dicas despachadas

Marbella: o que fazer, onde ficar, onde comer

Atualizado em:

Em 2013, organizei uma viagem com amigos durante o verão Europeu e decidi incluir Marbella no roteiro. A cidade não é um destino tão tradicional para os brasileiros, mas é muito visitado por europeus, principalmente durante o verão. Iríamos da região do Algarve, em Portugal, para Espanha, e queria incluir mais um lugar badalado para curtir o verão Europeu. Então Marbella foi uma ótima opção no meio do caminho.

Recentemente comecei a ver Toy Boy, uma série da Netflix (que eu estou adorando, por sinal) que se passa em Marbella. A série estava em primeiro lugar no top 10 de mais populares da Netflix Brasil. Essa popularidade me fez revisitar esse post, escrito em 2013, pois imaginei que muita gente teria curiosidade de saber mais sobre esse charmoso balneário espanhol. Por isso atualizei as informações para que vocês conheçam Marbella e se encantem, ou quem sabe comecem a planejar as próximas férias pra lá! 🙂

Sobre Marbella

Marbella é uma cidade turística localizada na Costa del Sol, no sul da Espanha, que faz parte da região da Andaluzia. É um balneário de luxo, conhecida como a St. Tropez da Espanha. Com a cordilheira Sierra Blanca como pano de fundo, tem 27 km de praias de areia do Mediterrâneo. É cheia de casas noturnas, beach clubs, celebridades e tem a marina de Puerto Banús que é repleta de iates luxuosos, lojas e bares sofisticados.

Mas Marbella é mais do que luxo, festas e pessoas famosas. Ela ainda mantém seu charme de cidade tipicamente andaluza, com um centrinho histórico cheio de vielas, pequenos bares, sinais arqueológicos de suas origens romanas e seu passado árabe.

Quanto tempo ficar em Marbella

A quantidade de dias em Marbella depende dos seus interesses na viagem. Marbella é uma cidade agitada, principalmente no verão. Se sua idéia é curtir a noite, os beach clubs e badalação, recomendo ficar  3 dias pelo menos. Mas se o foco da viagem for visitar outras cidades da Andaluzia, como Málaga, Ronda, Sevilha, Córdoba,… Marbella é uma boa opção para fazer um pit stop no trajeto entre as cidades. Neste caso sugiro pelo menos 1 dia para conhecer o Casco Antíguo e Puerto Banús.

Eu fiquei duas noites na cidade. Curti um dia de Beach Club e no outro conheci o centrinho e Puerto Banús. Se ficasse mais, ainda teria o que fazer por lá.

Como chegar em Marbella

Ônibus

Nós fomos de ônibus de Faro, no Algarve, Portugal até Fuengirola, que fica a aproximadamente 30 km de Marbella. Comprei a passagem no site da empresa de Bus Alsa. De Fuengirola até Marbella tem ônibus saindo a cada 20 minutos. Sim, na época foi perrengue. Hoje não recomendo para qualquer pessoa. Mas eu nem ligava, nem achava tanto perrengue assim, queria era curtir os lugares até o último segundo e deixar pra viajar de ônibus de madrugada pra não perder nada. Juventude, né queridos! Hoje não tenho mais condições de fazer isso! hehehe

O trajeto total leva em torno de 6h, então é possível usar o ônibus durante o dia de Portugal até lá, pois não é uma viagem tão longa.

Se a partida for de alguma cidade na Espanha, existem várias opções de ônibus que chegam na Rodoviária de Marbella, que fica a 25 min caminhando no centro.

Carro

Marbella fica perto de Sevilha e mais perto ainda de Málaga. Muita gente que passa pela cidade aproveita para conhecer Marbella. Quem tiver fazendo roadtrip por Algarve e pela região sul da Espanha, a melhor forma de chegar a Marbella é de carro alugado. Costumo fazer a cotação e alugar carro pelo site do nosso parceiro RentCars. 

Avião

O aeroporto mais próximo de Marbella fica em Málaga, a aproximadamente 60km de Marbella. Recomendo fazer a pesquisa de vôos pelo  site da Skyscanner.

Onde ficar em Marbella

Nos hospedamos no Casco Antíguo de Marbella, no Hotel Central Marbella, em uma Pousada Boutique muito charmosinha. Nosso quarto era, na verdade, um apartamento, na cobertura do hotel, com terraço, 2 quartos, sala,  cozinha, varanda, ar condicionado, uma graça. Superou minhas expectativas. Tem nota 8.7 no booking e fica em uma ótima localização.

Planeje sua viagem => Encontre outras opções de hospedagem em Marbella

O que fazer em Marbella

Casco Antiguo (centro histórico ou cidade velha)

O centrinho de Marbella já foi uma vila de pescadores e ainda mantém as características e simplicidade dessa época. Cheia de becos estreitos, casinhas brancas com varandas cheias de bougainvilles e gerânios coloridos, hoje pequenos bares de tapas compartilham as calçadas com restaurantes renomados, lojas de artesanato locais se misturam com lojas de marca.

Um dos programas mais agradáveis em Marbella é caminhar sem rumo pelas ruas do Casco Antiguo  e descobrir cantos escondidos e praças. A principal delas, a Plaza de los Naranjos, é um local ideal para tomar um suco de frutas à sombra das laranjeiras.

Outro lugar imperdível na cidade velha são as muralhas do castelo, dos séculos XI e XII. É o vestígio mais importante da civilização muçulmana da cidade, e se encontra entre as ruas Solano, Portada, Arte, Salinas, Trinidad, Carmen, Ortiz del Molinillo e Virgen de los Dolores.

Apesar de ser uma cidade de praia, também oferece entretenimento para os amantes de arte com obras de Picasso, Joan Miró, entre outros, no Museu da Gravura. 

Playa de Vênus

Orla próxima ao centro histórico. Tem um calçadão super gostoso para caminhadas, corridas e para apreciar um fim de tarde super agradável.

Alameda Park

Uma das áreas verdes de Marbella, um lugar tranquilo, com árvores, plantas e um ótimo espaço para um momento de tranquilidade.

Avenida del Mar

Um lugar lindo e super agradável, localizado entre o centro histórico e a avenida. É ladeada por palmeiras que formam um caminho que leva ao mar. No meio desse espaço, vocês encontrarão esculturas de Salvador Dalí.

Roof Top Belvue

O melhor lugar para ter uma vista panorâmica de Marbella no pôr do sol mais lindo da cidade. Quando o dia estiver limpo e o céu claro, é possível ver a costa africana e o Rochedo de Gibraltar.

Puerto Banús

Puerto Banús é a marina mais glamourosa da Espanha e uma das mais conhecidas de toda a Europa. É lá que você verá os iates  e carros esportivos dos milionários e as vezes até alguma celebridade internacional. A rua principal de Puerto Banús é cheia de restaurantes e lojas de marcas famosas e fica lotada à noite.

Beach Clubs

Ocean club é um beach club localizado na orla de Puerto Banus. E como esse porto é onde atracam as humildes lanchas dos milionários da Europa, o Ocean club sempre está cheio deles. É  legal para passar o dia na piscina, relaxando, com música, drinks, etc, mas esse clima de ostentação não me agrada muito. Entretanto, ainda assim acho que vale a visita só pra conhecer e passar um dia relax.

Existem vários outros Beach Clubs em Marbela: Amare Beach Club, Opium Beach Club, etc…

Praias

Marbella não tem praias maravilhosas se comparar com outros lugares da Europa, mas a cidade é uma graça, com beach clubes legais, bons restaurantes, e embora as praias não sejam as mais lindas, dá para aproveitar o mar o dia todo e curtir um pôr-do-sol incrível!

Essas são apenas algumas opções de atividades em Marbela. Mas ainda tem muito mais. É possível passear de bike, fazer passeios de barco/lancha, fazer trilhas, jogar golf, fazer mergulho de cilindro, e muito mais!

Ah, um detalhe que esqueci de citar no início, quando comentei sobre a decisão de ir pra Marbella. O outro motivo de ter escolhido ir pra lá é que, por estar situado na costa sul da Espanha, é possível fazer passeios de 1 ou mais dias para o Marrocos a partir de lá. Eu já tinha ido pra Marrakech e amei muito, e tinha muita vontade de voltar ao Marrocos. Achei que seria legal fazer uma Day Trip de Marbella até Tânger, passando pelo estreito de Gibraltar.

Acabamos não fazendo o passeio pois ficamos muito cansados com os trajetos de ônibus entre as cidades e preferimos curtir mais Marbella e relaxar. Mas fica como uma opção legal de Day Trip pra quem tiver mais tempo!

Onde comer em Marbella

El New Greco

Ótimo para café da manhã! Servem sucos de fruta naturais, sanduíches e doces maravilhosos.

Calle Tetuán, 1

La Churrería Ramón

O lugar ideal para comer churros tradicionais em Marbella.

Plaza de los Naranjos, 8

El Cordobés

Bar de tapas autêntico, bom e com bom preço. Aqui turistas e locais se misturam para comer as tradicionais tapas espanholas.

Calle Arte, 7

Mapa de Marbella


Está sem tempo para pesquisar e montar a sua viagem? Solicite seu orçamento para sua Viagem Personalizada!

 RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG 

Onde dormirReserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Onde alugar carroPrecisa alugar um carro? Na RentCars  a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Onde comprar ingressosGaranta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O TicketBar oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções! 

Seguro viagemE não esqueça do seguro viagem. Na  Seguros Promo o pagamento pode ser  em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto. 

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigada! =)

por Marianne Rangel

Meio carioca, meio niteroiense, é apaixonada por viagens, mapas e pôr do sol. Jornalista de formação, largou seu emprego estável onde trabalhava para viajar, e foi viver a vida incerta de travel blogger. Hoje viaja para trabalhar, e é muito mais feliz!

4 Comentários

Anny Caroline

Olaaaa!! Vc conheceu Malaga? Estou em dúvida se faço Malaga ou Marbella.
Obrigada

responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.