dicas despachadas

Foz do Iguaçu: uma agradável surpresa!

O que fazer e onde comer

09 mar 2017

Quem nunca desejou conhecer as famosas Cataratas do Iguaçu? Comigo não foi diferente. Mas sempre deixava pra “uma próxima vez”, porque achava que não tinha tanto a se fazer em Foz do Iguaçu, e uma viagem para lá teria uma programação muito restrita.

O destino tratou logo de arranjar um jeito de me levar a Foz, mas eu não esperava conhecer nada além da beleza natural das quedas d’água. Sabe quando você faz uma viagem de forma despretensiosa e o destino se revela uma agradável surpresa?! Foz do Iguaçu foi assim pra mim!

Fiz as malas, embarquei e do avião já comecei a rever meus conceitos.

Antes de pousar, por alguns minutos, o piloto sobrevoou as Cataratas: que experiência incrível! E depois que chegamos ao nosso destino descobri que Foz do Iguaçu é um lugar surpreendente. Seguem abaixo algumas dicas para você incluir no seu roteiro:

O que fazer em Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu 

Patrimônio Natural da Humanidade e principal cartão-postal de Foz do Iguaçu. Possui 275 quedas de água no Rio Iguaçu, localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu (Paraná/Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Misiones, Argentina), exatamente na fronteira entre os dois países.

Você pode conhecer as Cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino. O lado brasileiro começa no Centro de Visitantes (Rodovia das Cataratas (BR-469), Km 17), onde um ônibus te leva até o início de uma trilha com espaços abertos para visualização das Cataratas. Todo o percurso é bem sinalizado e organizado. Ao fim da trilha, você tem acesso a uma passarela que te permite chegar bem perto da “Garganta do Diabo” (a queda d´água com maior fluxo). Já o lado argentino é mais rústico, com muitas trilhas, mas como recompensa tem um visual incrível! Não esqueça de levar passaporte ou Carteira de Identidade com no mínimo 10 anos para visitar o lado Argentino. Para mais informações: http://www.iguazuargentina.com/pt/

Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu

Parque das Aves

Fundado pela família Croukamp, hoje é o maior parque de aves da América Latina. Localizado próximo às Cataratas do Iguaçu, possui 16,5 hectares de Mata Atlântica, onde você pode observar mais de 1.320 aves, com aproximadamente 143 espécies diferentes. Os meus preferidos foram o tucano-de-bico-verde e o viveiro das araras!

Visite também: http://www.parquedasaves.com.br/pt.html

Parque das Aves Foz do Iguaçu Parque das Aves Foz do Iguaçu Parque das Aves Foz do Iguaçu

Marco das Três Fronteiras

Inaugurado em 1903, o Marco das Três Fronteiras é composto por três obeliscos, um em Foz do Iguaçu, um em Ciudad del Este e o outro em Puerto Iguazú, caracterizados pelas cores da bandeira de cada país. Os três formam um triângulo que fixa o limite territorial e a soberania dos três países.

No local, as águas do Rio Iguaçu encontram as águas do Rio Paraná e você pode ver Brasil, Argentina e Paraguai bem próximos um do outro.

Soube que foi revitalizado e está com uma ótima estrutura para receber turistas, que inclui uma homenagem às missões jesuíticas, um restaurante e show de águas e luzes no obelisco brasileiro. Uma dica é assistir ao pôr do sol entre três países diferentes!

Mais informações em: http://www.marcodastresfronteiras.com.br/

Marco das três Fronteiras em Foz do Iguaçu

Templo Budista de Foz do Iguaçu

Foi construído em 1996 por comunidades chinesas da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Localiza-se em uma região bem alta da cidade e da varanda do templo você pode ver o Rio Paraná, a Ponte da Amizade, o até Ciudad del Este.

Possui mais de 120 estátuas, sendo uma delas de Buda com um sorrisão, com aproximadamente 7 metros de altura. O local é lindo e, independente da sua religião, vale muito a pena a visita, mas lembre-se de fazer silêncio! As visitas acontecem de Terça à Domingo, das 9h30 às 16h30, e a entrada é gratuita.

Templo Budista em Foz do Iguaçu Templo Budista em Foz do Iguaçu Templo Budista em Foz do Iguaçu

|Veja aqui opções de hotéis em Foz do Iguaçu|

Usina Hidrelétrica de Itaipu

É uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, líder mundial em produção de energia limpa e renovável, sendo responsável por quase 20% de todo o consumo de eletricidade no Brasil e mais de 90% do consumo paraguaio.

Para a sua construção foi alterado o curso do Rio Paraná e construída uma barragem de 7.919 metros de extensão e 196 metros de altura. É uma construção impressionante!

Há várias formas de turismo na Usina. Eu assisti apenas à iluminação noturna da Barragem, mas imagino que a visita durante o dia deve ser muito interessante!

Para conhecer um pouco mais: https://www.turismoitaipu.com.br/

Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu

Onde comer em Foz de Iguaçu

Restaurantes de Puerto Iguazú

Apesar de pequena, a cidade de Puerto Iguazú possui uma noite animada e bons restaurantes que valem a visita, como o famoso El Quincho del Tío Querido, com apresentações de tango à noite, o La Rueda e o Aqva. Reserve uma noite para provar uma deliciosa parrilla Argentina!

Restaurante em Foz do Iguaçu

Rafain Churrascaria Show

Esse é um daqueles lugares que todo turista tem que conhecer. É um dos restaurantes mais tradicionais de Foz do Iguaçu, no sistema self-service, ideal para provar diversos pratos da culinária internacional e um dos melhores churrascos da região.

Além do jantar, acontece o show de danças latino-americanas. O espetáculo atravessa a América Latina, do México aos Pampas, passando pelo Paraguai, Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile e Uruguai. Mas o ponto alto do espetáculo é a apresentação do Brasil, retratando danças típicas de diversas regiões do país e encerrando com um “desfile” de carnaval e muito samba!

 O show é tão completo que entrou para o Guinness World Records como “o maior número de danças nacionais apresentadas em um jantar com show”. O certificado foi entregue em 23 de novembro de 2016, na própria churrascaria.

IceBar

No caminho de Puerto Iguazú vale a pena uma parada no IceBar, principalmente para quem viaja com criança. É um bar onde tudo é feito de gelo, o balcão, as paredes, o sofá e as esculturas que representam a fauna da região.

Antes de entrar você recebe um casaco e luvas para enfrentar o frio. A temperatura interna do bar é -10ºC, por isso só é permitido permanecer por 30 minutos no local.

Durante a visita os drinques preparados pelo Barman são liberados! Mas como os copos são de gelo, aposto que você não vai conseguir beber muito!

Onde fica: Ruta Nacional 12, km 5, 3370 Puerto Iguazú, Misiónes, Argentina.

Ice bar em Foz do Iguaçu Ice bar em Foz do Iguaçu

Compras em Foz do Iguaçu

E para quem quer fazer umas comprinhas, há um maravilhoso Duty Free na fronteira entre o Brasil e a Argentina. É tão grande e tão organizado que mais parece um shopping, tendo sido eleito duas vezes o melhor do mundo.

Onde fica: Ruta Nacional 12, Km 1645, 5 Puerto Iguazú, Misiónes, Argentina.

 

Foz do Iguaçu é um destino surpreendente, repleto de belezas naturais e muito organizado para receber turistas! Coloquei apenas algumas dicas, mas a região oferece inúmeras opções de lazer. Aproveitem nossas sugestões e marquem logo uma viagem para conhecer uma das Sete Maravilhas da Natureza!

 

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog

 


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Rayane Marques (Colaboradora)

por Rayane Marques (Colaboradora)

Nordestina, apaixonada por história, roteiros, sol, praia e todos os tons de azul! Faz o possível para viajar mais e ver o mundo com seus próprios olhos. Não guarda dinheiro, mas coleciona fotografias e souvenir. Acredita que todo lugar possui algo de bom para oferecer e que partilhar suas experiências ajuda a motivar novos viajantes.

2 Comments

Jéssica

Ótimas dicas!! Tive uma viagem marcada de última hora para Foz e, do mesmo modo que você, nunca foi uma viagem que estivesse no topo dos meus planos, mas agora comecei a me empolgar!! Obrigada pelas preciosas dicas!!

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *