hospedagem

Como se hospedar de graça pelo mundo

Publicado em:

Essa dica é pra quem curte experiências diferentes e prioriza a economia nas viagens. Descubra agora várias opções de como se hospedar de graça pelo mundo.

Você sabia que é possível viajar pra qualquer lugar do mundo e não pagar nada (ou quase nada) por hospedagem?

Existem várias formas de fazer isso e eu vou citar algumas nesse post com uma breve descrição para que você entenda como funciona cada um deles:

Couchsurfing

A tradução literal é “surfe de sofá”. E na prática, é exatamente isso que acontece. Através do site, pessoas oferecem seu sofá (ou até mesmo camas em quartos privados) para viajantes que gostam de se aventurar pelo mundo e/ou que estejam com a grana curta, mas mesmo assim querem viajar para algum lugar. Tudo na camaradagem, sem nenhum interesse econômico.
Atualização: o Couchsurfing sempre foi gratuito, porém agora, com a pandemia, eles precisaram de alguma verba para manter o site no ar. Com isso, passaram a cobrar um valor simbólico pelo uso da plataforma (R$5,90 mensal ou R$43,90 anual).

Como se hospedar de graça em viagens: Couchsurfing

Worldpackers e Workaway

Se baseiam em troca de trabalho em diversos setores, como hostels, escolas, casas de famílias, fazendas, lojas, entre outros, por hospedagem. Se você tem alguma outra habilidade que queira explorar, os sites também oferecem opções mais específicas, como a de cozinheiro, fotógrafo, DJ, etc. Tem opções alternativas para longa, curta e média duração. Assim, mesmo ficando pouco tempo no lugar, é possível aproveitar esse tipo de hospedagem gratuita.

Como se hospedar de graça em viagens: Worldpackers

WWOOF

É semelhante ao Worldpackers, mas são mais direcionados aos viajantes que gostam de estar em meio à natureza e estão dispostos a realizar um trabalho voluntário em fazendas, geralmente orgânicas, em troca de um lugar para dormir e de alimentação. As funções são acordadas previamente, para evitar surpresas desagradáveis.

Como se hospedar de graça em viagens: WWOOF

Booking Monastery

Pra quem gosta de viver experiências novas e diferentes, porque não se hospedar em templos religiosos, como mosteiros e igrejas? Normalmente as acomodações são simples, mas garantem o necessário para a uma estadia. A vantagem de ficar em um mosteiro é que muitos pedem em troca apenas uma doação ou cobram a metade do preço de um quarto de um hotel. E você ainda terá a oportunidade de realizar refeições preparadas por monges e freiras. É ótimo para quem se interessa por diferentes culturas e religiões.

Como se hospedar de graça em viagens: Booking Monastery

HomeExchange

Pra quem tem casa própria ou um apartamento extra, essa é uma boa opção para se hospedar pelo mundo todo. Esse site oferece a possibilidade de você trocar de casa com alguma pessoa do outro lado do mundo durante suas férias. A pessoa fica na sua casa e você na casa dela. Lembra do filme “O Amor não Tira Férias”? com Kate Winslet, Cameron Dias e Jude Law? É exatamente isso!

Como se hospedar de graça em viagens: Home Exchange

Trusted House Sitters

Site que aproxima donos de casa e seus animais de estimação à viajantes que procuram um lar durante suas viagens. House Sitting significa ao pé da letra: “tomar conta da casa”. O viajante é responsável por tomar conta da casa e/ou dos animais de estimação enquanto o dono viaja. Normalmente o serviço é apenas dar carinho e comida para os animais, nada do que você não faria na sua própria casa. Esse tipo de site está se tornando cada vez mais popular principalmente em países caros como o Reino Unido, Canada, Austrália, França, países escandinavos, etc.

Como se hospedar de graça em viagens: Trusted House Sitters

Veja aqui outros tipos de hospedagens no Brasil e no mundo!

Nos últimos 2 exemplos, o que os diferencia dos demais é que nesses é necessário pagar taxa anual que varia de U$20 a U$100. Mas que é bem irrisório se considerar o valor de uma diária de hotel.

E ai, curtiu? Você se hospedaria ou já se hospedou em alguma das opções acima? Conhece outras formas de como se hospedar de graça nas viagens? Me conta nos comentários! 🙂


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

Onde dormir Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carro Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressos Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

Seguro viagem E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.