roteiros

Design e arquitetura de Buenos Aires

12 dez 2016

Buenos Aires é um dos destinos preferidos dos brasileiros. A proximidade do país atrai muitos turistas que viajam em busca de boa comida, diversão, cultura e, por que não, arquitetura e design?

A capital da Argentina é uma cidade com prédios tradicionais lindíssimos, construções modernistas e de vanguarda, com influência europeia. É uma mistura de estilos que deu certo, e que transformou Buenos Aires em uma cidade singular.

Para conhecer essa cidade pelo olhar da arquitetura e design, montei um roteirinho  pelo Centro e pela Recoleta, dois dos melhores bairros da cidade para caminhar e se deslumbrar com tantas construções incríveis.

Começando pelo centro na estação Sáenz Peña, logo à direita, na Av. De Mayo está o Palácio Barolo, o primeiro arranha-céu de Buenos Aires e da América do Sul. Caminhe pela Av. De Mayo até a Plaza de Mayo, mas antes faça um pit-stop no clássico Café Tortoni, considerado um dos  mais antigos da cidade, para tomar um café ou um chocolate quente com churros. Siga caminhando até a Plaza de Mayo, onde está a Casa Rosada.

Palácio Barolo Arquitetura Buenos Aires Argentina

Palácio Barolo. Foto: Creative Commons, Wikimedia

 

 

 

| Vai para Buenos Aires?  Clique aqui e cote seu seguro viagem|

A Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina, foi declarada Patrimônio Histórico nacional em 1942. É possível visitar o Museu da Casa do Governo, localizado dentro dela. Suba pela rua San Martin (no sentido dos carros) para chegar a Galeria Pacífico, um shopping requintado, no melhor estilo parisiense (a entrada é pela Calle Florida, rua só de pedestres, paralela a San Martin).

Ande 4 quarteirões até chegar na Av. 9 de Julio, onde do outro lado da Avenida, na Rua Cerrito, você poderá ver o Teatro Colón, a casa de ópera da argentina, considerado um dos cinco melhores teatros do mundo. Foi inaugurado em 1908, como um marco na arquitetura de Buenos Aires, com um estilo eclético, próprio de início do século XX.

Siga para a Plaza San Martin onde você poderá ver o Edifício Kavanagh, um dos primeiros arranha-céus de concreto do mundo, no estilo art-decó cheio de detalhes, e o círculo militar, antigo Palácio Paz, um dos edifícios mais notáveis no estilo Beaux Arts, do início do século XX.

Galerias Pacífico Arquitetura Buenos Aires

Galerias Pacífico. Foto: Antonio Berni, Wikipédia

 

Teatro Colon Arquitetura Buenos Aires

Teatro Colón. Foto: Creative Commons, Wikimedia

 

Volte para a Av. 9 de Julio e continue subindo até chegar na Calle Arroyo. Vire a esquerda e entre na Av. Alvear. Essa é a melhor rua de Buenos Aires para ver construções históricas. Aqui você se sentirá em Paris: muitos parques, jardins e construções grandiosas no estilo francês.

Caminhe virtualmente pela Av. Alvear.

| Procurando hospedagem em Buenos Aires? Veja aqui várias opções! |

Você verá o Palácio Unzué de Cáceres, que hoje é a sede do Jockey Club Argentino, e o Park Hyatt Hotel, com fachada curva no estilo clássico, contrastando com o estilo neogótico do prédio vizinho, a Residência Maguire, declarada Monumento Histórico Nacional em 2002. Na próxima quadra está a loja da Polo Rauph Lauren em outro monumento tombado. Com certeza é a loja mais bonita da região. No quarteirão seguinte vem o Alvear Palace Hotel, considerado um dos melhores do mundo, todo decorado no estilo francês. Se estiverem com fome, é possível almoçar no restaurante do hotel, que serve o mais famoso brunch da cidade.

Ao terminar a Av. Alvear, você tem à sua direita o Palais de Glace, sede da Direção Nacional de Belas Artes, com exposições e mostras em cartaz, à sua esquerda, a Basílica Nuestra Señora del Pilar, uma das mais antigas da cidade, e na sua frente a Plaza Francia, onde está localizado o Buenos Aires Design, um shopping só de lojas de design e decoração, muito legal para quem curte esse lado da arquitetura!

Palais Glace Arquitetura Buenos AIres

Palais de Glace. Foto:Kaled Naya, Wikimedia

 

Basílica Nuestra Señora del Pilar Arquitetura Buenos AIres

Basílica Nuestra Señora del Pilar. Foto: Wikimedia Commons

 

Shopping Buenos Aires Design

Foi o primeiro centro comercial da América do Sul com foco exclusivo em arquitetura, design e decoração.  São 2 andares com diversos produtos do tema, para todos os gostos.

Localizado onde era um antigo convento, o shopping abriga além das lojas, o Paseo Del Pilar, um charmoso terraço ao ar livre cheio de bares e restaurantes.

Embora muitas coisas não caibam na mala é um lugar muito legal como inspiração e ideias, e também dá para comprar alguns objetos menores. Para quem gosta de decoração, o Buenos Aires Design é um ponto turístico Imperdível!

 

 

É claro que a cidade tem muito mais coisa pra ver e fazer, esse post foi só para dar um gostinho e te incentivar a descobrir (ou redescobrir) a cidade portenha por um outro viés.

| Leia também o post sobre O que fazer em Buenos Aires|

Veja todas as atrações no mapa.
Clique no quadradinho do lado direito para ver o mapa em tamanho maior.

[Quer receber mais dicas de viagem?]

Curta nossa página no Facebook
Siga o nosso perfil no  Instagram, no Pinterest e no Bloglovin
Assine o blog


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Entre em contato, que preparamos um Roteiro Personalizado pra você!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

Marianne Rangel

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *