dicas despachadas

Ilhas Gregas: qual escolher?

Ilhas Jônicas ou Ilhas Cíclades

04 out 2016

A Grécia é o destino dos sonhos de muita gente. Embora tenha uma história riquíssima, o que atrai a maior parte dessas pessoas são as suas ilhas! Estima-se que a Grécia tenha aproximadamente 6.000 ilhas espalhadas entre o Mar Egeu e o Mar Jônico e dessas, “apenas” 227 são habitadas, o que  dificulta a escolha da ilha que os viajantes querem ir. Por isso preparei esse post para tentar ajudar vocês nessa difícil missão: Ilhas Gregas: qual escolher?

1° Passo: Aprendendo Geografia Grega

Eu sei que você até hoje mal sabe a geografia do Brasil (pode assumir que matou aula na escola!), pra que vai querer saber a da Grécia? Você não precisa saber, mas isso facilitaria a sua decisão na hora de escolher.

Ilhas gregas

Esse é o Mapa da Grécia. A Central Greece é onde fica Atenas. Ali será, muito provavelmente, o seu ponto de chegada para partir para as ilhas gregas.

Do lado esquerdo da Central Greece estão as Ionian Islands, mais conhecida como Ilhas Jônicas: Corfu, Kefalônia, Lefkada, Maganissi, Paxos e Zakynthos, são algumas das ilhas Jônicas.

Abaixo da Central Greece, um pouquinho à direita,  está as Cyclades Islands, que chamamos de Ilhas Cíclades: Amorgos, Andros, Antiparos, Ios, Kea, Milos, Mykonos, Naxos, Paros, Santorini, Serifos, Siros e Tynos, são algumas das ilhas cíclades.

Abaixo das Ilhas Cíclades tem Crete Island, ou Ilha de Creta, como conhecemos.

Mas além dessas, que são as principais, tem também as Esporades, as ilhas do Dodecaneso, as ilhas de Argosarónico e as  ilhas nordeste do Mar Egeu, que são menos famosas para os turistas, mas por algumas serem de fácil acesso, é um destino certo para os atenienses.

Agora que você já sabe a disposição das ilhas no mapa, entende como é mais complicado você ir de Mykonos (Ilhas Cíclades) pra Kefalônia (Ilhas Jônicas)? Tem um mar enorme entre os dois e Peloponeso (península no sul da Grécia)  no caminho. Não é um trajeto fácil e provavelmente qualquer opção de ferry ou vôo vai fazer uma parada em Atenas. A viagem fica longa e cansativa, e deixa de valer a pena. Então a melhor forma é escolher ilhas da mesma região.

 

2° Passo: Escolha a região das ilhas

Considerando apenas as Ilhas Jônicas, As Ilhas Cíclades e Creta, como escolher qual região ir?

Ilhas Cíclades

Ilhas Cíclades Grécia
É o mais  famoso grupo de ilhas do Mar Egeu e tem algumas das mais belas ilhas do mundo! Se você quer ver a típica arquitetura grega de casinhas brancas e tetos azuis, esse grupo de ilhas é o lugar. São ilhas áridas e secas, montanhosas, e algumas de origem vulcânica, banhadas por um mar cristalino.O nome vem da disposição das ilhas formando um círculo em redor da ilha sagrada de Delos. De acordo com a mitologia Grega, Poseidon, deus do mar, em um momento de fúria com as ninfas Cyclades transformou-as em ilhas.

Ilhas Jônicas

Ilhas Jônicas GréciaDiferente das Cíclades, as ilhas Jônicas não tem casinhas brancas e azuis, típicas da Grécia, Elas têm influência italiana, devido à localização geográfica (próximas da “bota” italiana) e também já estiveram sob domínio da Italia. Devido ao clima temperado, são ilhas com vegetação exuberante e montanhas, uma paisagem totalmente diferente das ilhas Cíclades.

Creta

Creta Grécia
É maior ilha da Grécia, e a quinta maior do Mar Mediterrâneo. Aqui, o visitante pode admirar vestígios de civilizações, conhecer praias lindas e paisagens montanhosas impressionantes. Creta é dividida em quatro prefeituras:  Chania, Rethymno, Íraklion e Agios Nikolaos.

 

3° Passo: Escolha as Ilhas

Bem, chegou a parte mais difícil, mas é uma decisão muito pessoal. Vou falar das que eu já fui, e indicar posts de amigos blogueiros que tenham ido nas que eu ainda não conheço, e aí cada um tira suas próprias conclusões, de acordo com o que está buscando pra sua viagem, combinado?

As 5 primeiras ilhas eu já fui. Note que tem ilhas Jônicas e Ilhas Cíclades. Fiz essas 5 ilhas em 3 viagens diferentes. A primeira vez para Ios e Mykonos, a segunda para Corfu, e a terceira para Zakynthos e Kefalônia. Juntar todas elas em uma única viagem é loucura, a não ser que você tenha 1 mês só na Grécia, pois precisará voltar para Atenas várias vezes.

Ios

mylopotas Ios Grécia

 

Ilha Cíclade, com construções típicas da Grécia, casinhas brancas com teto azul. Essa ilha possuiu um centro histórico que ferve a noite. Tem muitos jovens que ficam de bar em bar dançando e se divertindo. Também tem o Far Out Beach, que tem pool party todo fim de tarde do verão.
Se você quer um destino animado, cheio de jovens, barato (por enquanto!) com praias lindas, vá para Ios. Ela fica entre as 2 ilhas mais famosas das Cíclades: Mykonos e Santorini, por isso é bem fácil chegar até lá.

Veja mais sobre essa ilha no post: Ios, uma ilha grega para quem busca diversão

Mykonos

Mykonos Grécia

Fonte: Wikimedia

Ilha Cíclade, Mykonos é conhecida mundialmente como a ilha grega mais animada! O que não falta é lugar para se divertir. Mas também tem praias lindas e um centrinho fofo, com casinhas brancas e azuis. Ponto negativo: preço. Mykonos é uma ilha cara. Se você quer economizar, vá para Ios.

Veja mais sobre essa ilha no post: Mykonos: ilha grega com dversão garantida

Corfu

Corfu Grécia

Ilha Jônica, que nada tem a ver com as Ilhas Cíclades de casinhas brancas e azuis. Em Corfu você verá vegetação exuberante e águas bem claras e esverdeadas, que justificam o apelido de Ilha de Esmeralda. Minha experiência lá não foi tão boa, pois fui com a intenção de me divertir, mas escolhi ficar no lugar errado. Tirando isso, com certeza voltaria a Corfu, para fazer outras coisas e me hospedar em outro lugar, pois a ilha é linda!

Veja a minha experiência na ilha no post: O que não fazer e onde não ficar em Corfu

Kefalônia

Myrtos Beach, Kefalônia Ilhas Gregas

Ilha Jônica, com uma das praias mais lindas que já vi. Por ser do lado do Mar Jônico, é uma ilha com natureza intensa e praias impressionantes. Comparando com as ilhas mais famosas das Cíclades, Kefalônia é um destino ainda barato. É uma ilha pra quem procura um lugar para curtir praias e relaxar, sem tanta vida noturna.

Veja mais sobre essa ilha no post Kefalônia: O que fazer

Zakynthos

Navagio Beach Zakynthos Grécia

A famosa ilha da Navagio Beach, que faz parte das Ilhas Jônicas. Mas Zakynthos é muito mais do que isso. Segue o mesmo estilo da Kefalônia, com vegetação abundante, praias paradisíacas e vida noturna mais calma. Tem sido muito falada no último ano por causa da “Praia do Navio Encalhado”, então corra para visitar Zakynthos enquanto ela ainda está acessível!

Veja mais sobre essa ilha no post Zakynthos: O que fazer

Milos

Leia sobre a ilha Cíclade de Milos  e sua incrível praia Sarakiniko no Blog Vícios de Viagem e no Blog Viciada em Viajar, e outros passeios alternativos, além das praias no Blog Iaorana.

Creta

Se quiser saber mais sobre Creta, veja os posts abaixo:

Blog Lole Pocket – Com 5 coisas para você fazer em Creta

Blog Foco no Mundo –  Mostra duas praias maravilhosas e imperdíveis m Creta

Santorini

Para saber sobre a Ilha Cíclade Santorini leia os posts abaixo:

Blog London Sô e Blog Deixa de Frescura – Posts com dicas do que fazer na ilha.

Blog Coisa que Amamos –  Vídeo com passeios de barco, mergulho, ruas do centrinho e claro, um dos mais lindos pôres do sol da Grécia

Blog Fui, Gostei, Contei – O blog dá dicas de como fazer Santorini caber no seu orçamento.

Blog Check the Trip – Mostra que Santorini não é só uma ilha romântica, e que é possível se divertir muito em Santorini com amigos.

Blog Aqueles que Viajam – Lista de 20 coisas que você precisa saber antes de ir para Santorini.

Outras ilhas menos conhecidas

Rodes

Leia os post do Blog Fragata Surprise  e do Blog Four Trip sobre Rodes, uma Ilha do Dodecaneso, para quem quer fugir do óbvio.

Spétses

Leia o post do Blog Fragata Surprise sobre Spétses, uma ilha Argo-sarônica, ótima para ficar o dia todo nas suas águas cristalinas.

Karpathos

Leia sobre Karpathos, uma das Ilhas do Dodecaneso,  no Blog Viajoteca.

Agistri

Leia sobre essa pouco conhecida ilha Argo-sarônica  no Blog Viajei Bonito, que conta como foi parar lá por engano e acabou descobrindo um paraíso!

  • Foi a alguma ilha que eu não falei? Conta pra gente nos comentários e ajude outros viajantes a decidir para qual ilha ir!

Como ir de uma ilha para outra

Um detalhe que deve ser considerado para todas as ilhas é buscar ir para as que tem ferries ou vôos entre si, assim você ganha tempo pois o trajeto será mais rápido.

Avião:  Vejam os trajetos no site da cias aéreas locais como a Aegean Airlines e  Olimpic Air, e duas empresas menores que fazem vôos charter, a Sky Express e a Astra Airlines. A Easy Jet e a Ryan Air são cias low cost internacionais que fazem alguns trechos entre Atenas e as Ilhas. Vocês também podem buscar pelo Kayak.

Ferries: Existem diversas empresas que fazem os trajetos entre as ilhas (Hellenic Seaways,Blue Star, entre outras) e também diversos sites que buscam todas as opções: Greek Ferries, Danae Travel e Direct Ferries por exemplo. Mas nem sempre esses sites mostram a frequência dos barcos e tambem não mostram a disponibilidade com tanta antecedência. Para buscar a frequência, veja no site da GTP.

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

20 Comments

Alexandra Joia

Belo post Marianne. A Grécia é um país inesquecível. Obrigada por incluir o Blog Fourtrip

responder
rui batista

Excelente artigo! Assim fica bem mais facil escolher, das 1001 opçoes no pais. Posts destes sao bem interessantes e uteis. Obrigado! 🙂 (ps: estou em teclado no canada e ȩ um filme quanto a acentuaçao)

responder
Fernanda Souza

Post muito útil e super completo para quem quer montar um roteiro de viagem pelas Ilhas Gregas. Queria muito ter ido para a Grécia agora em setembro, mas como tinha pouco tempo disponível e quero (preciso) conhecer Zakynthos, Santorini, Kefalônia, além de Atenas e Meteora posterguei a viagem para o ano que vem. Espero que dê certo.

responder
Ana Paula Fidelis

Grécia… sonho de consumo! Ainda te visitarei, minha querida! Adorei o post! Várias dicas legais! Adorei o blog! Sou de Nikity City também! Abs! 😉

responder
Danielle Lopes Bispo

Amei as suas dicas Mari! A Grécia está sempre nos meus planos mas ainda não consegui visitar esse lugar encantador, agora me animei de vez, bjs Dani Bispo

responder
Viagem LadoB

Ótimo post, deu uma boa explicada sobre onde ir na Grécia, que aliás está na minha lista faz um tempo já 😉

responder
MICHELE RAGGIO

Tenho muita vontade de conhecer a Grécia, mas confesso que nunca pensei em me organizar dessa forma. Nunca pesquisei a fundo os lugares a visitar. Já até adicionei esse post aos meus favoritos rsrsrs.

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

É super importante essa organização pois, apesar de muitas ilhas serem próximas, o trajeto não é tão simples. Alguns ferries só funcionam na alta temporada. Então é bom saber os trajetos mais fáceis, pra otimizar o tempo da viagem!

responder
Ana Carolina Mirnada

Achei seu post super interessante, principalmente pois sou doida para ir as Ilhas Gregas. Vou me dar de presente em 2018 e já estou escolhendo as que quero ir. Seu post me ajudará bastante. Obrigada pelas dicas

responder
Itamar Japa

Excelente post, confesso que não tinha a minima noção da geografia da Grécia. Não imaginei que existiam tantas ilhas assim.

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

Não só existe como tem cada uma mais linda que a outra!!! Dificulta mto a nossa vida! hehe É bom entender a localização pra poder decidir a melhor logística!

responder
Larissa Pereira

Uau, que perfeição esse post! Pretendo ir a Grécia ano que vem e vou guardar com muito carinho esse seu post! A Grécia vem me fazendo sonhar com ela todos os dias, principalmente a Navagio Beach!

responder
Bruno Costa

Muito bom post, bem detalhadinho! Nós passamos 15 dias na Grécia. Fizemos Zakynthos, Mykonos, Santorini e Atenas. Faltou muuuuuuita coisa para conhecer ainda! Próxima viagem pela Grécia vai ter que ser de no mínimo 30 dias =)

responder
Luiz Jr. Fernandes

Tá aí um destino que não sai da cabeçeira da minha lista de desejos! Eu acho que vale muito a pena dedicar um tempo na vida pra explorar essas ilhas gregas, realmente um destino que vai permanecer na minha lista até conseguir visitar 🙂 Abraço!

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *