sua viagem

Vacina

Veja a exigência de cada país

01 nov 2015

Antes de qualquer viagem é muito importante a pesquisa sobre as vacinas exigidas, tão importante quanto ter um passaporte em dia.  Alguns países impedem a entrada de estrangeiros procedentes de regiões com risco de contaminação por febre amarela, como é o caso do Brasil, e que não possuem o CIVP, Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças. A OMS disponibilizou uma lista dos países que exigem a vacina contra a Febre Amarela. Confira aqui. A carteirinha nacional não é válida em outros países, sendo apenas o CIVP válido em território estrangeiro. Caso o posto de saúde que você tomar a vacina não emita o CIVP,  leve sua carteirinha nacional no posto da ANVISA no aeroporto para que eles emitam o certificado internacional. Chegue cedo ao aeroporto pois pode ter fila.

Além disso, outros países exigem outros tipos de vacinas independente de onde o viajante esteja vindo. É importante lembrar que a exigência ocorre inclusive nas conexões, por isso, esteja sempre atento em todos os lugares por onde irão passar e as vacinas exigidas para não correr o risco de serem barrados na viagem dos sonhos.

  • Importante:  É fundamental ter atenção no prazo de vacinação exigido. A de Febre Amarela, por exemplo, deve ser tomada com um mínimo de 10 dias antes da entrada no país.

A Anvisa  dispõe de um sistema online de orientação aos viajantes: o Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Sispafra)

No sistema, os viajantes podem verificar as exigências ou recomendações de vacina para o  país para o qual estão se deslocando, incluíndo o seu roteiro de viagem. A ferramenta também permite realizar o pré-cadastro para agilizar o atendimento e consultar a lista de Centros de Orientação de Viajantes. É possível também checar informações sobre medidas preventivas que o viajante deve ter atenção.  Isso tudo é feito pelo site de forma rápida e prática. Basta se cadastrar e entrar com seu login e senha. Na aba Destinos, você seleciona o país e consegue ver todas as exigências e recomendações.

anvisa vacinas

Outro site muito bom para saber qual vacina é exigida é o espanhol Vacunas, onde você pode fazer a busca por continente e país e saber se a vacina é obrigatória, recomendada, ou recomendada em situações especiais. (Algumas vezes o site da Anvisa dá problema no acesso. Fica esta opção para tirar dúvidas).

Procure a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – tel.: 0800-61-1997) ou no site www.anvisa.gov.br  para mais informações sobre saúde, onde se vacinar e como conseguir seu Certificado Internacional.

Quer receber mais dicas de viagem?

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram e no Pinterest
Assine o blog


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *