e 100 estações, das quais mais de 90 delas possuem obras de arte, pinturas e esculturas de mais de 150 artistas. É ou não é a maior galeria de arte do mundo? E o melhor, acessível a qualquer pessoa, pelo preço de um bilhete de metrô. Isso é sensacional! Além de democratizar a arte, ainda divulga muitos artistas, que inclusive se tornaram ícones no país, devido sua obra nas estações de metrô de Estocolmo.

São 3 linhas de metrô em Estocolmo: Vermelha, Azul e Verde, e nas 3 é possível seguir uma rota de estações, mas eu só fiz a rota das estações da linha azul (que dizem ter as estações mais bonitas) e um pequeno desvio em uma estação da linha verde, além da T-Centralen que é a estação comum para as 3 linhas.

No mapa abaixo marquei as estações onde parei! E abaixo as fotos de cada uma delas.

 

Dicas Despachadas

Toda semana são realizados tours guiados pelas estações de metrô, onde guias explicam um pouco mais sobre as obras de arte e arquitetura. Cada tour para umas 5 ou 6 estações por vez, mas você pode fazer outras por conta própria. Para se inscrever nos tours acesse o site www.sl.se/konstakningar. É todo em sueco, mas o google translate dá uma ajudinha!

Nesse site também disponibilizam um e-mail (konstguide@gmail.com) para quem quiser reservar um tour privado, mediante pagamento. Outra opção legal que o site disponibiliza é um arquivo em pdf que você pode imprimir e seguir as estações marcadas na imagem por conta própria, e também fazer suas próprias anotações.

 

ROTEIRO PELAS ESTAÇÕES DE METRÔ DE ESTOCOLMO

Linha Verde  (clique para baixar o pdf)

linha verde metrô de estocolmo

Linha Azul (clique para baixar o pdf)

linha azul metrô de estocolmo

Linha Vermelha (clique para baixar o pdf)

linha vermelha metrô de estocolmo

 

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

17 Comments

Bianca Iglesias

Que máximo! Não sabia disso e super me empolguei pra conhecer. esse país incrível!

responder
Papo de Mochileiro

No Metrô de Santiago tem uma iniciativa parecida. Lá nas estações também existe pinturas nas paredes das estações! Nunca tinha lido nenhum post sobre Estocolmo, ótimo post e ótimas fotos! Parabéns!

responder
Fernanda Souza

Que bacana! Adorei! Eu sou louca para conhecer Estocolmo. Já anotei essas dicas 🙂

responder
Adriana

Eu adoro andar de metrô quando viajo! Mas nao usei em Estocolmo 🙁
Minha estadia foi curta e estava com uma amiga local. Mas tenho muita vontade de voltar e sem dúvidas usarei o metro! Otimas dicas, um abraco!

responder
Rui Baptista

Conheci algumas dessas estações. São realmente um hino à criatividade. Estocolmo e Moscovo “reinam” no que toca a estações de metro 🙂

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

É verdade! Nessa mesma viagem também estive em Moscou e fiz o roteiro nas estações de lá! Maravilhosas também! Em breve faço um post aqui! 🙂

responder
Juliana Moreti (www.turistando.in)

Muito bom e interessante o teu post!
Quando falam de metrôs bonitos, sempre falam dos metrôs de Moscou ou de Napoli. Nao sabia que em Estocolmo havia algo similar!
😉

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

É verdade! Também não sabia até começar a pesquisar sobre a cidade! Os de Moscou eu também já visitei e são realmente incríveis! Em Napoli eu não sabia! Obrigada pela informação! 🙂

responder
Gisele Rocha

Lindas mesmo! Os desenhos de folha das primeiras fotos me lembrou um pouco das obras de Portinari, tanto na Pampulha quanto no mural As Quatro Estações, em Juiz de Fora.

responder
Dayana

Adorei a dica do Tour Guiado, Nanne!!! 🙂

Assim que tiver a chance, vou usar. hahaha

responder
Ester Nunes

Genteee que post incrível!! Amo esses roteiros diferentões!! Fiquei morrendo de vontade! Vou mandar para os meus pais, eles vão dar uma passada em Estocolmo mês que vem, quem sabe fazem esse roteiro! Bjs!

responder
Deisy Rodrigues

Adorei a dica de tour, em uma visita na cidade vou super incluir.

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *