atrações

Dicas de Amsterdam

25 abr 2017

Nossa viagem de 2009 começou por Amsterdam. Teria saído tudo 100% perfeito se não fosse a Air France/KLM extraviar a minha mala!

Depois de toda aquela burocracia e stress com a mala perdida, fomos tentar curtir o lugar!

O albergue escolhido foi o Stayok Vondelpark. Ótima localização, colado no Vondelpark e perto de tudo! O Albergue tem uma estrutura muito boa, uma área comum como a de um hotel. Super aconselho! O quarto é simples, mas tranqüilo de se ficar. Como éramos 7, fechamos um quarto de 6 com uma cama extra. O Café da manhã é muito bom, com uma variedade enorme de pães e frios, nutella, ovo, bolo, fruta, suco, café…

Não curte ficar em Hostel?  Também indicamos um hotel com ótimo custo x benefício e uma casa-barco pra quem curte viver uma experiência diferente!

Dicas Despachadas

  • Em vários lugares na Europa tem o Free Walking Tour da New Europe saindo todos os dias em vários horários. Você pode escolher um guia que fale Inglês ou Espanhol. Normalmente vamos com quem fala Inglês, mas no de Amsterdam não resistimos ao JORGE,  um guia super animado que falava espanhol! Sem dúvida o melhor walking tour da viagem toda! Acho que é muito válido fazer no primeiro dia de todos os lugares que passarem para um reconhecimento do local, ver as principais atrações, conhecer a história do lugar com detalhes interessantes, para nos outros dias voltar por conta própria aos locais que considerarem mais importantes, entrar nos museus, etc… O Tour é grátis, mas no final é legal contribuir com alguma coisa: 5 ou 10 euros.

 

  • Além do walking tour, em Amsterdam tem o tour pelos canais! Vários barcos fazer esse passeio. Mas encontrei um “Free” também, em um barco daqueles bem típicos de lá e bem diferente daqueles para turista. Foi muito legal! O passeio é maravilhoso, relaxante! Legal deixar para o último dia em Amsterdam para descansar os pés sem deixar de ver lugares lindos da cidade! Cabem apenas 10 pessoas no barco. Para reservar, vá até o bar Boom Chigago   em Leidsenplein, 12. Lá terá uma agenda onde você mesmo coloca seu nome, no horário e dia que pretende participar. O passeio não tem preço pré-definido, Eles esperam 10 euros de cada um, mas você contribui com o valor que quiser. (Atualização: Da última vez que fui em Amsterdam, em março de 2017, o passeio não existia mais. Que pena. Mas você ainda pode fazer um passeio de barco pelos canais. Alugue um pequeno para você e seu grupo, ou faça um passeio em um barco maior).

 

  • Experimente o Sorvete Australian Homemade.  São super leves, feitos praticamente na hora. (Atualização: Não encontrei mais essa sorveteria lá! 🙁 Mas tem outras deliciosas pra vocês aproveitarem como a IJscuypje e a Pisa IJs).

 

  • Croquete Febo: Não deixe de comer pelo menos um. Você compra nas máquinas e ele sai quentinho e… gorduroso! Mas é uma delícia! O difícil é adivinhar o sabor, com aquelas palavras estranhas identificando cada um. Se não tiver frescura pra comer, faz uni-duni-tê e tenta a sorte!

 

  • Não deixe de andar de Bike em Amsterdam pelos canais curtindo os costumes locais.  Tour de Bike: €15, incluindo a Bike. Todos os dias 11am e 2pm Na Centraal Station (Stationsplein), perto do Ponto de info turísticas. Chegar 15 minutos antes para garantir a vaga, arrumar a bike, etc…

De noite fomos a um karaokê meio falido de uma das filiais do Coffeshopp Bulldog, perto do albergue, e depois ficamos percorrendo os clubs das redondezas! Alguns não deixaram a gente entrar: “only members”. Outros viam 7 mulheres juntas e deixavam entrar de graça com direito a drink! Só nós já enchíamos metade das boates, que eram uns inferninhos, mas tocavam músicas muito boas e, como a maioria dos brasileiros, animamos todos os lugares que entramos!

Dicas básicas para quem vai para Amsterdam

O que fazer em Amsterdam

Het Museumplein – Praça dos museus. Onde ficam o Rijksmuseum, o Van Goghmuseum e o Stedelijkmuseum, que estava fechado para reforma em 2009. Agora com certeza já está aberto para visitação. Ali também encontramos o Het Contertgebouw, uma concert hall do  século XIX.

Rijksmuseum – É o maior museu de arte e história da Holanda. Lá se encontra a coleção de obras-primas de artistas holandeses, como Rembrandt. Confira o post completo com a nossa visita ao Rijksmuseum, em Amsterdam.

Van Gogh Museum – Contém o maior acervo de Van Gogh do mundo. Confira o post completo com a nossa  visita ao Museu Van Gogh , em Amsterdam.

Stedelijk Museum – Ao lado do Van Gogh. Museu de arte moderna, com Kandinsky, Cézanne, Chagall, e Mondriaan. O museu está aberto diariamente.

Onde fica: Paulus Potterstraat 13.
Como chegar: Tram 2, 5, 20 até Paulusootterstraat.

Anne Frank Huis -Uma das maiores atrações da cidade! Confira o post completo da nossa visita à Casa de Anne Frank!

Heineken Experience –  Visita pela antiga fábrica da Heineken, construída em 1867. Você conhece a história da cervejaria, as propagandas que foram ao ar e o processo de produção através de diferentes ambientes high–tech! Aberto diariamente de 11h às 19h30min. Sextas e sábados de Junho, Julho e Agosto, aberto de 10:30h às 21h

Onde fica: Stadhouderskade.78.
Como chegar: Da estação central pegue o Tram 7, 10, 16, 24 ou  25 e desça na Heinekenplein.

Amsterdam Historisch Museum – O museu mostra a evolução da cidade. Mapas, documentos e pinturas antigas. Aberto diariamente, de 10h às 17h. O Museu não abre nos dias: 01/01, 30/04 e 25/12.

Onde fica: Kalverstraat 92.
Como chegar: Tram 1, 2, 5 até Spui, atravessea rua e siga 150m á esquerda.

Museum het Rembrandthuis – Rembrandt morou aqui no número 4 de 1639 a 1658. Tem um monte de coleções do pintor. Aberto diariamento de 10h às 17h. O Museu não abre nos dias: 01/01, 30/04 e 25/12.

Onde fica: Jodenbreestraat 4-6.
Como chegar: Trams 4 até Rembrandtplein ou 9 até Waterlooplein.

The Amsterdam Tulip Museum – Na frente da Casa de Anne Frank. Aberto diariamente de 10h ás 18h.  O Museu não abre em 30/04 e 25/12.

 Onde fica: Prinsengracht 112.

Houseboat Museum –   Visite o houseboat museu e saiba como é a vida na casa barco5 minutos da casa de Anne Frank. Aberto diariamente de 11h às 17h.

 Onde fica: Prinsengracht, 296.

Nemo Museum – Um museu de ciências interativo e super divertido para todas as idades!

Dam Square – Essa praça era aonde os pescadores vinham negociar seus produtos antigamente, hoje é um lugar cheio e agitado! Num dos cantos tem um monumento para as vítimas holandesas da segunda guerra. Normalmente é da Dam Square que saem os Walking Tours.

Vondelpark – Mais famoso parque de Amsterdam. É muito legal passear a pé ou de bike, tomar um café lá dentro ou aproveitar o dia de sol deitado na grama. Lá fica o Filmmuseum (com um café ao lado).

Passeio Grátis de Ferry – Entre o Centro e o Norte de Amsterdam.  O ferry sai todos os dias a cada 7 minutos, de 6:30 am as 21 pm.

Onde fica: Stage 7 behind Central Station – the Ruyterkade

Red Light District – Se você for ao Red Light District, não fotografe as meninas!

Isso é MUITO importante. O ideal é você não fotografar nada. Se alguém cismar que você está fotografando as garotas, pode ter sérios problemas!

Rosse Buurt – Essa área da luz vermelha é onde tem os cabarés, e também onde as prostitutas se expõem nas janelas. Apesar da impressão, é seguro andar pelas ruas. Cuidado apenas com batedores de carteira.

Het Spui – Praça cercada por cafés e sebos. É onde tem o prédio da Universidade de Amsterdam. Aos domingos tem uma feira de livros usados e arte. É na Spui que tem uma das entradas para o Begijnhof de Amsterdam.  É uma porta normal, como se fosse de uma casa, mas ao abrir se depara com o Begijnhof. Pelo caminho você ainda vai encontrar a arquitetura contrastada com prédios grafitados, coffee shops, loja de decoração,  lingerie e cafés.

Begijnhof – Essa praça foi fundada em 1346. Nela viviam as Beguines, que escolheram uma vida de convento e voto de castidade. A casa de número 34 é a mais antiga, do século 15 (1465). Funciona das 9h até escurecer.

Quanto custa: Free
Onde fica: Begijnhof 29.

Leidseplein e Leidsestraat – A Leidseplein  é onde estão os bares, casas de show, coffeeshops, ambulantes, artistas de rua,… É o coração da noite da cidade.

Mercado das Flores – As tulipas são a grande atração. É o único mercado flutuante do mundo.

Onde fica: Canal Singel entre a Vijzelstraat e a Koningsplein

Coffee shops – Tem que ir e entender. Mesmo sem usar nada.

Magic Mushroom – Lojas de cogumelos. Muito legal visitar! 

O que e onde comer em Amsterdam

Appelgebak met slagroom (Torta de maçã com chantili) – A torta em geral vem acompanhada com Chantili, mas fica muito boa também com sorvete. Em basicamente qualquer lugar se vende a famosa appeltaart Mas a melhor, sem dúvida, é a do Winkel 43! Sério, apenas comam! E depois voltem aqui para dizer o que acharam!

Vlaamse Frites (Batata frita com maionese) – Um clássico holandês. Vendidas na rua, em um cone de papel, cheio de maionese por cima! Todos os guias recomendam o Vleminckx.

Stroopwafel – É um biscoito dividido em duas metades de waffle bem fino, grudadas por um caramelo. Vende em qualquer mercado, mas os melhores são feitos na hora, quentinhos… Comi em uma barraquinha na feira Albert Cuypmarkt e amei!

V & D La Place – É um restaurante self-service, gigante, bem barato e com uma variedade incrível!  Massas, pizza, batata frita, comidas orgânicas, sucos de fruta, pães, etc… Onde fica: Kalverstraat 203 ou entrada pela Rokin, 160 ou perto da estação central de trem, Oosterdokskade 143. 

Pappa Buble – Loja de doces.  Não abre aos domingos. Onde fica: Haarlemmerdijk, 70.

Het Spui – Essa rua possui todos os tipos de restaurantes que imaginar! Vegan, espanhol, Italiano, Argentino…

Food Hallen – Um espaço gastronômico incrível, inaugurado em 2015. Onde fica: Bellamypleun, 51.

Vapiano – Meu restaurante queridinho em diversas cidades da Europa. Já falei sobre ele nesse post.

Bazar Amsterdam – Esse restaurante tem uma decoração incrível, estilo oriente médio, e a comida dizem ser das melhores. Tentei comer lá, mas estava lotado e infelizmente não consegui! Localizado no bairro De Pijp, dentro de uma antiga igreja.

Onde sair em Amsterdam

Escape – Boate grande, com capacidade para 2 mil  pessoas, e bem popular, com vários andares.  Chega a ser assustadora de tão grande, tão cheia de luz e de pessoas estranhas! Rembrandtplein, 11.

Paradiso – Boate que funciona dentro de uma antiga igreja. Durante o Fim de Semana tem DJ internacional e live Acts. Weteringschans, 6. Quando fui estava fechada para uma festa particular.

Xtracold, o IceBar de Amsterdam – Você paga €19,50 pela entrada, um drink, um agasalho e as luvas… para passar frio.  Resumindo é isso! 😉

Dansen Bij jansen – Uma das boates mais famosas de Amsterdam. Existe há mais de 25 anos! Toca vários estilos musicais como Disco, pop e House. Aberta de Domingo à quinta, de 22h às 4h. Onde fica: Handboogstraat, 11.

Onde comprar em Amsterdam

A região Jordan é repleta de lojas. As ruas Heerlemmerstraat, Kalverstraat, Leidsestraat e as 9 straatjes fazem parte do circuito de compras de Amsterdam.

Albert Heijn – É uma cadeia de supermercados que existe em cada esquina.

De Bijenkorf – Loja de 5 andares na Dam Square, centro de Amsterdã, com as maiores marcas de roupas, sapatos, cosméticos…

Albert Cuypstraat – De segunda à sábado, de 9h às 18h. Vende de tudo um pouco, de roupas à queijos tradicionais. De segunda a sábado, das 9h às 18h.

Dicas úteis

Cuidado com trombadinhas. Fique sempre atento! Não dê bobeira, não mostre pertences ou conte dinheiro em locais abertos!

Não precisa dar gorjetas em restaurantes: O preço já inclui taxas e gorjetas.

Tomadas: aqui na Holanda (e na Europa toda, aliás) todas as tomadas são de pino redondo. O ideal é levar um adaptador, ou comprar por lá mesmo! A voltagem é 220V.

Cartão de crédito: São em geral aceitos em lojas maiores, mas estão longe de serem aceitos em qualquer lugar. Em alguns lugares há uma taxa extra por usar o CC, e em outras um valor mínimo a partir do qual eles são aceitos. Nenhum supermercado aceita. Em restaurante, apenas alguns.  Sempre pergunte antes.

 Água: Pode tomar água direto da torneira.

 OBS:
Minha mala chegou 3 dias depois, sendo que fiquei apenas 4 em Amsterdam. Fiquei usando a mesma roupa todos os dias, sapato apertado das minhas amigas e um short horroroso que comprei na Zara.

*Post atualizado em Abril de 2017

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog

 


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

2 Comments

Ana Paula

Oi Mari!
Amsterdam realmente encanta, mas tenho q confessar q não foi minha favorita não…
Ah, por dica sua comi no Vapiano, em Londres. Eu e Eduardo amamos. Valeu pela dica!
Bjks e Feliz Natal
Ana Paula

responder
mariannerangel mariannerangel

Oi ana!! O vapiano é ótimo ne?? Agora sempre que viajo entro no site pra saber se tem Vapiano! Heheheheh bons e Feliz Natal pra vcs!!!

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *