roteiros

Roteiro de 1 dia em Colônia del Sacramento

Charme e história às margens do Rio da Prata

27 mar 2017

Sobre Colônia del Sacramento

Colônia del Sacramento é romântica, cheia de becos, azulejos, lâmpadas nas paredes e casas antigas, parece até que o tempo não passou nesse lugar. Como eu tenho uma verdadeira paixão por cidades históricas, ainda mais se ela for pequena e super charmosa, foi um caso de amor à primeira “visita”!

Colônia está localizada às margens do Rio da Prata, na península de San Gabriel, mais especificamente no sudoeste do Uruguai. A localização da cidade é privilegiada, pois está apenas a uma hora de barco de Buenos Aires e duas horas de carro de Montevidéu, sendo considerado um dos destinos turísticos mais importantes do Uruguai.

Considerada a cidade mais antiga do país e a que melhor conserva seus monumentos históricos, alguns desde o século XVII, o local foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1995.

Colônia foi fundada pelos portugueses em 1680, alguns anos após o descobrimento do Brasil, os quais tinham como objetivo avançar na disputa contra a Espanha pelo domínio da região e controlar a foz do Rio da Prata. Então, para proteger a região, as tropas portuguesas criaram uma fortaleza, cercando a cidade com uma muralha e um fosso.

Logo depois se iniciou uma disputa entre as tropas espanholas e portuguesas pelo domínio da região, em virtude de sua localização ideal para defesa e para as rotas de comércio pelo rio. Essa briga durou séculos e contribuiu para as influências portuguesas e espanholas presentes na cultura e arquitetura da cidade.

Rua em Colônia del Sacramento

By superturtle, via Wikimedia Commons

|Faça seu Seguro Viagem pelo blog e ganhe
5% de desconto com o cupom DESPACHADAS5|

Como Chegar

Se você está hospedado em Buenos Aires, o passeio a Colônia del Sacramento é quase obrigatório. Localizada a apenas 50 km fluviais de Buenos Aires, em uma hora de barco e você chega ao seu destino. Um dia é o suficiente para conhecer a região, almoçar e voltar no último barco. No post O que fazer em Buenos Aires, tem explicando como chegar lá de barco.

Para quem está hospedado em Montevidéu, fica um pouco mais distante fazer um bate-volta, pois Colônia está a 177 km da capital do Uruguai. O mais indicado seria pelo menos um pernoite, mas para quem tem disposição é possível um bate-volta. Diariamente os ônibus fazem o trajeto entre as duas cidades.

Quando fui a Colônia, estava hospedada em Montevidéu e fiz um pit-stop na cidade. Compramos a passagem de ônibus com a empresa COT, saindo do terminal Tres Cruces, no primeiro horário (fomos bem cedo mesmo, antes do sol nascer). Chegamos a Colônia em 3 horas aproximadamente, e deixamos a bagagem no guarda-volumes da rodoviária.

Fizemos um tour pelo centro histórico, almoçamos e seguimos a viagem de barco para Buenos Aires, com a empresa Seacat, por volta das 16h. A travessia levou apenas uma hora e desembarcamos em Puerto Madero.

| Quer dormir em Colônia del Sacramento?
Veja aqui as opções de hospedagens na cidade |

O que fazer em 1 dia em Colônia del Sacramento

O prazer de conhecer uma cidade histórica é sair caminhando, em uma breve viagem ao passado, sem um roteiro fixo do que se deve fazer.

Em vários locais da cidade você encontra informações turísticas. Pegue um mapa do local, nele você encontra localização e breves explicações sobre cada atração. Você pode iniciar o seu tour pela Puerta de la Ciudadela ou Portón de Campo, que nada mais é do que o portão de entrada da antiga cidade, inaugurado em 1975, que ainda preserva restos da muralha que protegia Colônia dos invasores.

Puerta de La Ciudadela em Colonia del Sacramento Roteiro de 1 dia

Passe pela Plaza Mayor e fotografe o Farol da cidade, que está junto às ruínas do Convento de San Francisco, conheça algum dos pequenos museus do centro histórico, se perca pelos charmosos becos da região, saboreie um vinho em algum restaurante ao ar livre (de preferência um tannat – principal uva da indústria vinícola do Uruguai) e se apaixone pela cidade!

Caminhe pela Calle de los suspiros, uma das ruas mais antigas de Colônia. Essa rua estreita e íngreme, coberta de pedras, ainda mantém a sua pavimentação original e é reservada exclusivamente aos pedestres.

Calle de Los Suspiros em Colonia del Sacramento Uruguay

Com influência tipicamente portuguesa, várias casas estão espalhadas pela rua, que por si só já lhe garantem um charme indescritível. Mas, para deixá-la ainda mais atrativa, existem diversas teorias que tentam explicar a origem do seu nome.

A primeira delas é que aquela era a última rua por onde passavam os condenados a morte antes da execução, que normalmente acontecia no Rio da Prata, motivo pelo qual se podia escutar seus suspiros.

A segunda é que uma jovem estava esperando o seu amado e foi apunhalada por um mascarado, suspirando antes de morrer.

E a terceira, e mais famosa teoria, é que naquela rua existiam diversas casas de prostituição, arrancando suspiros de marinheiros portugueses e espanhóis que desembarcavam na cidade.

 

Onde Comer

Colônia é cheia de restaurantes bons e charmosos. O ideal é sair caminhando pelo centrinho e parar onde mais lhe agradar, uma das vantagens de pequenas cidades.

O que mais gostei quando visitei a cidade foi o A la pipetuá. É um restaurante com decoração retrô muito aconchegante, localizado bem ao lado do farol, que nos chamou a atenção pelo cheiro maravilhoso de uma paella que estava sendo preparada ao ar livre.

O ponto negativo é que só aceitam pagamento em espécie (real, peso ou dólar), como a maioria dos estabelecimentos na cidade, então nem pensem em ir à Colônia apenas com cartão de crédito.

 

Na Calle de los suspiros fizemos uma parada no El Buen Suspiro, uma taverna bem pequena, mas muito agradável, que vende vinhos, queijos e doces locais. Com uma fachada curiosa e uma agradável trilha sonora é quase intuitivo parar por ali. Faça uma visita ao local e tente criar a sua própria teoria para os “suspiros”.

Buen Suspiro Restaurante Colonia del Sacramento

 

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog

 


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Rayane Marques (Colaboradora)

por Rayane Marques (Colaboradora)

Nordestina, apaixonada por história, roteiros, sol, praia e todos os tons de azul! Faz o possível para viajar mais e ver o mundo com seus próprios olhos. Não guarda dinheiro, mas coleciona fotografias e souvenir. Acredita que todo lugar possui algo de bom para oferecer e que partilhar suas experiências ajuda a motivar novos viajantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *