< voltar
roteiros

O que fazer em Teresina

E tudo mais que você precisa saber sobre a capital do Piauí

Atualizado em:

Sobre Teresina

Teresina, terra de Torquato Neto, da cajuína e de muito calor humano! Apesar de um pouco esquecida, Teresina é sim uma cidade que vale a pena conhecer! Veja nesse artigo o que fazer em Teresina, e tudo mais que você precisa para ter uma experiência incrível na cidade.

Capital do Estado do Piauí, Teresina localiza-se à margem direita do rio Parnaíba, a 366 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se encontra às margens do Oceano Atlântico, mas que nem por isso perde o seu encanto.

Fundada em 16 de agosto de 1852 (relativamente nova, quando comparada às demais capitais brasileiras) com o objetivo de tornar-se capital do Piauí, foi totalmente planejada pelo então presidente da Província Conselheiro José Antônio Saraiva, sendo oficialmente a primeira capital planejada do Brasil. O nome da cidade remete a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com seu marido, o imperador Dom Pedro II, a ideia de mudança da capital do Piauí e em sua homenagem deu-se o nome da cidade, através da conjugação das palavras Teresa e Cristina.

Teresina é uma cidade de muitos traços, verde, nomes e sabores. Ao sobrevoá-la no final do século XIX, o escritor maranhense Coelho Neto rebatizou-a com o nome de Cidade Verde, em virtude de sua densa cobertura vegetal. Há quem a chame, também, de Mesopotâmia do Nordeste, pois a parte central da cidade está situada entre o Rio Parnaíba e o Rio Poti, pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Parnaíba.

O que fazer em Teresina

Para conhecer um pouco mais da história visite o Museu do Piauí. Localiza-se em um casarão no centro da cidade e possui 16 salas que exibem os tesouros da região e milhares de peças que envolvem móveis, artefatos indígenas, pinturas e até fósseis. (horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8h às 17:30, e aos sábados e domingos, das 8h às 12h)

Museu do Piauí em Teresina, Capital do Piauí

Foto: Catarina Santiago (http://www.piaui.pi.gov.br/terra-querida/noticias/id/7539)

 

Teresina possui belos prédios que são marcos da cidade, os quais valem a visita, como por exemplo o Teatro 4 de Setembro. Localizado na Praça Pedro II e palco de grandes espetáculos na capital, ainda conserva a sua fachada original, mesmo após 122 anos de história.

Também vale conhecer a Igreja de São Benedito, que possui 142 anos e localiza-se no coração da cidade, sendo considerada uma das mais importantes construções do estado. Suas portas externas, construídas em madeira de jacarandá e cedro, foram esculpidas pelo artista piauiense Sebastião Mendes e são tombadas pelo patrimônio histórico e artístico nacional.

Outro destaque da cidade é o Palácio de Karnak. Localizado no centro da cidade é a sede oficial do Poder Executivo Estadual do Piauí. Até os anos 80 era a residência oficial do governador do estado.

Outra parada obrigatória na cidade é o Parque Ambiental Encontro dos Rios. Fica localizado no bairro Poty Velho (o mais antigo bairro da capital) e é lá onde os rios Poti e Parnaíba, que banham a cidade, se encontram. No local foi construída uma estrutura com espaço para pequenas exposições, quiosques para comercialização de produtos artesanais, bem como o monumento Cabeça-de-Cuia (lenda piauiense). No Parque Ambiental é possível saborear deliciosos peixes e outros pratos da culinária local no Restaurante Flutuante. Aberto diariamente, é uma ótima opção de lazer.

Na mesma região vale a visita ao Polo Cerâmico do Poty Velho, para aqueles que desejam conhecer um pouco mais do artesanato da região.

Se você quer uma visão de Teresina do alto, não deixe de visitar o mirante da Ponte Estaiada (Ponte do “Sesquicentenário” João Isidoro França). A taxa de serviço para o acesso ao mirante é de apenas R$ 3,00.  Entre terça e sexta-feira, o horário de visitação do espaço acontece das 11 às 19 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento é diferenciado, ficando disponível das 10 às 18 horas. Somente na segunda-feira o local não está aberto aos visitantes.

mirante da Ponte Estaiada Ponte do "Sesquicentenário" João Isidoro França Teresina Piauí

Fonte: http://megaengenharia.blogspot.com.br

 >> Precisa de ajuda para organizar sua viagem? Saiba mais sobre o Roteiro Personalizado

Onde ficar em Teresina

Para quem vai a Teresina por motivo de trabalho, as regiões mais centrais da cidade são boas opções de hospedagem. Os mais indicados para essa região são: Hotel Ibis Teresina, Metropolitan Hotel, Detroit Hotel, Lis Hotel, Real Palace Hotel e Luxor Piauí.

Já para quem vai a turismo e deseja ficar em uma região mais agradável e animada de Teresina, dê preferência à zona leste da cidade, onde se concentram bons restaurantes e os shoppings da cidade. Dicas de hospedagem nessa região: Gran Hotel Arrey, Palácio do Rio Hotel, Hotel Express Arrey, Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, Alfa Hotel Teresina e Hostel Aruba.

Quando ir a Teresina

Quente na maior parte do ano, se planeja uma visita à capital do Piauí dê preferência aos meses de janeiro a agosto. Os meses de setembro a dezembro são os mais quentes do ano, atingindo temperaturas em torno dos 40°C em quase todos os dias, tendo sido “carinhosamente” apelidados de “B-R-O-BRÓ” (leia-se: bê erre o bró), por referir-se aos meses que terminam com o sufixo –BRO.

Talvez por isso os teresinenses possuem um jeito tão caloroso de receber aqueles que visitam a cidade. O turista é sempre recebido com um sorriso nos lábios e uma cajuína na mão!

Cajuina produto típico do Piauí Teresina

Fonte: https://patrimoniospiauienses.wordpress.com

 

A cajuína, iguaria da região cantada por Caetano Veloso, é uma bebida típica não alcoólica, preparada a partir do suco do caju de forma artesanal. É um dos símbolos não apenas de Teresina, mas de todo o Piauí, considerada Patrimônio Cultural do Estado.

Onde Comer em Teresina

Mas, nem só de cajuína vive Teresina. O verdadeiro tesouro da cidade, na minha opinião, é a culinária.

A culinária do Piauí é marcada por pratos deliciosos feitos em panelas de barro, que fazem toda a diferença no preparo das delícias típicas da região. Não deixe de provar a “Maria Isabel” ( mistura bem temperada de arroz e carne seca de gado, servida ou não com banana) ou um delicioso “baião de dois” (arroz com feijão-verde cozido, pimenta-de-cheiro, e pedacinhos queijo coalho.). Também fazem parte da gastronomia de Teresina outros pratos como capote, carne de sol, panelada e sarapatel.

Para provar essas delícias visite os seguintes restaurantes: Favorito Comidas Típicas, São João Restaurante (melhor carne de sol da região), Cantinho do Jambo, O Casarão, Restaurante Carnaúba.

Por sua vez, Teresina oferece uma lista que vai desde restaurantes de requinte internacional aos de comidas típicas. Para restaurantes mais requintados, visite: Grand Cru, Coco Bambu, Favorito Forneria, Latitude 30, Cabana del Primo, Cantinho do Faustino, Misaki, Vertigo Gastrobar.

Já no litoral piauiense, os frutos do mar ganham um lugar especial no paladar dos piauienses e turistas. As principais receitas servidas são à base de peixe, camarão, caranguejo e ostras. Mas o litoral piauiense é tão encantador que merece um post só pra ele!

Para as noites mais animadas

Teresina possui uma noite muito agitada, com várias opções de festas e barzinhos. O teresinense é um povo festeiro e animado, afinal de contas “se não tem mar, vamos para o bar”!

Para as noites mais animadas procure uma dessas opções:

  • Seu Boteco Teresina
  • Boteco Teresina Original
  • Planeta Diário Pub
  • Pink Elephant Teresina
  • Café del Mar

 

A beleza de uma cidade verde e organizada, o sabor da culinária nordestina e o carinho de um povo acolhedor fazem de Teresina um convite único e especial para cada brasileiro!!

Teresina, Capital do Estado do Piauí

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ifR8ZFVnBQY

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog

 


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

por Rayane Marques (Colaboradora)

Nordestina, apaixonada por história, roteiros, sol, praia e todos os tons de azul! Faz o possível para viajar mais e ver o mundo com seus próprios olhos. Não guarda dinheiro, mas coleciona fotografias e souvenir. Acredita que todo lugar possui algo de bom para oferecer e que partilhar suas experiências ajuda a motivar novos viajantes.

13 Comentários

Suely Peres de Sousa

Adoro Teresina! nasci e me criei nesta terra linda. Hoje vivo em São Paulo, mas nas férias sempre vou à minha terrinha. Não dispenso nenhuma iguaria: maria isabel, cajuína, suco de bacuri, sarapatel, etc. Não esquecendo do nosso litoral que é MARAVILHOSO. PARABÉNS pelo 166 anos minha cidade verde.

responder
Ana macau

Falou tudo, Teresina é muito legal, venham usufruir desse calor humano é uma cajuína Hiper gelada!??????

responder
Simone Hara

Ótimo post! Tai uma cidade do Nordeste que nunca tinha chamado minha atenção… até agora!
Adorei saber mais sobre lá e acho bem provável que entre em algum futuro roteirinho meu pelo Nordeste!

responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.