atrações

Teresina: tudo o que você precisa saber sobre a capital do Piauí

17 jan 2017

Sobre Teresina

Teresina, terra de Torquato Neto, da cajuína e de muito calor humano!!! Apesar de um pouco esquecida, Teresina é sim uma cidade que vale a pena conhecer!

Capital do Estado do Piauí, Teresina localiza-se à margem direita do rio Parnaíba, a 366 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se encontra às margens do Oceano Atlântico, mas que nem por isso perde o seu encanto.

Fundada em 16 de agosto de 1852 (relativamente nova, quando comparada às demais capitais brasileiras) com o objetivo de tornar-se capital do Piauí, foi totalmente planejada pelo então presidente da Província Conselheiro José Antônio Saraiva, sendo oficialmente a primeira capital planejada do Brasil. O nome da cidade remete a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com seu marido, o imperador Dom Pedro II, a ideia de mudança da capital do Piauí e em sua homenagem deu-se o nome da cidade, através da conjugação das palavras Teresa e Cristina.

Teresina é uma cidade de muitos traços, verde, nomes e sabores. Ao sobrevoá-la no final do século XIX, o escritor maranhense Coelho Neto rebatizou-a com o nome de Cidade Verde, em virtude de sua densa cobertura vegetal. Há quem a chame, também, de Mesopotâmia do Nordeste, pois a parte central da cidade está situada entre o Rio Parnaíba e o Rio Poti, pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Parnaíba.

O que fazer em Teresina

Para conhecer um pouco mais da história visite o Museu do Piauí. Localiza-se em um casarão no centro da cidade e possui 16 salas que exibem os tesouros da região e milhares de peças que envolvem móveis, artefatos indígenas, pinturas e até fósseis. (horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8h às 17:30, e aos sábados e domingos, das 8h às 12h)

 

Teresina possui belos prédios que são marcos da cidade, os quais valem a visita, como por exemplo o Teatro 4 de Setembro. Localizado na Praça Pedro II e palco de grandes espetáculos na capital, ainda conserva a sua fachada original, mesmo após 122 anos de história.

Também vale conhecer a Igreja de São Benedito, que possui 142 anos e localiza-se no coração da cidade, sendo considerada uma das mais importantes construções do estado. Suas portas externas, construídas em madeira de jacarandá e cedro, foram esculpidas pelo artista piauiense Sebastião Mendes e são tombadas pelo patrimônio histórico e artístico nacional.

Outro destaque da cidade é o Palácio de Karnak. Localizado no centro da cidade é a sede oficial do Poder Executivo Estadual do Piauí. Até os anos 80 era a residência oficial do governador do estado.

Outra parada obrigatória na cidade é o Parque Ambiental Encontro dos Rios. Fica localizado no bairro Poty Velho (o mais antigo bairro da capital) e é lá onde os rios Poti e Parnaíba, que banham a cidade, se encontram. No local foi construída uma estrutura com espaço para pequenas exposições, quiosques para comercialização de produtos artesanais, bem como o monumento Cabeça-de-Cuia (lenda piauiense). No Parque Ambiental é possível saborear deliciosos peixes e outros pratos da culinária local no Restaurante Flutuante. Aberto diariamente, é uma ótima opção de lazer.

Na mesma região vale a visita ao Polo Cerâmico do Poty Velho, para aqueles que desejam conhecer um pouco mais do artesanato da região.

Se você quer uma visão de Teresina do alto, não deixe de visitar o mirante da Ponte Estaiada (Ponte do “Sesquicentenário” João Isidoro França). A taxa de serviço para o acesso ao mirante é de apenas R$ 3,00.  Entre terça e sexta-feira, o horário de visitação do espaço acontece das 11 às 19 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento é diferenciado, ficando disponível das 10 às 18 horas. Somente na segunda-feira o local não está aberto aos visitantes.

 

Onde ficar

Para quem vai a Teresina por motivo de trabalho, as regiões mais centrais da cidade são boas opções de hospedagem. Os mais indicados para essa região são: Hotel Ibis Teresina, Metropolitan Hotel, Detroit Hotel, Lis Hotel, Real Palace Hotel e Luxor Piauí.

Já para quem vai a turismo e deseja ficar em uma região mais agradável e animada de Teresina, dê preferência à zona leste da cidade, onde se concentram bons restaurantes e os shoppings da cidade. Dicas de hospedagem nessa região: Gran Hotel Arrey, Palácio do Rio Hotel, Hotel Express Arrey, Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, Alfa Hotel Teresina e Hostel Aruba.

Quando ir

Quente na maior parte do ano, se planeja uma visita à capital do Piauí dê preferência aos meses de janeiro a agosto. Os meses de setembro a dezembro são os mais quentes do ano, atingindo temperaturas em torno dos 40°C em quase todos os dias, tendo sido “carinhosamente” apelidados de “B-R-O-BRÓ” (leia-se: bê erre o bró), por referir-se aos meses que terminam com o sufixo –BRO.

Talvez por isso os teresinenses possuem um jeito tão caloroso de receber aqueles que visitam a cidade. O turista é sempre recebido com um sorriso nos lábios e uma cajuína na mão!

A cajuína, iguaria da região cantada por Caetano Veloso, é uma bebida típica não alcoólica, preparada a partir do suco do caju de forma artesanal. É um dos símbolos não apenas de Teresina, mas de todo o Piauí, considerada Patrimônio Cultural do Estado.

Onde Comer

Mas, nem só de cajuína vive Teresina. O verdadeiro tesouro da cidade, na minha opinião, é a culinária.

A culinária do Piauí é marcada por pratos deliciosos feitos em panelas de barro, que fazem toda a diferença no preparo das delícias típicas da região. Não deixe de provar a “Maria Isabel” ( mistura bem temperada de arroz e carne seca de gado, servida ou não com banana) ou um delicioso “baião de dois” (arroz com feijão-verde cozido, pimenta-de-cheiro, e pedacinhos queijo coalho.). Também fazem parte da gastronomia de Teresina outros pratos como capote, carne de sol, panelada e sarapatel.

Para provar essas delícias visite os seguintes restaurantes: Favorito Comidas Típicas, São João Restaurante (melhor carne de sol da região), Cantinho do Jambo, O Casarão, Restaurante Carnaúba.

Por sua vez, Teresina oferece uma lista que vai desde restaurantes de requinte internacional aos de comidas típicas. Para restaurantes mais requintados, visite: Grand Cru, Coco Bambu, Favorito Forneria, Latitude 30, Cabana del Primo, Cantinho do Faustino, Misaki, Malte Restobar, Vertigo Gastrobar.

Já no litoral piauiense, os frutos do mar ganham um lugar especial no paladar dos piauienses e turistas. As principais receitas servidas são à base de peixe, camarão, caranguejo e ostras. Mas o litoral piauiense é tão encantador que merece um post só pra ele!

Para as noites mais animadas

Teresina possui uma noite muito agitada, com várias opções de festas e barzinhos. O teresinense é um povo festeiro e animado, afinal de contas “se não tem mar, vamos para o bar”!

Para as noites mais animadas procure uma dessas opções:

  • Seu Boteco Teresina
  • Boteco Teresina Original
  • Planeta Diário Pub
  • Pink Elephant Teresina
  • Café del Mar

 

A beleza de uma cidade verde e organizada, o sabor da culinária nordestina e o carinho de um povo acolhedor fazem de Teresina um convite único e especial para cada brasileiro!!

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog

 


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Rayane Marques (Colaboradora)

por Rayane Marques (Colaboradora)

Nordestina, apaixonada por história, roteiros, sol, praia e todos os tons de azul! Faz o possível para viajar mais e ver o mundo com seus próprios olhos. Não guarda dinheiro, mas coleciona fotografias e souvenir. Acredita que todo lugar possui algo de bom para oferecer e que partilhar suas experiências ajuda a motivar novos viajantes.

12 Comments

Licia

Post muito bem escrito e realmente destacou o que de melhor temos para mostrar da nossa cidade! Parabéns!! 👏🏻👏🏻

responder
Casal com rodinhas nos pés

Estivemos em Teresina em junho de 2016, é uma cidade bem arborizada e muito, muito quente como você relatou. Não fomos ao mirante da Ponte Estaiada, não sabia que tinha.
Belo post Rayane. Parabéns!

responder
Michela Borges Nunes

Que legal, post muito bom! Nunca fui para esta parte do nosso país, mas deu vontade. Parabéns e obrigada pelas dicas.

responder
Uma Volta e Meia

Tenho muita vontade de conhecer Teresina. Sempre fico de olho nas promoções de passagens. Adorei as dicas! 🙂

responder
Juliana Moreti (www.turistando.in)

Muito bom teu post, Rayane! Não conheço nada do norte e nordeste brasileiro e fiquei encantada com tuas fotos! Teresina é linda!

responder
Itamar Japa

Post super completo, ainda não conheço Teresina, mas tenho muita vontade de conhecer! Parabéns pelo post está muito bom mesmo! 🙂

responder
Vaneza Narciso

Olha quanta coisa boa tem em Teresina e eu não sabia…! Um dia quem sabe passo por aí e essas dicas me servirão e muito.

Belo post!

responder
Pedro Henriques

Teresina parece ser um destino bem interessante, pelos menos a nível cultural, gostei muito de ver a igreja e os otros edificios publicos!

responder
Fernanda - Blog Tá indo pra onde?

Que legal! Uma das capitais mais desconhecidas desse Brasil” Adorei o “THE AMO” hehehe.

responder
Simone Hara

Ótimo post! Tai uma cidade do Nordeste que nunca tinha chamado minha atenção… até agora!
Adorei saber mais sobre lá e acho bem provável que entre em algum futuro roteirinho meu pelo Nordeste!

responder
Ana macau

Falou tudo, Teresina é muito legal, venham usufruir desse calor humano é uma cajuína Hiper gelada!👍🏻👍🏻👍🏻

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *