roteiros

O que fazer em Dublin: Roteiro de 2 dias

Bônus: mini-guia de pubs

09 maio 2017

Passagem comprada pra Dublin?? Vá preparado para conhecer uma cidade animada, repleta de jovens (muitos brasileiros), trevos, pubs e rock! Os irlandeses são extremamente simpáticos, bem-humorados e receptivos, não fique surpreso se for abordado por alguém puxando assunto ou simplesmente convidando-o para dançar, eles não gostam de ver ninguém desanimado!

Quando conhecemos a cidade tínhamos acabado de chegar de Londres e de cara deu para perceber que os pubs irlandeses são MUITO mais animados que os pubs ingleses, sempre com música ao vivo! Por uns instantes até me senti no Brasil.

Por falar em pubs, é impossível sair de Dublin sem conhecer um, ou vários. Na pequena cidade de aproximadamente 520 mil habitantes existem mais de 700 deles. Pensando nisso, ao final do post fizemos uma lista dos pubs mais interessantes para você incluir no seu roteiro.

Onde ficar em Dublin

O recomendado é que você fique em alguma área central (Dublin 1 ou 2), que tem fácil acesso aos principais pontos turísticos e meios de transporte (caso queira ir para áreas mais afastadas). Para quem vai a Dublin pela vida noturna, a região mais indicada é Temple Bar, com muitos bares e restaurantes dedicados aos turistas.

Dica de Hostel em Dublin: Sky Backpackers |

O que fazer em Dublin

Dia 1


Guinness Storehouse

A Guinness é a cerveja mais famosa da Irlanda e a visita à fábrica é uma experiência imperdível, mesmo para os não apreciadores da bebida. O local possui 6 andares onde é possível conhecer a história da cervejaria e todo o processo de produção da Guinness, de uma forma criativa e interativa.

No sétimo andar está localizado o Gravity Bar, onde é possível saborear uma Guinness com uma vista 360º de Dublin. Imperdível!

Localiza-se um pouco afastada do centro da cidade, cerca de 15 a 20 minutos de caminhada, por isso é indicado começar o seu tour por lá. Além disso, os ingressos dos primeiros horários de visita são mais baratos. É possível comprar os ingressos na própria fábrica ou pelo site.

O que fazer em Dublin, Irlanda

Phoenix Park

O parque foi criado em 1662 como Parque de Caça Real e aberto ao público apenas em 1745. É considerado o maior parque urbano da Europa e nele está localizada a residência oficial do presidente da Irlanda, um zoológico, a residência do Embaixador dos Estados Unidos, bem como muitos  outros edifícios e monumentos históricos.

O parque é aberto 24h e no site oficial você pode obter um mapa e mais informações sobre as atrações do local.

St. Patrick’s Cathedral

É a catedral da Igreja Anglicana na Irlanda e São Patrício é o padroeiro da Irlanda e santo principal do cristianismo irlandês. Relatam que ele foi sequestrado quando jovem e vendido como escravo na Irlanda, mas alguns anos depois conseguiu fugir e voltou para a casa de sua família. Em seguida, iniciou sua vida religiosa e retornou à ilha que tinha escapado, na missão de missionário, convertendo milhares de pessoas ao cristianismo.

Segundo os Irlandeses, ao evangelizar, São Patrício utilizava um trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade. A St. Patrick Cathedral foi fundada no local onde possivelmente São Patrício batizava aqueles que se convertiam ao catolicismo, em meados de 461 d.C.

O que fazer em Dublin, Irlanda

Christ Church Cathedral

Próximo à St. Patrick´s Cathedral está a Catedral da Santíssima Trindade, sendo considerado o edifício mais antigo de Dublin. A Catedral foi fundada em 1030 pelos vikings, posteriormente tornou-se uma igreja católica e, por fim, após o rompimento entre Roma e a Inglaterra, passou a ser anglicana.

É conhecida pela sua beleza e arquitetura, além de possuir a maior cripta de todas as catedrais da Grã-Bretanha e da Irlanda, onde atualmente há uma exposição permanente. Atualmente, o Vaticano reconhece a Catedral da Santíssima Trindade, como a catedral oficial da cidade.

O que fazer em Dublin, Irlanda

Dublínia

Para quem deseja conhecer um pouco da história e da cultura dos vikings e da Era Medieval, vale a pena conhecer esse museu super interativo, localizado ao lado Christ Church Cathedral. O museu abre todos os dias das 10h às 17h30 e o ingresso é aproximadamente €9 para adultos e €6 para crianças.

Noite: Visite alguns dos pubs descritos no final do post!

Dia 2


O’Connell Street

Comece o dia em uma das avenidas mais importantes de Dublin, onde acontece anualmente o desfile St. Patrick´s Day. Além de muitos pubs, você vai encontrar as principais lojas da cidade, vários locais para comprar souvenir e diversos artistas de rua.

Lá você vai encontrar o The Spire, um monumento bastante irreverente, similar a uma “agulha gigante”, com aproximadamente 120 metros de altura, construído como parte do projeto de revitalização da O´Connell Street.

Dublin Castle

Atravesse a região do Temple Bar e siga em direção ao Dublin Castle, localizado na Dame Street.  O Castelo de Dublin teve diversas funções ao longo do tempo, tendo sido reconstruído várias vezes entre os séculos XVII ao XX, por isso é possível distinguir diversos estilos arquitetônicos em sua estrutura.

Além disso, o Dublin Castle já foi cenário de vários filmes, bem como a série The Tudors. A visita guiada dura aproximadamente 1 hora.

Trinity College

Saindo do Dublin Castle, siga pela Dame Street em direção ao Trinity College (aproximadamente 5 minutos).

É a principal Universidade da Irlanda, reconhecida internacionalmente pela sua qualidade acadêmica, sendo motivo de orgulho para os irlandeses. O Campus é muito bonito e a visita à Old Library (uma biblioteca enorme, onde foram filmadas algumas cenas de Harry Potter) é imperdível.

Molly Malone

Após a visita na Trinity, siga até a estátua mais fotografada de Dublin. Localizada na Grafton Street com a Suffolk Street está a estátua de Molly Malone, personagem de uma famosa canção irlandesa, esculpida para celebração do primeiro milênio de Dublin.

Diz-se que Molly Malone era uma linda mulher do século 17, vendedora ambulante de peixes, que morreu de febre. Porém, uma segunda versão diz que Molly Malone era, na verdade, prostituta.

O compositor da canção tão popular é desconhecido e não se sabe quando e onde a canção se originou, tampouco se Molly Malone realmente existiu. O certo é que provavelmente você vai escutar sua música pelos pubs de Dublin.

O que fazer em Dublin, Irlanda

Grafton Street

Grafton Street é uma rua bem longa e super charmosa onde você encontra lojas de marcas consagradas (ela já foi considerada a 5ª rua mais cara do mundo), pubs, restaurantes e uma infinidade de artistas de rua, que deixam o passeio bem divertido.

Vale a pena dar uma passada lá para conhecer todo o astral desta rua. Se você estiver passeando por ali na semana do Natal não fique assustado se encontrar o Bono Vox, vocalista do U2, dando uma palhinha com alguns cantores de rua, ele faz isso todos os anos.

O que fazer em Dublin, Irlanda

Old Jameson Distillery

Para os apreciadores de uísque, vale a pena conhecer a Old Jameson Distillery. Localizada na Bow Street, Smithfield Village, é aberta todos os dias, de 9h às 18h e no domingos de 10h às 18h.

Na visita é possível conhecer o processo de produção da bebida, bem como a trajetória da empresa. Por fim, durante a degustação você aprende a diferenciar a qualidade do uísque Irlandês frente ao Escocês e ao Americano, com direito a um diploma de provador oficial.

Noite: Pubs


Mini-guia de Pubs em Dublin

Terminou os passeios escolhidos para o dia?! Escolha um (ou vários) desses pubs, peça um pint de Guinness e divirta-se como os irlandeses!

Não gosta de cerveja?! Peça um Irish Coffee (bebida a base de café, uísque irlandês, açúcar e chantilly) e descubra como os Irlandeses conseguiram personalizar o tradicional cafezinho brasileiro.

The Temple Bar

Coloque esse pub na primeira posição da sua lista. É impossível sair de Dublin sem conhecer o famoso The Temple Bar, localizado na região de mesmo nome (Temple Bar). É um pub vermelho, lindo tanto por dentro como por fora, histórico, agradável e com música ao vivo todos os dias. O seu único defeito é estar lotado de turistas.

Onde fica: 47/48, Temple Bar, Dublin 2.

O que fazer em Dublin, Irlanda

Fitzsimons

Esse foi o meu pub preferido! Está localizado bem próximo ao The Temple Bar e é muito animado! A qualquer hora está tocando uma boa música, o ambiente é agradável, espaçoso e a comida muito boa.

Onde fica:: 21/22 Wellington Quay, Temple Bar, Dublin.

The Brazen Head

É  um dos pubs mais antigos do mundo, aberto desde 1198. Está localizado um pouco distante da região do Temple Bar, mas vale a pena conhecer. O pub possui vários ambientes bem diferentes e a decoração tenta contar um pouco da história, deixando o ambiente bem aconchegante e acolhedor.

Onde fica: 20 Bridge Street Lower, Dublin 8.

Whelan´s

Também está localizado distante da região do Temple Bar. Nesse pub foram gravadas algumas cenas do filme Ps. Eu te amo, o que se percebe facilmente pois há várias fotos dos atores nas paredes. É bastante animado e percebe-se que é mais frequentado por irlandeses do que por turistas.

Onde fica: 25 Wexford St, Dublin.

Porterhouse 

Localiza-se na região do Temple Bar. O pub possui 3 andares e tem uma decoração bem interessante, música e comida excelentes e, além de vender diversos tipos de cerveja (menos a Guinness), tem o diferencial de fabricar cervejas próprias (11 tipos diferentes). Há filiais em Nova York e Londres.

Onde fica: 16-18, Parliament Street – Dublin 2.

The Mezz

Esse é um dos poucos pubs que fica aberto até 3h da manhã. Tem uma decoração meio Rock´n Roll, meio underground, mas com uma galera super animada. Além disso, durante o dia eles funcionam como um restaurante que vende comida brasileira e guaraná Antártica, não precisa de mais nada né?!

Onde fica: 23­24, Eustace Street, Dublin 2.

Dublin é um destino surpreendente. Uma cidade relativamente pequena, de fácil localização, com uma população simpática, alegre e extremamente acolhedora com os brasileiros, que soube modernizar-se sem abrir mão de suas tradições. Não deixe a Ilha Esmeralda fora do seu roteiro!

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog

 


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Rayane Marques (Colaboradora)

por Rayane Marques (Colaboradora)

Nordestina, apaixonada por história, roteiros, sol, praia e todos os tons de azul! Faz o possível para viajar mais e ver o mundo com seus próprios olhos. Não guarda dinheiro, mas coleciona fotografias e souvenir. Acredita que todo lugar possui algo de bom para oferecer e que partilhar suas experiências ajuda a motivar novos viajantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *