sua viagem

Como tirar passaporte

Veja aqui o passo a passo

01 nov 2015
Como tirar passaporte
  • Os links para o site da Polícia Federal quando acessados de alguns computadores e navegadores direcionam para uma página de bloqueio de segurança. Para acessar a página corretamente siga as instruções deste link.

 

O passaporte é um documento universal que permite cruzar fronteiras com outros países. É emitido pela Polícia Federal e tem validade de 1 a 10 anos, dependendo da idade do requerente.

Para alguns países da América do Sul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Chile, Colômbia, Peru, Equador ou Bolívia), Nós, brasileiros, não precisamos apresentar o passaporte, basta a carteira de identidade original, em bom estado e com emissão nos últimos 10 anos. Para qualquer outro país, é obrigatória a apresentação do passaporte.

PASSO A PASSO PARA TIRAR PASSAPORTE

1º Passo: Documentação

Documento de identidade: São considerados documento de identidade  cédula de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de identidade militar ou funcional, passaporte anterior.

Em caso de mudança de nome por casamento ou divórcio, tem que apresentar os documentos originais.

CPF: Serve CPF original, cédula de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, ou qualquer documento oficial que tenha o CPF. Para menores de 18 anos, o CPF deve ser de um responsável.

Título de eleitor com comprovante de votação da última eleição ou uma declaração da Justiça Eleitoral, comprovando que está quite com as obrigações eleitorais. Essa declaração pode ser obtida direto na Justiça Eleitoral ou no site do TER da sua cidade.

Quitação do serviço militar para os homens

Comprovante de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), após  2º e 3º passos.

Passaporte anterior, se houver.

2º Passo: Preenchimento do formulário no site da Polícia Federal

Acesse o site da Polícia Federal  e preencha o formulário com todos os seus dados. Só é possível finalizar com todos os campos preenchidos, portanto tenha todos os documentos em mãos.

Na última etapa do formulário você escolhe o posto onde terá que comparecer para dar segmento ao processo.

Após essa etapa você verá a confirmação de solicitação do passaporte e o boleto para pagamento da GRU. Imprima os dois documentos.

3º Passo: Pagamento da GRU

Pague o boleto online ou em alguma agência bancária.

A taxa para renovar passaporte comum de turismo é de R$ 156,07. Se você vai renová-lo, apresente o documento anterior, caso contrário o valor do passaporte é cobrado em dobro. Em caso de roubo o requerente deve preencher a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.

4º Passo: Agendamento

Após o pagamento, acesse o site da Polícia Federal novamente e faça o agendamento. Na maioria dos postos é necessário agendar. Confira se a sua escolha necessita desta etapa.

Imprima o agendamento.

Importante: É possível reagendar a visita até três vezes. Todos os dias abrem novos lotes com vagas para o dia seguinte, 10, 30, 60 e 90 dias. O interessado pode agendar uma data, mas acompanhar diariamente a página e verificar se há vagas mais próximas que abriram depois do agendamento, e aí reagendar.

5º Passo: Ir na Polícia Federal no dia e horário agendados

Leve toda a documentação e o boleto GRU pago com o comprovante. A foto do passaporte será tirada na hora, assim como a coleta das suas digitais.

Ao finalizar  o procedimento, você receberá um protocolo com data e hora da retirada do passaporte, neste mesmo local.

6º Passo: Buscar o passaporte

Esteja lá no horário marcado. Apenas você poderá retirar o passaporte com o protocolo e documento de identidade.

Passaporte de emergência

Caso surja uma urgência, o requerente deve agendar a data como um pedido normal de agendamento, mas é possível comparecer na Polícia Federal antes. Neste caso, é indicado chegar no primeiro horário de atendimento e o viajante deve levar algum documento que comprove a urgência do pedido (como a passagem aérea emitida, a inscrição em algum curso, urgências médicas, etc.). Veja mais detalhes sobre o passaporte de emergência no site da Polícia Federal.

BOA VIAGEM!

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram e no Pinterest
Assine o blog


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

2 Comments

Hosting

ola tudo bem. eu e minha esposa vamos a primeira vez para o japao somos casados a 1 ano ja e sou da 2g de japones, gostaria de saber qt tempo leva pra sair a documentacao sendo passaportes e vistos permanentes? e quais lugares posso tirar o visto e o passaporte? vlww obrigado.

responder
Marianne Rangel Marianne Rangel

Olá! Não sei se entendi bem. Você quer tirar passaporte brasileiro ou japonês? Para o brsileiro esse post tem as informações. No caso do Japonês, sugiro verificar como ter a cidadania com o consulado do Japão no Brasil, mas pelo que sei um filho de japonês pode requerer a cidadania até os 20 anos. Mas melhor confirmar. Para o visto deve entrar em contato com o consulado do Japão também.

responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *